O avanço da humanidade só acontece por meio da filosofia, ou seja, quando há reflexão sobre as condições atuais e o que pode ser feito para mudá-la (melhorá-la). Na educação não é diferente, por isso faz-se necessário entender o que é a Filosofia da Educação, qual sua finalidade e como desenvolver esta filosofia em conjunto com a comunidade escolar.
PALESTRA A SER REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LULA
CARDOSO DE MELLO
Por Elderson Luciano Mezzomo
TEMA:
Filosofia da Educação
OBJETIVOS:
1- Afirmar a importância da Filosofia da Educação e;
2- mostrar
a necessidade do envolvimento da comunidade
escolar nesse processo.
INTRODUÇÃO:
O avanço da humanidade só acontece por meio da filosofia, ou seja, quando há
reflexão sobre as condições atuais e o que pode ser feito para mudá-la
(melhorá-la). Na educação não é diferente, por isso faz-se necessário entender
o que é a Filosofia da Educação, qual sua finalidade e como desenvolver esta
filosofia em conjunto com a comunidade escolar.
1. O
QUE É A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?
ð
Reflexão sobre a realidade educacional como está posta.
ð
Reflexão sobre a educação ao longo da história (o que já foi realizado).
ð
Reflexão sobre novos caminhos, novas alternativas ou aplicação de alternativas
testadas em outros contextos.
2.
PARA QUE SERVE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?
ð
Para diagnosticar os aspectos positivos (que funcionam) no processo educativo e
detectar a s falhas (aspectos que precisam ser corrigidos);
ð
Para analisar os motivos, tanto dos acertos quanto das falhas, em relação uns
aos outros e também entre outras situações e contextos ao longo da história da
humanidade (não precisa-se reinventar a roda).
ð
Para propor (novas ou antigas) soluções e alternativas que podem contribuir com
o processo educacional.
ð
Para pensar o “o quê” e o “para quê” do processo educacional, contribuindo
assim com a pedagogia.
3.
COMO DESENVOLVER A NOSSA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?
ð
Buscando a participação de toda comunidade escolar (pais,alunos, profissionais
e gestores).
ð
Conhecendo as alternativas e tentativas educacionais já testadas ou pensadas.
ð
Diagnosticando a nossa realidade.
ð
Buscando, por meio da reflexão, alternativas viáveis.
CONCLUSÃO:
Fica evidente a necessidade de uma elaboração consciente da nossa Filosofia
da Educação, pois de outro modo, ela continuará existindo na mente de cada um
(pais, alunos, profissionais e gestores) de forma desordenada e desarticulada.
É preciso que pensemos juntos nossa educação, analisemos os motivos e
finalidades, estabeleçamos objetivos em comum, para que se possa realmente
avançar e, inclusive, mensurar se houve de fato progresso ou não.