Pular para o conteúdo principal

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR


Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


Elderson Luciano Mezzomo[1]
RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.
De início Holland detesta estar na sala de aula na função de professor, o que o faz lembrar e constatar o mesmo sentimento por parte dos alunos (de estar longe da sala de aula).
Algumas mudanças começam a ocorrer no comportamento do professor, que observa a necessidade não só de “transmitir conteúdos”, mas de nortear seus alunos, de compartilhar o prazer em ser músico. Essas mudanças ocorrem num contexto de várias mudanças: um aluno que não consegue aprender a tocar, sua esposa que anuncia a gravidez, seu colega, professor de basebol que pede que ensine um jogador a tocar qualquer instrumento. Essas mudanças no dia a dia de Holland são acompanhadas também pelas mudanças sociais: guerra no Vietnã, cultura hippye, Beatles, luta pelos direitos civis americanos e contra o aparteide no continente africano.
Todas estas mudanças no cenário mundial são sentidas pelo professor na sala de aula e na própria música. Ele se dedica a ensinar música, independente do ritmo ou estilo musical, desde que seus alunos aprendam e sintam prazer na música. Após apresentação da banda marcial da escola, ensaiada por Hplland, descobre que seu filho é surdo. Decepcionado com a notícia se dedica ao trabalho e se afasta mais da família, pois não consegue lidar com este fato.
Com a morte de John Lenon, seu filho já adolescente, lhe dá uma lição: mostra que mesmo sendo surdo, poderia sim apreciar a música, se seu pai se dispusesse a ensiná-lo! A partir de então, Holland se dedica mais ao filho, inclui a linguagem de libras em seus concvertos e apresentações, e usa as cores para comunbicar música aos surdos.
Com a mudança no fim dos anos 80, novos professores, novas didáticas, ele se sente desprezado e fracassado. No entanto a escola o homenegeia por tanta dedicação e por toda sua influência na vida de seus alunos durante décadas.
Esta é uma lição de vida, de alguém que enfrentou os desafios da vida e soube superar seus medos e preconceito. Um professor que soube conmtextualizar-se e mostrar sentido em seus ensinos. Que influenciou várias gerações e conseguiu, à tempo, valorizar sua família e as pessoas próximas. Um exemplo de vida, uma trajetória surpreendente e fascinante.


[1] Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará. Disciplina: FTM de Artes. Professor: Anderson Fortaleza de Sousa

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.