A ação do coordenador pedagógico predominantemente está embasada em um trabalho onde a participação e integração de todos os atores da comunidade escolar seja em prol de um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES
PROJETO
DE AÇÃO
Professora:
Telma Maria Magro
Acadêmico:
Elderson Luciano Mezzomo
Novo
Progresso - PA
Fevereiro
- 2012
1. IDENTIFICAÇÃO DA
INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Ny & Maier
está situada à rua das Macieira, 2020, Bom Futuro no município
de Novo Progresso-PA. A mesma iniciou suas atividades em 01 de Abril
de 2000, autorizado pela Resolução n.º 001/2015.
A E.M.E.F. Oscar Ny & Maier atende
atualmente 200 alunos subdivididos em dois períodos: matutino e vespertino. Atende turmas do 1º
ao 5º Ano. Sob coordenação pedagógica do Professor Elderson Luciano Mezzomo.
2.
Justificativa
A ação do coordenador pedagógico predominantemente
está embasada em um trabalho onde a participação e integração de todos os
atores da comunidade escolar seja em prol de um desenvolvimento eficaz em todo
fazer pedagógico da instituição.
É fundamental o direcionamento de toda a equipe escolar, com a
finalidade de explicar seus compromissos com tal prática político – pedagógica
verdadeiramente transformadora. É
também grande a responsabilidade e o papel do coordenador ao trabalhar de forma
democrática para atender as necessidades da instituição, levando em conta a
ética profissional, incentivando e
promovendo o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas. Deve
igualmente colaborar com o desenvolvimento do currículo da escola, visando
melhorias no processo ensino-aprendizagem.
O
presente plano tem a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo
docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da supervisão
pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola. Este plano é flexível de acordo com as necessidades
reais da escola e de toda a clientela nela atendida.
3. ObjetivoS:
3.1
objetivo Geral
Promover um trabalho de coordenação em conexão com a organização/gestão
escolar. Um trabalho coletivo,
integrado com os atores da comunidade escolar.
3.2 Objetivos Específicos
§ Elaborar o plano de ação pedagógica;
§ Promover e participar das reuniões de pais e
professores;
§ Prestar assistência técnico-pedagógica de forma
direta ao corpo docente e, indiretamente, ao corpo discente;
§ Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários
de classe;
§ Visitar as salas de aula para detectar problemas
existentes e procurar solucioná-los;
§ Detectar constantemente as deficiências na
aprendizagem;
§ Acompanhar o desenvolvimento dos planos, a fim de
que haja um trabalho interdisciplinar, onde possamos atender com eficiência
toda a clientela da instituição;
§ Avaliar a execução dos planos;
§ Promover o aumento do rendimento escolar
qualitativamente.
4. ATIVIDADES A DESENVOLVER
§ Elaboração do planejamento anual;
§ Reuniões para elaboração dos planos;
§ Orientação em conjunto e individual;
§ Auxílio nas avaliações;
§ Acompanhamento e avaliação dos planos;
§ Reuniões de Pais e Professores;
§ Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos;
§ Reuniões pedagógicas;
§ Assistência à direção em assuntos pedagógicos;
§ Observação e assistência contínua;
§ Diálogos individuais;
§ Orientação e acompanhamento no preenchimento dos
diários de classe;
5. METODOLOGIA DE
TRABALHO:
O
método de trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as
necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e
fins para melhoria do ensino-aprendizagem, procurando obter integração e
colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, verdadeiros trabalho de
equipe.
6. recursos UTILIZADOS
6.1.
GESTÃO DE PESSOAS
Para
realizar tais atividades requer a participação da gestão (enquanto direção
administrativa da instituição), coordenação, professores, equipe de apoio e o
alvo principal deste plano, o educando.
6.2.
GESTÃO DE RECURSOS
Recursos
didático-pedagógicos, ou seja, audiovisuais, lúdicos, etc.
6.3.
GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
Para a elaboração e
execução deste projeto serão necessário recursos financeiros tais como:
DISCRIMINAÇÃO
|
R$
|
Papel A4
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15,00
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DataShow
|
900,00
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Cartuchos
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80,00
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Impressora
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415,00
|
Computador
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1.300,00
|
TOTAL:
|
2.790,00
|
7. CRONOGRAMA
O presente projeto será desenvolvido na E.M E. F. Oscar Ny & Maier durante todo ano letivo de 2012.
8. AVALIAÇÃO
A
avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção,
coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas
que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva
será feita através de:
§ Análise do plano elaborado, para verificar se os
objetivos foram alcançados;
§ Observações diretas e indiretas de todas as
atividades desenvolvidas;
§ Visitas, conversas, fichas de acompanhamento;
§ Levantamentos estatísticos;
§ Análise dos dados coletados.
9.
CONCLUSÃO:
O
alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do coordenador
pedagógico, mas também, do apoio da direção da escola, da aceitação e dos esforços
dos professores, da integração e desempenho dos demais funcionários do
estabelecimento; do interesse dos educandos e ainda, do auxílio dos
responsáveis pelos alunos desta instituição. Portanto, precisamos que os atores
envolvidos neste contexto assumam compromissos, para, então, termos uma
educação mais eficaz, capaz de tornar o individuo um cidadão apto, crítico e
consciente de seu papel na sociedade.