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A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde a antiguidade, a música tem contribuído de forma significativa para a consolidação de sociedades, seja pela expressão de atos comemorativos ou na realização de atos religiosos; desta forma este trabalho visa apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, a integração do ser, e para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Na educação, a música não é apenas uma experiência estética, é fundamental enquanto facilitadora do processo de aprendizagem; um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático, permitindo, neste contexto, que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a interação com o outro.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

















A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 




















Novo Progresso - PA
Julho de 2010

CARLA DOS SANTOS SOBRINHO
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
ELIANA MARIA DA SILVA SANTOS
IVONETE RIBAS
MARCELO DE PAULA UREL
ROSINEIDE SOUSA DE OLIVEIRA
SÍLVIA COELHO
TEREZINHA DE JESUS SILVA SANTOS












A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 







Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Corporeidade e Educação, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da IFPA. Professor Mestrando: Diomark Pereira de Araújo.




RESUMO

Desde a antiguidade, a música tem contribuído de forma significativa para a consolidação de sociedades, seja pela expressão de atos comemorativos ou na realização de atos religiosos; desta forma este trabalho visa apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, a integração do ser, e para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Na educação, a música não é apenas uma experiência estética, é fundamental enquanto facilitadora do processo de aprendizagem; um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático, permitindo, neste contexto, que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a interação com o outro.





SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................................               05
2. Problemas..............................................................................................................               06
3. Justificativa............................................................................................................              07
4. Objetivos................................................................................................................               08
4.1 Geral......................................................................................................                  08
4.2 Específico.................................................................................................               08
5. Hipóteses...............................................................................................................                09
6. Fundamentação Teórica.....................................................................................                10
7. Metodologia...........................................................................................................               12
8. Recursos.................................................................................................................              13
8.1 Recursos Humanos....................................................................................              13
8.2 recursos Materiais......................................................................................              13
9. Cronograma...........................................................................................................              14
10. Referencias



1. Introdução

A música e a musicalização são elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
O papel da música na educação, não é apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.
Por fim, indica a música como um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático.


2. Problemas

A deficiência das escolas públicas municipais em Novo Progresso em capacitar educadores preocupados com a necessidade da implantação da música como instrumento de formação da pessoa, não somente como atividade recreativa; todavia, deve ser considerada atividade lúdica, que pode contribuir para a motricidade (coordenação motora) da criança, para a disciplina e o trabalho em grupo, ou seja, pode contribuir para redução da ansiedade, uma vez que há estímulos para que os movimentos são realizados de acordo com a melodia, contando com a participação de todos.



3. Justificativa

A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Existem diversas definições para música. Mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte. O dicionário Michaelis define música como a “arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido”.
 A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.
A função mais evidente da escola é preparar as crianças para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades. A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem. Além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, podendo ser usada para proporcionar uma atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, oferecendo um efeito calmante após períodos de atividade física e reduzindo a tensão em momentos de avaliação, a música também pode ser usada como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas.
Além disso, como já foi citado anteriormente, o trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.


4. Objetivos
4.1 Geral
Estimular a musicalidade no âmbito escolar verificando as alternativas possíveis à aplicação da mesma, contribuindo para uma melhor aprendizagem das crianças.

4.2 Específicos
- Evidenciar a importância da música para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança;
- Estimular as atividades de exploração sonora;
- Desenvolver alternativas para a aplicabilidade da nova concepção de ensino, voltada para a importância da musica na educação infantil;
- Analisar a participação e contribuição do educador na geração e/ ou despertar de valores: éticos e sociais, tornando seus educandos ainda mais independentes e criativos.
- Sugerir a capacitação continuada de professores para uma nova metodologia de ensino voltada para a musicalização na educação infantil .


5. Hipóteses
É necessário estimular a formação de educadores que possam através do conhecimento coletivo adquirido implementar ações ligadas à criatividade e inovação. Portanto, há que se elaborar um cabedal de ações direcionando políticas públicas visando a capacitação continuada dos docentes diante da nova realidade apresentada, dando a conhecer as várias teorias, métodos, experiências e estímulos; considerando que a musicalidade é algo imprescindível aos alunos da educação infantil.


6. Fundamentação Teórica
            Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
            A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.  Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
            Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
            A inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é  real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.
            Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma  revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
            Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.
            Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população  as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach , Carlos Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus respectivos pais.
            Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...
            Talento e conhecimento caminham sempre juntos  e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.
Músicos  não nascem prontos. Nascem com talento e adquirem  formação para se tornarem os músicos que desejam ser.
Os atributos do som podem ser trabalhados por meio de comparação, diferenciando um som agudo de um grave, forte de um fraco, ou longo de um curto. Mas é mais interessante o uso de jogos musicais, como por exemplo, o Jogo do Grave e Agudo (baseado no Morto Vivo, só que usa um som agudo para ficar em pé e um grave para abaixar, o som pode ser produzido por um instrumento, por apitos com alturas diferentes ou pela voz). O jogo de Esconde-Esconde onde as crianças escolhem um objeto a ser escondido, e uma delas se retira da classe enquanto as outras escondem o objeto. A criança que saiu retorna para procurar o objeto e as outras devem ajudá-la a encontrar produzindo sons com maior intensidade quando estiver perto, e menor intensidade quando estiver longe. O som poderá ser produzido com a boca, palmas, ou da forma que acharem melhor. Essa brincadeira leva a criança a controlar a intensidade sonora e desenvolve a noção de espaço.
O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal, plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado, rasgado, jogado no chão). Assim como são de grande importância as atividades onde se busca localizar a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto ou longe). Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.


7. Metodologia
A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica em material já publicado em livros e sites. Após esta fundamentação teórica se fará um levantamento in loco e aplicada como experiência, e por fim uma análise dos resultados.



8. Recursos
8.1 Recursos Humanos
Discriminação
Função
Quantidades
Acadêmicos
Pedagogos
08
Digitador
Pedagogos
01
Orientador
Professor
01
Usuários
Participantes
34

8.2. Recursos Materiais
Discriminação
Quantidade
Valor R$
Cds
05
50,00
Lápis
02
1,00
Caneta
10
10,00
Caderno
02
20,00



9. Cronograma

JULHO
AGOSTO
DEFINIÇÃO TEMA
X

ELABORAÇÃO DO PROJETO
X

EXECUÇÃO

X
ANÁLISE DOS RESULTADOS

X
ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL

X




9. Referências

Disponível em <www.musicasinventadas.com.br> em 28/07/2010
Disponível em <www.musicaseducacionais.com.br> em 28/07/2010
Disponível em <www.culturaderoda.com.br> em 28/07/2010
Disponível em <www.educacaomusical.com.br> em 28/07/2010

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