Pular para o conteúdo principal

A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO QUE SE IMPÕE


A Gestão Democrática nas Escolas é algo imprescindível à formação do aluno, pois identifica os valores e objetivos da educação brasileira em formar “cidadãos participativos” com uma prática coerente à esta visão, isto é, como se pode desejar formar tais cidadãos se a própria escola não praticar o que ensina?




A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO QUE SE IMPÕE
Por Elderson Luciano Mezzomo
Professor: José Diogo Rego – Disciplina: Gestão Democrática Escolar

A Gestão Democrática nas Escolas é algo imprescindível à formação do aluno, pois identifica os valores e objetivos da educação brasileira em formar “cidadãos participativos” com uma prática coerente à esta visão, isto é, como se pode desejar formar tais cidadãos se a própria escola não praticar o que ensina? Além de ser um exemplo na comunidade, a Gestão Democrática Escolar é o melhor caminho para mudanças efetivas na educação, pois nela está inserida as opiniões, sugestões e críticas dos mais diversos grupos, e esta pluralidade e diversidade tende a enriquecer o processo de gestão.
Mesmo se tratando de uma das melhores formas de gestão, (ou como disse certo presidente norte americano: “a democracia é o pior tipo de governo, depois de todos os outros!”), não está isenta de problemas. Dentre muitos que podem surgir, os principais são a não participação efetiva da comunidade (pais, alunos, professores, etc), a dificuldade em lidar com as diferenças e opiniões contrárias (inclusive resistência dos próprios professores em aceitarem “intromissão” em sua área pedagógica, e do gestor (diretor) em ser contrariado pela maioria em certos assuntos) e a falsa noção de democracia (em que se deve alcançar adesão absoluta a uma idéia, com 100% de unanimidade) ou a falta de noções básicas do que seja realmente democracia.
Sabendo-se da importância de uma Gestão Democrática Escolar e seus problemas, requerem-se algumas atitudes em prol de sua efetiva prática: a primeira é a noção de que democracia não é um estado, mas uma meta a ser perseguida constantemente e aprimorada (que não é um fim, e sim um processo); em segundo, é necessário que os gestores hajam com segurança, imbuídos do espírito democrático, e constantemente trabalhem nessa construção da democracia; e por fim, a gestão deve ser pautada por alguns princípios que garantirão seu sucesso, como a transparência, respeito mútuo e uma liderança realmente democrática.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.