Pular para o conteúdo principal

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: OBSERVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA realizado nas seguintes instituições: Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayer e Centro Educacional Pan-Americano (CEPA).
Constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Desta forma, objetiva-se fortalecer a relação entre teoria e prática, alicerçado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
SETOR DE ESTÁGIO







ESTÁGIO SUPERVISIONADO III:
OBSERVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE






Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo






NOVO PROGRESSO – PA
2011



ELDERSON LUCIANO MEZZOMO















ESTÁGIO SUPERVISIONADO III:
OBSERVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE


Relatório de Estágio Supervisionado III do Ensino Médio e Profissionalizante apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Plano Nacional de Formação de Professores como parte das exigências do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob orientação da Prof.ª Edna Oliveira Padilha.





NOVO PROGRESSO – PA
2011
SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO                                                                                                             04
1.1 Ensino Médio                                                                                                                       04
1.2 Ensino Profissionalizante                                                                                                     05
2. CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES                                                                06
2.1 Escola de Ensino Médio Waldemar Lindermayer                                                               06
2.2 Centro Educacional Pan Americano (CEPA)                                                                      06
3. RELATÓRIO DE ESTÁGIO                                                                                            07
3.1 Relatório de Observação do Ensino Médio                                                                         07
3.2 Relatório de Observação do Ensino Profissionalizante                                                       08
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                             09
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICAS                                                                                10
ANEXOS                                                                                                                                  11




1. APRESENTAÇÃO

O Estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática, portanto, indispensável à formação profissional adequando essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96).
Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA realizado nas seguintes instituições:
- Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayer e,
- Centro Educacional Pan-Americano (CEPA).
Constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Desta forma, objetiva-se fortalecer a relação entre teoria e prática, alicerçado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

1.1 Ensino Médio
        
Até 1967, o Ensino Médio era dividido em três cursos e compreendia o curso científico, o normal e o clássico. Na sequência resolveu-se mudar e chamar de curso "colegial", também dividido: os três primeiros anos eram iguais para todos e posteriormente quem quisesse fazer o antigo Normal e o Clássico, tinha de fazer mais um ano.
A Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece sua regulamentação específica e uma composição curricular mínima obrigatória. Corresponde ao Ensino Médio a etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para a vida social e para o mercado de trabalho, oferecendo o conhecimento básico necessário para o estudante ingressar no ensino superior.
No Brasil, historicamente chamou-se de ensino secundário o que hoje corresponde a segunda metade do ensino fundamental (a partir do sexto ano, 11 anos) e ensino médio. Pode ainda ser realizado em paralelo com a educação profissional de nível técnico.

1.2 Ensino Profissionalizante

O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
Educação profissional é abordada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de Dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de Abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de Julho de 2004. Há três níveis de educação profissional segundo a legislação brasileira:
- Nível básico: voltado para pessoas de qualquer nível de instrução e que pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.
- Nível técnico: voltado para estudantes de Ensino Médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das secretarias estaduais de educação. Há a opção de se fazer esses cursos integrados com o ensino médio ou separados, a partir do término do 2º ano do ensino médio.
- Nível tecnológico: realizado apenas por instituição de ensino superior (faculdades ou universidades). Pode ser realizado como graduação ou pós-graduação.



2. CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES

2.1 Escola de Ensino Médio Waldemar Lindermayer
        
A instituição foi criada por meio do Processo nº 264332/2004 e através da portaria nº 097/2004 de 10 de setembro do mesmo ano a partir da necessidade do município em atender os alunos do Ensino Médio. A escola objetiva orientar seus discentes para que busquem atuar de forma digna e organizada na sociedade, mostrando seus conhecimentos contribuindo para um futuro mais justo e de forma atuante.
A escola de Ensino Médio Waldemar Lindermayer, esta localizada na Rua Maria Valéria Rempel s/nº, Bairro Cristo Rei, na cidade de Novo Progresso-PA, nas turmas de 1 ao 3 ano do Ensino médio, turnos matutino e noturno. A instituição possui instalação própria e esta situada em um bairro residencial, possui 12 salas de aula (equipadas com carteiras e quadro de giz), 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 sala de direção, 01 biblioteca (inativa), 01 laboratório de informática, 01 cozinha, 04 banheiros para alunos, 01 deposito e 01 quadra esportiva.
O quadro de funcionários é composto por: 19 professores, 01 diretor, 01 vice-diretora, 01 coordenadora pedagógica, 04 serventes, 01 cozinheira e 02 vigilantes.
        
2.2 Centro Educacional Pan Americano (CEPA)

O Centro Educacional Pan Americano (CEPA) esta localizado na Rua Itaituba nº 970, bairro Bela Vista. Possui 02 salas, 02 banheiros, 01 biblioteca e 01 secretaria. A instituição oferece o curso Técnico em meio Ambiente, com 27 alunos.
Há seis anos o CEPA trabalha com a educação de jovens e adultos (EJA), na modalidade de Educação à distancia no estado do Pará. A intenção é beneficiar maiores de 18 anos que por qualquer motivo não concluíram o ensino médio normal objetivando a capacitação dos alunos com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo dado acesso imediato ao mercado de trabalho.
Sua filosofia é a competência capaz de exercitar ações legais e normativas que orientam as práticas da educação ambiental contribuindo positivamente para uma sociedade mais justa e igualitária.
3. RELATÓRIO DE ESTÁGIO
        
O Estágio de Observação do Ensino Médio transcorreu no período de 05 a 19 de agosto de 2011 nos turnos matutino e noturno, na Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayer, situada na Rua Maria Valéria Rempel, s/n, Cristo Rei, Novo Progresso-PA.
O Estágio de observação do Ensino Profissionalizante teve inicio dia 22 a 30 de agosto de 2011 no Centro Educacional Pan Americano (CEPA) localizado na Rua Itaituba nº 970, Bela Vista, Novo Progresso-PA.

3.1 Relatório de Observação do Ensino Médio

O método utilizado pela escola é o tradicional, com aulas expositivas e utilização apenas de lousa e giz. Devido à educação formal, em geral, há pouca abertura para uma participação efetiva do educando. A maneira como o professor lida com as dificuldades dos alunos é fator determinante para sua aprendizagem. Com os alunos inibidos para tirarem as dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e consequentemente atrasam e comprometem seu desenvolvimento.
No decorrer do Estágio ficou evidente o desconforto dos professores pela presença dos estagiários. Talvez isso se deva ao fato de reconhecerem que a forma de ensinar praticada está muito aquém das modernas técnicas de ensino já praticadas no município por outras escolas. Em alguns momentos percebe-se desânimo por parte dos educadores, além do medo com relação a possíveis mudanças, compromissos e transformações que a educação possa exigir.
Os discentes apresentavam níveis de aprendizagem diferenciados devido a alguns fatores como: a faixa etária e aulas noturnas (visto q a maioria dos alunos trabalham durante o dia chegando cansados à sala).
Com base na observação constatou-se que não se pode ignorar o contexto social. O planejamento (indispensável no processo de ensino-aprendizagem) é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado. Uma escola que tenha como característica a participação ativa e não simplesmente conteudista, que integra o aluno envolvendo-o no processo de ensino-aprendizagem, é imprescindível. Assim sendo, as aulas desenvolvidas deverão ser mais participativas onde todos possam ter a oportunidade de criar e recriar criticamente suas ações e reflexões no processo educativo tendo em vista que com as experiências vivenciadas desenvolvam uma educação de qualidade.
Diante da atual situação, a escola precisa atender à comunidade, visando sempre formar cidadãos críticos, autônomos e participativos. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de um processo educativo libertador, onde o aluno sinta-se atraído a fazer parte da construção e aquisição do conhecimento.

3.2 Relatório de Observação do Ensino Profissionalizante
        
O Estágio de observação no Centro Educacional Pan Americano (CEPA) foi realizado na turma de Técnico em Meio Ambiente composta por 27 alunos de idades variadas.
A relação aluno-professor é muito eficiente, fundamentada no diálogo e na troca de experiências. A sala é ampla e as carteiras ficavam organizadas em círculo, o que facilitava a comunicação entre eles e com a professora.
O conteúdo abordado nas aulas é bem contextualizado, o que atrai a atenção de todos. O grande debate que ocorreu na semana do Estágio era sobre os problemas e possíveis soluções para o lixo. “O que fazer com tanto lixo?” Dentre as várias soluções citadas os três R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) foram os mais comentados, pois seriam responsabilidade de todos e haveria resultado em curto prazo.
Era nítida a preocupação dos estudantes com relação ao Meio Ambiente, sendo este um dos principais motivos pela escolha do curso. Para muitos é necessária a intervenção urgente de pessoas preocupadas com as futuras gerações e com o destino do nosso planeta.
Estudar sobre o Meio Ambiente para esses alunos é muito importante e enriquecedor, pois à medida que aprendem sentem que podem contribuir de forma positiva para uma sociedade melhor.
Por fim destaca-se a apresentação do Projeto da Turma A de licenciatura Plena em Pedagogia intitulado: “Drogas: sensibilizar para não punir”. A apresentação do Projeto foi um grande aprendizado a todos.



4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
        
A experiência de observação em sala de aula é imprescindível à formação do pedagogo. Todas as etapas do Estágio foram de suma importância e enriquecedoras para o aprendizado, visto que a observação é o ponto de partida para uma reflexão acurada das questões educacionais.
A experiência do Estágio também contribui para a formação do acadêmico ajudando-o a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa. A observação é fundamentação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo (continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos).
        



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Rubem Azevedo. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1983. (Coleção polêmicas de nosso tempo)

ARROYO, Miguel G. Mestre, educador e trabalhador: organização do trabalho e profissionalização. Tese para Professor Titular da Faculdade de Educação. Belo horizonte-1985.

____, Miguel G. Oficio de Mestre. Editora: Vozes-7 edição.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra. 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. Editora Cortez. 7ª. ed - São Paulo 1994.

____, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: Unidade Teoria e Prática. 4 ed. Editora Cortez 2003.

http://www.centrorefeducacional.pro.br/ensimed.htm

http://www. Educacaodialogica. blogspot.com




FICHA DE CADASTRO

01 – NOME:
Elderson Luciano Mezzomo.

02 – ENDEREÇO:
Avenida Orival Prazeres, 2511, Bairro Jardim Planalto, Novo Progresso-PA.

03 – TELEFONE:
(93) 8113-3278

04 – INSTITUIÇÕES ONDE REALIZARÁ O ESTÁGIO:
1 - Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayer.
2 - Centro Educacional Pan Americano (CEPA).

05 – ENDEREÇO DAS INSTITUIÇÕES:
1 - Rua Maria Valéria Rempel, s/n - Cristo Rei. CEP: 68193-000 –Novo Progresso – PA.
2 - Rua Itaituba nº 970 - Bela Vista. CEP: 68193-000 Novo Progresso – PA.

06 – NOMES DOS DIRETORES (AS):
1 - Hugo Roque B. Sphor.
2 – Luzia Diniz (secretária)

07 – INÍCIO DAS OBSERVAÇÕES:
05 de Agosto de 2011.

09– TÉRMINO DOS ESTÁGIOS:
30 de Agosto de 2011.
                       
INSTITUIÇÃO
ATIVIDADES
HORAS PREVISTAS
HORAS REALIZADAS
IFPA
Elaboração Projeto
20
20
Waldemar Lindermayer
Observação
30
30
CEPA
Observação
30
30
Total
80
80



FOTOS



Foto 01: Apresentação dos Estagiários pela coordenadora.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.

Foto 02: 1º Ano.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.



Foto 03: 2º Ano.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.

Foto 04: 3º Ano.
Fonte: Elderson L. Mezzomo, 2011.





         INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



















PROJETO
“DROGAS: SENSIBILIZAR PARA NÃO PUNIR.”









Acadêmicos: Turma A



               







Novo Progresso – PA
Junho de 2011



Acadêmicos: Turma A


















PROJETO
“DROGAS: SENSIBILIZAR PARA NÃO PUNIR”.










Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado III (Observação do Ensino Médio Regular e Profissionalizante) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, orientado pela Prof.ª. Edna Oliveira Padilha.









Novo Progresso – PA
Junho de 2011



Acadêmicos Participantes:

CARLA  DOS   SANTOS SOBRINHO
CARMEM ALVES DE OLIVEIRA
CINTIA HELENA  ALVES  LIMA
CLAUDIA DAMKE  CYPRIANI
DANIELLE  MONTEIRO BORGES
ELDERSON  LUCIANO MEZZOMO
ELIANE PAVIN
ELIDIANE DIAS DOS SANTOS
ELIZONETH DA SILVA MELO
ERIVAN PEREIRA CATINGUEIRO
ESMAELITA TIAGO SILVA MAIA
EVA ROMANA DA CUNHA
FERNANDA ROGRIGUES
GLEIDSON ANARDIE OLIVEIRA MENDES
GRAZIELA APARECIDA DE SOUZA
IVONETE RIBAS
JACILENE SOUSA SEPULTE
JANE ELEN FERREIRA MOREIRA
JOCELINO DA VITÓRIA KISEL
LUCINÉIA DOS SANTOS
MARCELO  DE PAULA UREL
MARCIA FERREIRA CHAVES
MARIA DE FATIMA DA SILVA
MAURO PAULO LUNARDI
NARA RUBIA COSTA DA ROCHA
NELSINDA  FORSTER
NEUZA DE FATIMA PIVOTTO
REGINA  DA SILVA VIANA
ROSILENE COSTA PEREIRA
ROSINEIDE SOUSA DE OLIVEIRA
SILVIA DA SILVA COELHO
TEREZINHA DE JESUS SILVA SANTOS
VANDERLÉIA MOREIRA DE SOUZA DOS  SANTOS
VERONICA DIAS DOS SANTOS



SUMÁRIO

1. PROBLEMÁTICA                                                                                                           04
2. JUSTIFICATIVA                                                                                                             04
3. OBJETIVOS GERAL                                                                                                      05
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS                                                                                          08
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS                                                                  08
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                                                  08
6. ORÇAMENTO                                                                                                                 09
7. CRONOGRAMA                                                                                                              09
REFERÊNICAS                                                                                                                   09
ANEXOS                                                                                                                                00





1. PROBLEMÁTICA

Droga, substâncias que levam um ser a mudar totalmente o comportamento, ocasionando distúrbios e reações não esperados, levando os usuários a se aprofundarem cada vez mais nos diferentes tipos de drogas.
Sabemos que o consumo de drogas tem se agravado de forma alarmante e preocupante no município de Novo Progresso, o consumo de cigarros, de bebidas, entorpecentes são problemas muitos comuns no âmbito escolar, atingindo assim o desenvolvimento cognitivo do ensino-aprendizagem do educando, causando à desordem e a indisciplina, dificultando com isso a interação desses jovens, na família e na sociedade.

2. JUSTIFICATIVA:

A realização deste projeto vem oportunizar e sensibilizar junto aos adolescentes e jovens estudantes de instituições públicas, situações frequentes que acontecem dentro das escolas, onde alunos de tornam-se dependentes ou usuários de drogas lícitas como ( álcool e cigarro ) e ilícitas como ( crack, maconha, êxtase e etc.).
Sua reflexão conjunta no sentido de informar à esses jovens os malefícios das drogas para a vida, uma vez que a mesma dizima família e corrompe a sociedade. Também cabe a escola empenhar-se na formação moral de seus alunos, por isso busca-se orientá-los em relação a prevenção e o combate do uso das drogas.

3. OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar adolescentes e jovens estudantes de instituições públicas da cidade de Novo Progresso as consequências causadas pelo uso das drogas no ambiente escolar causando violência.

3.1 Objetivos Específicos:

             - Orientar o público alvo a reconhecer essas drogas e dizer “NÃO” ao uso das mesmas.
           - Socializar e informar a visão de mundo que uma pessoa tem ao ser usuário de drogas.
           - Incentivar ao tratamento no “CAPS”, aos que se encontram no uso contínuo de drogas.
           - Apresentar as tipagens lícitas e ilícitas oferecidas na região.

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Apresentar o projeto sensibilizando e orientando o corpo docente e discente dos perigos mediantes situações ocorridas no mundo das drogas.
·         Mediante diálogo com os diretores das instituições de ensino públicos, onde os mesmos expressaram a necessidade de falar sobre o assunto.
·         Através de palestras, folders, cartazes, slides e vídeos com depoimentos.
·         Pesquisa de experiências vivenciadas.
·         O projeto será realizado em 22/06/2011 e quando solicitado pelas instituições de ensino.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Droga vem do termo (francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, que significa “seco, coisa seca”), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias  químicas que produzem alterações dos sentidos. É toda substância que interfere no sistema, alterando o estado mental, emocional e físico. As drogas são classificadas em: licitas: álcool, cafeína, fumo e medicamentos. Ilícitas: maconha, cocaína, craque, êxtase, oxi, etc. Segundo o autor Argemiro Procópio, relata a dialética da criminalidade no universo das drogas, denuncia a corrupção política atrelada à perversa distribuição da renda, aos injustos privilégios das elites, a falta de ética e aos desrespeitos aos valores da vida. Sensibilizar, e informar sobre o que são drogas e suas consequências, são o melhor caminho para evitar que individuo seja punido através das consequências do próprio uso e rejeição da sociedade.




6. ORÇAMENTO:

Para a elaboração deste projeto foi necessário recursos financeiros para a compra de materiais tais como:

DISCRIMINAÇÃO
VALOR(R$)
Papel sufite
(R$)  4,00
Cartolinas
(R$) 3,00
Pincel atômico
(R$) 6,00
Impressão
(R$) 20,00
Xerox
(R$)10,00
Digitação
(R$) 30,00
Folders
(R$) 15,00
TOTAL GERAL
(R$) 88,00


7. CRONOGRAMA:

Escolas
                  Meses

Junho
  Agosto
Setembro
Tancredo Neves
22
27


01
08
05
15
21
Waldemar Lindermayr
X








João Carlos Batista

X







Valdomiro Mendes




X




Doralina Ruaro





X



Maria Ignês






X


Mario Dagostin







X


O presente projeto “DROGAS: Sensibilizar para não punir”. Será desenvolvido nas escolas conforme a solicitação da direção e coordenação das mesmas.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


http//www.traca.com.br/livro127586/brasil-no-mundo-das-drogas




FOTOS



Foto 01: preparativos para apresentação.
Fonte: Neuza Pivotto, 2011.

Foto 02: preparativos para apresentação.
Fonte: Neuza Pivotto, 2011.


Foto 03: aguardando para inicar.
Fonte: Neuza Pivotto, 2011.

Foto 04: apresentação.
Fonte: Neuza Pivotto, 2011.


Foto 05: alunos concentrados na apresentação.
Fonte: Neuza Pivotto, 2011.

Foto 06: agradecimentos finais.
Fonte: Neuza Pivotto, 2011.


Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.