Pular para o conteúdo principal

MONOGRAFIA: ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

A Administração Ambiental nas Empresas refere-se a uma nova forma de lidar com questões ambientais relativas às demandas atuais. O objetivo geral da pesquisa foi demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais as principais ferramentas de gestão. Neste interim está incluída a fundamentação teórica concernente à Administração Ambiental (História da Administração Ambiental, Objetivos e Finalidades da Administração Ambiental e Fundamentos Básicos da Administração Ambiental) e Administração Ambiental nas Empresas: Necessidade e Importância (Norma NBR ISO 14.001, Finalidades Básicas, Princípios e Elementos Básicos, Avaliação Ambiental Inicial, Comprometimento e Política Ambiental, Planejamento do Processo, Ciclo de um Sistema de Gestão Ambiental). Na análise principal da pesquisa aborda-se o Sistema de Gestão Ambiental, o Marketing Verde, A Logística Reversa e por fim o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir de material publicado, constituído de livros, artigos de periódicos, teses e outros, inclusive com material disponibilizado na internet.
Palavras chave: administração, meio ambiente, ferramentas.




FACULDADE DO VALE DO JURUEMA

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM GESTÃO EM AUDITORIA, PERÍCIA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

TURMA: NOVO PROGRESSO











ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS




PÓS GRADUANDO: ELDERSON LUCIANO MEZZOMO











JULHO 2013


PÓS GRADUANDO: ELDERSON LUCIANO MEZZOMO

















ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS






Monografia apresentada à Banca Avaliadora do Departamento de Pós Graduação Latu Senso em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental da AJES-Faculdade do Vale do Juruema, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental.


Orientador: MS Ilso Fernandes do Carmo.
















JULHO 2013



 


ELDERSON LUCIANO MEZZOMO



ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS




Trabalho de Conclusão de curso apresentado à banca avaliadora do curso do Departamento de Pós Graduação Latu Senso em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental da AJES-Faculdade do Vale do Juruema, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental.



Aprovado em ______________.



____________________________________

MS Ilso Fernandes do Carmo

Professor Orientador

Departamento de Pós Graduação-AJES



____________________________________


Professor(a) Avaliador(a)

Departamento de Pós Graduação-AJES



____________________________________


Professor(a) Avaliador(a)

Departamento de Pós Graduação-AJES



____________________________________


Coordenador do curso de Pós Graduação Latu Senso em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental da AJES-Faculdade do Vale do Juruema






Novo Progresso-PA

Julho 2013



 


































DEDICATÓRIA


Esta pesquisa é dedicada a todos que contribuíram para o avanço deste trabalho e, principalmente, àqueles que fomentam o debate sobre as questões ambientais.



 


































AGRADECIMENTOS


Agradeço a todos os familiares e amigos que contribuíram de uma forma ou de outra, para a realização desta pesquisa.



 


































“Entre dois males, escolha sempre o que você ainda não experimentou.”




MEZZOMO, Elderson Luciano. Administração Ambiental nas Empresas. 2013. 48 folhas. Monografia de Conclusão de Curso - AJES - Faculdade do Vale do Juruema.



RESUMO


A Administração Ambiental nas Empresas refere-se a uma nova forma de lidar com questões ambientais relativas às demandas atuais. O objetivo geral da pesquisa foi demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais as principais ferramentas de gestão. Neste interim está incluída a fundamentação teórica concernente à Administração Ambiental (História da Administração Ambiental, Objetivos e Finalidades da Administração Ambiental e Fundamentos Básicos da Administração Ambiental) e Administração Ambiental nas Empresas: Necessidade e Importância (Norma NBR ISO 14.001, Finalidades Básicas, Princípios e Elementos Básicos, Avaliação Ambiental Inicial, Comprometimento e Política Ambiental, Planejamento do Processo, Ciclo de um Sistema de Gestão Ambiental). Na análise principal da pesquisa aborda-se o Sistema de Gestão Ambiental, o Marketing Verde, A Logística Reversa e por fim o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir de material publicado, constituído de livros, artigos de periódicos, teses e outros, inclusive com material disponibilizado na internet.


Palavras chave: administração, meio ambiente, ferramentas.




ABSTRACT


Environmental Management in Enterprises refers to a new way to deal with environmental issues relating to current demands. The objective of the research was to demonstrate the importance of environmental management of companies and what are the main management tools. In the interim included is the theoretical basis concerning the Environmental Management (History of Environmental Management, Objectives and Purposes of Environmental Management and Basics of Environmental Management) and Environmental Management in Enterprises: Need and Importance (NBR ISO 14001 Basic Purposes, Principles and Basic Elements, Initial Environmental Evaluation, Commitment and Environmental Policy, Process Planning, Cycle of an Environmental Management System). In the primary analysis of the study addresses the Environmental Management System, Marketing Green, The Reverse Logistics and finally the Environment and Sustainable Development. Methodologically it is a literature developed from published material, consisting of books, journal articles, theses and others, including material made available on the internet.


Keywords: management, environment, tools.



SUMÁRIO

 


CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO                                                                                                                      11

1.1 Justificativa                                                                                                                        11


1.2 Problematização                                                                                                                12

1.3 Hipóteses                                                                                                                             12

1.4 Objetivos                                                                                                                             12

1.4.1 Objetivo Geral                                                                                                                  12

1.4.2 Objetivos Específicos                                                                                                       12

CAPÍTULO II

REVISÃO DA LITERATURA                                                                                             14

2.1 Administração Ambiental                                                                                                 14

2.1.1 História da Administração Ambiental                                                                              15

2.1.2 Objetivos e Finalidades da Administração Ambiental                                                     16

2.1.3 Fundamentos Básicos da Administração Ambiental                                                       16

2.2 Administração Ambiental nas Empresas: Necessidade e Importância                         18

2.2.1 NBR ISO 14.001                                                                                                             18

2.2.2 Finalidades Básicas                                                                                                          18

2.2.3 Princípios e Elementos Básicos                                                                                        19

2.2.4 Avaliação Ambiental Inicial                                                                                             19

2.2.5 Comprometimento e Política Ambiental                                                                          21

2.2.6 Planejamento do Processo                                                                                                22

2.2.7 Ciclo de um Sistema de Gestão Ambiental                                                                      22

CAPÍTULO III

METODOLOGIA                                                                                                                   24

3.1 Tipo e Descrição da Pesquisa                                                                                           24

3.2 População e Amostra                                                                                                        25

3.3 Instrumentos de Pesquisa                                                                                                 26

3.4 Procedimentos                                                                                                                    26



CAPÍTULO IV

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL                                                                             27

CAPÍTULO V

MARKETING VERDE                                                                                                         30

CAPÍTULO VI

LOGÍSTICA REVERSA                                                                                                       32

6.1 Coleta Seletiva e Reciclagem                                                                                             33

6.2 Resíduos Industriais                                                                                                          34

6.3 Classificação dos Resíduos                                                                                                35

CAPÍTULO VII

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL                                  38

CAPÍTULO VIII

CONCLUSÃO                                                                                                                         44

8.1 Principais Resultados                                                                                                        44

8.2 Análise Crítica Quanto ao Objetivo                                                                                 45

8.3 Limitações                                                                                                                          45

8.4 Direção da Pesquisa                                                                                                          45

BIBLIOGRAFIA                                                                                                                    47




CAPÍTULO I


INTRODUÇÃO








A Administração Ambiental nas Empresas refere-se a uma nova forma de lidar com questões ambientais relativas às demandas atuais. Por administração ambiental empresarial entende-se “as diferentes atividades administrativas e operacionais realizadas pela empresa para abordar problemas ambientais decorrentes da sua atuação ou para evitar que eles ocorram no futuro” (BARBIERI, 2004, p. 137). Por ser um tema altamente proeminente nesta época (administração ambiental ecologicamente correta), seu estudo torna-se relevante e necessário.


1.1 Justificativa


Em diversas áreas do mundo empresarial a questão ambiental é assunto de destaque, pois está envolvido, seja no fornecimento de matérias primas, nos processos de produção e, inclusive, na comercialização e consumo.

A escassez cada vez maior dos recursos naturais leva as empresas a aperfeiçoar sua utilização, evitando desperdícios e a degradação desnecessária e buscando o reaproveitamento (reciclagem ou logística reversa). Com esse novo prisma, as empresas modificaram sua visão assimilando o conceito de preservação e sustentabilidade ambiental, incorporando assim, uma gestão voltada para o meio ambiente.

Outro fator relevante é a legislação e normas ambientais, as quais as empresas se submetem com a finalidade de evitar prejuízos (punições) e aumentarem a qualidade. As leis ambientais abrangem todo o processo empresarial, desde a implantação do negócio, matéria primas, industrialização, descarte e comercialização, não sendo, portanto, irrelevantes e nem podendo ser desconsideradas.

Além de adequar-se às normas ambientais para evitarem punições, as empresas visam atender aos consumidores cada vez mais exigentes quanto à questão ambiental.  Nesse sentido, torna-se muito lucrativo agradar consumidores ecologicamente corretos, ou seja, produzindo produtos e serviços que não deteriorem ou não degradem (ou minimizem a degradação) o meio ambiente, ajustando-se às novas expectativas do mercado ao que é ecologicamente correto, evitando ou diminuindo impactos ambientais.


1.2 Problematização


A principal questão a ser abordada é qual a importância e quais ferramentas podem ser utilizadas eficientemente para a administração ambiental das empresas.

A necessidade de maior eficiência quanto à gestão ambiental das empresas se dá em decorrência da exigência de consumidores para evitar a degradação do ambiente ou minimizá-la, produzindo produtos e serviços ecologicamente corretos, com pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente.


1.3 Hipóteses


Vislumbram-se três hipóteses a serem comprovadas:

- que a administração ambiental é importante para as empresas;

- que há normas ambientais a serem seguidas;

- que o processo de gestão ambiental pode ser melhorado nas empresas;


1.4 Objetivos


1.4.1 Objetivo Geral


O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais as principais ferramentas de gestão.


1.4.2 Objetivos Específicos


Para demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais suas principais ferramentas de gestão requer-se:

- investigar o processo de gestão ambiental das empresas;

- analisar a norma ambiental série NBR ISO 14.000;

- mostrar as principais ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas no intuito de se tornarem ambientalmente corretas e com a qualidade ambiental NBR ISO 14.000.



 


CAPÍTULO II


REVISÃO DA LITERATURA








Fundamentalmente o referencial teórico está ancorado no conceito acerca da gestão ambiental (definição, história, objetivo e finalidades) e na norma ambiental série ISO 14.000. Inclui também as principais ferramentas de gestão como: o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), Logística Reversa e conceitos de sustentabilidade.


2.1 Administração Ambiental


A abrangência do termo “gestão ambiental” ou “administração ambiental” é grande. Geralmente utiliza-se para designar ações ambientais em determinados lugares (por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas). Para Barbieri,


Entende-se por gestão ambiental empresarial as diferentes atividades administrativas e operacionais realizadas pela empresa para abordar problemas ambientais decorrentes da sua atuação ou para evitar que eles ocorram no futuro (BARBIERI, 2004, p.137).


Para outros autores, a administração ambiental é o principal instrumento para a obtenção de um desenvolvimento industrial sustentável podendo ser aplicadas a empresas de qualquer tamanho e setor.  A administração ambiental “é a expressão utilizada para se denominar a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente” (DIAS, ZAVAGLIA E CASSAR, 2003, p. 238).

Portanto, a administração ambiental empresarial originalmente está voltada para organizações, isto é, companhias, corporações, instituições ou empresas, podendo ser definida como um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente por meio da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implementação, ampliação, operação, realocação ou desativação de empreendimentos, incluindo-se todas as etapas do ciclo de vida de um produto.


2.1.1 História da Administração Ambiental


Com a industrialização do Brasil (anos 60) surgiu uma série de problemas em decorrência do êxodo rural e consequente aumento da população urbana, causando intensificação dos impactos ambientais nessas áreas.

No Brasil a criação da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) se deu em 30 de outubro de 1973. Ainda em 1973 fora criada a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e o Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) na Bahia. Em seguida foram criados vários órgãos ambientais com objetivo de controlar o Meio Ambiente, especialmente verificando a atuação da poluição industrial (DIAS, ZAVAGLIA E CASSAR, 2003, p. 240).

Na Segunda Conferencia Mundial da Indústria sobre Gestão do Meio Ambiente (em abril de 1991), várias empresas assinaram a Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, que trazia a seguinte abordagem:


-A empresa ter como prioridade a gestão ambiental. Estabelecer políticas, programas e procedimentos para conduzir suas atividades de forma segura para o meio ambiente.

-Fazer com que essas políticas, programas e procedimentos, sejam integrados dentro de cada empresa.

-O aperfeiçoamento contínuo das políticas, seus programas e o desempenho ambiental, levando em consideração dos desenvolvimentos técnicos, o conhecimento científico, os requisitos dos consumidores.

-Formar, treinar e motivar o pessoal para desempenhar suas atividades de maneira responsável em face do ambiente.

- Antes de iniciar nova atividade ou projeto e antes de desativar uma instalação ou abandoná-la avaliar os danos ambientais causados.

-Produzir produtos e/ou serviços que não causem impactos indevidos sobre o meio ambiente, que possam ser reciclados e reutilizados.

-Desenvolver, projetar e operar instalações, tendo em conta a eficiência no consumo de energia e dos materiais, a utilização sustentável dos recursos renováveis, a minimização dos impactos ambientais adversos e da produção de resíduos e o tratamento ou a disposição final desses resíduos de forma segura e responsável.

-Realizar e/ou patrocinar pesquisas sobre danos ao meio ambiente, causados pela exploração da matéria prima, sobre os processos, emissões e dos resíduos associados às atividade da empresa e sobre os meios de minimizar tais impactos sobre o mesmo, entre outros (VALLE, 2002, p.152-153).




2.1.2 Objetivos e Finalidades da Administração Ambiental


A administração ambiental é uma busca constante pela qualidade ambiental, ou seja, um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão de forma global e de acordo com a política ambiental estabelecida pela empresa. Nesse sentido,


Os objetivos estratégicos são extraídos do plano estratégico com o intuito de preservar o foco estratégico preferido para os negócios da organização e dizem respeito aos objetivos centrais ou corporativos (TACHIZAWA, 2002, p. 126).


Portanto, esses objetivos visam buscar permanentemente a melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer empresa pública ou privada. A norma NBR ISO 14.001 traz os seguintes objetivos da gestão ambiental:


-Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;

-Assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida;

-Demostrar tal conformidade a terceiros;

-Buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa;

-Realizar uma auto avaliação e emitir auto declaração de conformidade com esta Norma.


Através da administração ambiental, além dos objetivos destacados pela norma NBR ISO 14.001, pode-se complementar, na prática, com outras finalidades:


Planejar, proteger e desenvolver suas atividades levando em consideração todas as implicações ambientais.

Considerar a bacia hidrográfica como uma unidade de gestão ambiental.

Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia.

Considerar a conservação da energia dependente da conservação dos recursos naturais.

Assegurar a participação dos indivíduos, grupos e organizações afetos pelo empreendimento, já nas fases de estudo e projetos da atividade que será exercida e na implementação de programas ambientais.

Manter, em geral, em conjunto com área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores.

Produzir com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis.

Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.

Integrar a qualidade ambiental à qualidade total (TACHIZAWA, 2002, p. 128).



2.1.3 Fundamentos Básicos da Administração Ambiental


A prática da gestão ambiental para alguns pode ser simplesmente para perpassar procedimentos obrigatórios da legislação ambiental. Na verdade, os fatores fundamentais predominantes podem variar de uma empresa para outra. Um dos fundamentos da administração ambiental é fazer com que a empresa e sua imagem sejam reconhecidas por todos como uma empresa conscientemente responsável (ambientalmente) até que isso represente a conscientização de todo o pessoal da organização através da fixação de políticas ambientais. Portanto a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a busca de procedimentos ambientalmente corretos encontram inúmeras razões que os justificam (WEBER, 1999, p. 01).

Uma das razões é o fato de os recursos naturais (matérias primas) serem finitos e cada vez mais caros e escassos, sendo grandemente afetados pelos processos de utilização, exaustão e degradação decorrentes de atividades empresariais (públicas ou privadas), e por isso mesmo, cada vez mais protegidos legalmente (WEBER, 1999, p. 01).

Exemplo desse quadro é a água, um recurso natural (não mais grátis) sobre o qual se paga cada vez mais. Indústrias de alta tecnologia também necessitam de ambientes com relativa pureza atmosférica e, inclusive, residências em bairros com menor poluição é bem mais valorizado.

O crescimento da população global e a concentração em grandes centros urbanos (principalmente em países menos desenvolvidos) tem proporcionado uma maior degradação do meio ambiente. A consequência dessa forte pressão sobre o meio ambiente é o desenvolvimento de uma legislação ambiental cada vez mais exigente, levando todos a um aumento na preocupação com o mesmo (inclusive empresas).

A responsabilidade ambiental exigida das empresas é crescente, tanto em recompensas às menos poluidoras quanto às punições das mais degradantes. Financiadoras, bancos e seguradoras dão incentivo a empresas ambientalmente sadias e cobram taxas financeiras e valores de apólices maiores d empresas poluidoras. A sociedade em geral está mais exigente quanto às práticas e produtos que geram danos ambientais, ocupando assim, a administração ambiental, lugar cada vez mais destacado, tanto em países industrializados quanto em países em desenvolvimento.

A demanda por produtos ambientalmente compatíveis, ou seja, produzidos ou cultivados com o mínimo impacto e/ou degradação ambiental possível vem crescendo mundialmente. Exemplo disso é a exigência cada vez mais frequente de selos e certificados ambientais tais como a NBR ISO 14.000 (que trata do Sistema de Gestão Ambiental e de Auditoria Ambiental) e os chamados “selos verdes”, conforme rotulagem ambiental. Esta tendência já afeta o mercado mundial envolvendo tratados internacionais, tarifas alfandegárias e outros quesitos, cuja tendência é ser ampliado cada vez mais.

2.2 Administração Ambiental nas Empresas: Necessidade e Importância


Todos os impactos sobre o meio ambiente e sobre a saúde humana decorrentes dos processos de produção (obtenção de matéria prima, transporte e transformação), comercialização (distribuição, venda, uso dos produtos e assistência técnica) e a destinação final dos produtos (descarte) podem ser considerados como danos e efeitos ambientais.

Nesse sentido, a empresa é a única responsável pela adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e, consequentemente, por uma política ambiental. Após a adoção, cumprimento e conformidade de sua política ambiental através do SGA, a empresa passa a ser avaliada concernente aos próprios mecanismos administrativos, sob pena de cair em descrédito caso não seja rigorosa na prática dos mesmos quanto às questões ambientais (DONAIRE, 2003, p. 43).


2.2.1 NBR ISO 14.001


A NBR ISO 14.001 foi criada em 1993 em vistas a fornecer assistência para as organizações na implantação e aprimoramento do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela pode ser dividida em dois blocos: um relativo ao processo e o outro à organização. A família das normas NBR ISO 14.000 trazem todos os requisitos para a implantação do SGA e pode ser aplicada a qualquer economia: fabril ou prestadora de serviços. Com a adequação à norma referida, o produto recebe o selo verde atestando que ele não causa impactos negativos ao meio ambiente.


2.2.2 Finalidades Básicas


A família NBR ISO 14.000 traz como finalidades básicas da Administração Ambiental servir de instrumento de gestão e assegurar a economia e o uso racional de matérias-primas e insumos da empresa, bem como destacar a sua responsabilidade ambiental:


-orientar consumidores quanto à compatibilidade ambiental dos processos produtivos e dos seus produtos ou serviços;

-subsidiar campanhas institucionais da empresa com destaque para a conservação e a preservação da natureza;

-servir de material informativo a acionistas, fornecedores e consumidores para demonstrar o desempenho empresarial na área ambiental;

-orientar novos investimentos privilegiando setores com oportunidades em áreas correlatas;

-subsidiar procedimentos para a obtenção da certificação ambiental nos moldes da série de normas ISO 14.000;

-subsidiar a obtenção da rotulagem ambiental de produtos.


Em consonância com o conjunto e atividades afins, devem estar também os objetivos e as finalidades de uma administração ambiental. Portanto, as finalidades ambientais não podem ser abordadas separadamente aos outros objetivos da empresa, e sim, estar inclusa na responsabilidade econômica e social.


2.2.3 Princípios e Elementos Básicos


No contexto empresarial a administração ambiental é considerada de grande importância, inclusive, do ponto de vista estratégico. Para que a administração ambiental possa efetivamente ser implantada é necessário o comprometimento da alta administração, ou seja, está proporcionalmente ligada ao grau de sensibilidade às questões ambientais da diretoria.

Independente do nível de implantação em que se encontra o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa (já praticando ou ainda em fase de definição de diretrizes e políticas para iniciarem o gerenciamento ambiental) e se estão muito ou pouco vinculado às questões ambientais, as empresas devem levar em conta os princípios e elementos de um SGA, bem como as principais tarefas e atribuições que elementarmente são exigidas para que se possa realizar a tarefa com sucesso.

A norma NBR ISO 14.004 traz os seguintes elementos e princípios:


Comprometimento e política – é recomendado que uma organização defina sua política ambiental e assegure o comprometimento com seu SGA.

Planejamento – é recomendado que uma organização formule um plano para cumprir sua política ambiental.

Implementação – para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais.

Medição e avaliação – é recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental.

Análise crítica e melhoria – é recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.


2.2.4 Avaliação Ambiental Inicial


Inicialmente, para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é necessário uma avaliação (diagnóstico). O diagnóstico da situação ambiental da empresa (avaliação inicial) poderá ser feito utilizando-se recursos humanos internos (da própria empresa) ou externos (empresas especializadas e consultoria ambiental).

As empresas geralmente possuem uma série de problemas e desconformidades ambientais, particularmente as mais poluentes, tais como: fontes poluidoras, destino de resíduos e descumprimento da legislação ambiental. Esses problemas são mal percebidos hodiernamente, exigindo-se, para isso, uma analise inicial específica. Dentre os principais fatores que levam a essa situação, destacam-se: falta de conscientização ecológica dos dirigentes, forma tradicional de produção (sem levar em conta a questão ambiental e novas tecnologias), redução de despesas em detrimento ao meio ambiente e falta de monitoramento/fiscalização dos órgãos ambientais.

A avaliação ambiental inicial fornece um retrato da empresa com seu perfil, estado e desempenho ambiental. A avaliação contribui na aquisição de experiência na identificação e análise de problemas ambientais, na identificação dos pontos fortes e fragilidades, torna mais eficiente o uso de matérias primas e insumos, além de subsidiar (fornecendo elementos) a fixação da política ambiental da empresa.

Dependendo da atividade ou da empresa a ser avaliada, são utilizadas várias técnicas para a avaliação ambiental inicial, sendo que as mais comuns sugeridas pela NBR ISO 14.000 são:


- aplicação de questionários previamente desenvolvidos para fins específicos;

- realização de entrevistas dirigidas, com o devido registro dos resultados obtidos;

- utilização de listas de verificação pertinentes às características da organização. Estas se mostram muito apropriadas para analisar atividades, linhas de produção ou unidades fabris semelhantes, permitindo comparações;

- inspeções e medições diretas em casos específicos, como por exemplo: emissões atmosféricas, quantidade e qualidade de despejos;

- avaliação de registros de ocorrências ambientais, como infrações, multas, entre outros;

- benchmarking, ou seja, técnica de estudo das melhores práticas, sejam elas de setores da própria organização ou de terceiros, permitindo adotá-las ou aprimorá-las.


Sobre a identificação dos requisitos legais e regulamentares, a NBR ISO 14.004 traz o seguinte:


- identificação dos aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços, de modo a determinar aqueles que têm ou possam ter impactos ambientais significativos e impliquem em responsabilidade civil.

- avaliação do desempenho em relação a critérios internos pertinentes, padrões externos, regulamentos, código de prática, princípios e diretrizes;

- práticas e procedimentos de gestão ambiental existente;

- identificação de políticas e procedimentos existentes relativos as atividade de aquisição e contratação;

- informações resultantes da investigação de incidentes anteriores, envolvendo não conformidades;

- oportunidades de vantagens competitivas;

- os pontos de vista das partes interessadas;

- funções ou atividades de outros sistemas organizacionais que possam facilitar ou prejudicar o desempenho ambiental.


2.2.5 Comprometimento e Política Ambiental


A fixação de princípios de ação, a postura e empresarial e o senso geral de orientação quanto às questões ambientais formam a política ambiental de uma empresa. Após a avaliação inicial, deve ser discutida e implementada a política ambiental na perspectiva de estabelecer os objetivos, ou seja, onde se pretende chegar (a qual nível).

O objetivo primordial é a obtenção de uma política ambiental e o comprometimento de toda a organização. Ela deve ser elaborada de forma objetiva e clara (sem declarações vagas) e, inclusive, disponibilizar uma declaração de missão concisa, expondo seus propósitos.

Num segundo momento (após elaboração da política ambiental da organização) requer-se a disseminação em todas as áreas administrativas e operativas da empresa, em todos os níveis hierárquicos: da alta administração até o chão de fábrica. Em seguida devem ser escolhidas as áreas óbvias que devem ser focalizadas quanto ao cumprimento da legislação e das normas ambientais.

O comprometimento com a política e a conformidade ambiental da empresa é de suma importância para o sucesso da administração ambiental, pois, conforme a própria norma NBR ISO 14.000, a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental é voluntária. Portanto, nenhuma empresa é obrigada a desenvolver um SGA, sendo que sua implantação é espontânea (salvo em casos exigidos por lei: licenciamento ambiental, controle de emissões, tratamento de resíduos, etc.).

Os pontos essenciais , segundo a NBR ISO 14.001, é que a alta administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que ela:


- seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades;

- inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição;

- inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e normas ambientais aplicáveis e demais requisitos subscritos pela organização;

- forneça a estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais;

- seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados;

- esteja disponível para o público.




2.2.6 Planejamento do Processo


O planejamento é composto por todas as etapas importantes para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental. Nele devem estar inclusos: o próprio planejamento; procedimentos de avaliação, controle e melhorias dos aspectos ambientais; verificação do cumprimento da legislação pertinente, normas; uso racional de matérias primas e insumos; saúde e segurança dos trabalhadores; minimização dos danos ambientais, etc.

Expressamente o entendimento da NBR ISO 14.004 é o de causa e efeito, ou seja, os aspectos ambientais estão diretamente relacionados aos impactos (danos) ambientais. Ela traz os seguintes itens que devem ser relacionados à elaboração do planejamento:


- projetos prioritários;

- modificações de processos;

- gerenciamento de materiais perigosos;

- gerenciamento de resíduos;

- gerenciamento de água (por exemplo: águas servidas, pluviais e subterrâneas);

- gerenciamento da qualidade do ar;

- gerenciamento da energia;

- transporte.


2.2.7 Ciclo de um Sistema de Gestão Ambiental

 


Segue abaixo o Ciclo de Sistema de Gestão Ambiental da NBR ISO 14.001:




CAPÍTULO III


METODOLOGIA








Para elaboração desse estudo científico foram utilizados determinados tipos de pesquisa, instrumentos e análise, de acordo com o público alvo e objetivos, devidamente definidos. A definição da metodologia utilizada é importante para caracterizar a pesquisa como científica, pois “se não houver utilização do método científico, a monografia ou estudo não será considerado científico” (ACEVEDO; NOHARA, 2004, p. 50).

A pesquisa será documental e bibliográfica, visando examinar os conceitos relativos ao tema e seus desdobramentos na literatura concernente à mesma. A fonte de pesquisa serão livros publicados e, principalmente, documentos e literatura em formato digital, acessados via internet em sites de instituições conceituadas e sites governamentais (teses, dissertações, legislação e livros digitalizados). A pesquisa bibliográfica é uma base imprescindível, pois “constitui uma preciosa fonte de informações, com dados já organizados e analisados como informações e ideias prontas” (SANTOS, 2002, p.29).


3.1 Tipo e Descrição da Pesquisa


A pesquisa é tipificada segundo três critérios: por meio de seus objetivos, fontes e procedimentos (RYTHOWEM; OLIVEIRA; FILHO, 2006, p. 33).

Visando atender ao objetivo geral de demonstrar a importância da administração ambiental nas empresas e quais as principais ferramentas de gestão, juntamente com seus objetivos secundários: a investigação do processo de gestão ambiental das empresas, a análise da norma ambiental série NBR ISO 14.000 e mostrar as principais ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas no intuito de se tornarem ambientalmente corretas e com a qualidade ambiental NBR ISO 14.000, opta-se pela pesquisa exploratória (objetivando proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito) e descritivo-analítica (RYTHOWEM; OLIVEIRA; FILHO, 2006, p. 34).

Quanto às fontes e procedimentos, esta pesquisa é bibliográfica. A pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material publicado, constituído de livros, artigos de periódicos, teses e outros, inclusive com material disponibilizado na internet.


A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído, principalmente de livros e artigos científicos.

Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente, a partir de fontes bibliográficas (GIL, 2007, p. 65).


Neste interim está incluída a fundamentação teórica concernente à Administração Ambiental (História da Administração Ambiental, Objetivos e Finalidades da Administração Ambiental e Fundamentos Básicos da Administração Ambiental) e Administração Ambiental nas Empresas: Necessidade e Importância (Norma NBR ISO 14.001, Finalidades Básicas, Princípios e Elementos Básicos, Avaliação Ambiental Inicial, Comprometimento e Política Ambiental, Planejamento do Processo, Ciclo de um Sistema de Gestão Ambiental). Na análise principal da pesquisa aborda-se o Sistema de Gestão Ambiental, o Marketing Verde, A Logística Reversa e por fim o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Pode-se afirmar ainda que quanto à natureza ela é uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos, envolvendo verdades e interesses específicos e possui aspectos qualitativos (análise).


3.2 População e Amostra


Conforme Braga,


população é o conjunto de interesse para o problema que se quer estudar. Os objetos que a constituem tem pelo menos um atributo em comum; amostra é um subconjunto finito representativo de uma população (BRAGA, 2010, p. 32).


A população pesquisada corresponde à literatura como um todo, ou seja, a bibliografia concernente ao assunto. Como amostra desta pesquisa foi considerada a publicação específica, incluindo a legislação e as normas.




3.3 Instrumentos de Pesquisa


Os instrumentos utilizados na pesquisa são compostos por visitas às bibliotecas e publicações virtuais por meio da internet e utilização do software Microsoft Word (versão 2010) para formatação da apresentação escrita.

As visitas às bibliotecas virtuais, bem como artigos e outras publicações científicas se deram no decorrer da pesquisa (nas datas referidas na bibliografia) por dois motivos principais: devido à ausência no município de biblioteca física com acervo literário sobre o tema e pela facilidade e amplitude de acesso à vasta literatura sobre o assunto online, ou seja, acesso a livros, artigos, teses, dissertações, monografias, etc.

Outro instrumento muito utilizado na elaboração da pesquisa foi o software Microsoft Word. O Microsoft Word facilitou a apresentação gráfica (impresso) de toda a pesquisa, inclusive sua formatação final conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).


3.4 Procedimentos


Os procedimentos da pesquisa se deram em dois momentos: coleta de dados e análise.

A coleta de dados constitui-se a pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica permeou todo o processo de elaboração da pesquisa, desde a fundamentação teórica, metodologia, até a análise. Através desta pesquisa obteve-se êxito em abordar as principais questões referentes à administração ambiental, legislação e normas.

A análise dos dados visou demonstrar a importância da administração ambiental nas empresas e quais as principais ferramentas de gestão, inclusive a conformação à norma ambiental série NBR ISO 14.000 pelas empresas no intuito de se tornarem ambientalmente corretas e com a qualidade ambiental.



CAPÍTULO IV

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL








Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado em uma empresa de acordo com os requisitos da norma técnica NBR ISO 14.001 constitui-se em um conjunto inter-relacionado de políticas, objetivos, prática e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma organização que visa um melhor desempenho ambiental. A administração ambiental configura-se por uma série de etapas como: identificar características e impactos ambientais, priorizá-los, monitorá-los e controlá-los sistemicamente. Inclui também a avaliação da aplicabilidade e conformidade dos aspectos ambientais verificados à legislação, sendo este um dos fatores mais relevantes ao sucesso de um SGA.

Para que o Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa seja institucionalizado e funcional são necessários a observação de alguns princípios e condições, ou seja, percorrer algumas etapas para sua implementação. As etapas do SGA contém a elaboração da política ambiental da empresa, planejamento, estabelecimento de objetivos e metas, definição de regras e responsabilidades e sua comunicação a todos, a capacitação dos colaboradores, canais de comunicação interna, uma descrição dos elementos fundamentais do SGA, sistema de procedimentos para atender situações emergenciais, monitoramento e controle frequentes, a determinação de conformidade com a legislação e por fim um processo contínuo de adaptação e melhoria, em vistas a aumentar sua adequação e eficácia.

O primeiro passo na direção da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é a formulação da Política Ambiental da Empresa, ou seja, definir qual sua posição frente à questão ambiental. A Política Ambiental da empresa é, portanto, uma espécie de compromisso da organização com as questões ambientais no sentido de uma relação de melhoria constante.

Para uma eficiência e obtenção de um resultado satisfatório na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, um dos principais fatores é a elaboração de um bom planejamento. No planejamento deve constar, inicialmente, a identificação dos aspectos ambientais (ruídos, resíduos, água, etc.) e a avaliação do impacto de cada um. Nesse sentido a empresa deve estabelecer e manter procedimentos de verificação dos aspectos ambientais sob seu controle, no intuito de garantir a devida consideração dos mesmos na elaboração de sua política ambiental.

O estabelecimento de metas e objetivos deve se dar em consonância com os requisitos legais relativos em todos os aspectos verificados, o que proporcionará maior clareza e facilitará a escolha da estratégia adotada para a consecução dos mesmos. A principal característica dos objetivos definidos deve ser sua relevância para a empresa. A definição do responsável para atingir cada meta (em todos os níveis hierárquicos), quais os meios disponibilizados e o prazo são requisitos imprescindíveis ao sucesso do Sistema de Gestão Ambiental.

Após a definição da política ambiental, planejamento e definição de metas e objetivos, a implementação deve ser precedida da elaboração de regras claras, definição de responsabilidades e bem documentada (e comunicada a todos). A gestão ambiental deve incluir o provimento dos meios, isto é, os recursos humanos, tecnológicos e financeiros para a implementação e controle de todo o processo administrativo. Todo o processo deve estar bem documentado e registrado pelo gestor de acordo com a norma vigente, e acessível a todos.

Sabendo-se o que e como fazer, o próximo passo é a capacitação dos colaborados, ou seja, a conscientização e treinamento para incorporar e atender as exigências ambientais. Os principais temas abordados devem ser: a importância da Política Ambiental e do Sistema de Gestão Ambiental, a relevância do impacto ambiental de suas atividades, da responsabilidade em implementar o SGA e as consequências (resultados) em exercer sua prática em conformidade às normas ambientais. O estabelecimento e a manutenção de procedimentos para comunicação interna entre os vários níveis hierárquicos e, inclusive, a comunicação externa (receber e responder), também deve ser efetuada. Os elementos base do Sistema de Gestão Ambiental devem ser mantidos pela empresa de forma acessível e organizados, com todos os documentos exigidos pela norma.

Outro procedimento que deve estar bem estabelecido é o referente a ações que buscam atender a situações emergenciais, no intuito de minimizar os danos ambientais.

O planejamento e implementação do Sistema de Gestão Ambiental inclui aas etapas de planejamento, execução, operação e avaliação dos resultados alcançados. Este último deve ser desenvolvido para que haja verdadeira verificação e monitoramento com objetivo de investigar problemas, corrigi-los e aumentar a eficiência do SGA.

A aferição das características chaves dos processos que tenham impacto sobre o meio ambiente deve ser bem definida. Essas aferições, auditorias e demais atividades da administração ambiental precisam estar devidamente registradas e acessíveis, inclusive as ações preventivas e corretivas. Também devem ser estabelecidos e mantidos os procedimentos e planos que objetivem garantir auditorias periódicas para determinar a conformidade aos padrões normativos do Sistema de Gestão Ambiental.

O Sistema de Gestão Ambiental deve ser revisto com determinada frequência pela própria direção, avaliando sua eficácia e adequação, devidamente documentado. Esse processo contínuo de revisão deve propiciar a possibilidade de alteração da Política Ambiental, bem como dos objetivos e procedimentos estabelecidos, buscando adequar-se às expectativas externas, legislação e novas alterações organizativas, em forma de melhorias contínuas.

Executadas todas as etapas (que precisam ser repetidas indefinidamente) da implementação do Sistema de Gestão Ambiental, a empresa poderá se submeter a uma auditoria ambiental externa e proceder à respectiva certificação de seu SGA.




CAPÍTULO V

MARKETING VERDE








Surgido nos anos setenta por ocasião da realização de um Workshop da AMA (American Marketing Association) o termo Marketing Verde (marketing ecológico ou ambiental) teve a intenção de discutir a influência do marketing sobre o meio ambiente. A definição dada pela AMA de Marketing Verde foi conceituada como “o estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis” (TEIXEIRA, 2008, p. 01). Outra definição diz que o Marketing Verde é um “movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos responsáveis com relação ao meio ambiente” (KOTLER, 2000, p. 480).

O Marketing Verde é utilizado por algumas empresas para, antes de realizarem uma ação que está destinada em seu planejamento, verificar os resultados potenciais, pois o Marketing Verde fará estudos baseado em dados reais que detectarão ameaças, fraquezas e oportunidades.

As abordagens seguidas pelas empresas podem ser adotadas, de acordo com a atuação de cada uma delas frente a questões ambientais, como: controle de poluição, prevenção da poluição e a incorporação dessas abordagens na estratégia empresarial (BARBIERI, 2004, p. 56).

A seguir o quadro do paradigma cartesiano versus paradigma da sustentabilidade:



Cartesiano
Sustentável
Reducionista, mecanicista, tecnocêntrico
Orgânico, holístico, participativo
Fatos e valores não relacionados
Fatos e valores fortemente relacionados
Preceitos éticos desconectados das práticas cotidianas
Ética integrada ao cotidiano
Separação entre o objetivo e o subjetivo
Interação entre o objetivo e o subjetivo
Seres humanos e ecossistemas separados, em uma relação de dominação
Seres humanos inseparáveis dos ecossistemas, em uma relação de sinergia
Conhecimento compartilhamentado e empírico
Conhecimento indivisível, empírico e intuitivo
Relação linear de causa e efeito
Relação não linear de causa e efeito
Natureza entendida como descontínua, o todo formado pela soma das partes
Natureza entendida como um conjunto de sistemas inter-relacionados, o todo maior que a soma das partes
Bem estar avaliado por relação de poder (dinheiro, influência, recursos)
Bem estar avaliado pela qualidade das inter-relações entre os sistemas ambientais e sociais
Ênfase na quantidade (renda per capita)
Ênfase na qualidade (qualidade de vida)
Análise
Síntese
Centralização de poder
Descentralização de poder
Especialização
Transdisciplinaridade
Ênfase na competição
Ênfase na cooperação
Pouco ou nenhum limite tecnológico
Limite tecnológico definido pela sustentabilidade


Fonte: ALMEIDA, 2002, p. 35.



CAPÍTULO VI

LOGÍSTICA REVERSA








As questões ambientais não podem ser tratadas isoladamente e sim, consideradas como parte integrante do processo econômico e empresarial. O fornecimento de matérias primas ao setor produtivo oriundas da floresta utilizadas de forma desordenada, inclusive de áreas preservadas, tem contribuído negativamente para o meio ambiente. Uma boa gestão da cadeia de abastecimento deve considerar a valorização do meio ambiente, desde a obtenção da matéria prima, produção, transporte dos produtos ou na reutilização (reciclagem) dos produtos já utilizados e no manejo (BERTAGLIA, 2003, p. 47).

A definição de Logística Reversa ainda é confusa para alguns, sendo considerada por alguns administradores como um processo de reciclagem de embalagens apenas, representando uma fonte de custos quando não planejada adequadamente. No entanto, a Logística Reversa é uma função complexa que deve envolver a criação de um canal reverso próprio que seja provedor de matéria prima secundária, advinda do descarte de produtos já utilizados.

A abordagem que considera a Logística Reversa como uma fonte de custos apenas baseia-se somente na reciclagem sem o adequado planejamento, o que pode ser o inverso se utilizada de forma planejada, contribuindo para que os produtos retornem ao ciclo produtivo, transformando-se em uma fonte de lucro para a empresa (e em alguns casos o produto reciclado chega a custar menos que a matéria prima original).

A Logística Reversa é o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias primas, estoque em processo e produtos acabados, bem como seu fluxo de informação, do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recaptura valor ou realizar descarte adequado (ROGERS e TIBBEN LEMBKE, 1999, p. 67).

O processo da Logística Reversa é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa que consiste em coletar, separar, embalar e expedir itens usados, danificados ou obsoletos dos pontos de consumo até os locais de reprocessamento, revenda ou descarte (LACERDA, 2002, p. 39).

Entre as vantagens obtidas na implementação da Logística Reversa estão os menores custos na obtenção de matéria prima, melhora no serviço ao consumidor e uma maior fidelização na relação de negócios (e tudo isso ao contribuir para evitar e minimizar danos ao meio ambiente).

Sem dúvida o reaproveitamento da matéria prima através da Logística Reversa não é um fenômeno novo (pode ser citado, por exemplo, o caso da reciclagem de vidro praticada há muito tempo), no entanto, tem-se percebido que o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento dos produtos e embalagens têm aumentado consideravelmente nos últimos anos (LACERDA, 2002, p. 41).

A preocupação da Logística Reversa é equacionar a multiplicidade de aspectos logísticos do retorno ao ciclo produtivo dos diferentes tipos de bens industriais, dos materiais constituintes do mesmo e seus resíduos.


6.1 Coleta Seletiva e Reciclagem


A Coleta Seletiva (Reciclagem ou Processo Reverso) é o principal fator no processo reverso permitindo que as embalagens tenham um destino ambientalmente correto. Conforme levantamento realizado pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), cerca de 443 cidades (em 2010) mantém programa de coleta seletiva, e destas, 55% são contratadas pelo Tetra Park, inclusive constando embalagens longa vida em sua coleta (CEMPRE, 2010, p. 02).

A implementação da Coleta Seletiva resulta no desenvolvimento de novas tecnologias no intuito de reaproveitar os materiais utilizados nas embalagens longa vida, na doação, ou empréstimo de equipamentos e assessoria às cooperativas de catadores de lixo reciclável e às empresas que reutilizam material reciclado e, por fim, na educação ambiental das comunidades (CEMPRE, 2010, p. 02).

Após o lixo ser separado (seletivamente) pela população, o material é encaminhado para centros de triagem (que fazem a separação dos diversos materiais), embalado (enfardamento) e enviado para as empresas recicladoras. Em muitas cidades o centro de triagem é formado por cooperativa, que, em alguns casos, é responsável não apenas pela triagem, mas também pela coleta.

Mesmo o principal objetivo da logística reversa sendo minimizar o impacto ambiental, ela acaba gerando receita para as empresas (ao fornecer matéria prima a um preço mais baixo) e funcionando como agente de transformação social através do centro de reciclagem (com a criação de novos postos de trabalho e renda).

Os produtos oriundos do processo de reciclagem são vários, dentre eles destacam-se: a produção de papel, caixas de papelão, bandejas, cestos, telhas, móveis, compensado, etc.

As fibras de celulose, por exemplo, são separadas do plástico e alumínio através da adição de água e produtos químicos, que, depois de lavadas e purificadas, são utilizadas para confecção de papel gráfico, papel higiênico, papel toalha, caixas de papelão, bandejas para ovos, palmilhas para sapatos, etc.

Já o plástico é processado por meio de secagem, trituração, extrusão e injeção. Destinado às fábricas de processamento de plásticos, o material é utilizado para produzirem-se as mais variadas peças plásticas: cestos de lixo, cabides, vassouras, cabos de pá, coletores, réguas, etc.

O caso do alumínio (misturado com plástico) após seu trituramento e prensagem quente, é muito utilizado na construção civil e indústria moveleira. Formando uma chapa semelhante ao compensado de madeira, o alumínio misturado ao plástico tem grande aplicação, transformando-se em muitos produtos: divisória, móveis, peças decorativas, telhas, encostos, painéis, etc. No caso específico das telhas, destaca-se o fato que o produto é homogêneo, mais resistente (que as telhas de fibrocimento), mais impermeável e com maior conforto térmico, além disso, chegam a custar 30% menos (CEMPRE, 2010, p. 02).


6.2 Resíduos Industriais


Resíduo é considerado como sendo o resultado de diversas atividades humanas, que podem ser de origem: industrial, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços, domésticas ou de limpeza pública. Os resíduos são encontrados nas formas sólidas, líquidas ou gasosas.

Cronologicamente pode-se afirmar que as ênfases em questões ambientais recaíram sobre a água na década de 70, o ar na década de 80 e os resíduos sólidos na década de 90. Esse fato ocorreu tanto no Brasil como também nos Estados Unidos, onde a EPA (Agência de Proteção Ambiental) instaurou o “Superfund” (Federal Register nº 40) que é uma legislação específica com objetivo de recuperar os grandes lixões de resíduos sólidos espalhados nos EUA (CAVALCANTI, 1998, p. 18).

Atualmente a sociedade é considerada como a “sociedade do lixo”, pois está totalmente cercada por ele. Num período de 20 anos, o lixo cresceu mais que a própria população. Entre 1970 e 1990 a população mundial cresceu em torno de 18% enquanto a quantidade de lixo aumentou 25%, ou seja, a produção de resíduos sólidos aumentou desproporcionalmente em relação à população (LERÍPIO, 2013, p. 36).

Na sociedade Norte Americana a grande produção de lixo está relacionada ao padrão de vida que alimenta o consumismo, incentivando a produção de bens descartáveis e a difusão de materiais artificiais. Esse estilo de vida está fundamentado no “american way of life” que associa a qualidade de vida ao consumo de bens materiais, resultando assim no grande volume de lixo (LERÍPIO, 2013, p. 37).

Já na Europa, a escassez energética e a preocupação quanto ao assunto, tem favorecido a reciclagem, principalmente no que tange ao seu aproveitamento térmico. A dificuldade em gerar energia (e seu consumo cada vez maior) tem levado, por exemplo, as indústrias de alumínio a reaproveitarem 99% dos resíduos de produção e 88% de reaproveitamento de suas sobras nas indústrias de plástico. De todos os municípios europeus, 24% dos resíduos são destinados à incineração, sendo que 16% com reaproveitamento energético (LERÍPIO, 2013, p. 38).

A China, mesmo possuindo um território de dimensões continentais e grande contingente populacional, traz um tratamento diferente se comparado ao ocidente: fundamentada em valores culturais onde cada cidadão produtor (de lixo) é o responsável pelo seu próprio lixo, facilitando assim aplicação de métodos racionais no tratamento do lixo, tornando-o uma solução ao invés de problema. A maior parte do lixo (que é orgânica) é reintegrada à cadeia natural da vida em forma de fertilizantes para agricultura, direcionada para a grande rede de compostagem e biodigestão de resíduos.


6.3 Classificações dos Resíduos


Os resíduos podem ser classificados quanto às características físicas, origens e seus riscos potenciais.

Quanto às características físicas os resíduos podem ser classificados como: secos, molhados, orgânicos e inorgânicos.


- Seco: papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e tolhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças.

- Molhado: restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, etc.

- Orgânico: é composto por pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim.

- Inorgânico: composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros,
bo
rrachas, tecidos, metais (alumínio, ferro, etc.), tecidos, isopor, lâmpadas, velas,
parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças, etc. (Ambiente Brasil, 2013, p. 01).


Relativos à origem, os resíduos são classificados em: domiciliar, comercial,
serviços públicos, hospitalar, portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários,
industrial, radioativo, agrícola e entulho.


- Domiciliar: originado da vida diária das residências, constituído por restos de alimentos (tais como cascas de frutas, verduras, etc.), produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiénico, fraldas
descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Pode conter alguns resíduos tóxicos.

- Comercial: originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.

- Serviços públicos: originados dos serviços de limpeza urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres, entre outros, constituído por restos de vegetais diversos, embalagens, entre outros.

- Hospitalar: descartados por hospitais, farmácias, clínicas veterinárias (algodão, seringas, agulhas, restos de remédios, luvas, curativos, sangue coagulado, órgãos e tecidos removidos, meios de cultura e animais utilizados em testes, resina sintética, filmes fotográficos de raios X). Em função de suas características, merece um cuidado especial em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Deve ser incinerado e os resíduos levados para aterro sanitário.

- Portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários: resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. Basicamente originam-se de material de higiene pessoal e restos de alimentos, que podem hospedar doenças provenientes de outras cidades, estados e países.

- Industrial: originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, da indústria alimentícia, etc. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, Iodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu potencial de envenenamento.

- Radioativo: resíduos provenientes da atividade nuclear (resíduos de atividades com urânio, césio, tório, radônio, cobalto), que devem ser manuseados apenas com equipamentos e técnicas adequados.

- Agrícola: resíduos sólidos das atividades agrícola e pecuária, como embalagens de adubos, defensivos agrícolas, ração, restos de colheita, etc. O lixo proveniente de pesticidas é considerado tóxico e necessita de tratamento especial.

- Entulho: resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações. O entulho é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento (Ambiente Brasil, 2013, p. 01).


Publicada em 31 de maio de 2004 a NBR 10.004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) traz a classificação dos resísuos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública (classe l- perigosos, classe II- não inertes e classe III- inertes), para que possam ser gerenciados adequadamente. A Norma NBR 10.004 é imprescindível para a gestão ambiental das empresas e órgãos fiscalizadores, facilitando a identificação do potencial de risco dos resíduos e a identificação das melhores alternativas para destinação final e/ou reciclagem.


- Classe 1 - Resíduos perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

- Classe 2 - Resíduos não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

- Classe 3 - Resíduos inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações. O quadro 1 mostra a origem, classes e responsável pêlos resíduos.


O processo industrial é caracterizado pela transformação da matéria prima em produtos que resultarão em subprodutos e resíduos. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa propiciará, além dos ganhos ambientais, geração de lucros ao reaproveitar-se, reduzir-se e reciclar matérias primas e resíduos. Muitas oportunidades podem ser aproveitadas observando-se alternativas para redução de custos, poupança de energia e recursos naturais e os potenciais recursos ociosos ou mal aproveitados dispostos no meio ambiente. Outro ganho com o SGA é o bem-estar da população através do empenho das empresas na manutenção de condições saudáveis do colaborador como a segurança, treinamento e lazer. E por fim, a comunidade é beneficiada com a contenção ou eliminação dos níveis de resíduos tóxicos (decorrentes de seu processo produtivo e do uso ou consumo de seus produtos) e a elaboração e entrega de produtos ou serviços, de acordo com as condições de qualidade e segurança desejadas pelos consumidores.




CAPÍTULO VII

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL








Com objetivo de minimizar impactos ambientais a logística reversa reutiliza bens e materiais, reintroduzindo-os ao ciclo produtivo. Este processo é utilizado pelas organizações no intuito de posicionar-se no mercado como ecologicamente corretas, através do Sistema de Gestão Ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A preocupação com questões ambientais pelas empresas é oriunda da formação de consciência ambiental por parte das pessoas (consumidores). A chamada Revolução Ambiental tornou-se um dos mais importantes movimentos sociais dos últimos anos e, como fruto dessa revolução, está a promoção de importantes transformações no comportamento da sociedade, inclusive, na sua organização política e econômica. Após a 2a Guerra Mundial percebeu-se que os recursos naturais são finitos e que seu uso irracional pode representar o fim da própria existência humana, fazendo emergir, assim, a questão ambiental. Em consonância ao surgimento dessa consciência ambiental a ciência e a tecnologia passaram a ser questionadas diante de alguns episódios catastróficos relacionados ao meio ambiente (CUNHA e GUERRA, 2003, p. 73):


Essa sensibilidade ecológica veio se afirmando com a progressiva constatação de três grandes ameaças sofridas pelo meio ambientes, principalmente a partir da década de 70, intensificando-se na década seguinte. A primeira foi a destruição da natureza por catástrofes provocadas pelo homem: a desertificação do Mar de Arai pela retirada da água pela irrigação, as queimadas na Amazónia, comprometendo o equilíbrio climático do planeta A segunda diz respeito à extinção de recursos e formas de vida. O derramamento de petróleo no litoral do Alaska e na região do Golfo Pérsico, durante a guerra de 1991. A terceira ameaça é o comprometimento da qualidade de vida, bem como dos produtos. A poluição atmosférica da Cidade do México, bem como em todo leste europeu, as chuvas ácidas sobre os Estados Unidos e o Canadá, a exploração de um tanque nos depósitos da Union Caribe, em Bhopal (índia), em 1984, espalhando uma nuvem tóxica que matou cerca de 2 mil pessoas e deixou 200 mil feridos e doentes. E em, 1986, a tragédia de Chernobyl, com a explosão de um reator nuclear cuja nuvem radioativa atingiu quase toda Europa (VAZ, 2003, p. 342).


A partir dessa mudança (com a consciência ambiental) as empresas passaram a repensar seus negócios e valorizar ainda mais suas estratégias institucionais. Tanto a Gestão Ambiental quanto a Logística Reversa passaram a ser desenvolvidas em conjunto para aproveitar essa oportunidade e adequar-se à nova realidade, pois o “avanço do marketing ecológico foi desencadeado pela nova dimensão que o meio ambiente passou a ocupar, como fator de condicionamento mercadológico dos negócios” (VAZ, 2003, p. 341).

Não só a questão social, mas também a variável ambiental foi introduzida na reflexão estratégica das organizações como um ítem altamente valioso para evidenciar um diferencial competitivo, ou seja, para causar percepção por parte dos consumidores (e colaboradores) de que o posicionamento ambiental da empresa é positivo, fazendo-a sobresssair sobre a concorrência, o que é muito difícil por meio de outras variáveis mercadológicas.

Mesmo tornando-se um ítem relevante na estratégia da empresa, a questão ambiental tornou-se mais um artifício para melhorar a imagem da instituição do que causou melhorias na prática, pois “grandes empresas passaram a incluir a questão ambiental em sua agenda. Entretanto, assinala que a maioria de nossos problemas ainda persiste” (CASTELLS apud CUNHA e GUERRA, 2003, p. 121). Portanto, para que haja mudança efetiva neste cenário, é preciso ocorrer uma mudança na organização social e uma transformação nos meios de produção e de consumo:


Podemos observar nessas últimas décadas um grande crescimento das atividades de produção e consumo e, conseqüentemente um aumento no lançamento de resíduos nos diversos meios receptores (atmosfera, águas superficiais e subterrâneas e solos), cuja capacidade de assimilação é fixa, não levando em conta as mudanças climáticas a longo prazo (BURSZIYN, 1994, p. 13).


Para permitir uma utilização mais racional dos recursos, evitar que a sociedade e as empresas se vulnerabilizem e econômica e ecologicamente (perante futuros danos ambientais) é preciso que desde o início, ainda nas fases de elaboração das políticas de desenvolvimento, se comtemplar a compatibilização dos interesses econômicos com a proteção do meio ambiente (BURSZIYN, 1994, p. 17).

Destacam-se alguns aspectos muito positivos relacionados à questão ambiental tais como: o desenvolvimento de uma imagem corporativa ambientalmente correta, o compromisso da gerência e dos colaboradorres, a criação e desenvolvimento de produtos e processos produtivos ecológicos (que economizam recursos e não provocam riscos ambientais) e o desenvolvimento de tecnologias pela área de pesquisa e desenvolvimento (DONAIRE, 1999, p. 93).

Para que uma empresa desenvolva um programa ambiental e realize a Gestão Ambiental, o primeiro passo (que deve ser repetido indefinidamente) é o processo de avaliação que incluem as seguinte etapas:


Do planejamento e elaboração do projeto; identificação prévia dos impactos; diagnóstico ambiental; identificação dos impactos; previsão e medição dos impactos; interpretação e avaliação dos impactos; e programas de acompanhamento e monitoramento (BURSZIYN, 1994, p. 52).


O momento mais adequado para avaliar o impacto ambiental dos produtos é durante seu projeto, pois poderá considera-se seus materiais constituintes, bem como prever a facilidade de desmontagem, separação e identificação dos materiais visando à reciclagem, ou seja, objetivando reduzir os impactos sobre o meuio ambiente e facilitar o ciclo reverso. Ao equacionar os custos do produto com a recapturação de valor correspondente através da logística reversa, estará agregando valor ecológico ao bem (LEITE, 2003, p. 46).

A identificação pela empresa dos impactos ambientais gerados pelo produto leva em consideração todo o processo de pré-produção até a pós-produção, inclusive a logística reversa. Portanto é necessária a análise do ciclo de vida útil dos produtos para diagnosticar os impactos ambientais desde a extração da matéria prima, dos insumos para produção, transporte, comercialização e retorno (logística reversa). Nesse sentido, o ciclo de vida do produto é avaliado sob enfoque da gestão ambiental de seus impactos, pois:


A avaliação do ciclo de vida do produto é um instrumento de gestão ambiental aplicável aos bens e serviços. O ciclo de vida que interessa à gestão ambiental refere-se aos aspectos ambientais de um bem ou serviço em todos os seus estágios (BARBIERI, 2004, p. 146).


Para a análise metodológica do ciclo de vida dos produtos são verificadas, dentre outras coisas, as quantidades de matérias-primas e insumos para produção, embalagens, energia utilizada, bem como as quantidades de resíduos e impactos do transporte. Esta preocupação e cuidado das empresas em avaliar todo o ciclo produtivo do produto se devem não apenas para conformidade às leis ambientais, mas para melhorar a competitividade e melhoria da imagem corporativa:


Pesquisas realizadas no Brasil em 1998 pelo CNI, pelo Sebrae e pelo BNDES revelam que 90% das grandes empresas e 35% das pequenas e microempresas realizaram investimentos ambientais, independente de legislação, mas com propósitos de melhoria de competitividade em exportações, de serviço aos clientes, de atendimento às comunidades, de atendimento a organizações não-governamentais e de melhoria da imagem corporativa (ANDRADE apud LEITE, 2003, p.124).


Buscando o desenvolvimento sustentável, as empresas que sustentam um comportamento ambiental estratégico adotam uma atitude ética e de responsabilidade ambiental, estendendo essa responsabilidadde aos seus parceiros, tais como fornecedores e clientes.


A definição de desenvolvimento sustentável da Comissão Mundial sobre o Meio
Ambiente e Desenvolvimento constituída pela ONU em 1991 diz ser aquele que
atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações
futuras atenderem às suas próprias necessidades (SILVA, 2007, p. 53).


O conceito de desenvolvimento sustentável constitui-se num processo que visa harmozizar e reforçar o potencial presente e futuro, no qual a exploração de recursos, a direção de investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional busca atender às necessidades e aspirações humanas (LEITE, 2003, p. 137). Essa nova visão sobre as questões ambientais traz em seu bojo a necessidadde de autoconservação da espécie humana, pois “as novas condições de sensibilidade ambiental se refletirão em novos posicionamentos estratégicos nas organizações, por instinto de conservação ou espírito proativo” (LEITE, 2003, p. 139).

A imagem corporativa tem sido um dos grandes motivadores das empresas que, mesmo quando o impacto ambiental não é de extrema gravidade, a crescente percepção por parte dos clientes de que os produtos e processos produzem impacto no meio ambiente, levam as empresas a tentar converterem sua imagem em ambientalmente corretas. Outro desafio que as instituições enfrentam é o de equilibrar o desenvolvimento sustentável com a regulamentação do governo (legislação), cuja influência é importante.

Sobre a imagem corporativa da empresa, pesa, de início, o custo da consequência da poluição por excesso de produtos de pós-consumo despejados ao meio ambiente, causando-lhe repercussão negativa:


Alguns indicadores caracterizam empresas com orientação ecológica:
embalagens em recipientes recicláveis, embalagens fabricadas com materiais recicláveis; a empresa ter um ativo programa de reciclagem e estar comprometida a adquirir artigos que tenham certo conteúdo de materiais recicláveis; variáveis ambientais nas reflexões estratégicas da e
mpresa; o abandono da obsolescência planejada; a procura de modificações ambientais por meio de inovações (MILES e UNILLA apud LEITE, 2003, p.140).


Há três abordagens que as instituições podem adotar realativas às questões ambientais: controle da poluição, prevenção da poluição e incorporação dessas abordagens na
estratégia empresarial (BARBIERI, 2004, p.102).

O controle da poluição “se caracteriza pelo estabelecimento de práticas para impedir os efeitos decorrentes da poluição gerada por um dado processo produtivo” (BARBIERI, 2004, p. 104). Essas práticas podem ser de dois tipos: remediação e controle final. A tecnologia de remediação não visa interferir significativamente no processo de produção, mas a aplicação de tecnologia para remediar impacto já existente. Já as tecnologias de controle final, é o processo que almeja tratar a poluição resultante antes que seja lançada ao meio ambiente.


A abordagem prevenção da poluição é a abordagem pela qual a empresa procura atuar sobre os produtos e processos produtivos para prevenir a geração de poluição, empreendendo ações com vistas a uma produção mais eficiente e, portanto, poupadora de materiais e energia em diferentes fases do processo de produção e comercialização (SILVA, 2007, p. 54).


Na busca de uma posição benéfica para o presente e futuro do seu negócio, a empresa incorpora essas abordagens na estratégia empresarial tratando os problemas
ambientais como uma das questões estratégicas da empresa. A gestão ambiental pode proporcionar os seguintes benefícios estratégicos:


- Melhoria da imagem institucional;

- Renovação do portfolio de produtos;

- Produtividade aumentada;

- Maior comprometimento dos funcionários e melhores relações de trabalho;

- Criatividade e abertura para novos desafios;

- Melhores relações com autoridades públicas, comunidade e grupos ambientalistas ativistas;

- Acesso assegurado aos mercados externos; e

- Maior facilidade para cumprir os padrões ambientais (NORTH
apud BARBIERI, 2004, p. 108).


Além da imagem corporativa ambientalmente correta (e para corroborá-la) as empresas que trabalham com um Sistema de Gestão Ambiental se preocupam em obter a certificação ISO 14.000 (norma que visa à qualidade em nível industrial).


O objetivo da ISO é desenvolver a normalização e atividades relacionadas para facilitar as trocas de bens e serviços no mercado internacional e a cooperação entre os países nas esferas científicas, tecnológicas e produtivas (SILVA, 2007, p. 55).


A estratégia de marketing corporativa precisa estar focada em quatro aspectos fundamentais: o reconsumo, o redirecionamento das necessidades dos consumidores, a reorientação do mix de produtos e reorganização (LEITE, 2003, p. 142).


Reconsumo: implica considerar a possibilidade de reutilização do produto, em parte ou totalmente, por vários ciclos de vida ou gerações, fazendo com que a fabricação, o uso e o modo de desembaraço e sua reutilização seja compatível com as ideias de desenvolvimento sustentável. Redirecionamento das necessidades dos consumidores: envolve pesquisar novos hábitos de consumo e comportamento, para satisfazer essas novas necessidades ou promovê-las quando necessário. Reorientação do mix de produtos: visa identificar oportunidades de redução dos impactos das diversas fases. Reorganização: significa a aplicação de técnicas de conscientização requeridas nas mudanças de paradigmas nas organizações (SILVA, 2007, p. 56).


Portanto, visando um posicionamento diferenciado no mercado, redução de custos (aumento de lucro) com aplicação de novas tecnologias e reaproveitamento de materiais, bem como evitando punição (por não conformidade com a legislação) e sansão dos consumidores, a Administração Ambiental nas empresas e a Logística Reversa são derramentas em crescimento que devem ser utilizadas e trabalhadas de forma interrelacionadas pelas empresas.



CAPÍTULO VIII

CONCLUSÃO








Finalmente são abordados os principais resultados alcançados pela pesquisa, sua análise crítica quanto ao objetivo e limitações, bem como o direcionamento final.


8.1 Principais Resultados


Através desta pesquisa ficou evidenciado a importância da administração ambiental das empresas e a utilização de suas principais ferramentas. Optando-se por estabelecer na empresa um Sistema de Gestão Ambiental deverar-se gerenciar suas atividades através da identificação dos impactos gerados (buscando minimizá-los) e maximizando as atividades positivas numa constante melhoria na relação com meio ambiente.

A finalidade fundamental na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é buscar a melhoria do desempenho ambiental da empresa, a prevenção da poluição, a redução de resíduos, o reaproveitamento de matéria e o cumprimento da legislação ambiental que a ela é aplicável.

Outro ressultado da utilização do Sistema de Gestão Ambiental é a obtenção de ganhos e oportunidades como, por exemplo: melhor relacionamento entre os clientes e a empresa, aumento do lucro com a utilização da ferramenta Logística Reversa e ganho na imagem institucional ao apresentar-se como empresa ambientalmente correta (funcionando como um diferencial competitivo). Além da melhoria na imagem da empresa, uma instituição com responsabilidade ambiental agrega valor ao seu produto/serviço com qualidade ecológica.

O produto/serviço é valorizado ao receber a rotulagem ambiental conhecida como “selo verde”, confirmando sua adequação à norma NBR ISO 14.001 e, consequentemente causando menor impacto ao meio ambiente. Através do “selo verde” a empresa tem estampado seu compromisso ambiental nas suas ferramentas promocionais e em seus produtos/serviços de forma a atingir o seu público-alvo.


8.2 Análise Crítica Quanto ao Objetivo


Pode-se afirmar que todos os objetivos foram alcançados, tanto o objetivo geral da pesquisa que é demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais as principais ferramentas de gestão como, inclusive, seus objetivos específicos que foram: investigar o processo de gestão ambiental das empresas, analisar a norma ambiental série NBR ISO 14.000 e mostrar as principais ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas no intuito de se tornarem ambientalmente corretas e com a qualidade ambiental NBR ISO 14.000.

Por outro lado, reconhece-se, especificamente sobre as ferramentas de gestão, que muitas outras podem ser aplicadas e desenvolvidas e que novas tecnologias já estão à disposição das empresas. No entanto, foram abordadas as principais e mais relevantes ferramentas, sendo suficientes para este escopo.


8.3 Limitações


Mesmo atingindo seus objetivos, a pesquisa encontra algumas lacunas que carecem de estudos complementares. Com o propósito principal de fornecer demonstrar a importância da administração ambiental das empresas e quais as principais ferramentas de gestão ela é, em si, um passo fundamental. Particularmente quanto a novas ferramentas administrativas que continuam surgindo no intuito de auxiliar a administração ambiental, tem-se a opção de investigar mais alternativas.

Quanto à fundamentação teórica e pesquisa bibliográfica encontrou-se uma carência no acesso à literatura concernente ao tema (ausência de biblioteca), o que foi em parte superado com auxílio da internet com acesso a acervo e publicações digitais online.


8.4 Direção da Pesquisa


A partir desta pesquisa elementar, espera-se haver contribuído com fundamentação e orientação básica quanto à implementação e importância do uso de ferramentas na Gestão Ambiental. Longe de esgotar, o tema deve ser aprofundado e abordado das mais diferentes formas. No entanto, o referencial ficou estabelecido, ou seja, que as empresas não podem ficar alheios à Administração Ambiental, sob pena de perderem receitas e ficarem para trás em relação à concorrência.

Por fim, do ponto de vista acadêmico, espera-se que novas pesquisas possam ampliar o conhecimento, especialmente no que tange ao aperfeiçoamento e elaboração de novas ferramentas de gestão ambiental.



BIBLIOGRAFIA



ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de Gestão Ambiental: Especificação e diretrizes para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2006.


ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.


ACEVEDO, C.R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma. São Paulo: Atlas, 2004.


AMBIENTE BRASIL. Classificação do lixo quanto às características físicas, composição química, origem. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/residuos/classificacao,_origem_e_caracteristicas.html>. Acesso em: 15 Junho 2013.


BARBIERI, José C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.


BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.


BRAGA, Luis Paulo Vieira. Compreendendo probabilidade e estatística. Rio de Janeiro: E-Papers, 2010.


BURSZIYN, Augusta. Gestão Ambiental: Instrumentos e Práticas. Brasília: IBAMA, 1994.


CAVALCANTI, J. E. A década de 90 é dos resíduos sólidos. Revista Saneamento Ambiental, nº 54, p. 16-24, nov/dez. 1998.


CEMPRE. Política Nacional de Resíduos Sólidos: Agora é lei. Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). São Paulo: CEMPRE, 2010.


CUNHA, Sandra B.; GUERRA, Antônio. A Questão Ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertran Brasil, 2003.


DIAS, Reinaldo, ZAVAGLIA, Tércia, CASSAR, Maurício. Introdução à administração: da competitividade à sustentabilidade. Editora Alínea, 2003.


DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na Empresa. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.


GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2007.


KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.


LACERDA, L. Logística Reversa: uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. Centro de Estudos em Logística, COPPEAD. Rio de Janeiro; UFRJ, 2002. Disponível em: <http://www.cel.coppead.ufrj.br/fspublic.htm>.  Acesso em: 15 Junho 2013.


LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.


LERÍPIO, A. A. Gerenciamento de resíduos. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/~lgqa/Coferecidos.html>. Acesso em: 15 Junho 2013.


RYTHOWEM, Marcelo; OLIVEIRA, Thereza Martins de; FILHO, Valtuir Soares. Metodologia da Pesquisa. Palmas: Unitins, 2006.


ROGERS, D.S; TIBBEN-LEMBKE, R.S. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and practices. Reno, University of Nevada: 1999.


SANTOS, Antônio Raimundo dos Santos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.


SILVA, Natércia Nascimento de Oliveira. Gestão Ambiental Empresarial. Universidade de Brasília: 2007. 58 páginas. Monografia (pós graduação) – Universidade de Brasília, Centro de Excelência e Turismo, Pós Graduação Latu Sensu, Curso de Especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, 2007.


VALLE, Cyro Eyer. Qualidade Ambiental: ISO 14000. 4 ed. ver. e ampl. São Paulo: SENAC/SP, 2002.


TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Atlas, 2002.


TEIXEIRA, Alessandra. Marketing Verde. < http://www.marketing.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121:marketing-verde&catid=39:ambiental&Itemid=88>. Acesso em: 15 Junho 2013.


VAZ, Gil N. Marketing Institucional: o mercado de idéias e imagens. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2003.


WEBER, Péricles S. A Gestão Ambiental na Empresa. Revista Sanare V.12 julho a dezembro de 1999. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/a_gestao_ambiental_na_empresa.html?query=gest%C3%A3o+ambiental>. Acesso em: 15 Junho 2013.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.