Pular para o conteúdo principal

PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL


O mundo infantil é rico em criatividade e experimentação. A criança é capaz de experenciar e aprender através da imaginação em um mundo divertido (lúdico) e espontâneo. Neste mundo do “faz de conta” é que o educador pode desenvolver na criança com eficácia suas habilidades e aptidões (inteligências).






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
















PLANO DE AULA







Elderson Luciano Mezzomo










Novo Progresso - PA
Dezembro de 2010



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Plano de aula

Referencial Teórico
O mundo infantil é rico em criatividade e experimentação. A criança é capaz de experenciar e aprender através da imaginação em um mundo divertido (lúdico) e espontâneo. Neste mundo do “faz de conta” é que o educador pode desenvolver na criança com eficácia suas habilidades e aptidões (inteligências). Aplicando esta metodologia, conforme o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil (1998) ao afirmar que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, o profissional obterá sucesso ao submeter seu trabalho ao mundo da criança, isto é, trabalhar no mundo da criança os conteúdos didáticos de forma contextualizada e envolvente.

Objetivos
* vivenciar diferentes formas de aprendizagem;
* desenvolver habilidades através da imaginação;
* oportunizar a criança ambiente adequado à atividade lúdica;
   estabelecer relações com os colegas, explorando a imaginação e o próprio corpo e     interagindo com o outro.

Conteúdo
* socialização

Desenvolvimento
Dividir a turma em grupos e pedir que cada um faça uma cena de quatro minutos usando apenas a linguagem corporal para se comunicar. Eles devem planejar o tamanho do lugar, os objetos imaginários a ser usado, o que farão com eles e como será a interação entre os participantes. Fazer perguntas que levem a todos a pensar em gestos que tenham um propósito comunicativo claro. Enquanto um grupo atua, os demais observam.

Avaliação

Todos devem ser avaliados como participantes e como sua capacidade de imaginação foi ampliada e como reagiram às situações e aos desafios propostos.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.