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TEORIA DA EXPECTATIVA DE VROOM

A Teoria da Expectativa busca explicar como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando estados cognitivos interiores que provocam a motivação. A elaboração da teoria da Expectativa ou Expectância, modelo de motivação desenvolvido por Vroom (1964) é uma teoria ampla sobre motivação que tenta explicar os determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho.

CONCEITOS DE COERÊNCIA E COESÃO

Um texto deve manifestar as qualidades de coerência e coesão, que devem estar inter-relacionadas no processo de produção e compreensão do texto.

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: O CONTADOR DE HISTÓRIAS

O filme “O Contador de Histórias” baseado na história real de Roberto Carlos Ramos, narra sua trajetória de criança pobre, negra e favelada à de pedagogo formado, após ser colocado na FEBEM e adotado por uma estudante francesa (Margherit).

CONCEITOS DE LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA

O dicionário Michaelis define a linguagem como a “faculdade de expressão audível e articulada do homem”; “conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para exprimir suas idéias e sentimentos” e “qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou idéias”.

PAULO FREIRE: LEITURA E FRASES

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PALESTRA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

O avanço da humanidade só acontece por meio da filosofia, ou seja, quando há reflexão sobre as condições atuais e o que pode ser feito para mudá-la (melhorá-la). Na educação não é diferente, por isso faz-se necessário entender o que é a Filosofia da Educação, qual sua finalidade e como desenvolver esta filosofia em conjunto com a comunidade escolar.

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde a antiguidade, a música tem contribuído de forma significativa para a consolidação de sociedades, seja pela expressão de atos comemorativos ou na realização de atos religiosos; desta forma este trabalho visa apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, a integração do ser, e para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Na educação, a música não é apenas uma experiência estética, é fundamental enquanto facilitadora do processo de aprendizagem; um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático, permitindo, neste contexto, que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noç