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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA


O presente projeto tem o objetivo de apresentar a importância do lúdico, sendo a brincadeira espaço de aprendizagem, imaginação e reinvenção, onde as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, ampliando as possibilidades de significar o mundo a sua volta.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
















A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA



















Novo Progresso - PA
Dezembro de 2010


CLAUDIA APARECIDA DAMKE CYPRIANI
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
ERIVAN PEREIRA CATINGUEIRO
EVA ROMANA DA CUNHA
JANE ELLEN FERREIRA MOREIRA
MARIA DE FATIMA DA SILVA
MAURO PAULO LUNARDI
TEREZINHA DE JESUS SILVA SANTOS








A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA  PRÉ-ESCOLA







Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da IFPA.

Profa. Orientadora: Domiciane Araújo







Novo Progresso - PA
     Dezembro de 2010







SUMÁRIO

1.      Introdução ... 04
2.      Problematização.................................................................................................................... 05
4.      Objetivos                                                                                                                                  05
4.1. Geral................................................................................................................................ 05
4.2.Específico......................................................................................................................... 05
5.      Justificativa  05
6.      Metodologia                                                                                                                             07
7.      Cronograma........................................................................................................................... 07
8.      Público Alvo  07
9.      Conteúdo/disciplina .............................................................................................................. 07
10.  Recursos                                                                                                                                  07
10.1. Humanos....................................................................................................................... 07
10.2. Materiais........................................................................................................................ 07
11.   ANEXOS                                                                                                                                08




1. Introdução

O presente projeto tem o objetivo de apresentar a importância do lúdico, sendo a brincadeira espaço de aprendizagem, imaginação e reinvenção, onde as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, ampliando as possibilidades de significar o mundo a sua volta.
A criança desenvolve-se pela experiência social nas interações que estabelece desde cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana, na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar, de recriar a experiência sócio-cultural. (Gisela Wajskop, 6º edição, pág.25)

Segundo Gisela Wajskop, o desenvolvimento da criança se dá por meio da experiência social nas interrelações que esta estabelece com o mundo que a cerca, dessa forma, percebemos a maneira como a criança assimila e recria a sua experiência sócio-cultural. Este projeto visa estudar a importância de criarmos ambientes propícios para as brincadeiras e o estreitamento das relações entre as crianças; são experiências compartilhadas dando condições importantes para que o aprendizado ocorra de forma efetiva. A instituição de educação infantil tem um importante papel de incentivar brincadeiras próprias da cultura das crianças com as quais trabalha, organizando material, tempo e espaço para que isso aconteça, onde as mesmas possam interagir de forma coletiva e prazerosa, dando significado para aquilo que faz, pois brincar é uma forma privilegiada de as crianças na tenra idade conhecerem, compartilharem e se expressarem no mundo.
Neste processo, a atividade lúdica poderá auxiliar  o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades individuais (corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas), na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.


2. Problematização

Neste trabalho, pretende-se discutir a inserção permanente de espaços e materiais adequados às atividades lúdicas na educação infantil, sugerindo a formação de educadores e gestores que considerem a importância do lúdico para o desenvolvimento das competências e habilidades de cada criança no processo de construção do cidadão.

3. Hipótese

Diante do “novo” paradigma educacional, faz-se necessário o desenvolvimento e criação de espaços e materiais educativos de acordo com perfil de cada região do país, considerando, inclusive, as relações entre educador /educando, com ações ligadas à criatividade e inovação do que à experiência repetitiva no que se refere ao conhecimento coletivo adquirido.
Isto posto, o processo educativo exige hoje, um vasto número de profissionais qualificados que possam incentivar os educandos a desenvolver o potencial intelectual através de  jogos e brincadeiras.

4. Objetivos

4.1 Geral

Apresentar alternativas que confirmam a importância de atividades lúdicas para um melhor desempenho educacional da pré-escola.

4.2 Específicos

- Valorizar o brincar como interação social;
- Incentivar a brincadeira visando o crescimento cultural, intelectual e social;
- Reconhecer a função do professor na prática do lúdico;

5. Justificativa

A brincadeira é um espaço de aprendizagem, de imaginação e reinvenção da realidade, e desde muito cedo, as crianças (naturalmente) já se envolvem em diferentes brincadeiras. Através do brincar, a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes, a saber: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação, explorando e refletindo a realidade e a cultura na qual vivem, incorporando e, ao mesmo tempo incorporando regras e papeis sociais.
O brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento cultural e social da criança que vivenciará inúmeros e diferentes papéis, inclusive, do gênero diferente do seu. Isso ajudará no seu desenvolvimento psíquico e na construção da sua identidade. É na convivência com o outro, na interação com seu grupo, na troca entre os(as) colegas, que a criança se enriquece, diversifica suas experiências e é favorecida em seu crescimento individual e coletivo; sendo assim, educador e educando ganham aprendendo a lidar com as diferenças e juntos crescem com os desafios.
Nos jogos de faz de conta, a criança recria situações que fazem parte do seu cotidiano, que fazem parte das suas observações. Assim, ela pode vestir uma saia rodada e se tornar bailarina; colocar uma bolsa a tiracolo e dizer que vai trabalhar; utilizar um cabo vassoura como espada, cavalo de pau, muleta, e tudo o que sua imaginação mandar. O brincar faz com que as crianças ultrapassem a realidade, modificando-a através da imaginação.
É dever da instituição de educação infantil junto a secretaria de educação promover espaços e materiais adequados a fim de que estas percebam significado naquilo que fazem, ou seja, tornar presentes objetos ou situações ausentes através da imaginação.
Olhando para os brinquedos e brincadeiras das crianças podemos perceber a sua compreensão do mundo, embora as crianças brinquem de forma espontânea e natural, a brincadeira sempre revela a cultura de uma época e os valores que a sustentam, os costumes que a caracterizam e as manifestações artísticas e religiosas de que se revestem.
Ao estar atento a todas as possibilidades da ludicidade, o educador atua como mediador entre a criança e o mundo que a cerca, trazendo cultura e ampliando as possibilidades de a criança significar o mundo a sua volta e como forma de expressão da infância por excelência.
Ao educador faz-se necessária consciência da enorme responsabilidade com a formação da criança enquanto cidadão, considerando a criança com futuro agente de transformação social, sem, todavia, retirar dela o direito pueril de visualizar o mundo.
Assim sendo, torna-se necessária à realização do presente projeto cujo foco é a direção a ser adotada na consolidação das atividades lúdicas como eixo norteador da educação infantil sendo elo transformador da educação infantil.
“Se se enxerga tudo com os olhos da razão, já não é possível brincar, e se não se brinca, o que nos resta então?” (Leon Tolstoi).

6. Metodologia

Para a realização desse trabalho, fez-se necessário um maior aprofundamento do tema através de pesquisa bibliográfica em materiais já publicados em livros revistas e sites da Internet.

7. Cronograma

Mês: Dezembro / 2010
18
19
19
20
Definição do tema
X



Leitura e discussão do tema

X
X

Elaboração do projeto


X

Apresentação e entrega do projeto



X

8. Público Alvo
Alunos da pré-escola.

9. Conteúdos /Disciplinas
Socialização (na vida escolar, familiar e social).
Cores primárias.
Noções numéricas.

10. Recursos

10.1 Humanos
Professor(a) e alunos (crianças).

10.2 Materiais
Cola, papel, revistas, brinquedos e barbante.


ANEXOS:

   

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