A visita ocorreu no dia 07 de Março de 2012, ás 8h00min. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês, situada na rua Itaituba, 246, Bela Vista II. Cep: 68193-000 no Novo Progresso/PA. Sob a gestão de Scherli Diane da Silva.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NASCIONAL DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA PLENA
EM PEDAGOGIA
PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO EDUCACIONAL
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
NOVO
PROGRESSO–PA
MARÇO - 2012
CLAUDIA DANKI CIPRIANI
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
EVA ROMANA DA CUNHA
JANE ELEN MOREIRA
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO EDUCACIONAL
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Relatório de Estágio apresentado ao
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia como requisito para obtenção de nota
da parte da Disciplina Planejamento Estratégico Educacional, ministrada pela
professora Eliane Carvalho Vidal Dias.
NOVO
PROGRESSO–PA
MARÇO DE 2012
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NASCIONAL DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA PLENA
EM PEDAGOGIA
A visita ocorreu
no dia 07 de Março de 2012, ás 8h00min. na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Professora Maria Ignês, situada na rua Itaituba, 246, Bela Vista
II. Cep: 68193-000 no Novo Progresso/PA. Sob a gestão de Scherli Diane da Silva.
Fomos recepcionados pela coordenadora Sra. Karla
Denise Sousa Fontinelles, pedagoga há nove (9) anos, sendo quatro (4) na
referida instituição. A mesma foi prestativa, contribuindo (parcialmente) para
a resolução das questões propostas. Houve a exposição dos diversos documentos
solicitados como: Plano de Curso, Plano de Disciplina, Projetos de Ensino,
Planos de Aula, Plano de Ação e o PPP. Segundo a Coordenadora Sra. Karla Denise
os documentos foram elaborados num trabalho conjunto com todos os atores da
comunidade escolar. Sendo o PPP revisto anualmente.
Porém
no decorrer da entrevista, era notória a preocupação da coordenadora em
responder algumas questões, devido, talvez, à falta de esclarecimento ou
receio. Perguntas como: Quais dificuldades encontradas na elaboração do PPP? E
como o PPP tem sido utilizado no cotidiano escolar? A mesma não soube ou não
quis responder. Mas garantiu que as ações do Projeto Político Pedagógico são
divulgadas através de reuniões junto à comunidade escolar e, que o
acompanhamento e cumprimento das mesmas são de responsabilidade da gestão e
coordenação.
Constatamos que muitas ações
têm sido implantadas em prol da melhoria do ensino. Mas, para sairmos do real
para o ideal, é necessário que todos os atores envolvidos no contexto
educacional tenham o mesmo olhar, entendendo que o processo educacional é parte
fundamental e determinante na formação do cidadão e seu desenvolvimento se dá
pela crença na possibilidade transformadora da educação que propicia
independência, liberdade e auto realização, buscando propiciar a vivência
democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade
escolar visando o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, postura
pesquisadora, autoestima, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência
comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de que possa de
pleno direito e convicção, exercer sua cidadania. É necessário irem busca desta
utopia.