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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
SETOR DE ESTÁGIO






ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:
OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS






Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo






NOVO PROGRESSO – PA
2011



ELDERSON LUCIANO MEZZOMO















ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:
OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS


Relatório de Estágio Supervisionado II das Séries Iniciais apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Plano Nacional de Formação de Professores como parte das exigências do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob orientação da Prof.ª Edna Oliveira Padilha.






NOVO PROGRESSO – PA
2011
SUMÁRIO


1. APRESENTAÇÃO                                                                                                             04
2. CARACTERIZAÇÃO                                                                                                        06
3. CRONOGRAMA                                                                                                                08
4. RELATÓRIO DE ESTÁGIO: OBSERVAÇÃO                                                             09
5. RELATÓRIO DE ESTÁGIO: REGÊNCIA                                                                    12
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                             13
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICAS                                                                                14
ANEXOS                                                                                                                                  15




1. APRESENTAÇÃO


Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza.
De acordo com a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
Visando fortalecer a relação teoria e prática, o Estágio Supervisionado está baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
As proposições aqui expressas respondem à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos. Essa igualdade implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos, entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes.
O Ensino Fundamental é obrigatório para crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos. Essa etapa da educação básica deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno, por meio do domínio da leitura, escrita e do cálculo. Após a conclusão do ciclo o aluno deve ser também capaz de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família.
Desde 2005, a Lei no. 11.114 determinou a duração de 9 anos para o Ensino Fundamental. Dessa forma, a criança entra na escola aos 6 anos de idade, e não mais aos 7, e conclui aos 14 anos, ou seja, no 9º. Ano. A ampliação do Ensino Fundamental começou a ser discutida no Brasil em 204, mas o programa só teve início em algumas regiões em 2005.
De acordo com a lei 11.274 16 de fevereiro 2006. A partir de 2007, o Ensino Fundamental brasileiro passa a se de 9 anos. A nova série será acrescentada no início do Ensino Fundamental, as crianças, ao invés de ingressar com 7 anos de idade, ingressam com 6 anos no Ensino Fundamental. Estados e municípios tiveram até 2010 para se adaptarem a nova lei. Essa implantação pode ser unificada, ou seja, a adesão de todas as escolas públicas situadas no município ou por unidade escolar, estando esta autorizada pelo CCE-PA. O objetivo do MEC é colocar mais crianças nas escolas e proporcionar mais tempo de escolaridade aos estudantes brasileiros. A lei 11.274 emenda a lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Com estas emendas originou o que muitos chamam de nova LDB.
O Ensino Fundamental de 9 anos é regulamentado no Estado do Pará pela resolução 383 de 2 de outubro de 2006 do conselho de educação do estado do Pará (CEE). Excetos os municípios que tem seu próprio sistema. Esta resolução regulamenta a ampliação do Ensino Fundamental do sistema de ensino do Estado do Pará de 9 anos com matrícula aos seis anos de idade e a reestruturação da educação infantil (ementa da resolução 363). A partir desta resolução os municípios situados no estado do Pará, salvo municípios que tem seu próprio sistema, devem implantar processualmente o Ensino Fundamental de 9 anos. Seguindo as orientações estabelecidas no artigo 5, parágrafo III, inciso 1º. E 2º. Da resolução 383 do CEE/PA.


2. CARACTERIZAÇÃO

A Escola Municipal Professora Maria Ignês Souza Lima, localizada na Rua Itaituba, 246, Bela Vista II, Novo Progresso-PA, iniciou suas atividades em 25 de Agosto de 2001, autorizado pela Resolução nº 494/2006; funcionando como extensão da E. M. E. F Valdomiro Mendes, com duas salas de aula, secretaria, cozinha e dois banheiros. Localiza-se num bairro com poucas casas, local tranquilo, plano e muito ventilado, próxima ao mercado municipal e à delegacia de policia civil. Sua localização geográfica é a nordeste da cidade e a prefeitura disponibiliza um micro ônibus para a locomoção dos alunos que moram distante.
A partir de 2002 deixou de ser extensão e passou a funcionar como Maria Ignês, recebendo acréscimo de três salas de aula. Hoje com cinco salas de aula, secretaria, cozinha, três banheiros, sala dos professores, laboratório de informática, auditório aberto para reuniões, parque com escorregador e gangorra e uma vasta área gramada para a realização de atividades de lazer e recreação. A escola não possui biblioteca, mas tem alguns livros de literatura, que são utilizados pelos alunos nas dependências da escola, possui também uma enciclopédia Barsa, destinada a pesquisas dos estudantes.
A E. M.E. F Professora Maria Ignês atende atualmente 205 alunos subdivididos em dois períodos: matutino e vespertino com um total de nove turmas sendo: 01 turma de 1º ano, 01 turma de 2º ano, 02 turmas de 03º ano, 02 turmas de 4º ano, 02 turmas de 5º ano e 01 turma multisseriada.
O quadro docente da escola é composto por seis profissionais da educação: três tem graduação em pedagogia e dois encontram-se cursando pedagogia e um cursando letras. Ao todo, trabalham quinze funcionários, incluindo secretária, diretora, coordenadora, merendeiras, zeladoras e vigilantes.
A Gestão é democrática, baseada no projeto político pedagógico da escola, a mesma preza que a consciência e a prática democrática precisam ser exercidas dentro da Escola, a fim de que toda sociedade possa saber colocar em prática sua cidadania de forma consciente, intervindo na realidade em que vivemos, e assim transformá-la. A eleição direta de direção e a organização democrática da comunidade escolar são elementos indispensáveis ao bom exercício da cidadania e democracia na escola.
A E. M. E. F Professora Maria Ignês conta com diversos projetos sempre com o objetivo de melhorar o rendimento do educando e sua interação com a sociedade, a saber: dente feliz, recreio orientado, festival de tabuada e amigos da escola.
A filosofia da escola requer oportunizar aos educandos condições para tornarem-se cidadãos organizados, conscientes, participativos e críticos na formação da sociedade, levando-osa aprofundar seus conhecimentos e buscar bases sólidas, cujo foco é torná-los sujeitos comprometidos, conscientes de suas ações.
O PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola que foi elaborado pelos professores, alunos, coordenação, direção, pais e funcionários da escola. O calendário escolar do ano letivo tem como realizações de atividades, projetos cívicos, culturais, a serem desenvolvidas pelos professores durante ao decorrer do ano letivo. O plano de ensino (conteúdos programático anual) é elaborado pelos professores com auxilio da coordenação pedagógica.
A avaliação do ensino-aprendizagem, sob uma reflexão do nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor quanto dos alunos, é diagnóstica. O critério adotado pela Escola é a avaliação somativa. Os Professores se utilizam de todos os recursos didáticos e pedagógicos como: avaliações, testes, trabalhos, apresentações orais e escritas, cadernos com as anotações, tarefas propostas realizadas em sala de aula e/ou para casa, participação, pontualidade, assiduidade, relacionamento e respeito consigo próprio, com os colegas, professores e funcionários, para realizar uma avaliação justa e verdadeira para com todos, sem discriminação ou acepção de pessoas.
As formas de registros avaliativos são a partir de notas e a periodicidade dos registros é feita bimestralmente. A recuperação acontece paralelamente em relação à aprendizagem dos alunos e com os mesmos critérios da avaliação bimestral, prevalecendo a maior nota entre a avaliação bimestral e a recuperação paralela. A comunicação dos resultados é feita bimestralmente durante reunião de pais e mestres onde os alunos recebem todas as notas.
A proposta de trabalho do Colégio para articulação com a família e a comunidade se dá partir de reuniões bimestrais, palestras e festividades. O processo de avaliação institucional e o acompanhamento das ações pelo coletivo da escola são feitos bimestralmente; as instâncias envolvidas são: Conselho Escolar, juntamente com todos os funcionários da Entidade.

3. CRONOGRAMA

Iniciaram-se as atividades do Estágio no período de 09 de maio a 15 de Junho de 2011, nos períodos matutino e vespertino, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza Lima conforme o seguinte cronograma:

DATA
ESTÁGIOS
1º. ANO
2º. ANO
3º. ANO
3ª. SÉRIE
4ª. SÉRIE
09,10,12/05/2011
OBSERVAÇÃO
X




13/05/2011
DOCÊNCIA
X




17,18,19/05/2011
OBSERVAÇÃO

X



20/05/2011
DOCÊNCIA

X



23,24,25/05/2011
OBSERVAÇÃO


X


27/05/2011
DOCÊNCIA


X


01,02,03/06/2011
OBSERVAÇÃO



X

06/06/2011
DOCÊNCIA



X

10,13,14/06/2011
OBSERVAÇÃO




X
15/06/2011
DOCÊNCIA




X





4. RELATÓRIO DE ESTÁGIO: OBSERVAÇÃO

O estágio de observação foi iniciado na turma do 1º. Ano. A Professora regente (que não tem auxiliar) se mostrou receptiva. De início me apresentou aos alunos, explicando o motivo da minha presença ali. Recebi as boas vindas dos alunos. No 1º dia analisei a forma como a Professora conduziu a turma, sua maneira de tratar os alunos e a comunicação e interação entre eles, a forma como eram ministradas as aulas e como os alunos assimilavam os conteúdos. A turma contém 25 alunos dentre estes 09 são meninas sendo uma delas especial, de 13 anos e 16 meninos, com faixa etária entre sete e nove anos; a maioria é de família com baixa renda. A Professora mostrou domínio em relação aos conteúdos aplicados; os alunos se mostravam agitados. A turma apresentava níveis de aprendizagem diferenciados devido à faixa etária, os alunos de nove anos assimilavam melhor os conteúdos, acredito que por estarem a mais tempo em sala de aula e constatei que boa parte dos alunos ainda não sabia escrever, pois não conheciam todas as letras do alfabeto. O plano de aula semanal constava os seguintes temas: formação de palavras e interpretação de textos. A sala é apertada para a quantidade de alunos, contém o alfabeto ilustrado na parede e algumas outras gravuras; contém alguns recipientes com cobras de diversas espécies e uma velha estante com alguns livros didáticos. Tem dois ventiladores de teto e um bebedouro na própria sala. O conteúdo ministrado está de acordo com os PCNs e o Plano Anual da Escola.
Na observação referente à turma do 2º. ano também houve minha apresentação como professor estagiário e uma simpática recepção dos alunos. A turma é composta por 19 alunos: 10 meninos e 9 meninas com faixa etária entre 7 e 10 anos. A maioria proveniente de família com baixa renda. A aula foi iniciada com algumas cantigas e leituras de textos do livro didático. Naquela semana trabalhou-se a produção de frases e pequenos textos, leitura oral, silenciosa, individual e coletiva. A professora demonstrou domínio dos conteúdos que geravam entusiasmo dos alunos, principalmente quando eles tinham que produzir seus próprios textos. A Professora fazia questão de expor cada um no mural da sala fazendo com que os alunos se sentissem mais motivados a participarem das aulas, a mesma se mostrava preocupada com o aprendizado de cada aluno. Percebeu-se um bom relacionamento entre alunos e professora. O espaço físico da sala é apertado.
No 3º. ano a turma é composta por 25 alunos destes 10 são meninas e 15 meninos, com faixa etária entre 8 e 11 anos. A maioria dos alunos são provenientes de famílias com baixa renda e escolaridade. A Professora Juliana iniciou a aula com uma oração e em seguida cobrou a tarefa de casa. Todos os alunos se demonstraram afoitos para mostrar a tarefa feita. A Professora se mostrou serena e firme nos momentos certos, ou seja, dava atenção e corrigia o comportamento dos alunos quando necessário. Os alunos correspondiam mostrando interesse em aprender os conteúdos que lhes eram repassados. Durante a semana foi trabalhado interpretação de textos, leitura, cópia e correção. A Professora utilizava a lousa e os livros didáticos. Na lousa passava algumas atividades relacionadas com os conteúdos, utilizava os livros para leitura de textos e resolução de exercícios. Antes de corrigir os exercícios na lousa, passava de carteira em carteira dando o visto e elogiando o empenho de cada um. A sala é arejada, contém quatro janelas e dois ventiladores de teto. Os livros didáticos ficam expostos ao acesso de todos; são organizados em uma velha estante no fundo da sala.
A turma do 4º. ano é composta por 24 alunos; destes, 15 são meninas e 9 meninos, com faixa etária entre 8 e 11 anos. A maioria proveniente de família com baixa renda. O professor regente fez a apresentação e fui recepcionado pelos alunos. O professor é firme e exigente no trato com os alunos, adepto do método tradicional. O plano de aula semanal incluía: leitura, produção de textos, ortografia (r e rr), substantivos, etc. Após acomodação dos alunos o professor fez uma oração, em seguida a chamada. A aplicação do conteúdo programático iniciou-se com a correção dos exercícios anteriores. Logo após iniciava-se uma leitura utilizando os livros didáticos, a leitura ora era feita pelo professor, ora pelo aluno. Após a leitura eram passados alguns exercícios no quadro, os alunos tinham um tempo para a realização e em seguida havia a correção. Durante a correção o professor procurava estimular o aluno, tirando as dúvidas e aconselhando onde houvesse necessidade; ia de carteira em carteira verificando quem se empenhou na realização das atividades, para depois fazer a correção no quadro. O professor-regente não dispõe de muitos recursos, trabalha de forma habitual. A sala possui três ventiladores, destes apenas um funciona, porém a sala é ventilada, pelo fato de possuir quatro janelas, duas do lado direito e duas do esquerdo, é ampla e acomoda bem a quantidade de alunos. No fundo possui uma velha estante contendo alguns livros didáticos. As paredes não contêm gravuras ou qualquer outra informação.
A turma do 5º. ano é composta por 22 alunos destes 13 são meninas e 09 meninos, com faixa etária entre 09 e 14 anos. A maioria é proveniente de famílias com baixa renda e escolaridade. Após a apresentação, a turma demonstrou-se agradável, apesar de algumas conversas paralelas. Havia um entrosamento na relação professor-aluno. Os alunos sentiam-se à vontade ao se aproximar da professora para tirar dúvidas ou fazer algum comentário. No plano semanal constavam os seguintes conteúdos: leitura, ditado de textos, número e grau do substantivo, ortografia: sob e sobre, propaganda e anúncios. A professora além da utilização da lousa e dos livros didáticos lança mão das novas tecnologias e recursos didáticos, se beneficiando do laboratório de informática que a escola disponibiliza. Durante as aulas a professora se mostrava preocupada com a aprendizagem dos alunos, exigia o cumprimento dos exercícios, incentivando-os a buscarem um melhor desempenho, valorizando o potencial de cada um. Houve aplicação de diversas atividades, sempre com o intuito de melhorar a qualidade do aprendizado.



5. RELATÓRIO DE ESTÁGIO: REGÊNCIA

As aulas de regência foram iniciadas, após as saudações, com dois cânticos. Em seguida fez-se a leitura de uma história, aplicando-se alguns exercícios apropriados a cada turma (atividades anexas). Após os exercícios, realizou-se a correção individualmente em cada carteira, e após, na lousa, juntamente com a turma toda. Os exercícios envolviam parte ortográfica e gramatical. Concluíram-se as aulas com algumas brincadeiras e passatempos relacionados com a atividade pedagógica, o que deixavam sempre os alunos animados e satisfeitos com a aula, além de contribuir na fixação do ensino exposto.



6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A experiência em sala de aula, tanto observando, quanto regendo, são imprescindíveis à formação do professor. Todas as etapas do Estágio Supervisionado foram de suma importância e enriquecedoras para o aprendizado. No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Rubem Azevedo. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1983. (Coleção polêmicas de nosso tempo).

ARROYO, Miguel G. Mestre, educador e trabalhador: organização do trabalho e profissionalização. Tese para Professor Titular da Faculdade de Educação. Belo horizonte-1985.

____. Oficio de Mestre. Editora: Vozes-7 edição.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. 5ª série. São Paulo, Editora Ática. 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra. 1997.

IEZZI, Gelson. Matemática e realidade. 5ª série/ Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antonio Machado. 4ª ed. reform. São Paulo: Atual. 2000.

PCNS, 1997, pagina 48.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. Editora Cortez. 7ª. ed - São Paulo 1994.

____. O estágio na formação de professores: Unidade Teoria e Prática. 4 ed. Editora Cortez 2003.



FICHA DE CADASTRO

01. NOME:
Elderson Luciano Mezzomo
02. ENDEREÇO:
Av. Orival Prazeres, s/n, Bela Vista, Novo Progresso-PA
03. TELEFONE:
(93) 8113-3278
04. NOME DA INSTITUIÇÃO ONDE SERÁ O ESTÁGIO:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês de Souza
05. ENDEREÇO DA INSTITUIÇÃO:
Rua Itaituba, 246, Bairro Bela Vista II, Novo Progresso-PA
06. NOME DA DIRETORA:
Scherli Diane da Silva
07. INÍCIO DA OBSERVAÇÃO:
09/05/2011
08. INÍCIO DA REGÊNCIA:
13/05/2011
09. TÉRMINO:
15/06/2011

Atividades a serem realizadas no estágio
Horas previstas
Horas realizadas
Observação
60
60
Docência
20
20
Total de horas
80
80





PLANO DE AULA

E. M. M. F. MARIA IGNÊS LIMA
PROFESSORA REGENTE: Raquel Ferreira da Silva
ESTÁGIARIO: Elderson Luciano Mezzomo
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 1º Ano TURMA: Única. TURNO: Vespertino

OBJETIVOS:
• Contribuir para compreensão e construção de conhecimentos através dos conteúdos propostos.
• Propiciar situações que desenvolvam a curiosidade e a criticidade do aluno.
CONTEÚDO:
• Silabas simples;
• Formação de Palavras.
METODOLOGIA:
• Leitura de história;
• Breve exposição conteúdo;
• Aplicação de atividades, relacionadas aos conteúdos;
RECURSOS:
• Atividades impressas;
• Lousa;
• Livros Didáticos.
AVALIAÇÃO:
• Avaliação individual e grupal do desenvolvimento de cada aluno.
• Atividades diversas.

PLANO DE AULA

E. M. M. F. MARIA IGNÊS LIMA
PROFESSORA REGENTE: Raquel Ferreira da Silva
ESTÁGIARIO: Elderson Luciano Mezzomo
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 2º Ano TURMA: Única. TURNO: Matutino

OBJETIVOS:
• Contribuir para compreensão e construção de conhecimentos através dos conteúdos propostos.
• Propiciar situações que desenvolvam a curiosidade e a criticidade do aluno.
CONTEÚDO:
• Silabas simples;
• Formação de Palavras.
METODOLOGIA:
• Leitura de história;
• Breve exposição conteúdo;
• Aplicação de atividades, relacionadas aos conteúdos;
RECURSOS:
• Atividades impressas;
• Lousa;
• Livros Didáticos.
AVALIAÇÃO:
• Avaliação individual e grupal do desenvolvimento de cada aluno.
• Atividades diversas.

PLANO DE AULA

E. M. M. F. MARIA IGNÊS LIMA
PROFESSORA REGENTE: Juliana Martins
ESTÁGIARIO: Elderson Luciano Mezzomo
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 3º Ano TURMA: Única. TURNO: Vespertino

OBJETIVOS:
• Contribuir para compreensão e construção de conhecimentos através dos conteúdos propostos.
• Propiciar situações que desenvolvam a curiosidade e a criticidade do aluno.
CONTEÚDO:
• Silabas simples;
• Formação de Palavras.
PROCEDIMENTO:
• Leitura de uma história;
• Aplicação de atividades, relacionadas aos conteúdos;
• Esclarecimento de dúvidas;
• Resolução de atividades;
• Conversas formais e informais.
RECURSOS:
• Atividades impressas;
• Lousa;
• Livros Didáticos.
• Aplicação de brincadeiras e atividades lúdicas.
AVALIAÇÃO:
• Avaliação individual e grupal do desenvolvimento de cada aluno.
• Atividades diversas.

PLANO DE AULA

E. M. M. F. MARIA IGNÊS LIMA
PROFESSORA REGENTE: Cantuário dos Reis
ESTÁGIARIO: Elderson Luciano Mezzomo
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 4º Ano TURMA: Única. TURNO: Matutino

OBJETIVOS:
• Contribuir para compreensão e construção de conhecimentos s através dos conteúdos proposto.
  Propiciar situações que desenvolvam a curiosidade e a criticidade do aluno.
CONTEÚDO:
• Silabas simples;
• Formação de Palavras.
PROCEDIMENTO:
• Aplicação de atividades, relacionadas aos conteúdos;
• Esclarecimento de dúvidas;
• Resolução de atividades;
• Conversas formais e informais.
RECURSOS:
• Atividades impressas;
• Lousa;
• Livros Didáticos.
AVALIAÇÃO:
• Avaliação individual e grupal do desenvolvimento de cada aluno.
• Atividades diversas.

PLANO DE AULA

E. M. M. F. MARIA IGNÊS LIMA
PROFESSORA REGENTE: Juliana Bertol
ESTÁGIARIO: Elderson Luciano Mezzomo
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 5º Ano TURMA: Única. TURNO: Vespertino

OBJETIVOS:
• Contribuir para compreensão e construção de conhecimentos através dos conteúdos propostos.
• Propiciar situações que desenvolvam a curiosidade e a criticidade do aluno.
CONTEÚDO:
• Silabas simples;
• Formação de Palavras.
PROCEDIMENTO:
• Leitura de uma história;
• Aplicação de atividades, relacionadas aos conteúdos;
• Esclarecimento de dúvidas;
• Resolução de atividades;
• Conversas formais e informais.
RECURSOS:
• Atividades impressas;
• Lousa;
• Livros Didáticos.
• Aplicação de brincadeiras e atividades lúdicas.
AVALIAÇÃO:
• Avaliação individual e grupal do desenvolvimento de cada aluno.
• Atividades diversas.




FOTOS


Foto 01: turma 3º ano.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.

Foto 02: alunos em atividade recreativa.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.


Foto 03: turma 1ºAno.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.

Foto 04: turma 2º Ano
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.


Foto 05: alunos no intervalo.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.

Foto 06: turma 4º Ano.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.


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