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ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Administrar materiais significa conhecer todas as necessidades de uma organização, começando pelo básico até as partes mais complexas. O estoque deve estar sempre suprido cuidadosamente para que não haja sobra nem falta de alguns itens, pois a falta de material poderá acarretar em prejuízos e causar sérios danos financeiros as organizações. O equilíbrio é essencial: não ter de mais e nem de menos.






Curso: Administração com ênfase em agronegócios.
Professora: Nilza Roncoleta
Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo.
Campus: Novo Progresso-PA.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

“Administrar materiais é como administrar informações, quem os tem quando necessita, no local e na quantidade necessária, possui ampla possibilidade de ser bem sucedido.”

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

1. Definir o que é administração de materiais, e com base nesta definição descrever, a importância que tem dentro das organizações:
 Administrar materiais significa conhecer todas as necessidades de uma organização, começando pelo básico até as partes mais complexas. O estoque deve estar sempre suprido cuidadosamente para que não haja sobra nem falta de alguns itens, pois a falta de material poderá acarretar em prejuízos e causar sérios danos financeiros as organizações. O equilíbrio é essencial: não ter de mais e nem de menos.
2. Cite quatro fatores que as organizações devem adotar como um sistema integrado na administração de materiais, cuja finalidade é o suprimento á organização de materiais imprescindíveis ao funcionamento desta.
O tempo oportuno: tempo necessário para venda do produto, na época certa.
Quantidade necessária: certa quantidade de produto capaz de atender uma demanda, da sazonalidade em questão.
Quantidade requerida: ter o produto com a qualidade acima dos concorrentes e uma boa aceitação por parte dos clientes.
Menor custo: ter grande poder de barganha junto ao fornecedor para fazer a diferença no preço final, agregando mais um fator positivo no momento da venda.
3. Esses quatro fatores requerem subsistemas, explique esses subsistemas “típicos” se há necessidade de implantação na empresa:


Controle de Estoque – Responsável pela gestão econômica do estoque, pelo planejamento a programação de material, fazendo sua analise deste a previsão o controle e o suprimento de material. E necessário no processo de produção e venda das empresas. Estoque pode ser matéria prima, produtos em fabricação ou produtos acabados.
Classificação de Material – E responsável pela identificação, classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material.
Aquisição/Compra de Material – Responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material pelo processo de licitação. Assegurando que as matérias exigidas pela produção estejam sempre à disposição, na quantidade certa e no período desejado. Buscando sempre preços e qualidades os quais garantem o preço final.
Armazenagem/Almoxarifado – Responsável pela gestão física do estoque, deste guardar, preservar, embalar, recepcionar e expedir o material, por determinadas normas e métodos de armazenagem. Local onde ficam armazenados os produtos para atender a produção e posteriormente entregue aos fornecedores.
Movimentação de Material – Responsável pelas entradas e saídas de mercadorias.
Inspeção de Recebimento – Responsável pela verificação física e documental do recebimento de material, podendo ainda encarregar-se de verificar a qualidade dos produtos recebidos.
Cadastro – Responsável pelo cadastro de fornecedores, e pesquisar de mercado e compras.
Sim, para haver uma boa administração de material e necessário uma comunicação entre os subsistemas, para alcançar um resultado sem falta os desperdício de material ou produto.
4. Explique os subsistemas “específicos”, qual a função destes na organização:
Inspeção de Suprimentos – Responsável pela aplicação das normas e dos procedimentos estabelecidos dentro da administração de Matérias em toda organização deste a política traçada pela administração e apresentando as possíveis soluções.
Padronização e normalização – Responsável pelo apoio e obtenção de um numero menor de variedades por meio de unificação e especificação dos mesmos apresentando medidas de redução de estoques.
Transporte de Material – Responsável pela política e execução do transporte, pelo movimento e distribuição de material dentro das organizações. Já a entrega do produto acabado para o consumidor e responsabilidade do setor de Transportes e Distribuição, nesse setor executa a administração de frotas e veículos da empresa ou são contratadas outras empresas para executar esse serviço.
Esses subsistemas devem funcionar como engrenagens dentro da administração de material dependem da complexidade da organização de sua natureza e do numero de itens dentro do seu inventario.
5. Quais os principais objetivos da administração de recursos matérias e patrimoniais?
Preço Baixo – Reduzir os preços implica no aumento dos lucros, se mantendo a mesma qualidade. Ter maior competitividade perante o mercado.
Alto Giro de Estoque – Aumenta o retorno do investimento reduzindo o valor do capital de giro com a melhor utilização do capital. O Fluxo de compra e maior porem uma parte menor do capital fica pressa a esses produtos.
Baixo Custo e aquisição de posse – Dependem da compra, manuseio e armazenamento dos materiais com eficiência tornando seu custo mais baixo.
Continuidade de Fornecimento – Analisar os fornecedores com critério rigoroso para que o custo da produção e seu transporte não sejam afetados.
Consistência de Qualidade – E a área responsável pela manutenção da qualidade nos matérias ou serviços prestados por fornecedores. Em Algumas empresas a qualidade dos produtos ou serviços e o único objetivo da Gerencia de Matérias.
Despesas com Pessoal – E a área responsável pela estimulação e aperfeiçoamento de pessoal, contratando elementos específicos e especializados com o objetivo de obter maior lucro.
Relações Favoráveis com Fornecedores – No mundo dos negócios e extremamente importante saber negociar com os fornecedores.
Aperfeiçoamento de Pessoal – E superimportante manter e aumentar a aptidão de seu pessoal.
Bons Registros – E o primeiro objetivo, pois contribui para a Administração de Material, faz com que as empresas obtenham lucros e sobrevivam perante o mercado.  
6. Cite qual a função do setor compras e seus principais objetivos:
O setor compras e responsável pela aquisição de produtos ou insumos dentro das organizações tornando-a competitiva perante o mercado. Seus objetivos são: atender o cronograma de produção, através do fornecimento de materiais; Estocar ao mínimo sem comprometer a segurança da produção, deste que represente economia para a organização; Evitar a multiplicidade de itens similares, desperdício, deterioração, e obsolescência. Manter a qualidade dos materiais conforme as especificações; Adquirir os matérias a baixo custo sem demérito a qualidade; Manter atualizado o cadastro de fornecedores e os pagamentos em dia.
7. Cite as principais características adequadas que um sistema de compras deve possuir:
Sistema de cotação - Sua finalidade e encorajar novos competidores qualificam os concorrentes, e se ganha tempo com a seleção dos fornecedores.
Sistema de preços objetivos - Ter conhecimento prévio dos preços, ajuda nas decisões dos compradores; Pode ainda ajudar os fornecedores a serem mais competitivos entre si, mostrando que seus preços estão fora de concorrência.
Duas ou mais aprovações - No mínimo duas pessoas estão envolvidas nessa decisão e na escolha do fornecedor. estabelecendo uma defesa de interesses da empresa em garantia de um julgamento justo protegendo o comprador a possibilidade de revisar a sua própria decisão.
Documentação escrita - E a documentação anexada ao pedido, possibilitando uma segunda assinatura e a revisão e a disponibilidade junto ao processo de compras e o esclarecimento de qualquer duvidas. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
GESTÃO DE ESTOQUES

1. Qual importância do ponto de vista do grupo da utilização da gestão de Estoques nas empresas?
Administrar os estoques é de vital importância para qualquer empresa, pois se comprar em excesso terá prejuízos com estocagem e recursos financeiros empacados impedindo que estes recursos sejam utilizados em outros setores da empresa, ao contrario se comprar de menos os problemas não é menor, a falta de insumos prejudica o bom andamento da empresa, paralisa a produção, compromete a distribuição e provoca descontentamento dos clientes; com tudo a gestão dos estoques com eficiência define o sucesso ou fracasso de qualquer empresa. 
2. Defina o que é estoque, e quais suas principais funções dentro da empresa:
Estoque são a quantia de material, produtos ou insumos para produção, industrialização ou venda, dependendo do ramo de atividade da empresa. E sua função principal é manter insumos em equilíbrio com a produção ou venda evitando riscos de faltar e obrigar a adquirir insumos nos mercados alternativos aumentando o custo, e estarem sempre atentas às sazonalidades, uma vez que ter em excesso força manter altos valores paralisados.
3. Os estoques possuem diferentes classificações? Cite-as:
Estoques de matéria prima ou insumos, (MPs), estoque de materiais em processamento ou em vias, estoque de materiais semi-acabadas, estoque de materiais acabados ou componentes, estoque de produtos acabados (Pas).
4. Qual importância do controle de estoques em uma organização?
É manter os estoques em equilíbrio com as necessidades do consumo ou das vendas, coincidindo com a reposição, observando sempre as sazonalidades.
5. Explique o sistema de estoque mínimo:   
Estoque mínimo é a menor quantia de produto aceitável para prever eventuais picos de consumo ou prevenir-se de acidentais atrasos na entrega do pedido de reposição, e para calcular o estoque mínimo é; PP ponto de pedido que seja igual a C consumo médio mensal x TR tempo de reposição + E.min estoque mínimo.

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS

1. Qual é o conceito de compras?
            É a função responsável pela obtenção do material ou produtos junto aos fornecedores interno ou externo buscando preço e qualidade.
2. De que forma o setor de compras pode contribuir para a competitividade da empresa no mercado?
Adquirindo material ou produto com quantidade, qualidade e menor preço, tornando os preços acessíveis e competitivos dentro do mercado.
3. Quais são as cinco perguntas que devem ser utilizadas antes de realizar uma compra, em sua opinião porque seria interessante a utilização destes métodos?
            A Pessoa responsável pelas compras deve sempre certificar se o material comprado atende as necessidades e há integração entre o orçamento e a requisição de compras, efetuada pelo setor responsável pela pesquisa e a analise de compras dentro da organização. O Administrador devera levar em conta o momento se a quantidade de material adquirido atendera a demanda real e futura. A aquisição de material e um fator extremamente importante. Todos os itens deveram estar obter um melhor custo x beneficio, e o menor prazo de entrega, visto que a logística e um dos fatores vitais ao bom desempenho de quaisquer empreendimentos.
4. Qual e o método de compras a empresa adotaria Centralização ou descentralização?
A centralização é importante para maior controle do empreendimento, além de melhorar o controle de pessoal e relação com fornecedores, adotando assim apenas uma política interna de distribuição dentro da organização.
5. A seleção de fornecedores para a realização das compras é composto de quais etapas?
A primeira etapa e fazer uma pesquisa de mercado, identificando o potencial dos fornecedores, seguindo de uma analisem e classificação dos possíveis fornecedores eliminando aqueles não satisfazem os critérios da organização, e posteriormente fazendo uma avaliação de desempenho dos fornecedores.
6. Descreva como a empresa efetuaria um sistema de compras desde o planejamento dos itens a serem solicitados até o recebimento e armazenagem?
Identificando as necessidades de adquirir materiais, selecionando fornecedores, analisando uma logística eficiente para realizar as entregas dentro do prazo estipulado, e posteriormente com a armazenamento dos materiais solicitados em local adequado.

COMERCIALIZAÇÃO DE CONSUMO

1. Quais os objetivos de comercialização e consumo?
Suprir mercado, mantendo o estoque equilibrado, atender satisfatoriamente o cliente, com preço, qualidade, pontualidade nas entregas garantia de reposição de itens, estarem sempre atendo as saídas e a reposição de mercadorias, obtenção de lucros fator essencial para dar continuidade da empresa e dos negócios, avaliar de detalhadamente os itens de maior saída fazendo sempre a sua reposição. Essa função requer conhecimento absoluto desde o fornecedor, do produto e do publico consumidor.
2. Explique sobre a política de comercialização:
O Sucesso da comercialização depende sempre de cuidado mantendo as estratégias analisando os clientes, preços, prazo, entrega. Ter o preço garantido no mínimo devera estar acima do valor final do custo, não excedendo em descontos e promoções que não garanta a reposição de produtos, a venda deve respeitar as normas de valores de mercado lembrando que nem sempre o preço baixo garante a satisfação do cliente, deve-se levar em conta o que um bom serviço prestado, um bom atendimento, será um bom facilitador para o cliente e garante a pós venda.
3. Descreva o arranjo físico ou layout:
            O planejamento estrutural físico de uma empresa, e importante e necessário para o desenvolvimento do trabalho. Quando maior e a organização maior devera ser o empenho funcional exemplo – O espaço físico de uma loja ou escritório a maneira em que se organizam os moveis e o espaço ocupado pelas pessoas determina o sucesso do atendimento ao cliente e conforto do funcionário, outro exemplo e o de uma montadora automotiva.
Arranjo físico por produtos - Corresponde ao sistema de produção continua como linha de montagem.
Arranjo físico por processos - corresponde ao sistema de produção de fluxos intermitente, como a produção por lotes ou encomendadas.
Arranjo físico de posição fixa - corresponde ao sistema de produção em projetos.
4. Qual a hierarquia deve ser adotada se tratando do setor de materiais? Cite os cargos:
            Gerente - Distribui funções e cobra resultados.
            Programador - Planeja e coordena compras de forma equilibradas.
            Comprador - E responsável pela aquisição, pelos preços, prazos, qualidades e quantidades etc.
            Controlador - Controla a entrada e saídas de mercadorias do estoque.
Estoquista - E responsável pela recepção, locação e proteção das mercadorias. A organização e sua principal função.
            Atendente - E o que recebe os pedidos os diversos setores.
            Vendedor - Atende no balcão e é responsável pelo atendimento aos clientes internos e externos.
            A hierarquia deve ser respeitada por todos os funcionários, para que obtenha sucesso.



ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

1. Descreva sobre a estratégia de verticalização e horizontalizarão:
O sistema de verticalização usa a estratégia de produzir em todas as empresas tudo o que puder ou pelo menos tenta produzir, e as principais vantagens da verticalização são a independência de terceiros maior liberdade na alteração de suas políticas, prazos e padrão de qualidade, além de poder produzir o que melhor lhe convier e mais, recolhendo para si os lucros que pertenceriam a terceiros e manter para si suas tecnologias. Por outro lado apresentam também desvantagens, necessitando de maior investimento financeiro, em instalações e equipamentos, menor flexibilidade no processo produtivo, e com mais recursos imobilizados tornando a empresa de grande estrutura.
E a horizontalização consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços que necessita, e suas vantagens são redução de custos, menor investimento em instalações, maior flexibilidade no volume de produção para acompanhar a sazonalidade do mercado em focar mais as prioridades e na incorporação de novas tecnologias, porem tem também suas desvantagens, menor controle da tecnologia maior exposição no mercado e deixa de embolsar os lucros que os terceiros acabam levando.

ÉTICA DE COMPRAS

1. Discorra dobre ética de compras:
            A ética deve ser respeitada por todas as funções e áreas profissionais, porem algumas é bem maior as suas responsabilidades. Exemplos médicos, engenheiros e compras. A divulgação de determinados assuntos devera ser bastante claras e respeitar os limites entre o legal e o moral, no setor compras e bastante intenso, pois se trata valores altíssimos envolvendo interesses dos vendedores, e comum ouvir que alguns oferecem percentual de comissão referente ao fechamento de uma compra caso a aceitação por parte do comprador ambos estão infligindo o código de ética. Outro exemplo e o caso das licitações publica que alguma empresa fornecedora ofereça para o comprador uma comissão (o chamado por fora) para ganhar a licitação, estando ambos sendo desonesto com o código de éticas da moralidade e do respeito por outro lado ocorre que o comprador poderá ganhar lembranças, brindes ou ate mesmo viagem, mesmo assim esse devera apresentar para o seu superior, que devera ratear entre todos os funcionários que participaram da atividade no grupo ou ate mesmo fazer um sorteio dentro do grupo não permitindo assim que pela posição de um os demais fiquem em desvantagens isso e ter ética e humildade, outro exemplo um determinado comprador de um grupo repassar informações a concorrentes, vindo a prejudicar a organização isso e falta e ética, para evitar prejuízos a empresa deve orientar seus colaboradores sobre as conseqüências que virão caso alguém do grupo faltar com a ética.

PREVISÃO PARA ESTOQUES

1. O que é previsão qualitativa e quantitativa?
            Quantitativa – São números que fornecera os dados de acordo com as informações colhidas. São variáveis de fácil previsão, com a evolução das vendas e a influencia de propagandas.
            Qualitativa – São dados que ira fornecer e avaliar a qualidade das informações obtidas perante o gerente, os vendedores, aos compradores e ao mercado.
2. Quais as formas de evolução de consumo?
Podemos representar as formas de evolução de consumo pelas seguintes formas:
Método da evolução horizontal de consumo - de tendência invariável ou constante.
Modelo de evolução de consumo sujeito à tendência - o consumo médio aumenta ou diminui com o correr do tempo.
Modelo de evolução sazonal de consumo - o consumo possui oscilações regulares, que tanto podem ser positivas quanto negativas, ele é sazonal, e quando aparece esta condicionada a determinadas causas.

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