Viver num mundo capitalista em que todos os esforços são voltados a maximizar ganhos num curto espaço de tempo acaba criando uma imagem deturpada sobre sustentabilidade. Muitos a vêem como atraso ao progresso. Acabam se esquecendo do benefício que esta pode trazer mantendo a longevidade dos recursos naturais existentes, fator indispensável à sobrevivência humana. No planeta inteiro já é evidente a preocupação de todos, mesmo que ainda não haja esforços realmente eficazes por parte das grandes potências em desacelerar a exploração inadequada de seus recursos.
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO
EM NOVO PROGRESSO
ACADÊMICOS:
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
ELIANE
MARIZETE
RICKSON
SUZANA
Novo Progresso - PA
Março de 2011
FASIPE
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO
EM NOVO PROGRESSO
Projeto de Pesquisa apresentado à prof Francisco, titular da disciplina: Gestão Ambiental, do Curso de Administração com Ênfase em Agronegócio da FASIPE Faculdade de Sinop.
Novo Progresso - PA
Março de 2011
INTRODUÇÃO
Viver num mundo capitalista em que todos os esforços são voltados a maximizar ganhos num curto espaço de tempo acaba criando uma imagem deturpada sobre sustentabilidade. Muitos a vêem como atraso ao progresso. Acabam se esquecendo do benefício que esta pode trazer mantendo a longevidade dos recursos naturais existentes, fator indispensável à sobrevivência humana. No planeta inteiro já é evidente a preocupação de todos, mesmo que ainda não haja esforços realmente eficazes por parte das grandes potências em desacelerar a exploração inadequada de seus recursos.
Novos valores em termos de conservação e preservação estão sendo introduzidos na sociedade mundial e o Brasil é a grande aposta nesse sentido, ou seja, se desenvolver econômica e socialmente, mas mantendo saudáveis seus vastos recursos naturais. Vários fatores vêm contribuindo para que isso aconteça: o asfaltamento da BR-163, Transamazônica, e outras rodovias da floresta, mudam a visão arcaica de que só é possível manter a preservação sem desenvolvimento, mas ao mesmo tempo em que esse conceito perde valor, a responsabilidade de manter a floresta conservada ganha notoriedade internacional.
O município de Novo Progresso está sendo penalizado pela falta de aprovação de projetos de manejo, grande parte do município faz parte da reserva Flona do Jamanxim, algo que contraria a idéia de exploração sustentável. Com intuito de deixar a floresta intocável, não se permite nem o uso racional dos recursos naturais disponíveis. A exploração correta dos recursos dessa área, seja na agricultura ou na pecuária, contribuirá para agregar valor aos números já excelentes do agronegócio brasileiro e levará o município de Novo Progresso a um novo patamar econômico. Mas isso só será possível se houver pesquisas, estudos e medidas políticas profundas sobre regularização de terras, preservação ambiental e modelos econômicos alternativos. Desse modo será possível fazer um prognóstico positivo do Novo Progresso do futuro. Ao contrário, toda população progressense corre o risco de continuar estagnada, senão regredida, economicamente falando. Esse é o motivo pela qual se pretende investigar a qualidade das ações promovidas pelo poder público, privado e o terceiro setor, os desafios para o futuro, e as metas a serem atingidas em relação ao meio ambiente através de um plano de educação ambiental.
DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO EM NOVO PROGRESSO.
Educação ambiental consiste numa metodologia que busca por meio de uma nova roupagem criar uma consciência ecológica comportamental direcionada para vários seguimentos, especialmente para o agronegócio.
A Educação Ambiental para o agronegócio visa desenvolver um conhecimento e uma mentalidade voltada à otimização da produção com a aplicação de tecnologia sustentável que abrange a esfera social, ecológica, econômica e espacial.
No município de Novo Progresso há uma demanda para uma educação ambiental dirigida para o agronegócio, visto que este é a base econômica do município. Não há como ignorar a importância do agronegócio na economia local, portanto, diante desta realidade, é necessário que se desenvolva um processo de reeducação na exploração dos recursos naturais.
FINALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO.
A conscientização ecológica depende de uma educação focada no tema. Como afirma RODRIGUES, (2010, p.1), o papel da educação é valorizado como:
“(...) agente difusor dos conhecimentos sobre o meio ambiente e indutor da mudança dos hábitos e comportamentos considerados predatórios, em hábitos e comportamentos tidos como compatíveis com a preservação dos recursos naturais.”
É indiscutível a importância da preservação e conservação ambiental. Alem de resguardar o direito das futuras gerações de usufruírem os recursos naturais, a própria geração atual não subsistirá sem uma exploração cautelosa e sustentável.
Alem de difundir o pensamento sustentável e induzir a comportamentos e hábitos correspondentes, bem como, da importância da preservação do meio ambiente, a educação ambiental visa também otimizar a utilização dos recursos naturais obtendo maiores ganhos econômicos. Em outras palavras, com o desenvolvimento da educação ambiental para o agronegócio em Novo Progresso, ambos saem ganhando: a natureza e os negócios.
INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AGRONEGÓCIO EM NOVO PROGRESSO.
Para despertar a consciência ecológica no cidadão progressense, é importante um esforço conjunto do poder público, privado e do terceiro setor. Esse objetivo será alcançado através de várias atividades complementares como: palestras educativas, fóruns de debate, projetos educacionais nas escolas, campanhas publicitário-educativas e a inserção da disciplina educação ambiental na grade curricular do ensino fundamental.
Um método eficiente que será utilizado são as palestras, que tem o intuito de esclarecer, informar e convencer a população que o comportamento ecológico é benéfico.
Os fóruns de debates serão instituídos para promoverem discussões que visam à socialização e a melhoria de técnicas para uma gestão sustentável.
Nas escolas serão desenvolvidos projetos educacionais através de feiras de ciências, teatros e caminhadas ecológicas, que desenvolvam a criação de um novo modelo, capaz de colocar o homem como amigo do meio ambiente e de si próprio.
As campanhas publicitárias serão implementadas nas mídias de massas (rádio, internet), e através de mala direta.
A educação ambiental deve ser incorporada ao cotidiano da sociedade, para tanto se deve incluir a educação ambiental no currículo do ensino fundamental.
CONCLUSÃO
As gerações atuais necessitam atingir resultados que mudem o curso dos acontecimentos ambientais, proporcionando maior qualidade de vida às gerações futuras. Isso só será possível se todos os parâmetros da educação ambiental forem desenvolvidos e praticados por toda sociedade civil e organizada.
Para que a educação ambiental seja efetivada é necessário saber o que é, qual a sua finalidade e a metodologia de ação. De posse dessas ferramentas, que é o projeto atual, instrumentalizar-se-á o homem como agente transformador e construtor de uma nova etapa social, econômica e ambiental.
REFERÊNCIAS
RODRIGUES. Lucas Aparecido. Inovação no Agronegócio. São Paulo, 2010
BELLEN, H. M. V. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
GIORDANO. S. Marketing e Meio Ambiente. In: NEVES, M. F. CASTRO, L. T. Marketing e Estratégia em Agronegócios e Desenvolvimento. São Paulo: Atlas,
2003.
LOURENÇO, C. L. LIMA, C. E. B. Evolução do agronegócio brasileiro, desafios e perspectivas.
Observatorio de la Economía Latinoamericana, n.118, 2009.
<HTTP//www.iconebrasil.org.br>. Acesso em 01/03/2011.
<HTTP//www.ideiasustentavel.com.br>. Acesso em 26/02/2011.