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PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL

O mundo infantil é rico em criatividade e experimentação. A criança é capaz de experenciar e aprender através da imaginação em um mundo divertido (lúdico) e espontâneo. Neste mundo do “faz de conta” é que o educador pode desenvolver na criança com eficácia suas habilidades e aptidões (inteligências).

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA

O presente projeto tem o objetivo de apresentar a importância do lúdico, sendo a brincadeira espaço de aprendizagem, imaginação e reinvenção, onde as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, ampliando as possibilidades de significar o mundo a sua volta.

NOÇÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO

O Direito Tributário estuda os princípios e normas jurídicas que disciplinam: a tributação e o Estado (Pessoa Política: União, Estados, Municípios e Distrito Federal). Seu objeto de estudo é basicamente os tributos.

RESENHA ANALÍTICO-DECRITIVA: OS PARÂMETROS NACIONAIS NA PRÁTICA - SÍNTESE DOS PCN

No texto “Parâmetros Curriculares Nacionais na Prática” é abordado os fundamentos do Estado Democrático de Direito (soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político) com o propósito de garantir a democracia (entendida como a conquista destes direitos) a todos os cidadãos através da atuação do Estado (que é meio e não fim).

RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA: BREVE HISTÓRICO DAS IDEIAS SOBRE "RAÇA" NO BRASIL. O SENTIDO DO DEBATE RACIAL

Nestes três capítulos o autor aborda a visão de algumas escolas que se debruçaram sobre a teoria racial no século XIX. É apresentada as principais idéias de raça presentes nestas teorias: como produtora de diferenças baseadas na natureza física dos indivíduos e a existência de raças superiores e inferiores. Também se demonstra como essas teorias influenciaram a manutenção da supremacia de algumas nações e o pensamento racial brasileiro.

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: QUANTOS PASSOS JÁ FORAM DADOS? A QUESTÃO DE RAÇA NAS LEIS EDUCACIONAIS - DA LDB DE 1961 À LEI 10.639 DE 2003

A autora se propõe, diante dos conflitos raciais que intermediam as relações familiares, de trabalho e escolar, a analisar se houve progresso no combate à discriminação através de leis e políticas públicas. Mesmo com o aumento quantitativo de pessoas alfabetizadas e com acesso à educação, a proporção entre negros e não-negros continua a mesma. É questionado sobre as ações públicas no sentido de transformar essa realidade e se de alguma forma essa tem sido a preocupação dos legisladores.

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: QUASE DEUSES

O filme “Quase Deuses” narra a história de Thomas Vivien (negro) e Dr. Alfred Blalock (branco) numa parceria profissional na medicina, desenvolvendo uma pesquisa importante no hospital Jhons Hopkins sob a égide do racismo.