Pular para o conteúdo principal

CONCEITOS DE LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA


O dicionário Michaelis define a linguagem como a “faculdade de expressão audível e articulada do homem”; “conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para exprimir suas idéias e sentimentos” e “qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou idéias”.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

















CONCEITOS DE LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA 




















Novo Progresso - PA
Agosto de 2010

ELDERSON LUCIANO MEZZOMO













CONCEITOS DE LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA 







Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Leitura e Produção de Textos, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da IFPA. Professora: Gledis Fabiana Pinheiro.



CONCEITO DE LINGUAGEM

O dicionário Michaelis define a linguagem como a “faculdade de expressão audível e articulada do homem”; “conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para exprimir suas idéias e sentimentos” e “qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou idéias”. Portanto, pode-se afirmar que linguagem é a utilização dos elementos de uma língua como meio de comunicação entre os homens, de acordo com as preferências de cada um ou qualquer meio de exprimir o que se sente ou pensa. Existem vários tipos de linguagem: mímica, cromática, plástica, musical, falada, escrita e iconográfica.

CONCEITO DE LÍNGUA

A língua é o idioma, um subconjunto da linguagem. Enquanto a linguagem abrange todos os seres humanos, a língua envolve apenas uma parte desses seres. Segundo a definição do dicionário, é o “sistema de sinais apropriados a uma notação”, ou seja, a língua ou idioma é formado pelo conjunto de sons e símbolos estabelecidos por uma comunidade e convencionado de tal forma que permita a comunicação.

CONCEITO DE FALA

É a expressão oral da língua, através da qual acontece a maior parte da comunicação. É o discurso, a língua sendo exercitada pelos seres humanos. É uma realização individual e momentânea da língua. Na fala, usa-se apenas uma parte do idioma, pré-selecionado e combinado para exprimir a mensagem.

CONCLUSÃO:

Linguagem: é uma capacidade universal, pois abrange todos os seres humanos.
Língua: é um código coletivo ou grupal, porque abrange seres de um determinado grupo.
Fala: é um fato individual, pois se realiza por intermédio de cada indivíduo de um grupo.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.