Desde a antiguidade, a música tem contribuído de forma significativa para a consolidação de sociedades, seja pela expressão de atos comemorativos ou na realização de atos religiosos; desta forma este trabalho visa apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, a integração do ser, e para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Na educação, a música não é apenas uma experiência estética, é fundamental enquanto facilitadora do processo de aprendizagem; um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático, permitindo, neste contexto, que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a interação com o outro.
INSTITUTO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA
|
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Novo Progresso - PA
Julho de 2010
CARLA DOS SANTOS
SOBRINHO
ELDERSON LUCIANO
MEZZOMO
ELIANA MARIA DA SILVA
SANTOS
IVONETE RIBAS
MARCELO DE PAULA UREL
ROSINEIDE SOUSA DE OLIVEIRA
SÍLVIA COELHO
TEREZINHA DE JESUS SILVA SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Corporeidade e
Educação, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da IFPA. Professor Mestrando: Diomark
Pereira de Araújo.
RESUMO
Desde a antiguidade, a música
tem contribuído de forma significativa para a consolidação de sociedades, seja
pela expressão de atos comemorativos ou na realização de atos religiosos; desta
forma este trabalho visa apresentar a música e a musicalização como elementos
contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, a integração do ser, e
para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o
desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Na educação, a música não é
apenas uma experiência estética, é fundamental enquanto facilitadora do
processo de aprendizagem; um instrumento para tornar a escola um lugar mais
alegre e receptivo. A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser
privilégio de poucos. A música é um elemento importante para estabelecer a
harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio
psicossomático, permitindo, neste contexto, que a criança conheça melhor a si
mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a interação com o
outro.
SUMÁRIO
1. Introdução............................................................................................................. 05
2. Problemas.............................................................................................................. 06
3. Justificativa............................................................................................................ 07
4. Objetivos................................................................................................................ 08
4.1 Geral...................................................................................................... 08
4.2
Específico................................................................................................. 08
5. Hipóteses............................................................................................................... 09
6. Fundamentação
Teórica..................................................................................... 10
7. Metodologia........................................................................................................... 12
8. Recursos................................................................................................................. 13
8.1 Recursos Humanos.................................................................................... 13
8.2 recursos Materiais...................................................................................... 13
9. Cronograma........................................................................................................... 14
10. Referencias
1. Introdução
A
música e a musicalização são elementos contribuintes para o desenvolvimento da
inteligência e a integração do ser. A musicalização pode contribuir com a
aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e
sócio-afetivo da criança.
O
papel da música na educação, não é apenas como experiência estética, mas também
como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a
escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento
musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve
ser privilégio de poucos. A escola deve oportunizar a convivência com os
diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise
reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais
crítico.
Por
fim, indica a música como um elemento importante para estabelecer a harmonia
pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio
psicossomático.
2. Problemas
A deficiência das escolas públicas municipais em Novo
Progresso em capacitar educadores preocupados com a necessidade da implantação
da música como instrumento de formação da pessoa, não somente como atividade
recreativa; todavia, deve ser considerada atividade lúdica, que pode contribuir
para a motricidade (coordenação motora) da criança, para a disciplina e o
trabalho em grupo, ou seja, pode contribuir para redução da ansiedade, uma vez
que há estímulos para que os movimentos são realizados de acordo com a melodia,
contando com a participação de todos.
3. Justificativa
A
música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade
desde as primeiras civilizações. Existem diversas definições para música. Mas,
de um modo geral, ela é considerada ciência e arte. O dicionário Michaelis
define música como a “arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao
ouvido”.
A musicalização é um processo de construção do
conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical,
favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do
prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção,
auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também
contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As
atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma,
desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação
com o outro.
A
função mais evidente da escola é preparar as crianças para o futuro, para a
vida adulta e suas responsabilidades. A música pode contribuir para tornar esse
ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem. Além de contribuir para deixar
o ambiente escolar mais alegre, podendo ser usada para proporcionar uma
atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, oferecendo um efeito calmante
após períodos de atividade física e reduzindo a tensão em momentos de
avaliação, a música também pode ser usada como um recurso no aprendizado de
diversas disciplinas.
Além
disso, como já foi citado anteriormente, o trabalho com musicalização infantil
na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade
à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora,
socialização, acuidade auditiva e disciplina.
4. Objetivos
4.1
Geral
Estimular
a musicalidade no âmbito escolar verificando as alternativas possíveis à
aplicação da mesma, contribuindo para uma melhor aprendizagem das crianças.
4.2
Específicos
-
Evidenciar a importância da música para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor
e sócio-afetivo da criança;
-
Estimular as atividades de exploração sonora;
-
Desenvolver alternativas para a aplicabilidade da nova concepção de ensino,
voltada para a importância da musica na educação infantil;
-
Analisar a participação e contribuição do educador na geração e/ ou despertar
de valores: éticos e sociais, tornando seus educandos ainda mais independentes
e criativos.
-
Sugerir a capacitação continuada de professores para uma nova metodologia de
ensino voltada para a musicalização na educação infantil .
5. Hipóteses
É
necessário estimular a formação de educadores que possam através do
conhecimento coletivo adquirido implementar
ações ligadas à criatividade e inovação. Portanto, há que se elaborar um
cabedal de ações direcionando políticas públicas visando a capacitação
continuada dos docentes diante da nova realidade apresentada, dando a conhecer
as várias teorias, métodos, experiências e estímulos; considerando que a
musicalidade é algo imprescindível aos alunos da educação infantil.
6. Fundamentação Teórica
Por
seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo
a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a
expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a
música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A
música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade
para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem
induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando,
batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva
propriamente dita.
Até
o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. Contar
histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são
estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões
sensoriais do cérebro.
A
inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira
criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria
afirma que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado
formal para colocá-la em prática. Isso é real, pois não está sendo
questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade
para se trabalhar com a música.
Musicalidade
é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a
musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento.
Costuma revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
Musicalização
é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e
a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou
por intermédio da orientação de um profissional.
Se
todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização
intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem
da população as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da
música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach , Carlos
Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os
seus respectivos pais.
Embora
o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não
são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos
favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os
meios de comunicação...
Talento
e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto
maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o
conhecimento, mais se desenvolve o talento.
Músicos não
nascem prontos. Nascem com talento e adquirem formação para se
tornarem os músicos que desejam ser.
Os atributos do som podem ser
trabalhados por meio de comparação, diferenciando um som agudo de um grave,
forte de um fraco, ou longo de um curto. Mas é mais interessante o uso de jogos
musicais, como por exemplo, o Jogo do Grave e Agudo (baseado no Morto Vivo, só
que usa um som agudo para ficar em pé e um grave para abaixar, o som pode ser
produzido por um instrumento, por apitos com alturas diferentes ou pela voz). O
jogo de Esconde-Esconde onde as crianças escolhem um objeto a ser escondido, e
uma delas se retira da classe enquanto as outras escondem o objeto. A criança
que saiu retorna para procurar o objeto e as outras devem ajudá-la a encontrar
produzindo sons com maior intensidade quando estiver perto, e menor intensidade
quando estiver longe. O som poderá ser produzido com a boca, palmas, ou da
forma que acharem melhor. Essa brincadeira leva a criança a controlar a
intensidade sonora e desenvolve a noção de espaço.
O educador também pode gravar
sons e pedir para que as crianças identifiquem cada um, ou produzir sons sem
que elas vejam os objetos utilizados e pedir para que elas os identifiquem, ou
descubram de que material é feito o objeto (metal, plástico, vidro, madeira) ou
como o som foi produzido (agitado, esfregado, rasgado, jogado no chão). Assim
como são de grande importância as atividades onde se busca localizar a fonte
sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto ou longe).
Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados
e indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode
caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e as
crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.
7.
Metodologia
A metodologia utilizada será a pesquisa
bibliográfica em material já publicado em livros e sites. Após esta
fundamentação teórica se fará um levantamento in loco e aplicada como
experiência, e por fim uma análise dos resultados.
8. Recursos
8.1 Recursos Humanos
Discriminação
|
Função
|
Quantidades
|
Acadêmicos
|
Pedagogos
|
08
|
Digitador
|
Pedagogos
|
01
|
Orientador
|
Professor
|
01
|
Usuários
|
Participantes
|
34
|
8.2. Recursos Materiais
Discriminação
|
Quantidade
|
Valor R$
|
Cds
|
05
|
50,00
|
Lápis
|
02
|
1,00
|
Caneta
|
10
|
10,00
|
Caderno
|
02
|
20,00
|
9. Cronograma
JULHO
|
AGOSTO
|
|
DEFINIÇÃO TEMA
|
X
|
|
ELABORAÇÃO DO
PROJETO
|
X
|
|
EXECUÇÃO
|
X
|
|
ANÁLISE DOS
RESULTADOS
|
X
|
|
ENTREGA DO
RELATÓRIO FINAL
|
X
|
9. Referências
Disponível em <www.musicasinventadas.com.br>
em 28/07/2010
Disponível em <www.musicaseducacionais.com.br>
em 28/07/2010
Disponível em <www.culturaderoda.com.br>
em 28/07/2010
Disponível em <www.educacaomusical.com.br>
em 28/07/2010