Pular para o conteúdo principal

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL


A visita ocorreu no dia 07 de Março de 2012, ás 8h00min. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês, situada na rua Itaituba, 246, Bela Vista II. Cep: 68193-000 no Novo Progresso/PA. Sob a gestão de Scherli Diane da Silva.




 
 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NASCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
















PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL



RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO















NOVO PROGRESSO–PA
MARÇO - 2012



CLAUDIA DANKI CIPRIANI
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
EVA ROMANA DA CUNHA
JANE ELEN MOREIRA
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA


















PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL



RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO




Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia como requisito para obtenção de nota da parte da Disciplina Planejamento Estratégico Educacional, ministrada pela professora Eliane Carvalho Vidal Dias.









NOVO PROGRESSO–PA
MARÇO DE 2012
 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NASCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

A visita ocorreu no dia 07 de Março de 2012, ás 8h00min. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês, situada na rua Itaituba, 246, Bela Vista II. Cep: 68193-000 no Novo Progresso/PA. Sob a gestão de Scherli Diane da Silva.
 Fomos recepcionados pela coordenadora Sra. Karla Denise Sousa Fontinelles, pedagoga há nove (9) anos, sendo quatro (4) na referida instituição. A mesma foi prestativa, contribuindo (parcialmente) para a resolução das questões propostas. Houve a exposição dos diversos documentos solicitados como: Plano de Curso, Plano de Disciplina, Projetos de Ensino, Planos de Aula, Plano de Ação e o PPP. Segundo a Coordenadora Sra. Karla Denise os documentos foram elaborados num trabalho conjunto com todos os atores da comunidade escolar. Sendo o PPP revisto anualmente.
Porém no decorrer da entrevista, era notória a preocupação da coordenadora em responder algumas questões, devido, talvez, à falta de esclarecimento ou receio. Perguntas como: Quais dificuldades encontradas na elaboração do PPP? E como o PPP tem sido utilizado no cotidiano escolar? A mesma não soube ou não quis responder. Mas garantiu que as ações do Projeto Político Pedagógico são divulgadas através de reuniões junto à comunidade escolar e, que o acompanhamento e cumprimento das mesmas são de responsabilidade da gestão e coordenação.
 Constatamos que muitas ações têm sido implantadas em prol da melhoria do ensino. Mas, para sairmos do real para o ideal, é necessário que todos os atores envolvidos no contexto educacional tenham o mesmo olhar, entendendo que o processo educacional é parte fundamental e determinante na formação do cidadão e seu desenvolvimento se dá pela crença na possibilidade transformadora da educação que propicia independência, liberdade e auto realização, buscando propiciar a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar visando o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, autoestima, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de que possa de pleno direito e convicção, exercer sua cidadania. É necessário irem busca desta utopia.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.