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RESENHA: APRENDA A SE COMUNICAR COM HABILIDADE E CLAREZA

Em 76 páginas Arredondo expõe “24 técnicas para tornar sua comunicação mais eficiente e seu dia-a-dia mais produtivo”. A proposta é que, independente do cargo que se ocupe, aprender a se comunicar com habilidade e clareza ajudará o profissional a ter mais êxito.

RESENHA: COMÉDIA DOS ERROS

    “A Comédia dos Erros” é considerada a primeira e mais curta peça do dramaturgo William Shakespeare estreando nos palcos em 28/12/1594 (festejos natalinos dos estudantes de direito em Gray’s Inn, Londres) e publicada somente em 1623 (no First Folio da obras completas). A peça teatral do gênero cômico tem seu enredo inspirado na obra do comediógrafo romano Plauto “Os Gêmeos” (“Os Menecmos”) e se desenrola em torno das confusões provocadas por dois pares de gêmeos.

ARTIGO: A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DESENCADEANTE NA BUSCA DO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: estudo de caso na agência Altamira-PA da Caixa Econômica Federal.

O objetivo do presente estudo é identificar o que motiva os funcionários na busca do aperfeiçoamento profissional no âmbito da Agência Altamira-PA da Caixa Econômica Federal. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva (com aspectos quantitativos e qualitativos) com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica para definição dos conceitos elementares e fundamentação teórica e pesquisa de campo com levantamento de dados através de questionário com cinco perguntas fechadas (escala de Likert) e apresentados na forma de gráficos em barra. Os resultados que se podem inferir após a conclusão do estudo são a necessidade de auto realização, motivação intrínseca e fatores higiênicos, sendo a maior fragilidade a necessidade social (que pode suscitar à empresa o fomento de atividades que estimule o companheirismo, apoio mútuo, etc.). Palavras chave: Aprendizado. Empresas. Motivação.

GESTÃO ESCOLAR

  As principais Escolas Administrativas. Gestão Escolar: conceitos básicos. A abrangência da Gestão Escolar. O panorama histórico da Gestão Escolar no Brasil. A Gestão Democrática: suas características e implementação.

RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL APÓS APROVAÇÃO DA LDB 9.394/96

Após a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) 9.394/96 a estrutura do ensino superior no Brasil abarca “um sistema complexo e diversificado de instituições públicas e privadas com diferentes tipos de cursos e programas, incluindo vários níveis de ensino, desde a graduação até a pós-graduação lato e stricto sensu (p. 51)”.

MONOGRAFIA: A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DESENCADEANTE NA BUSCA DO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS NO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO-PA

O estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Município de Novo Progresso/PA sobre a motivação como fator desencadeante na busca do aperfeiçoamento profissional visou identificar as causas intrínsecas e extrínsecas nos fatores motivacionais desencadeantes, averiguar a atual política de incentivo da empresa ao aperfeiçoamento profissional, comparar a relação entre o grau de escolaridade e o fator motivacional e analisar dados referentes aos fatores motivacionais. A metodologia constitui-se de pesquisa bibliográfica (para definição dos conceitos elementares, fundamentação teórica e embasamento da análise dos dados), pesquisa de campo, exploratório-descritiva (com aspectos quantitativos e qualitativos) e, quanto à natureza, é uma pesquisa aplicada. Propiciou melhor compreensão dos fatores influenciadores possibilitando a implementação de melhorias e incentivos educacionais ao verificar a existência de alguns fatores intrínsecos e extrínsecos que motivam os f

MONOGRAFIA: ÍNDICE DE LUCRO POR HECTARE AO DIA: ESTUDO DE CASO DO ASSENTAMENTO SANTA JÚLIA EM NOVO PROGRESSO-PA

O fato de não existir um índice que possa ser aplicado para análise da viabilidade econômica nas propriedades rurais de economia familiar e de os agricultores familiares precisarem definir empiricamente qual (quais) cultura(s) deve(m) ser cultivada(s), exige dos pesquisadores a criação do Índice de Lucro por Hectare ao Dia (ILHD). De posse desse Índice comparativo, o agricultor estará apto para decidir melhor sobre o uso da terra e de sua mão-de-obra, bem como a administração dos demais custos de produção de sua propriedade, proporcionando mais racionalidade à administração agrícola, diminuindo as perdas e maximizando o lucro, ou seja, o agricultor familiar poderá decidir quais culturas são mais lucrativas para dada região, racionalizando assim seu meio de produção (tempo, terra, trabalho e capital). Utilizando-se a pesquisa bibliográfica acerca do tema; levantamento de dados estatísticos (através de pesquisa de campo com questionário dirigido) diagnosticando a situação econômi