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RESENHA: DIREITO AMBIENTAL E LEGISLAÇÃO

A disciplina “Direito Ambiental e Legislação” apresentada pela professora MS Alcione Adame abordou as principais Leis que versam sobre o Direito Ambiental, bem como as principais alterações propostas pelo novo Código Florestal Brasileiro. Através de aulas expositivas, os acadêmicos receberam informações sobre a legislação no que tange à conduta das empresas e órgãos governamentais tais como: limites sobre o uso dos recursos naturais, normas e exigências da lei, licenciamentos, processos administrativos, etc.

MUDANÇAS NO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E IMPLICAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

Atualmente tem-se discutido sobre as mudanças no Novo Código Florestal Brasileiro e suas implicações sobre a Política Nacional de Meio Ambiente. Para compreender melhor esse debate, faz-se necessário entender qual é a Política Nacional de Meio Ambiente, quais alterações estão sendo propostas e então, suas implicações, sejam elas negativas ou positivas.

RESUMO: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: DÁDIVA OU CONQUISTA?

Neste ensaio Nilson Robson Guedes Silva aborda a participação da comunidade na gestão escolar partindo da legislação educacional, enfocando os interesses do Estado, até à realidade das instituições de ensino.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL

A visita ocorreu no dia 07 de Março de 2012, ás 8h00min. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês, situada na rua Itaituba, 246, Bela Vista II. Cep: 68193-000 no Novo Progresso/PA. Sob a gestão de Scherli Diane da Silva.

COMENTÁRIO: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?

O filme “Quem mexeu no meu queijo” aborda vários princípios que podem ser aplicados no Planejamento Estratégico, e também na vida pessoal.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES: DESENVOLVENDO AÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA AS PRÁTICAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA E DE GESTÃO DE PARTICIPAÇÃO

Desenvolvendo ações e competências profissionais para as práticas de gestão participativa e de gestão de participação.

PROJETO DE AÇÃO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES

A ação do coordenador pedagógico predominantemente está embasada em um trabalho onde a participação e integração de todos os atores da comunidade escolar seja em prol de um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.