Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE AÇÃO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES


A ação do coordenador pedagógico predominantemente está embasada em um trabalho onde a participação e integração de todos os atores da comunidade escolar seja em prol de um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA










COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES
PROJETO DE AÇÃO


Professora: Telma Maria Magro


Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo





Novo Progresso - PA
Fevereiro - 2012

1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Ny & Maier está situada à rua das Macieira, 2020, Bom Futuro no município de Novo Progresso-PA. A mesma iniciou suas atividades em 01 de Abril de 2000, autorizado pela Resolução n.º 001/2015.
A E.M.E.F. Oscar Ny & Maier atende atualmente 200 alunos subdivididos em dois períodos: matutino e vespertino. Atende turmas do 1º ao 5º Ano. Sob coordenação pedagógica do Professor Elderson Luciano Mezzomo.

2. Justificativa
A ação do coordenador pedagógico predominantemente está embasada em um trabalho onde a participação e integração de todos os atores da comunidade escolar seja em prol de um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.
É fundamental o direcionamento de toda a equipe escolar, com a finalidade de explicar seus compromissos com tal prática político – pedagógica verdadeiramente transformadora. É também grande a responsabilidade e o papel do coordenador ao trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da instituição, levando em conta a ética profissional, incentivando e promovendo o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas. Deve igualmente colaborar com o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhorias no processo ensino-aprendizagem.
O presente plano tem a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da supervisão pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola. Este plano é flexível de acordo com as necessidades reais da escola e de toda a clientela nela atendida.

3. ObjetivoS:

3.1 objetivo Geral
Promover um trabalho de coordenação em conexão com a organização/gestão escolar. Um trabalho coletivo, integrado com os atores da comunidade escolar.

3.2 Objetivos Específicos
§  Elaborar o plano de ação pedagógica;
§  Promover e participar das reuniões de pais e professores;
§  Prestar assistência técnico-pedagógica de forma direta ao corpo docente e, indiretamente, ao corpo discente;
§  Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
§  Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los;
§  Detectar constantemente as deficiências na aprendizagem;
§  Acompanhar o desenvolvimento dos planos, a fim de que haja um trabalho interdisciplinar, onde possamos atender com eficiência toda a clientela da instituição;
§  Avaliar a execução dos planos;
§  Promover o aumento do rendimento escolar qualitativamente.

 4. ATIVIDADES A DESENVOLVER
§  Elaboração do planejamento anual;
§  Reuniões para elaboração dos planos;
§  Orientação em conjunto e individual;
§  Auxílio nas avaliações;
§  Acompanhamento e avaliação dos planos;
§  Reuniões de Pais e Professores;
§  Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos;
§  Reuniões pedagógicas;
§  Assistência à direção em assuntos pedagógicos;
§  Observação e assistência contínua;
§  Diálogos individuais;
§  Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;

5. METODOLOGIA DE TRABALHO:
O método de trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhoria do ensino-aprendizagem, procurando obter integração e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, verdadeiros trabalho de equipe.




6. recursos UTILIZADOS

6.1. GESTÃO DE PESSOAS
            Para realizar tais atividades requer a participação da gestão (enquanto direção administrativa da instituição), coordenação, professores, equipe de apoio e o alvo principal deste plano, o educando.

6.2. GESTÃO DE RECURSOS
Recursos didático-pedagógicos, ou seja, audiovisuais, lúdicos, etc.

6.3. GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
Para a elaboração e execução deste projeto serão necessário recursos financeiros tais como:
DISCRIMINAÇÃO
R$
Papel A4
15,00
DataShow
900,00
Cartuchos
80,00
Impressora
415,00
Computador
1.300,00
TOTAL:
2.790,00

7. CRONOGRAMA
O presente projeto será desenvolvido na E.M E. F. Oscar Ny & Maier durante todo ano letivo de 2012.

8. AVALIAÇÃO
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:
§  Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
§  Observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
§  Visitas, conversas, fichas de acompanhamento;
§  Levantamentos estatísticos;
§  Análise dos dados coletados.

9. CONCLUSÃO:
O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do coordenador pedagógico, mas também, do apoio da direção da escola, da aceitação e dos esforços dos professores, da integração e desempenho dos demais funcionários do estabelecimento; do interesse dos educandos e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição. Portanto, precisamos que os atores envolvidos neste contexto assumam compromissos, para, então, termos uma educação mais eficaz, capaz de tornar o individuo um cidadão apto, crítico e consciente de seu papel na sociedade.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.