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RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA: AÇÕES SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

O artigo “Ações sustentáveis como estratégia de negócio” aborda como estão as empresas em relação ao tema e seu relacionamento com a sociedade e governo. Os autores destacam o amadurecimento da consciência entre empresários da importância da sustentabilidade e a perspectiva de evolução no assunto.








FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM
GESTÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL


Elderson Luciano Mezzomo[1]

RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA DO ARTIGO:
AÇÕES SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
(ALVES, Vânia; LEITE, Valter. Fonte: Gazeta Mercantil – 18/julho/2007 Suplemento Especial – Páginas 1-4, acesso em 02/03/2013, disponível em:
<http://www.parceirosvoluntarios.org.br/Componentes/textos/TextosVPJ.asp?txTx=111&iRnd=0,322%D8>).

O artigo “Ações sustentáveis como estratégia de negócio” aborda como estão as empresas em relação ao tema e seu relacionamento com a sociedade e governo. Os autores destacam o amadurecimento da consciência entre empresários da importância da sustentabilidade e a perspectiva de evolução no assunto.
É destacada a relevância das ações sustentáveis como estratégia de negócio. Citam, por exemplo, os índices nas bolsas (Estados Unidos e Brasil) de empresas que aderiram à sustentabilidade e sua maior valorização na bolsa, ou seja, algo a ser valorizado também a médio e longo prazo. Outros indicadores dizem respeito à influência de ações sustentáveis sobre os grupos de interesse das empresas, o que não pode ser ignorado.
A avaliação é que cada vez mais empresas estão considerando seriamente o as ações sustentáveis como estratégia de negócios e se empenhando, inclusive a alta diretoria, para apresentarem uma empresa equilibrada não só economicamente, mas também social e ecologicamente.
O desafio é a incorporação definitiva dessa nova visão de negócios, o que já conta com exemplos bem sucedidos (exemplo da Natura que atribui seu desempenho à nova visão). Os bancos constituem outro exemplo bem sucedido (Bradesco e Real).
Por fim, a tendência é que passada a fase de implantação dessa nova visão (ações sustentáveis como estratégia de negócios), ela se solidifique e que as empresas intensifiquem seu papel junto aos governos. Por deter grande poder (econômico, político, tecnológico e cultural) os empresários podem realizar uma grande transformação.
Certamente as ações sustentáveis tem-se mostrado lucrativas em alguns setores na sociedade, mas chega com discurso muito forte o qual nenhum empresário se absterá. Ainda há grande distância entre discurso e prática, mesmo com bons exemplos de comprometimento sócio ecológico de algumas empresas, alguns setores terão mais dificuldades em assumir esse discurso na prática. Mas, em meio a debates salutares, tentativas e erros, a sociedade avançará para uma maior eficiência no uso de seus recursos (limitados), motivada, ora pela consciência social ecológica, ora pela necessidade.


[1] Acadêmicos do curso de Pós-graduação lato-sensu em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental (Novo Progresso-PA) pela AJES – Faculdade do Vale do Juruema. Disciplina: Gerenciamento Ambiental nas Empresas públicas e Privadas. Professor: Dr. Jorge Luiz Rodrigues Peres.

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