Pular para o conteúdo principal

PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO

Viver num mundo capitalista em que todos os esforços são voltados a maximizar ganhos num curto espaço de tempo acaba criando uma imagem deturpada sobre sustentabilidade. Muitos a vêem como atraso ao progresso. Acabam se esquecendo do benefício que esta pode trazer mantendo a longevidade dos recursos naturais existentes, fator indispensável à sobrevivência humana. No planeta inteiro já é evidente a preocupação de todos, mesmo que ainda não haja esforços realmente eficazes por parte das grandes potências em desacelerar a exploração inadequada de seus recursos.




FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO




EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO
EM NOVO PROGRESSO


ACADÊMICOS:
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
ELIANE
MARIZETE
RICKSON
SUZANA


Novo Progresso - PA

Março de 2011


FASIPE
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO






EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO
EM NOVO PROGRESSO



Projeto de Pesquisa apresentado à prof Francisco, titular da disciplina: Gestão Ambiental, do Curso de Administração com Ênfase em Agronegócio da FASIPE Faculdade de Sinop.


Novo Progresso - PA
Março de 2011


INTRODUÇÃO

            Viver num mundo capitalista em que todos os esforços são voltados a maximizar ganhos num curto espaço de tempo acaba criando uma imagem deturpada sobre sustentabilidade. Muitos a vêem como atraso ao progresso. Acabam se esquecendo do benefício que esta pode trazer mantendo a longevidade dos recursos naturais existentes, fator indispensável à sobrevivência humana. No planeta inteiro já é evidente a preocupação de todos, mesmo que ainda não haja esforços realmente eficazes por parte das grandes potências em desacelerar a exploração inadequada de seus recursos.
            Novos valores em termos de conservação e preservação estão sendo introduzidos na sociedade mundial e o Brasil é a grande aposta nesse sentido, ou seja, se desenvolver econômica e socialmente, mas mantendo saudáveis seus vastos recursos naturais. Vários fatores vêm contribuindo para que isso aconteça: o asfaltamento da BR-163, Transamazônica, e outras rodovias da floresta, mudam a visão arcaica de que só é possível manter a preservação sem desenvolvimento, mas ao mesmo tempo em que esse conceito perde valor, a responsabilidade de manter a floresta conservada ganha notoriedade internacional.
            O município de Novo Progresso está sendo penalizado pela falta de aprovação de projetos de manejo, grande parte do município faz parte da reserva Flona do Jamanxim, algo que contraria a idéia de exploração sustentável. Com intuito de deixar a floresta intocável, não se permite nem o uso racional dos recursos naturais disponíveis. A exploração correta dos recursos dessa área, seja na agricultura ou na pecuária, contribuirá para agregar valor aos números já excelentes do agronegócio brasileiro e levará o município de Novo Progresso a um novo patamar econômico. Mas isso só será possível se houver pesquisas, estudos e medidas políticas profundas sobre regularização de terras, preservação ambiental e modelos econômicos alternativos. Desse modo será possível fazer um prognóstico positivo do Novo Progresso do futuro. Ao contrário, toda população progressense corre o risco de continuar estagnada, senão regredida, economicamente falando. Esse é o motivo pela qual se pretende investigar a qualidade das ações promovidas pelo poder público, privado e o terceiro setor, os desafios para o futuro, e as metas a serem atingidas em relação ao meio ambiente através de um plano de educação ambiental.


DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO EM NOVO PROGRESSO.

            Educação ambiental consiste numa metodologia que busca por meio de uma nova roupagem criar uma consciência ecológica comportamental direcionada para vários seguimentos, especialmente para o agronegócio. 
            A Educação Ambiental para o agronegócio visa desenvolver um conhecimento e uma mentalidade voltada à otimização da produção com a aplicação de tecnologia sustentável que abrange a esfera social, ecológica, econômica e espacial.
            No município de Novo Progresso há uma demanda para uma educação ambiental dirigida para o agronegócio, visto que este é a base econômica do município. Não há como ignorar a importância do agronegócio na economia local, portanto, diante desta realidade, é necessário que se desenvolva um processo de reeducação na exploração dos recursos naturais.


FINALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO.
           
A conscientização ecológica depende de uma educação focada no tema. Como afirma RODRIGUES, (2010, p.1), o papel da educação é valorizado como:
“(...) agente difusor dos conhecimentos sobre o meio ambiente e indutor da mudança dos hábitos e comportamentos considerados predatórios, em hábitos e comportamentos tidos como compatíveis com a preservação dos recursos naturais.”
            É indiscutível a importância da preservação e conservação ambiental. Alem de resguardar o direito das futuras gerações de usufruírem os recursos naturais, a própria geração atual não subsistirá sem uma exploração cautelosa e sustentável.
            Alem de difundir o pensamento sustentável e induzir a comportamentos e hábitos correspondentes, bem como, da importância da preservação do meio ambiente, a educação ambiental visa também otimizar a utilização dos recursos naturais obtendo maiores ganhos econômicos. Em outras palavras, com o desenvolvimento da educação ambiental para o agronegócio em Novo Progresso, ambos saem ganhando: a natureza e os negócios.


INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO EM NOVO PROGRESSO.
           
Para despertar a consciência ecológica no cidadão progressense, é importante um esforço conjunto do poder público, privado e do terceiro setor. Esse objetivo será alcançado através de várias atividades complementares como: palestras educativas, fóruns de debate, projetos educacionais nas escolas, campanhas publicitário-educativas e a inserção da disciplina educação ambiental na grade curricular do ensino fundamental.
            Um método eficiente que será utilizado são as palestras, que tem o intuito de esclarecer, informar e convencer a população que o comportamento ecológico é benéfico.
            Os fóruns de debates serão instituídos para promoverem discussões que visam à socialização e a melhoria de técnicas para uma gestão sustentável.
            Nas escolas serão desenvolvidos projetos educacionais através de feiras de ciências, teatros e caminhadas ecológicas, que desenvolvam a criação de um novo modelo, capaz de colocar o homem como amigo do meio ambiente e de si próprio.
            As campanhas publicitárias serão implementadas nas mídias de massas (rádio, internet), e através de mala direta.
            A educação ambiental deve ser incorporada ao cotidiano da sociedade, para tanto se deve incluir a educação ambiental no currículo do ensino fundamental.
           
CONCLUSÃO
           
As gerações atuais necessitam atingir resultados que mudem o curso dos acontecimentos ambientais, proporcionando maior qualidade de vida às gerações futuras. Isso só será possível se todos os parâmetros da educação ambiental forem desenvolvidos e praticados por toda sociedade civil e organizada.
            Para que a educação ambiental seja efetivada é necessário saber o que é, qual a sua finalidade e a metodologia de ação. De posse dessas ferramentas, que é o projeto atual, instrumentalizar-se-á o homem como agente transformador e construtor de uma nova etapa social, econômica e ambiental.


REFERÊNCIAS
RODRIGUES. Lucas Aparecido. Inovação no Agronegócio. São Paulo, 2010
BELLEN, H. M. V. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
GIORDANO. S. Marketing e Meio Ambiente. In: NEVES, M. F. CASTRO, L. T. Marketing e Estratégia em Agronegócios e Desenvolvimento. São Paulo: Atlas,
2003.  
LOURENÇO, C. L. LIMA, C. E. B. Evolução do agronegócio brasileiro, desafios e perspectivas.
Observatorio de la Economía Latinoamericana, n.118, 2009.
<HTTP//www.iconebrasil.org.br>. Acesso em 01/03/2011.
<HTTP//www.ideiasustentavel.com.br>. Acesso em 26/02/2011.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.