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RESUMO: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE

José Carlos Libâneo faz uma reflexão sobre o papel do professor e sua profissão face às novas exigências da sociedade. Esta reflexão está dividida em três abordagens: a primeira sobre as novas exigências educacionais contemporâneas e as novas atitudes docentes; a segunda sobre as novas tecnologias da comunicação e informação (a escola e os professores); e, por fim, aborda sobre a qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de professores.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA















RESUMO DO LIVRO:
ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?
NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE

 



Por Elderson Luciano Mezzomo





Professora: Mirlen Celiane Lima Aguiar






Novo Progresso - PA
Janeiro de 2011


RESUMO

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez Editora.

José Carlos Libâneo faz uma reflexão sobre o papel do professor e sua profissão face às novas exigências da sociedade. Esta reflexão está dividida em três abordagens: a primeira sobre as novas exigências educacionais contemporâneas e as novas atitudes docentes; a segunda sobre as novas tecnologias da comunicação e informação (a escola e os professores); e, por fim, aborda sobre a qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de professores.
O autor destaca a importância da contextualização entre o professor e seu tempo, sobre a questão da escolarização e o novo paradigma produtivo (a necessidade de desenvolver uma teoria crítica que “não pode, pois, ignorar as conexões entre educação e economia”), sugere algumas objetivos a serem alcançados: preparação para o mundo do trabalho, formação para a cidadania crítica, preparação para a participação social e a formação ética. Trata também da nova escola que deve ser um espaço sintetizador da sociedade, mas também reflexivo. Inclui ainda as novas atitudes docentes, as quais o profissional deve assumir “o ensino como mediação: aprendizagem ativa com a ajuda pedagógica do professor”, modificar a idéia de “uma escola e de uma prática pluridisciplinares para uma escola e uma prática interdisciplinares”, conhecer estratégias do “ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender”, persistir “no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos”, desenvolverem capacidade comunicacional reconhecendo o impacto das novas tecnologias de informação na sala de aula, respeitar a diversidade cultural e investir na atualização científica, técnica e cultural. Para que tudo isso seja possível, ele propõe o seguinte caminho:
“resgatar a profissionalidade do professor, redefinir as características da profissão, fortalecer as lutas sindicais por salários dignos e condições de trabalho. É preciso, junto com isso, ampliar o leque de ação dos sindicatos envolvendo também a luta por uma formação de qualidade, por uma cultura do profissionalismo, de modo que a profissão ganhe mais credibilidade e dignidade profissional. É preciso, também, uma ligação maior da formação que se realiza na faculdade com a prática das escolas, trazendo os professores em exercício para a universidade,para discussão de problemas comuns. Seria fundamental que em cada escola os professores formassem uma equipe unida, centrando a organização dos professores no local de trabalho, em tomo de projetos pedagógicos.” Pg 21

 O tema das novas tecnologias da comunicação e informação é tratado com o imperativo de realizar-se uma “leitura pedagógica dos meios de comunicação”. A mudança de visão sobres os meios de comunicação, sem negligenciar seu forte papel pedagógico na sociedade, deve ser visto agora como um aliado. É considerado algumas relações problemáticas entre as novas tecnologias de comunicação e informação e a educação, tais como a questão “desescolarização”, a substituição da relação docente pelas tecnologias e o impacto (resistência) que tem causado entre os educadores. É proposto, então, que esta integração seja feita de forma reflexiva, e que se capacite, de fato, os professores a usufruírem e lidarem positivamente com a tecnologia de informação. Nas palavras do próprio LIBÂNEO:
A didática contemporânea não pode mais ignorar esse importante conteúdo que são as tecnologias da comunicação e da informação, tanto como conteúdo escolar quanto como meios educativos. É na escola que se pode fazer, professores e alunos juntos, a leitura crítica das informações e familiarizá-los no uso das mídias e multimídias. Pg. 34

No terceiro capítulo, se detém mais profundamente na questão da qualidade de ensino, que deve suceder a qualidade dos profissionais, ou seja, a necessidade de uma formação inicial e continuada de qualidade. Em suma, esta formação deve basear-se no ensino como atividade crítico-reflexiva, algo contínuo, que deve levar a constantes melhoramentos e aperfeiçoamento da prática do ensino, bem como mecanismos de interação entre os profissionais iniciantes aos demais, através de contato em centros de pesquisas e estudos continuados. Para tanto, encerra propondo algumas alternativas, dentre as principais estão: a valorização da profissão (salário), a reorganização das práticas de formação e integração entre Centros de Formação Inicial e Continuada, a cursos de Graduação, Licenciatura, Centros de Apoio e Um Programa Especial de Formação Pedagógica e um pacto nacional pela educação, à exemplo do México e outros países.
A reflexão que Libâneo elaborou continua pertinente em nosso tempo. São questões difíceis, mas essenciais. Como ele mesmo menciona, “não existe solução mágica”, mas cabe à sociedade, e em particular aos educadores e gestores, um tratamento crítico e reflexivo sobre o presente e futuro da nossa educação, e não só isso, um engajamento por uma constante melhoria e contextualização da educação brasileira em prol de uma sociedade mais justa, igualitária, de oportunidades a todos os cidadãos, o que perpassa por uma educação de qualidade que leve o aluno a exercer a cidadania, à emancipação e à reflexão crítica do seu contexto.

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