Neste ensaio Nilson Robson Guedes Silva aborda a participação da comunidade na gestão escolar partindo da legislação educacional, enfocando os interesses do Estado, até à realidade das instituições de ensino.
RESUMO:
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR:
DÁDIVA OU CONQUISTA?
PROFESSORA: ELIANE CARVALHO VIDAL DIAS
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
Novo Progresso - PA
Março de 2012
RESUMO
Neste ensaio Nilson Robson Guedes Silva
aborda a participação da comunidade na gestão escolar partindo da legislação
educacional, enfocando os interesses do Estado, até à realidade das
instituições de ensino. Por fim enfatiza a necessidade de que através do espaço
participativo, outros possam ser conquistados.
A princípio, na legislação, a
participação comunitária é permitida, mas também cria algumas burocracias e
entraves. A motivação, segundo o autor, pode ser tanto de obter uma comunidade
mais participativa e democrática quanto diminuir a responsabilidade do Estado
sobre a educação e obter mão de obra gratuita (voluntária).
Sobre a realidade da escola é
mencionado as dificuldades em contar com a participação da comunidade, mas
frisa como isso é imprescindível, e que só através dessa participação se
ampliará o envolvimento da mesma no processo educativo público.