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AGROTÓXICOS: CONCEITO, VANTAGENS E PERIGOS.

Desde a pré-história (os chineses já utilizavam compostos de arsênio há cerca de 1000 anos atrás) o homem aprendeu a praticar a agricultura para assegurar seu sustento e, desde então, convive com o problema das pragas que prejudicam a lavoura e seu armazenamento. Daí o surgimento dos praguicidas. Atualmente foram desenvolvidos agrotóxicos (também chamados defensivos agrícolas, praguicidas, pesticidas) derivados de substâncias naturais ou sintéticas. A utilização dos agrotóxicos “teve início na década de 20 e, durante a segunda guerra mundial foram utilizados até como arma química.” (AGROTÓXICOS: CONHEÇA MAIS SOBRE ELES). No Brasil a utilização dos agrotóxicos tornou-se mais evidente na década de 60 e hoje é um dos maiores compradores do mundo.

PROJETO: ADMINISTRANDO SONHOS

O projeto “Administrando Sonhos” é um projeto que visa contribuir para a formação econômica das crianças através de uma metodologia dinâmica e prática, através de jogos de simulação, fornecendo orientação e subsídios para decisões racionais no campo financeiro.

RESENHA: DIREITO AMBIENTAL E LEGISLAÇÃO

A disciplina “Direito Ambiental e Legislação” apresentada pela professora MS Alcione Adame abordou as principais Leis que versam sobre o Direito Ambiental, bem como as principais alterações propostas pelo novo Código Florestal Brasileiro. Através de aulas expositivas, os acadêmicos receberam informações sobre a legislação no que tange à conduta das empresas e órgãos governamentais tais como: limites sobre o uso dos recursos naturais, normas e exigências da lei, licenciamentos, processos administrativos, etc.

MUDANÇAS NO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E IMPLICAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

Atualmente tem-se discutido sobre as mudanças no Novo Código Florestal Brasileiro e suas implicações sobre a Política Nacional de Meio Ambiente. Para compreender melhor esse debate, faz-se necessário entender qual é a Política Nacional de Meio Ambiente, quais alterações estão sendo propostas e então, suas implicações, sejam elas negativas ou positivas.

RESUMO: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: DÁDIVA OU CONQUISTA?

Neste ensaio Nilson Robson Guedes Silva aborda a participação da comunidade na gestão escolar partindo da legislação educacional, enfocando os interesses do Estado, até à realidade das instituições de ensino.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL

A visita ocorreu no dia 07 de Março de 2012, ás 8h00min. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês, situada na rua Itaituba, 246, Bela Vista II. Cep: 68193-000 no Novo Progresso/PA. Sob a gestão de Scherli Diane da Silva.

COMENTÁRIO: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?

O filme “Quem mexeu no meu queijo” aborda vários princípios que podem ser aplicados no Planejamento Estratégico, e também na vida pessoal.