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RESUMO: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: DÁDIVA OU CONQUISTA?


Neste ensaio Nilson Robson Guedes Silva aborda a participação da comunidade na gestão escolar partindo da legislação educacional, enfocando os interesses do Estado, até à realidade das instituições de ensino.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA















RESUMO:
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: DÁDIVA OU CONQUISTA?






PROFESSORA: ELIANE CARVALHO VIDAL DIAS





ELDERSON LUCIANO MEZZOMO





Novo Progresso - PA
Março de 2012


RESUMO

         Neste ensaio Nilson Robson Guedes Silva aborda a participação da comunidade na gestão escolar partindo da legislação educacional, enfocando os interesses do Estado, até à realidade das instituições de ensino. Por fim enfatiza a necessidade de que através do espaço participativo, outros possam ser conquistados.
         A princípio, na legislação, a participação comunitária é permitida, mas também cria algumas burocracias e entraves. A motivação, segundo o autor, pode ser tanto de obter uma comunidade mais participativa e democrática quanto diminuir a responsabilidade do Estado sobre a educação e obter mão de obra gratuita (voluntária).
         Sobre a realidade da escola é mencionado as dificuldades em contar com a participação da comunidade, mas frisa como isso é imprescindível, e que só através dessa participação se ampliará o envolvimento da mesma no processo educativo público.

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