Pular para o conteúdo principal

FICHAMENTO COMENTADO: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA



“As ideias dos conservadores constituíram-se em uma referência para os pioneiros da sociologia, particularmente os ‘positivistas’, interessados na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada.” Pg. 29.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA















FICHAMENTO COMENTADO






PROFESSOR: JEFFERSON TEIXEIRA





ELDERSON LUCIANO MEZZOMO







Novo Progresso - PA
Fevereiro de 2011



FICHAMENTO COMENTADO:

DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Pg 29 à 34

“As ideias dos conservadores constituíram-se em uma referência para os pioneiros da sociologia, particularmente os ‘positivistas’, interessados na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada.” Pg. 29.
Inspirados pelo sistema feudal, a preocupação era com a ordem social, por isso a ênfase recaía sobre temas como: autoridade, hierarquia, tradição e valores morais. Um exemplo do pensamento positivista está na bandeira do Brasil: Ordem e Progresso.

“[...] E, ainda em seu tempo (século XIX), utilizava-se os métodos teológicos ou metafísicos como meio de investigação e argumentação para o estudo dos fenômenos sociais. Dizia que, para construir a filosofia positiva, era necessário preencher essa lacuna e fundar a física social.” Pg. 30.
É criado por Auguste Comte o curso de filosofia positiva no intuito de preencher esta lacuna e estabelecer métodos científicos próprios da sociologia.

“O estado positivo caracteriza-se, segundo Comte, pela subordinação da imaginação e da argumentação à observação.” Pg. 30.
O propósito de Comte é que a sociologia (termo criado por ele) se tornasse uma ciência como as demais ciências naturais, alicerçadas no método natural e empírico.

“[...] Deve haver, por parte do cientista social, a busca constante de leis imutáveis nos fenômenos sociais, à semelhança do que ocorre com os fenômenos físicos.” Pg. 30.
Na visão positivista, os fenômenos sociais podem ser explicados “exatamente”, obedecendo a determinadas leis. Cabe ao cientista social determinar estas leis e explicar a realidade.

“[...] um dos méritos mais importantes de Durkeim (1858-1917) foi o esforço empreendido por ele para conferir à sociologia o status de disciplina científica.” Pg. 31
Até então, a sociologia estava engatinhando, em seu estado inicial. Durkeim ocupou a primeira cátedra de sociologia criada na França (1887).

“Seu livro As regras do método sociológico surge em 1895 e deu uma formidável contribuição à sociologia, ao indicar como deveria se dar a abordagem dos problemas sociais, estabelecendo as regras a serem seguidas na análise de tais problemas.” Pg. 32.
Outra grande contribuição de Durkeim foi o avanço do método empírico nas ciências sociais.

“Um dos aspectos mais polêmicos, na época, de sua metodologia foi afirmar que os fatos sociais deviam ser considerados como ‘coisas’, no sentido de serem individualizados e, portanto, observáveis.” Pg. 32.
O método aplicado na sociologia seria o mesmo das ciências exatas.

“Enquanto a preocupação principal do positivismo foi com a manutenção e a preservação da nova sociedade capitalista, o marxismo procurará fazer uma crítica radical a esse tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismos e suas contradições.” Pg. 32.
O marxismo vai além do positivismo que tenta explicar a situação social, e passa a criticá-la fortemente.

“Na concepção de Marx e de Engels, o estudo da sociedade deveria partir de sua base material, e a investigação de qualquer fenômeno social, da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.” Pg. 32.
Os fatos econômicos passam a ser a base das explicações sociológicas, e que para muitos, é determinista.

“[...] o conhecimento da realidade social deve se converter em um instrumento político capaz de orientar os grupos e as classes sociais para a transformação da sociedade.” Pg. 32.
Não só explicar (no caso do positivismo), mas transformar. Surge com o marxismo o forte movimento político, na tentativa de mudar a realidade posta.

“Marx soube reconhecer na dialética o único método científico de pesquisa da verdade.” Pg. 33.
Marx contribui como a ciência social no sentido de estabelecer a dialética como metodologia de estudos.

“Desenvolveu estudo comparado da história, da economia e da história das doutrinas religiosas, sendo por isso considerado o fundador da disciplina ‘sociologia da religião”. Pg. 33.
Max Weber desenvolve o método histórico comparativo.

“Deu inúmeras contribuições à sociologia, formulando conceitos e desenvolvendo tipologias. [...] o desenvolvimento de uma rica metodologia para os estudos da sociedade e de um instrumento de análise dos acontecimentos ou situações concretas que exigia conceitos precisos e claramente definidos, a que chamou ‘tipo ideal’.” Pg. 33.
Além do método histórico comparativo, a grande contribuição na questão metodológica na sociologia foi a aplicação do método tipológico, criando bases referenciais para comparações sociológicas.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.