Pular para o conteúdo principal

COMENTÁRIO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES

O coordenador pedagógico é fundamental no processo de mudança na educação escolar, mas, para tanto, é necessário que este esteja comprometido. Atualmente muitos tem-se perdido em meio às tarefas (por vezes fora do âmbito pedagógico), num descompasso entre a atividade do coordenador e professor, e até mesmo, pela indefinição (ou vários conceitos que chegam a ser contrapostos) do próprio papel de coordenador.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA















COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
EM AMBIENTES ESCOLARES






PROFESSORA: TELMA MARIA MAGRO





ELDERSON LUCIANO MEZZOMO







Novo Progresso - PA
Fevereiro de 2011


COORDENADOR PEDAGÓGICO COMPROMETIDO COM UM PROCESSO DE MUDANÇA DA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

            O coordenador pedagógico é fundamental no processo de mudança na educação escolar, mas, para tanto, é necessário que este esteja comprometido. Atualmente muitos tem-se perdido em meio às tarefas (por vezes fora do âmbito pedagógico), num descompasso entre a atividade do coordenador e professor, e até mesmo, pela indefinição (ou vários conceitos que chegam a ser contrapostos) do próprio papel de coordenador. Acima de tudo, é mister que partam de dois fundamentos básicos para que haja, de fato, a formação do homem transformador, crítico e reflexivo (ator principal de uma sociedade mais justa e democrática): o coordenador como um dos agentes de transformação da escola e a importância de seu comprometimento.
            A partir do momento em que o coordenador assume sua verdadeira importância como um dos agentes transformadores da escola, depara-se com vários desafios. Dentre eles se destacam: a definição de seu próprio papel, o descompasso entre coordenação e professores, formação continuada e realização de um trabalho coletivo. A definição e explicitação de seu papel de cooperador, mediador e incentivador de novas práticas pedagógicas é relevante para evitar-se cair nos dois erros mais comuns: o papel do coordenador acomodado e desesperançoso (relativo ao que gostaria de fazer e o que realmente executa) e o papel autoritário (daquele que precisa manter a distinção hierárquica e mostrar ao professor como se deve ensinar). Em consequência à definição do papel do coordenador, pode-se abordar descompasso entre este e o professor, visando colocar-se à disposição do corpo docente para uma reflexão contínua da práxis hodierna e sua melhoria. Outro grande desafio de todo o corpo pedagógico é aceitar a formação continuada como natural à prática pedagógica, ou seja, tanto o coordenador como o professor deve permitir-se errar, perceber a distância entre o que se pensa e o que se faz, e, principalmente, aceitar a mudança como algo constante, necessário ao crescimento e melhoria, e tudo isso com a participação coletiva.
            A reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico está em curso, passando por uma reavaliação dos cursos de formação até à rotina da própria escola. Portanto, a perspectiva para o futuro, é que de fato esta reflexão seja permanente, contribuindo para a diminuição do descompasso entre coordenador e professor (sincronia), o desencadeamento de mudanças promovidas pelas atitudes/ações do coordenador, parceria e conexão com a organização e gestão escolar, bem como a participação do próprio aluno neste processo.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.