Pular para o conteúdo principal

RESENHA ANALÍTICO-DECRITIVA: OS PARÂMETROS NACIONAIS NA PRÁTICA - SÍNTESE DOS PCN

No texto “Parâmetros Curriculares Nacionais na Prática” é abordado os fundamentos do Estado Democrático de Direito (soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político) com o propósito de garantir a democracia (entendida como a conquista destes direitos) a todos os cidadãos através da atuação do Estado (que é meio e não fim).




Resenha analítico-descritiva


(in) __Os Parâmetros Nacionais na Prática – Síntese dos PCN. Textos prontos para aplicação em sala de aula. Editora Didática Paulista

Elderson Luciano Mezzomo[1]

No texto “Parâmetros Curriculares Nacionais na Prática” é abordado os fundamentos do Estado Democrático de Direito (soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político) com o propósito de garantir a democracia (entendida como a conquista destes direitos) a todos os cidadãos através da atuação do Estado (que é meio e não fim). A discussão da cidadania no Brasil, do ponto de vista do autor, necessariamente significa desenvolver uma educação comprometida com o tema (através dos PCN), apontando para a importância da “transformação das relações sociais nas dimensões econômica, política e cultural para garantir a todos a efetivação do direito de serem cidadãos.”
A educação comprometida com a cidadania deve abordar os seguintes princípios: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, co-responsabilidade pela vida social e participação. A intervenção visa transformar a realidade através do posicionamento em relação às questões sociais, não tratando os valores apenas como conceitos ideais, e sim, incluindo essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar.
A eleição dos temas transversais a serem incluídos no currículo escolar segue os critérios de: urgência social, abrangência nacional (salvaguardados as regionalidades), a possibilidade de ensino aprendizagem no ensino fundamental e o favorecimento da compreensão da realidade e participação social. Os principais temas elencados pelo autor são a ética, saúde, meio-ambiente, pluralidade cultural e temas locais, que devem ser inseridos transversalmente, mas, na prática pedagógica ensinados de forma interdisciplinar.
Por fim, mesmo que elementarmente, trata-se do ensino e aprendizagem desses temas (valores e atitudes, autonomia, materiais usados), da interação entre a escola e a comunidade, avaliação, participação com a intervenção sistemática dos professores, a colocação de normas e regras, e, ainda, a importância da organização desses conteúdos em torno de projetos.
Sem dúvida esta é uma leitura relevante a todo acadêmico que deseja se aprofundar com seriedade no assunto. Não se trata, é claro, de uma abordagem exaustiva e está longe de ser a última palavra no assunto. No entanto, é uma enorme contribuição para a introdução e debate do tema, sendo de grande valor por expor de forma sucinta a maioria dos temas que o envolve. Para a prática da cidadania a escola poderá contribuir consideravelmente, através de seus acadêmicos e professores, especialmente colocando na pauta de discussão esta reflexão (que pretende os PCN), tendo em vista que a “formação da cidadania se faz, antes de mais nada, pelo seu exercício.”


[1] Acadêmico do 1o. semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Disciplina: Políticas Educacionais. Professora: Eliene Nunes de Oliveira.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.