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RESUMO DO LIVRO: "COMO ORDENAR AS IDEIAS"

No livro “Como Ordenar as Ideias” (da série Princípios, da editora Ática) Boaventura apresenta a necessidade de: ordenar as ideias através de um plano; desenvolver o tema por partes; e concluir em poucas palavras.

PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO

Viver num mundo capitalista em que todos os esforços são voltados a maximizar ganhos num curto espaço de tempo acaba criando uma imagem deturpada sobre sustentabilidade. Muitos a vêem como atraso ao progresso. Acabam se esquecendo do benefício que esta pode trazer mantendo a longevidade dos recursos naturais existentes, fator indispensável à sobrevivência humana. No planeta inteiro já é evidente a preocupação de todos, mesmo que ainda não haja esforços realmente eficazes por parte das grandes potências em desacelerar a exploração inadequada de seus recursos.

FICHAMENTO COMENTADO: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

“As ideias dos conservadores constituíram-se em uma referência para os pioneiros da sociologia, particularmente os ‘positivistas’, interessados na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada.” Pg. 29.

COMENTÁRIO DO FILME: O ESTUDANTE

O filme “O Estudante” aborda vários temas interessantes, como o preconceito, a ética, o conflito de gerações, amor ao próximo e o constante aprendizado.

COMENTÁRIO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES

O coordenador pedagógico é fundamental no processo de mudança na educação escolar, mas, para tanto, é necessário que este esteja comprometido. Atualmente muitos tem-se perdido em meio às tarefas (por vezes fora do âmbito pedagógico), num descompasso entre a atividade do coordenador e professor, e até mesmo, pela indefinição (ou vários conceitos que chegam a ser contrapostos) do próprio papel de coordenador.

RESUMO: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE

José Carlos Libâneo faz uma reflexão sobre o papel do professor e sua profissão face às novas exigências da sociedade. Esta reflexão está dividida em três abordagens: a primeira sobre as novas exigências educacionais contemporâneas e as novas atitudes docentes; a segunda sobre as novas tecnologias da comunicação e informação (a escola e os professores); e, por fim, aborda sobre a qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de professores.

A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO QUE SE IMPÕE

A Gestão Democrática nas Escolas é algo imprescindível à formação do aluno, pois identifica os valores e objetivos da educação brasileira em formar “cidadãos participativos” com uma prática coerente à esta visão, isto é, como se pode desejar formar tais cidadãos se a própria escola não praticar o que ensina?