“As ideias dos conservadores constituíram-se em uma referência para os pioneiros da sociologia, particularmente os ‘positivistas’, interessados na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada.” Pg. 29.
FICHAMENTO COMENTADO
PROFESSOR: JEFFERSON TEIXEIRA
ELDERSON LUCIANO
MEZZOMO
Novo Progresso - PA
Fevereiro de 2011
FICHAMENTO
COMENTADO:
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. 2. ed. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Pg 29 à 34
“As ideias dos conservadores constituíram-se em uma referência para os
pioneiros da sociologia, particularmente os ‘positivistas’, interessados na
preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada.” Pg.
29.
Inspirados pelo sistema feudal, a preocupação era com a ordem social,
por isso a ênfase recaía sobre temas como: autoridade, hierarquia, tradição e
valores morais. Um exemplo do pensamento positivista está na bandeira do
Brasil: Ordem e Progresso.
“[...] E, ainda em seu tempo (século XIX), utilizava-se os métodos
teológicos ou metafísicos como meio de investigação e argumentação para o
estudo dos fenômenos sociais. Dizia que, para construir a filosofia positiva,
era necessário preencher essa lacuna e fundar a física social.” Pg. 30.
É criado por Auguste Comte o curso de filosofia positiva no intuito de
preencher esta lacuna e estabelecer métodos científicos próprios da sociologia.
“O estado positivo caracteriza-se, segundo Comte, pela subordinação da
imaginação e da argumentação à observação.” Pg. 30.
O propósito de Comte é que a sociologia (termo criado por ele) se
tornasse uma ciência como as demais ciências naturais, alicerçadas no método
natural e empírico.
“[...] Deve haver, por parte do cientista social, a busca constante de
leis imutáveis nos fenômenos sociais, à semelhança do que ocorre com os
fenômenos físicos.” Pg. 30.
Na visão positivista, os fenômenos sociais podem ser explicados
“exatamente”, obedecendo a determinadas leis. Cabe ao cientista social
determinar estas leis e explicar a realidade.
“[...] um dos méritos mais importantes de Durkeim (1858-1917) foi o
esforço empreendido por ele para conferir à sociologia o status de disciplina
científica.” Pg. 31
Até então, a sociologia estava engatinhando, em seu estado inicial.
Durkeim ocupou a primeira cátedra de sociologia criada na França (1887).
“Seu livro As regras do método
sociológico surge em 1895 e deu uma formidável contribuição à sociologia,
ao indicar como deveria se dar a abordagem dos problemas sociais, estabelecendo
as regras a serem seguidas na análise de tais problemas.” Pg. 32.
Outra grande contribuição de Durkeim foi o avanço do método empírico nas
ciências sociais.
“Um dos aspectos mais polêmicos, na época, de sua metodologia foi
afirmar que os fatos sociais deviam ser considerados como ‘coisas’, no sentido
de serem individualizados e, portanto, observáveis.” Pg. 32.
O método aplicado na sociologia seria o mesmo das ciências exatas.
“Enquanto a preocupação principal do positivismo foi com a manutenção e
a preservação da nova sociedade capitalista, o marxismo procurará fazer uma
crítica radical a esse tipo de ordem social, colocando em evidência seus
antagonismos e suas contradições.” Pg. 32.
O marxismo vai além do positivismo que tenta explicar a situação social,
e passa a criticá-la fortemente.
“Na concepção de Marx e de Engels, o estudo da sociedade deveria partir
de sua base material, e a investigação de qualquer fenômeno social, da
estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história
humana.” Pg. 32.
Os fatos econômicos passam a ser a base das explicações sociológicas, e
que para muitos, é determinista.
“[...] o conhecimento da realidade social deve se converter em um
instrumento político capaz de orientar os grupos e as classes sociais para a
transformação da sociedade.” Pg. 32.
Não só explicar (no caso do positivismo), mas transformar. Surge com o
marxismo o forte movimento político, na tentativa de mudar a realidade posta.
“Marx soube reconhecer na dialética o único método científico de
pesquisa da verdade.” Pg. 33.
Marx contribui como a ciência social no sentido de estabelecer a
dialética como metodologia de estudos.
“Desenvolveu estudo comparado da história, da economia e da história das
doutrinas religiosas, sendo por isso considerado o fundador da disciplina
‘sociologia da religião”. Pg. 33.
Max Weber desenvolve o método histórico comparativo.
“Deu inúmeras contribuições à sociologia, formulando conceitos e
desenvolvendo tipologias. [...] o desenvolvimento de uma rica metodologia para
os estudos da sociedade e de um instrumento de análise dos acontecimentos ou
situações concretas que exigia conceitos precisos e claramente definidos, a que
chamou ‘tipo ideal’.” Pg. 33.
Além do método histórico comparativo, a grande contribuição na questão
metodológica na sociologia foi a aplicação do método tipológico, criando bases
referenciais para comparações sociológicas.