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PAULO FREIRE: LEITURA E FRASES



FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA















PAULO FREIRE: LEITURA E FRASES







Por Elderson Luciano Mezzomo 














Novo Progresso - PA
Julho de 2010


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

2.3 – Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando

“O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.”

“Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar.”

“Saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com este saber.”

2.4 – Ensinar exige bom senso

“O meu bom senso não me diz o que é, mas deixa claro que há algo que precisa ser sabido. Esta é a tarefa da ciência que, sem o bom senso do cientista, pode se desviar e se perder.”

“Sua presença na sala é de tal maneira exemplar que nenhum professor ou professora escapa ao juízo que dele ou dela fazem os alunos.”

2.5 – Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores

“Se há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles.”

“Não posso desgostar do que faço sob pena de não fazê-lo bem.”

“A questão que se coloca, obviamente, não é parar de lutar mas, reconhecendo-se que a luta é uma categoria histórica, reinventar a forma também histórica de lutar.”




2.4 – Ensinar exige apreensão da realidade

“Por isso, somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada.”

“Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.”

Pedagogia das grandes mentiras - Prefácio do livro de Donaldo Macedo (1990) Literacy for Stupidification: the Pedagogy of Big Lies, 1993.

“Não é possível intervenção sem compreensão do objeto sobre o que se pretende atuar ou se está atuando.”

“É esta uma das violências que o analfabetismo realiza – a de castrar o corpo consciente falante de mulheres e homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-lo, repensar a própria leitura.”

“Não há, realmente, prática educativa que não seja um ato de conhecimento e não de transferência de conhecimento. Um ato de que o educando seja um dos sujeitos críticos.”

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