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GESTÃO ESCOLAR

  As principais Escolas Administrativas. Gestão Escolar: conceitos básicos. A abrangência da Gestão Escolar. O panorama histórico da Gestão Escolar no Brasil. A Gestão Democrática: suas características e implementação.

RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL APÓS APROVAÇÃO DA LDB 9.394/96

Após a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) 9.394/96 a estrutura do ensino superior no Brasil abarca “um sistema complexo e diversificado de instituições públicas e privadas com diferentes tipos de cursos e programas, incluindo vários níveis de ensino, desde a graduação até a pós-graduação lato e stricto sensu (p. 51)”.

MONOGRAFIA: A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DESENCADEANTE NA BUSCA DO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS NO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO-PA

O estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Município de Novo Progresso/PA sobre a motivação como fator desencadeante na busca do aperfeiçoamento profissional visou identificar as causas intrínsecas e extrínsecas nos fatores motivacionais desencadeantes, averiguar a atual política de incentivo da empresa ao aperfeiçoamento profissional, comparar a relação entre o grau de escolaridade e o fator motivacional e analisar dados referentes aos fatores motivacionais. A metodologia constitui-se de pesquisa bibliográfica (para definição dos conceitos elementares, fundamentação teórica e embasamento da análise dos dados), pesquisa de campo, exploratório-descritiva (com aspectos quantitativos e qualitativos) e, quanto à natureza, é uma pesquisa aplicada. Propiciou melhor compreensão dos fatores influenciadores possibilitando a implementação de melhorias e incentivos educacionais ao verificar a existência de alguns fatores intrínsecos e extrínsecos que motivam os f

MONOGRAFIA: ÍNDICE DE LUCRO POR HECTARE AO DIA: ESTUDO DE CASO DO ASSENTAMENTO SANTA JÚLIA EM NOVO PROGRESSO-PA

O fato de não existir um índice que possa ser aplicado para análise da viabilidade econômica nas propriedades rurais de economia familiar e de os agricultores familiares precisarem definir empiricamente qual (quais) cultura(s) deve(m) ser cultivada(s), exige dos pesquisadores a criação do Índice de Lucro por Hectare ao Dia (ILHD). De posse desse Índice comparativo, o agricultor estará apto para decidir melhor sobre o uso da terra e de sua mão-de-obra, bem como a administração dos demais custos de produção de sua propriedade, proporcionando mais racionalidade à administração agrícola, diminuindo as perdas e maximizando o lucro, ou seja, o agricultor familiar poderá decidir quais culturas são mais lucrativas para dada região, racionalizando assim seu meio de produção (tempo, terra, trabalho e capital). Utilizando-se a pesquisa bibliográfica acerca do tema; levantamento de dados estatísticos (através de pesquisa de campo com questionário dirigido) diagnosticando a situação econômi

MONOGRAFIA: ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

A Administração Ambiental nas Empresas refere-se a uma nova forma de lidar com questões ambientais relativas às demandas atuais. O objetivo geral da pesquisa foi demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais as principais ferramentas de gestão. Neste interim está incluída a fundamentação teórica concernente à Administração Ambiental (História da Administração Ambiental, Objetivos e Finalidades da Administração Ambiental e Fundamentos Básicos da Administração Ambiental) e Administração Ambiental nas Empresas: Necessidade e Importância (Norma NBR ISO 14.001, Finalidades Básicas, Princípios e Elementos Básicos, Avaliação Ambiental Inicial, Comprometimento e Política Ambiental, Planejamento do Processo, Ciclo de um Sistema de Gestão Ambiental). Na análise principal da pesquisa aborda-se o Sistema de Gestão Ambiental, o Marketing Verde, A Logística Reversa e por fim o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bib

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Diethelm Birk. Neste escopo será evidenciada a importância do Estágio para o educador, as principais características do ensino infantil no Brasil e em Novo Progresso, bem como as atividades desenvolvidas e seus resultados.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.