O presente projeto tem o objetivo de apresentar a importância do lúdico, sendo a brincadeira espaço de aprendizagem, imaginação e reinvenção, onde as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, ampliando as possibilidades de significar o mundo a sua volta.
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO
DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
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A
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA
Novo Progresso - PA
Dezembro de 2010
CLAUDIA
APARECIDA DAMKE CYPRIANI
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
ERIVAN PEREIRA CATINGUEIRO
EVA
ROMANA DA CUNHA
JANE ELLEN FERREIRA MOREIRA
MARIA DE FATIMA DA SILVA
MAURO
PAULO LUNARDI
TEREZINHA
DE JESUS SILVA SANTOS
A
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA
Trabalho acadêmico apresentado à
disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil do Curso
de Licenciatura em Pedagogia da IFPA.
Profa. Orientadora: Domiciane
Araújo
Novo Progresso - PA
Dezembro de 2010
SUMÁRIO
1. Introdução ...04
2. Problematização.................................................................................................................... 05
3. Hipótese 05
4. Objetivos 05
4.1. Geral................................................................................................................................ 05
4.2.Específico......................................................................................................................... 05
5. Justificativa 05
6. Metodologia 07
7. Cronograma........................................................................................................................... 07
8. Público Alvo07
9. Conteúdo/disciplina
.............................................................................................................. 07
10. Recursos 07
10.1. Humanos....................................................................................................................... 07
10.2. Materiais........................................................................................................................ 07
11. ANEXOS 08
1. Introdução
O presente
projeto tem o objetivo de apresentar a importância do lúdico, sendo a
brincadeira espaço de aprendizagem, imaginação e reinvenção, onde as crianças
exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, ampliando as
possibilidades de significar o mundo a sua volta.
A criança desenvolve-se pela
experiência social nas interações que estabelece desde cedo, com a experiência
sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a
brincadeira é uma atividade humana, na qual as crianças são introduzidas
constituindo-se em um modo de assimilar, de recriar a experiência
sócio-cultural. (Gisela Wajskop, 6º edição, pág.25)
Segundo Gisela
Wajskop, o desenvolvimento da criança se dá por meio da experiência social nas
interrelações que esta estabelece com o mundo que a cerca, dessa forma,
percebemos a maneira como a criança assimila e recria a sua experiência
sócio-cultural. Este projeto visa estudar a importância de criarmos ambientes
propícios para as brincadeiras e o estreitamento das relações entre as
crianças; são experiências compartilhadas dando condições importantes para que o
aprendizado ocorra de forma efetiva. A instituição de educação infantil tem um importante
papel de incentivar brincadeiras próprias da cultura das crianças com as quais
trabalha, organizando material, tempo e espaço para que isso aconteça, onde as
mesmas possam interagir de forma coletiva e prazerosa, dando significado para
aquilo que faz, pois brincar é uma forma privilegiada de as crianças na tenra
idade conhecerem, compartilharem e se expressarem no mundo.
Neste processo,
a atividade lúdica poderá auxiliar o
desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das
potencialidades individuais (corporais, afetivas, emocionais, estéticas e
éticas), na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e
saudáveis.
2. Problematização
Neste trabalho, pretende-se discutir a inserção
permanente de espaços e materiais adequados às atividades lúdicas na educação
infantil, sugerindo a formação de educadores e gestores que considerem a
importância do lúdico para o desenvolvimento das competências e habilidades de
cada criança no processo de construção do cidadão.
3. Hipótese
Diante do “novo” paradigma educacional, faz-se necessário o
desenvolvimento e criação de espaços e materiais educativos de acordo com perfil
de cada região do país, considerando, inclusive, as relações entre educador
/educando, com ações ligadas
à criatividade e inovação do que à experiência repetitiva no que se refere ao
conhecimento coletivo adquirido.
Isto posto, o processo educativo exige hoje, um vasto número de
profissionais qualificados que possam incentivar os educandos a desenvolver o
potencial intelectual através de jogos e
brincadeiras.
4. Objetivos
4.1 Geral
Apresentar alternativas que confirmam a importância de atividades lúdicas
para um melhor desempenho educacional da pré-escola.
4.2 Específicos
- Valorizar o brincar como interação social;
- Incentivar a brincadeira visando o crescimento cultural, intelectual e
social;
- Reconhecer a função do professor na prática do lúdico;
5. Justificativa
A brincadeira é um espaço de aprendizagem, de imaginação e reinvenção da
realidade, e desde muito cedo, as crianças (naturalmente) já se envolvem em diferentes
brincadeiras. Através do brincar, a criança pode desenvolver algumas
capacidades importantes, a saber: a atenção, a imitação, a memória e a
imaginação, explorando e refletindo a realidade e a cultura na qual vivem,
incorporando e, ao mesmo tempo incorporando regras e papeis sociais.
O brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento cultural e
social da criança que vivenciará inúmeros e diferentes papéis, inclusive, do
gênero diferente do seu. Isso ajudará no seu desenvolvimento psíquico e na
construção da sua identidade. É na convivência com o outro, na interação com
seu grupo, na troca entre os(as) colegas, que a criança se enriquece,
diversifica suas experiências e é favorecida em seu crescimento individual e
coletivo; sendo assim, educador e educando ganham aprendendo a lidar com as
diferenças e juntos crescem com os desafios.
Nos jogos de faz de conta, a criança recria situações
que fazem parte do seu cotidiano, que fazem parte das suas observações. Assim,
ela pode vestir uma saia rodada e se tornar bailarina; colocar uma bolsa a
tiracolo e dizer que vai trabalhar; utilizar um cabo vassoura como espada,
cavalo de pau, muleta, e tudo o que sua imaginação mandar. O brincar faz com
que as crianças ultrapassem a realidade, modificando-a através da imaginação.
É dever da instituição de educação infantil junto a secretaria de
educação promover espaços e materiais adequados a fim de que estas percebam
significado naquilo que fazem, ou seja, tornar presentes objetos ou situações
ausentes através da imaginação.
Olhando para os brinquedos e brincadeiras das crianças podemos perceber a
sua compreensão do mundo, embora as crianças brinquem de forma espontânea e
natural, a brincadeira sempre revela a cultura de uma época e os valores que a
sustentam, os costumes que a caracterizam e as manifestações artísticas e religiosas
de que se revestem.
Ao estar atento a todas as possibilidades da ludicidade, o educador atua
como mediador entre a criança e o mundo que a cerca, trazendo cultura e
ampliando as possibilidades de a criança significar o mundo a sua volta e como
forma de expressão da infância por excelência.
Ao educador faz-se necessária consciência da enorme responsabilidade com
a formação da criança enquanto cidadão, considerando a criança com futuro
agente de transformação social, sem, todavia, retirar dela o direito pueril de
visualizar o mundo.
Assim sendo, torna-se necessária à realização do presente projeto cujo
foco é a direção a ser adotada na consolidação das atividades lúdicas como eixo
norteador da educação infantil sendo elo transformador da educação infantil.
“Se se enxerga tudo com os olhos da razão, já não é possível brincar, e
se não se brinca, o que nos resta então?” (Leon Tolstoi).
6. Metodologia
Para a realização desse trabalho, fez-se
necessário um maior aprofundamento do tema através de pesquisa bibliográfica em
materiais já publicados em livros revistas e sites da Internet.
7. Cronograma
Mês: Dezembro / 2010
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19
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19
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Definição do
tema
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Leitura e
discussão do tema
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Elaboração do
projeto
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Apresentação e
entrega do projeto
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8. Público Alvo
Alunos
da pré-escola.
9. Conteúdos /Disciplinas
Socialização
(na vida escolar, familiar e social).
Cores
primárias.
Noções
numéricas.
10. Recursos
10.1 Humanos
Professor(a) e alunos (crianças).
10.2 Materiais
Cola,
papel, revistas, brinquedos e barbante.
ANEXOS: