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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Diethelm Birk. Neste escopo será evidenciada a importância do Estágio para o educador, as principais características do ensino infantil no Brasil e em Novo Progresso, bem como as atividades desenvolvidas e seus resultados.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
SETOR DE ESTÁGIO





ESTÁGIO SUPERVISIONADO I:
OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL






Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo







NOVO PROGRESSO – PA
2013



ELDERSON LUCIANO MEZZOMO














ESTÁGIO SUPERVISIONADO I:
OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL




Relatório do Estágio Supervisionado II de Educação Infantil apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Plano Nacional de Formação de Professores como parte das exigências do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob orientação da Prof.ª Edna Oliveira Padilha.





NOVO PROGRESSO – PA
2013
SUMÁRIO


1. APRESENTAÇÃO                                                                                                             04
2. CAPÍTULO I                                                                                                                       05
2.1 Importância do Estágio na formação do educador                                                              05
2.2 Caracterização do ensino infantil no Brasil e no Município de Novo Progresso                 06
3. CAPÍTULO II                                                                                                                      09
3.1 Caracterização da unidade de Estágio                                                                                 09
3.2 Sugestões para melhoria dos espaços avaliados                                                                   11
4. CAPÍTULO III                                                                                                                    12
4.1 Apresentação das Atividades Desenvolvidas                                                                      12
4.2 Observação e Docência                                                                                                        12
4.2.1 Observação                                                                                                                        13
4.2.1.1 Relatório de Observação do Berçário                                                                            13
4.2.1.1.1 Caracterização                                                                                                            13
4.2.1.1.2 Procedimentos                                                                                                             14
4.2.1.2 Relatório de Observação do Maternal I                                                                         15
4.2.1.2.1 Caracterização                                                                                                            15
4.2.1.2.2 Procedimentos                                                                                                             16
4.2.1.3 Relatório de Observação do Maternal II                                                                       17
4.2.1.3.1 Caracterização                                                                                                            17
4.2.1.3.2 Procedimentos                                                                                                             18
4.2.1.4 Relatório de Observação do Pré I                                                                                  19
4.2.1.4.1 Caracterização                                                                                                            19
4.2.1.4.2 Procedimentos                                                                                                             20
4.2.2 Docência                                                                                                                           21
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                             22
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS                                                                                23
ANEXOS                                                                                                                                  25




1. APRESENTAÇÃO


O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). O Estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática, portanto, indispensável à formação profissional adequando essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.
O Estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Desta forma, almeja-se fortalecer a relação entre teoria e prática, alicerçadas no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Conforme a Lei nº 11.788 de 25/09/2008 Capítulo I, Art. 1º,

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008).

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Diethelm Birk. Neste escopo será evidenciada a importância do Estágio para o educador, as principais características do ensino infantil no Brasil e em Novo Progresso, bem como as atividades desenvolvidas e seus resultados.




2. CAPITULO I


Inicialmente, expõe-se a importância do Estágio na formação do educador, e, em seguida, a caraterização do ensino infantil no Brasil e no município de Novo Progresso-PA.


2.1 Importância do Estágio na formação do educador


De acordo com a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o Estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o Estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
Visando fortalecer a relação teoria e prática, o Estágio Supervisionado está baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o Estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Entende-se o Estágio como uma oportunidade de inserção numa realidade, no caso escolas de educação básica, permitindo a compreensão da prática em o saber acadêmico constitui referência para apreender como se dão as relações estabelecidas nesta prática constituída historicamente. A inserção na prática para a partir da observação, da ação, seguida de análise do processo vivenciado, possibilitam ao futuro professor compreender as relações estabelecidas, para propor novas alternativas à prática pedagógica sistematizadas coletivamente (ROMANOWSKI, 2008, p.10)

O Estágio para a formação de profissionais é de extrema importância, pois significa aprendizagem (teórica e prática), experiência e aprimoramento em determinado assunto ou profissão. A principal finalidade do Estágio “é a de propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará” (PIMENTA E GONÇALVES, apud PIMENTA; LIMA, 2004, p. 45), colaborando, assim, para desenvolver habilidades, atitudes e a prática na realização de um bom trabalho.
Objetivando desenvolver habilidades para ampliar a compreensão do mundo que está a sua volta e das situações vivenciadas e observadas dentro do ambiente de trabalho, os professores (estagiários) envolvem-se nos sistemas de ensino e escolas ao elaborar projetos de pesquisa e a se adequar e fazer uso de novas técnicas (pois são inúmeros acontecimentos onde o processo do ensino acontece). Sendo uma exigência a realização do estagio, o acadêmico deve buscar a mediação, a inovação através de novas técnicas metodológicas, trazendo uma nova visão sobre as deficiências do professor e do ensino, fazendo a diferença na produção do conhecimento e agindo de forma transformadora.
Percebe-se que teoria e prática são indissociáveis para a formação profissional, englobando a ligação entre sujeitos e instituições através de ações transformadoras, procurando atingir os objetivos para um novo saber onde o profissional esteja sempre voltado para ação-reflexão-ação. Nesse sentido, Barreiro e Gebran destacam que,

A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. 22).

Essa relação de ambos os lados contribuem para uma visão coletiva na união das partes interessadas levando a momentos de reflexão e análise das práticas e ações.


2.2 Caracterização do ensino infantil no Brasil e no Município de Novo Progresso


Historicamente no Brasil a idade mínima para o ingresso da criança na Educação Fundamental era de 06 (seis) anos de idade (a criança ingressa com 06 (seis) anos no ensino fundamental devido o aumento do período de duração do ensino obrigatório de 08 (oito) anos para 09 (nove) anos). De acordo com a Lei nº 11.274/2006, que instituiu o ensino fundamental de 09 (nove) anos de duração com a inclusão das crianças de 06 (seis) anos de idade, observa-se que esta Lei atribui ao art. 87, §3°, inciso I, da LDB, redação que determina ao poder pública a obrigação de matricular todos os educando a partir dos 06 (seis) anos de idade no ensino fundamental.
Atualmente há um interesse crescente em ampliar o ingresso das crianças de 0 (zero) a 5  (cinco) anos na educação infantil. Com a expansão da educação infantil no Brasil e as políticas públicas da educação voltadas para este setor educacional a sociedade está mais consciente da importância das primeiras experiências vivenciadas pelas crianças, sendo estas sujeitas de direitos.
O Currículo da Educação Infantil (de 0 a 5 anos) é centrado nos eixos Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9.394/96 em seu artigo 29 regulamenta a Educação Infantil, definindo-a como a primeira etapa da educação básica, tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Estabelece que a Educação Infantil seja oferecida em creches, para crianças de até 3 anos, e em pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos. Os artigos 58 e 59 da LDB 9.394/96 têm também como finalidade concretizar preceito constitucional e responder ao compromisso com a “Educação para Todos”. Assume-se assim, o compromisso de uma educação comprometida para a cidadania, considerando sua diversidade. Atualmente há grandes investimentos na educação infantil com impacto direto sobre os profissionais, inclusive sobre a formação acadêmica, pois o,

reconhecimento deste direito afirmado na Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na LDB de 1996 está explícito nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e no Plano Nacional de Educação. Isso tem consequências para a formação de professores e as políticas municipais e estaduais que, com maior ou menor ênfase, têm investido na educação infantil como nunca antes no Brasil (KRAMER, 2006, p.798).

Diante do aumento da demanda na Educação Infantil o município de Novo Progresso-PA esforça-se para atendê-la. Desde 2009, o município tem ampliado o número de vagas nesta modalidade de ensino, contando atualmente com 04 (quatro) centros de Educação Infantil que atende crianças de 01 e 04 anos e, desde 2011, a maioria das escolas de Ensino Fundamental atendem alunos de 04 e 06 anos na pré-escola (ensino infantil). O corpo docente da rede municipal conta com 2 (dois) psicopedagogos, 8 (oito) pedagogos e um número considerado de profissionais em aperfeiçoamento através do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia ofertado pelo IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará).
Buscando-se efetivar uma educação de qualidade para todos, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com os professores de Educação Infantil e seus coordenadores reúnem-se para estabelecer diretrizes e referenciais curriculares, com apoio de especialistas educacionais. Como resultado desse trabalho são observados melhorias na qualidade de atendimento às crianças de 01 a 06 anos do município. O referencial Curricular do Município para a Educação Infantil é um documento elaborado visando contribuir como norteador para o trabalho do professor, respeitando a concepção que permeia o universo da Educação Infantil, sobre o seu desenvolvimento inter-relacional.




3. CAPITULO II


O Estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Diethelm Birk, no período de 08 de abril a 18 de abril de 2013. Segue a descrição das principais características da unidade de Estágio bem como algumas observações e sugestões para melhoria dos espaços avaliados.


3.1 Caracterização da unidade de Estágio


Autorizada pela Resolução no. 494/2006, Escola Municipal de Educação Infantil Diethelm Birk foi inaugurada em outubro de 2012, iniciando-se suas atividades em 01 de Fevereiro de 2013. A Escola Municipal de Educação Infantil Diethelm Birk localiza-se à rua Terezinha Monte, s/n, Bela Vista II, Novo Progresso/PA. O bairro Bela Vista II é caracterizado por poucas casas em local plano e arejado, sendo que a E.M.E.I. Diethelm Birk está situada ao lado da Escola de Ensino Fundamental Maria Ignês, e próxima ao Mercado Municipal, à Delegacia de Policia Civil e ao Parque de Exposições da APRONOP (Associação dos Produtores Rurais de Novo Progresso). Grande parte dos alunos que frequentam a escola moram próximos, e àquele que residem mais distantes, sua locomoção se dá através de um micro-ônibus disponibilizado pela prefeitura.
O nome da escola foi atribuído em homenagem ao Sr. Diethelm Birk, um dos pioneiros de Novo Progresso/PA, que chegou ao município em 1978 e exerceu grande influência na comunidade, tornando-se o 1º presidente da Associação Comunitária da Vila de Novo Progresso (em 1985).
A estrutura física foi recém-construída (em 2012) e é composta por: 08 salas de aula, 01 sala de vídeo, 01 sala para a brinquedoteca, 01 sala de direção, 01 sala de coordenação, 01 sala dos professores, 01 secretaria, 01 refeitório, 01 lactário, 01 cozinha, 10 banheiros, 01 parquinho e 01 área ampla para a realização de atividades diversas.
As salas de aula são apropriadas, contendo carteiras e cadeiras para cada faixa etária. As salas de aula incluem ainda: armário para guardar materiais, bancadas, mural e quadro branco. Possuem material necessário para o andamento das aulas e 01 aparelho de som (microsystems).
A escola conta com uma cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários, os banheiros são adaptados à faixa etária e aos PNE´s (portadores de necessidades especiais). Dispõe, também, de uma área gramada para a realização de atividades de lazer e recreação.
O quadro de funcionários contém 37 pessoas nas funções de: diretora, coordenadora, professores, secretária, merendeiras, zeladoras e vigilantes. O corpo docente é composto por 23 funcionários, sendo que: 16 possuem Magistério (12 cursando Pedagogia), 02 formadas em Letras, 04 pedagogas e 01 com Ensino Médio (concluindo Pedagogia).
O corpo discente atualmente é de 202 alunos distribuídos em 12 turmas nos períodos matutino, vespertino e integral.  Com idade até 4 anos, a Escola possui: 03 turmas de berçário (02 integral e 01 parcial), 04 turmas de Maternal I, 02 turmas de Maternal II e 03 turmas de Pré I.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola está em desenvolvimento, pois objetiva-se concluí-lo em conjunto com a comunidade escolar. O construtivismo é a metodologia utilizada pela escola, que visa, dentre outras coisas: contribuir para compreensão e construção de conhecimentos através das atividades propostas,  desenvolver a expressão oral e corporal (possibilitando a criação, expressão e comunicação), coordenação motora, a criatividade, a atenção, imaginação, percepção auditiva e visual das crianças, etc.
Com o objetivo de melhorar a aprendizagem das crianças e em consonância com a legislação, desenvolvem-se vários projetos. Não só do ponto de vista da seleção e tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar, o trabalho da escola está vinculado às questões sociais e aos valores democráticos, assim, as normas de funcionamento e os valores, explícitos que regem a atuação das pessoas nas escolas são determinantes da qualidade de ensino, interferindo de maneira significativa sobre a formação dos alunos (BRASIL, 1996, p.48). Um dos projetos, por exemplo, traz o tema: “Combate a Dengue: Responsabilidade e Ação Coletiva” (com objetivo de informar e sensibilizar a comunidade escolar quanto a sua responsabilidade no combate e prevenção a Dengue).
A proposta de trabalho da escola está pautada pelo Referencial Curricular da Educação Infantil e o Plano de Ensino (com linguagens trabalhadas na Educação Infantil). Inclui ainda, para articulação com a família e a comunidade, reuniões, palestras e festividades. Nesse sentido o calendário escolar estipula realizações de atividades, projetos cívicos e culturais, a serem desenvolvidas pelos professores durante o decorrer do ano letivo.
Relativa à avaliação do ensino-aprendizagem, a abordagem da escola é sua utilização, principalmente, como diagnóstica. A avaliação ocorre como uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do docente quanto das crianças. Todos os recursos didáticos e pedagógicos disponíveis são utilizados pelo corpo docente para a realização de suas atividades.


3.2 Sugestões para melhoria dos espaços avaliados


Mesmo sendo uma estrutura recém-construída, percebe-se que ainda pode ser melhorada. Um exemplo disso é a ausência de uma biblioteca, tão importante para o estímulo e desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura (e sua iniciação).
Outro item diz respeito ao conforto térmico, pois há aparelhos de ar condicionado, no entanto não estão funcionando devido à ausência de rede elétrica apropriada. O prédio da escola também dispõe de sala de informática, mas faltam equipamentos e profissionais da área.
Pela quantidade de crianças matriculadas em cada turma, percebe-se a ausência de espaço para colocação de berços, sendo necessário espalhar colchonetes pelo chão. Também percebeu-se a carência de brinquedos adequados para utilização na areia.



4. CAPITULO III


Segue apresentação das atividades desenvolvidas e relato do Estágio de observação e docência no ensino infantil.


4.1  Apresentação das Atividades Desenvolvidas


O Estágio foi constituído basicamente de três partes: fundamentação teórica, observação e docência.
A fundamentação teórica conceituou os principais temas relativos ao Estágio e abordou a legislação pertinente. Também constitui parte da fundamentação teórica a caraterização do ensino infantil no Brasil e em Novo Progresso e destacou a importância do Estágio na formação do educador.
A parte prática do Estágio inclui a observação e a docência, onde contribui, particularmente, na formação do educador ao possibilitar contato direto com a realidade de sala de aula e com o ambiente escolar, na companhia de outros profissionais (observação) e dos alunos (docência). Sem duvida a observação e a docência são experiências de aprendizagem insubstituíveis, sem as quais a formação do professor seria deficitária e incompleta.


4.2  Observação e Docência


O Estágio foi desenvolvido em dois momentos: primeiramente o Estágio de observação, e posteriormente, a docência.





4.2.1 Observação


A fase de observação teve início no dia 08 de março de 2013. O relatório está dividido por turma e subdividido em duas partes: caraterização (da estrutura, profissionais e alunos) e procedimentos observados.


4.2.1.1 Relatório de Observação do Berçário


4.2.1.1.1 Caracterização


A estrutura da sala do berçário é composta por um ambiente iluminado, quente e abafado (tem ventiladores e ar condicionado, mas o último não funciona, pois não tem rede elétrica adequada). Conta com cadeiras e mesas apropriadas ao tamanho das crianças, bem como berços. A sala é decorada com várias ilustrações coloridas e de cunho pedagógico.
O corpo docente é formado por uma professora regente e mais duas auxiliares. A professora regente tem 52 anos, formada em magistério, há 20 trabalha na educação, e nos últimos 3, na função docente, a qual disse que “ama o que faz e se identifica melhor em turmas de educação infantil”. As professoras auxiliares estão cursando pedagogia e comentaram que “é muito gratificante e já serve de experiência” a prática docente nessa turma.
A classe é formada por turma única com 12 alunos em período integral, em sua maioria meninos.





4.2.1.1.2 Procedimentos


Iniciou-se o Estágio de observação às 6:45 horas (15 minutos antes da entrada na sala) com objetivo de observar a chegada dos pais e alunos, bem como a recepção por parte dos profissionais. Percebeu-se uma boa interação entre ambas as partes (pais e professores), mantendo bom diálogo e sem seguida, fui apresentado às crianças. Primeiramente a professora regente recepciona os pais que trazem as crianças (próximos às 7 horas), abraça as crianças dando boas vindas, pega alguns no colo e leva-os para dentro, sentando-os sobre o tapete e organiza o material trazido por eles no armário (roupas, brinquedos, etc.). Já na sala, as auxiliares colocam brinquedos espalhados motivando as crianças para que se movimentem (sob supervisão das duas professoras), com isso estimulam as crianças a dividir, buscar e pegar. Nesse período inicial algumas crianças eram higienizadas (banhadas devido a fazerem necessidades fisiológicas) e outras recebem mamadeira (pois alguns pais não às amamentam antes de sair de casa).
Próximo à hora do recreio as professoras cantam a música infantil “Meu Lanchinho”, lavam as mãos das crianças e organizam-se em fila, dirigindo-se ao refeitório (algumas crianças são levadas no colo pelas professoras), onde é servido o lanche. Foi servido para lanche leite com achocolatado e bolachas. Durante o lanche há um encontro com crianças e professoras de outras turmas, ocorrendo interação entre todos. Em seguida são conduzidas ao parquinho onde brincam sob os cuidados da professora e auxiliares. Após esse período de diversão retornam à sala para serem banhadas e aguardarem o almoço.
No almoço foi servido arroz, feijão, saladas, carne com batata e suco. Todos as crianças se alimentaram e voltaram à sala. Em seguida, as crianças são higienizadas (lavam-se e escovam os dentes) e conduzidas ao berço para descanso (cochilo após almoço). Numa sala anexa, além de berços (insuficientes) há colchonetes e almofadas no chão destinado ao descanso das crianças. Aqueles que não dormem, permanecem na sala de aula para não interromperem o sono dos demais (acompanhados das auxiliares). Esse período de descanso é também o horário de almoço da professora titular.
À medida que os alunos vão acordando, são dirigidos para a sala de aula (no intuito de não acordar os que ainda dormem). Na sala de aula a professora desenvolve algumas atividades como roda de conversa e diversas brincadeiras (com bolas, móbile, bonecas, carrinhos e peças de montar, etc.).
Após o momento lúdico/pedagógico, chega a hora do recreio vespertino e, semelhantemente ao recreio da manhã, são conduzidas ao refeitório para lancharem. Após o lanche há muitas brincadeiras dirigidas pela professora: as crianças, ao som de músicas infantis, cantam, dançam e pulam. Por fim, os alunos são higienizados (banhados), trocados (de roupa) e penteados, e aguardam os pais os buscarem enquanto a professora lhes conta histórias infantis.
No decorrer das aulas, observou-se que a professora regente utilizou vários recursos didáticos como: livros, histórias contadas, músicas, etc., tornando a aula dinâmica e atraente.  A professora apresentou domínio de turma e demonstrou uma atitude lúdica e prazerosa, o que facilitou o aprendizado dos alunos. Também buscou motivá-los através de atividades e brincadeiras, valorizando suas descobertas e importando-se com a aprendizagem e nível de desenvolvimento de cada criança, buscando, inclusive, conhecer as características e particularidades de cada uma.
Este Estágio oportunizou integração e entrosamento com outros estagiários, professor regente e comunidade escolar, criando condições para compreensão do contexto escolar e para a identificação das principais características do funcionamento interno e da relação com a comunidade externa. Portanto, o Estágio proporcionou uma efetiva troca de experiência e forneceu um diagnóstico (conhecimento preliminar) da turma e se seu desenvolvimento, em vistas a desenvolver o planejamento do Estágio de docência.


4.2.1.2 Relatório de Observação do Maternal I


4.2.1.2.1 Caracterização


A sala do Maternal I possui mesas e cadeiras apropriadas ao tamanho das crianças, ambiente claro e arejado, com ventiladores, banheiros, lugar para escovar os dentes e a “sala do sono” anexa. É ornamentada com desenhos, formas geométricas, relógios, mural dos aniversariantes, cantinho da leitura e o cantinho para o dia do faz de conta.
A professora regente tem 33 anos, há 10 anos trabalhando na educação, possui formação em magistério e está prestes a se formar em Licenciatura em Pedagogia. Sua auxiliar também está cursando Licenciatura em Pedagogia.
Na turma do Maternal I há 14 alunos matriculados em período integral (sendo a maioria meninos), inclusive, um aluno com necessidades educacionais especiais (o qual estava viajando em tratamento médico).


4.2.1.2.2 Procedimentos


Iniciou-se o Estágio às 6:50 horas onde percebeu-se a boa interação entre professores e pais (ao trazerem seus filhos), com ótima recepção e diálogo. Neste dia 3 crianças faltaram, mas os pais compareceram para avisar que o motivo da ausência era problemas de saúde.
Após minha apresentação à turma, a professora titular iniciou a aula solicitando ajuda dos alunos para recolher os blocos pequenos de encaixe e colocá-los em uma caixa de papelão decorada, com objetivo de manter a sala organizada e aprender a cooperar. Em seguida convida-os a segurar a mão uns dos outros formando um círculo, a sentarem-se no chão e fazerem uma oração. As crianças atendem as solicitações da professora, demonstrando já estarem habituados a esta rotina. Após a oração cantou-se várias músicas infantis com temas variados, desde as partes do corpo, amor, carinho, etc. Em seguida a professora abordou o comportamento social, ensinando boas maneiras e explicando que as crianças não podem “bater no amiguinho, morder, puxar o cabelo, empurrar,” etc.
Outra atividade desenvolvida foi a “rodinha de conversa” na qual se pediu às crianças que contassem o que fizeram em casa com os pais. Algumas falam (tem-se dificuldade de entender algumas falas), e outras permanecem caladas (apenas ouvindo). Neste momento alguns pedem suas mamadeiras e a auxiliar prepara-as e serve aas crianças (depois a auxiliar lava dentro da sala mesmo, pois há um lugar próprio para higienização).
Ainda sentados no chão em forma de círculo, a professora leu histórias infantis. A relação afetiva entre professores e alunos é evidente: várias crianças pedem colo às profissionais e as chamam de mãe. Durante as aulas a professora sempre pergunta se alguém quer ir ao banheiro visando estimulá-los a não fazerem suas necessidades na fralda (que é descartável).
Chegada a hora do lanche (recreio) os alunos são convidados a lavarem as mãos (é ensinado à importância da higiene), sentarem-se e fazer uma oração de agradecimento pelo alimento. Após cantarem a música infantil “meu lanchinho” foi servido arroz com frango (galinhada) e suco. Terminado o lanche, são conduzidos espaço em ambiente aberto onde brincam livremente sob cuidados das professoras. Em seguida retornam à sala, lavam as mãos e fazem atividade (tarefinha) de colagem de E.V.A. com imagens à respeito do tema higiene. A higiene é o tema da semana em que é destacada a importância de tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, etc. Por fim colocou-se um vídeo de desenho animado intitulado “a Galinha Pintadinha” onde as crianças puderam imitar cantando. Durante esta última tarefa, foi servida banana (que as crianças comeram) e os pais começaram a buscá-las e retornarem a seus lares.
Observou-se que a professora regente utilizou vários recursos pedagógicos como livros, atividades impressas, vídeos, brinquedos, etc., realizando uma aula dinâmica, com domínio de conteúdo e de turma, apresentando os temas de forma lúdica e alegre, o que facilita o aprendizado, e ainda, através de elogios às pequenas conquistas das crianças, buscava motivá-las.


4.2.1.3 Relatório de Observação do Maternal II


4.2.1.3.1 Caracterização


A sala é clara e arejada com mesas e cadeiras próprias ao tamanho das crianças, conta com ornamentação com desenhos, formas geométricas, relógios, mural de aniversariantes, cantinho da leitura e cantinho para o dia do faz de conta.
A professora regente tem 35 anos, há 4 anos trabalha na educação, tem  formação em magistério e está cursando o 3º ano de pedagogia. A professora auxiliar também está em formação acadêmica.
A turma do Maternal II período matutino tem 22 alunos matriculados e no período vespertino 20 crianças (e em sua maioria também são meninos).


4.2.1.3.2 Procedimentos


Às 6:50 horas iniciou-se o Estágio de observação verificando-se a chegada das crianças trazidas pelos pais, os quais mantem boa relação com as professoras com diálogos cordiais. No período matutino 3 pais comunicaram que seus filhos estavam ausentes devido a problemas de saúde, pois é aconselhado que quando a criança tem sintomas de febre, diarreia ou outros fatores, nãos as tragam para escola. Já no período vespertino, 4 pais informaram que as crianças faltaram por motivo de saúde.
As crianças dessa turma mostraram-se mais ativas, brincam e conversam entre si. Algumas desejam o brinquedo que está com a outra, tentam pegar, e as professoras interveem destacando a importância do respeito para com o coleguinha e ensina a repartir. É evidente o respeito e a afetividade entre os alunos e as professoras, inclusive, em relação à minha presença, fazendo perguntas e pedindo colo.
A professora procede inicialmente solicitando às crianças que peguem os blocos espalhados pelo chão e os coloquem numa caixa, aprendendo com isso a serem organizadas e trabalharem em equipe. Em seguida, dão as mãos, formam um círculo e sentam-se no chão, para uma oração. Ainda sentados cantam músicas infantis com temas variados: nomes pessoais, partes do corpo humano, sentimentos, animais, plantas, chuva, etc. Após os cânticos a professora coordena uma roda de conversa onde muitas crianças participam e outras se mostram mais tímidas (apenas ouvindo). A conversa foi iniciada perguntando-se aos alunos sobre as atividades realizadas com os pais no lar. Também foram abordadas as regras da boa convivência e temas afins como não: bater no amiguinho, morder, puxar o cabelo, empurrar o amiguinho, etc. Outra atividade desenvolvida pela professora foi a leitura de histórias infantis e atividades abordando conceitos espaciais como: dentro-fora, alto-baixo, encima-embaixo, etc.
À hora do lanche as crianças são convidadas a lavar as mãos (momento em que a professora aborda a importância da higiene), a sentarem-se, fazer uma oração de agradecimento pelo alimento e cantarem a música infantil “meu lanchinho”. O lanche servido foi bolo e suco. Após o lanche as crianças lavam as mãos novamente e desenvolvem uma tarefa de pintura com lápis de cor, referente ao tema higiene. Por fim, são levadas para um espaço aberto, onde tem areia para brincarem e aguardar os pais. Durante esta última atividade, foi servida banana (que as crianças comeram) e os pais começaram a buscá-las e retornarem a seus lares.
Observou-se que no período das aulas a professora sempre pergunta se alguém quer ir ao banheiro. Também durante todo o tempo permaneceu o aparelho de som ligado com músicas infantis tocando num volume baixo.
 A professora demonstrou domínio do conteúdo e da turma. A docente buscava sempre elogiar e incentivar cada aluno em suas atividades e conquistas pessoais. A apresentação do conteúdo foi realizada de forma prazerosa e lúdica, facilitando o aprendizado. Utilizaram-se vários recursos pedagógicos como: livros, atividades impressas, areia, material e brinquedos pedagógicos, etc. Tanto a turma matutina quanto vespertina seguiu o mesmo planejamento, obtendo-se um resultado homogêneo.


4.2.1.4 Relatório de Observação do Pré I


4.2.1.4.1 Caracterização


Assim como nas turmas anteriores, a sala de aula possui mesas e cadeiras apropriadas ao tamanho das crianças, boa iluminação e ventilação, e é muito bem ornamentada com desenhos, formas geométricas, relógios, mural dos aniversariantes, cantinho da leitura e cantinho para o dia do faz de conta.
A professora regente tem 30 anos, com formação em Licenciatura Plena em Pedagogia e atua há 10 anos na educação.
A turma do Pré I é formada por 19 alunos no período matutino e 20 alunos no período vespertino (em sua maioria meninas).


4.2.1.4.2 Procedimentos


Iniciando Estágio às 6:50 horas observou-se a relação dos pais com a professora (durante a chegada ao Centro de Educação), percebendo-se boa interação entre ambas as partes e diálogos cordiais. As crianças são ativas, chegam sem muita timidez, fazem perguntas, conversam e brincam entre si. Demonstram também afetividade para com as professoras.
A aula inicia com todas as crianças sentadas às suas cadeiras, procede-se com uma oração e em seguida alguns cânticos infantis que abordam temas variados (partes do corpo, sentimentos, animais, plantas, chuva, etc.). Ainda sentados, a professora inicia um diálogo perguntando sobre as atividades das crianças no lar com os pais (a maioria dos alunos participa se expressando). Durante este diálogo a professora abordou temas relacionados ao comportamento social: respeito ao coleguinha, compartilhamento, a não violência, etc.
Em seguida foi desenvolvida uma atividade impressa com a vogal “i”. Outra atividade foi o jogo de boliche com garrafas descartáveis (confeccionadas pela própria professora de forma colorida com E.V.A. e usando as vogais).
À hora do lanche do recreio a professora convida-os a lavar as mãos e destaca a importância da higiene. Todos se sentam, faz-se uma oração de gratidão pelo lanche, cantam a música “meu lanchinho” e depois são servidos.
Após o lanche as crianças lavam as mãos e a professora conta algumas histórias infantis. Em seguidas são levadas ao pátio para brincarem na caixa de areia (não há muitos brinquedos adequados a esta atividade). Durante esta atividade os pais começam a buscar os alunos para retornarem ao lar. O planejamento do período matutino foi seguido no vespertino, com exceção da última atividade, pois estava chovendo, permanecendo as crianças, portanto,  em sala ouvindo histórias infantis.
A docente demonstrou domínio de conteúdo e de turma, além de um grande envolvimento afetivo. Utilizou vários recursos pedagógicos como: quadro branco, pincel e livros, atividades impressas, areia, brinquedos, etc. A aula foi desenvolvida de forma dinâmica, lúdica e as crianças demonstraram grande interesse e motivação.


4.2.2 Docência


As aulas de regência, primordialmente, buscaram seguir o planejamento da instituição que, no caso, estava abordando o tema “higiene”. O roteiro percebido nas quatro turmas também foi seguido (recepção, oração, cânticos, histórias, lanche e brincadeiras), variando apenas as atividades específicas.
As histórias, tarefas e cânticos foram escolhidos visando abordar o tema principal: higiene. No entanto, outros assuntos também foram tratados, principalmente relativos ao comportamento em grupo: amizade, a não violência, cooperação, etc.
Destaca-se que a experiência docente é muito gratificante e significativa, pois ajuda na fixação de conceitos aprendidos no curso de pedagogia, bem como, no aperfeiçoamento profissional.




5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A experiência em sala de aula, tanto observando, quanto regendo, são imprescindíveis à formação do professor. Todas as etapas do Estágio foram de suma importância e enriquecedoras para o aprendizado. No contexto do ensino infantil, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.




REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e Estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei n. 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 1, de 15/5/2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em pedagogia. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o Estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2008.

KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 15 maio 2013.

ROMANOWSKI, J. P. ; GISI, M. L. ; MARTINS, P. L. O. Os Estágios curriculares dos cursos de licenciatura: concepções e dilemas. In: ENDIPE - XIV Encontro nacional de didática e prática de ensino - trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE- Encontro nacional de didática e prática de ensino - trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 2008. v. 1. p. 1-15.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.







PLANOS DE AULA

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DIETHELM BIRK
Estagiário: Elderson Luciano Mezzomo
Turma: Berçário

OBJETIVOS:
Contribuir para a formação de hábitos de higiene e bom convívio social.

CONTEÚDO:
Higiene Pessoal;
Amizade.

PROCEDIMENTO:
Aplicação de atividades relacionadas aos conteúdos;
Esclarecimento de dúvidas;
Resolução de atividades;
Conversas formais e informais.
Cântico e histórias afins.

RECURSOS:
Atividades impressas;
Notebook;
Lousa;
Livros Didáticos.
Aparelho de som.

AVALIAÇÃO:
Avaliação individual e grupal do aprendizado de cada aluno.
Verificação no comportamento dos alunos nos momentos de lanche (se estão lavando as mãos).




ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DIETHELM BIRK
Estagiário: Elderson Luciano Mezzomo
Turma: Maternal I

OBJETIVOS:
Contribuir para a formação de hábitos de higiene e bom convívio social.

CONTEÚDO:
Higiene Pessoal;
Amizade.

PROCEDIMENTO:
Aplicação de atividades relacionadas aos conteúdos;
Esclarecimento de dúvidas;
Resolução de atividades;
Conversas formais e informais.
Cântico e histórias afins.

RECURSOS:
Atividades impressas;
Notebook;
Lousa;
Livros Didáticos.
Aparelho de som.

AVALIAÇÃO:
Avaliação individual e grupal do aprendizado de cada aluno.
Verificação no comportamento dos alunos nos momentos de lanche (se estão lavando as mãos).







ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DIETHELM BIRK
Estagiário: Elderson Luciano Mezzomo
Turma: Maternal II

OBJETIVOS:
Contribuir para a formação de hábitos de higiene e bom convívio social.

CONTEÚDO:
Higiene Pessoal;
Amizade.

PROCEDIMENTO:
Aplicação de atividades relacionadas aos conteúdos;
Esclarecimento de dúvidas;
Resolução de atividades;
Conversas formais e informais.
Cântico e histórias afins.

RECURSOS:
Atividades impressas;
Notebook;
Lousa;
Livros Didáticos.
Aparelho de som.

AVALIAÇÃO:
Avaliação individual e grupal do aprendizado de cada aluno.
Verificação no comportamento dos alunos nos momentos de lanche (se estão lavando as mãos).




ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DIETHELM BIRK
Estagiário: Elderson Luciano Mezzomo
Turma: Pré I

OBJETIVOS:
Contribuir para a formação de hábitos de higiene e bom convívio social.

CONTEÚDO:
Higiene Pessoal;
Amizade.

PROCEDIMENTO:
Aplicação de atividades relacionadas aos conteúdos;
Esclarecimento de dúvidas;
Resolução de atividades;
Conversas formais e informais.
Cântico e histórias afins.

RECURSOS:
Atividades impressas;
Notebook;
Lousa;
Livros Didáticos.
Aparelho de som.

AVALIAÇÃO:
Avaliação individual e grupal do aprendizado de cada aluno.
Verificação no comportamento dos alunos nos momentos de lanche (se estão lavando as mãos).






FOTOS


Foto 01: crianças dormindo no Berçário.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 02: criança dormindo no Berçário em colchonete.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 03: Berçário B
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 04: criança dormindo no tatame.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 05: criança brincando no tatame.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 06: turma Maternal 1A.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 07: armário para objetos das crianças.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 08: Maternal 1B
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 09: atividade pedagógica Maternal 1B.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 10: turma Maternal 2B.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 11: atividade pedagógica Maternal 2B.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 12: atividade pedagógica Maternal 2B.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 13: turma Pré 1B.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto14: atividade pedagógica Pré 1B.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 15: acompanhando execução de atividade.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 16: intervalo para o lanche.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



Foto 17: brincadeiras no parquinho.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.

Foto 18: turma do Pré 1C.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2013.



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