Pular para o conteúdo principal

RESENHA ANALÍTICA-DESCRITIVA DA APOSTILA DA DISCIPLINA: AUDITORIA AMBIENTAL

A apostila é introduzida a partir de breves definições de meio ambiente, auditoria ambiental e um breve histórico do surgimento da auditoria ambiental. Em seguida são abordados os objetivos da auditoria ambiental e suas formas: auditoria dos impactos ambientais, dos riscos ambientais, da legislação ambiental e de sistemas de gestão ambiental.




 
FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM
GESTÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL


Elderson Luciano Mezzomo[1]


RESENHA ANALÍTICA-DESCRITIVA DA APOSTILA DA DISCIPLINA:

AUDITORIA AMBIENTAL


A apostila é introduzida a partir de breves definições de meio ambiente, auditoria ambiental e um breve histórico do surgimento da auditoria ambiental. Em seguida são abordados os objetivos da auditoria ambiental e suas formas: auditoria dos impactos ambientais, dos riscos ambientais, da legislação ambiental e de sistemas de gestão ambiental.

O SGA (Sistema de Gestão Ambiental) é tratado mais pormenorizadamente em consonância com as normas NBR ISO série 14000 cujo objetivo “é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um SGA”. É destacado que o SGA está alicerçado na metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act/Planejar-Executar-Verificar-Agir).

Conforme a NBR ISO 19011 são estabelecidas as diretrizes para a implantação do SGA estruturadas em três grandes temas: definições, requisitos e princípios gerais. Quanto aos procedimentos da auditoria ambiental, a NBR ISO 14011 define os objetivos, funções e responsabilidades da auditoria do SGA. Ainda na NBR ISO 14011 estão normatizadas as quatro etapas da auditoria: início (definir o escopo e realizar e analisar a crítica preliminar da documentação), preparação (elaborar o plano de auditoria, atribuir as funções/atividades aos membros da equipe de auditoria e realizar a reunião de abertura), execução (coletar as evidências, analisar as evidências e reunião de encerramento) e relatório de auditoria (preparar o relatório de auditoria, distribuir o relatório de auditoria e reter ou descartar os documentos da auditoria).

Por fim são enfatizadas as aplicações e vantagens da auditoria ambiental em conformidade com a NBR ISO 14001 e um estudo de caso para demonstração e fixação dos conceitos abordados. Mesmo sendo resumida (em suas 31 páginas), a apostila atinge seu propósito de introduzir o assunto destacando seus principais aspectos e instigando a um maior aprofundamento do tema.



[1] Acadêmico do curso de Pós-graduação lato-sensu em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental (Novo Progresso-PA) pela AJES – Faculdade do Vale do Juruema. Disciplina: Auditoria Ambiental. Professora: MS Cleiva S. Mative.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.