O mundo infantil é rico em criatividade e experimentação. A criança é capaz de experenciar e aprender através da imaginação em um mundo divertido (lúdico) e espontâneo. Neste mundo do “faz de conta” é que o educador pode desenvolver na criança com eficácia suas habilidades e aptidões (inteligências).
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO
DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
|
PLANO
DE AULA
Elderson Luciano Mezzomo
Novo Progresso - PA
Dezembro de 2010
INSTITUTO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NACIONAL DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Plano de aula
Referencial Teórico
O mundo infantil é rico em criatividade e
experimentação. A criança é capaz de experenciar e aprender através da
imaginação em um mundo divertido (lúdico) e espontâneo. Neste mundo do “faz de
conta” é que o educador pode desenvolver na criança com eficácia suas
habilidades e aptidões (inteligências). Aplicando esta metodologia, conforme o
Referencial Curricular Nacional para a educação infantil (1998) ao afirmar que
o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, o profissional obterá
sucesso ao submeter seu trabalho ao mundo da criança, isto é, trabalhar no
mundo da criança os conteúdos didáticos de forma contextualizada e envolvente.
Objetivos
* vivenciar diferentes formas de aprendizagem;
* desenvolver habilidades através da imaginação;
* oportunizar a criança ambiente adequado à atividade
lúdica;
estabelecer
relações com os colegas, explorando a imaginação e o próprio corpo e interagindo com o outro.
Conteúdo
* socialização
Desenvolvimento
Dividir a turma em grupos e pedir que cada um faça uma
cena de quatro minutos usando apenas a linguagem corporal para se comunicar.
Eles devem planejar o tamanho do lugar, os objetos imaginários a ser usado, o
que farão com eles e como será a interação entre os participantes. Fazer
perguntas que levem a todos a pensar em gestos que tenham um propósito
comunicativo claro. Enquanto um grupo atua, os demais observam.
Avaliação
Todos devem ser avaliados como participantes e como
sua capacidade de imaginação foi ampliada e como reagiram às situações e aos
desafios propostos.