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MODELO DE AUDITORIA PROPOSTO: ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) EM NOVO PROGRESSO/PA

A partir do modelo aplicado realizou-se uma análise prática e crítica da situação real da empresa, possibilitando levantar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão da empresa.
Importa ressaltar que a empresa possui um Manual de Gestão Integrada que atende ao modelo do Sistema de Gestão Integrada (SGI), onde, integra os sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e gestão de segurança e saúde do trabalhador e segue o padrão de normas internacionais bem como a norma interna do SGI da matriz, contudo, a entidade não possui nenhuma certificação de sistema, estando ainda em processo de implementação.



FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM
GESTÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL












MODELO DE AUDITORIA PROPOSTO






PROFESSORA MS: CLEIVA S. MATIVE


DISCIPLINA: GESTÃO EM AUDITORIA AMBIENTAL


PÓS GRADUANDO: ELDERSON LUCIANO MEZZOMO







Novo Progresso - PA

Novembro - 2012


SUMÁRIO



1. CLASSIFICAÇÃO DA AUDITORIA                                                                              03

2. DEFINIÇÃO DO OBJETO                                                                                              03

3. ESCOPO                                                                                                                            04

4. CRITÉRIOS                                                                                                                       04

5. EQUIPE                                                                                                                             04

6. FONTES DE INFORMAÇÃO                                                                                          04

7. RELATÓRIO                                                                                                                    05

8. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA                                                                            05

9. POLÍTICA AMBIENTAL                                                                                                07

10. CHECK LIST DOS REQUISITOS AMBIENTAIS                                                      12

11. RELATÓRIO DE AUDITORIA AMBIENTAL                                                 16


MODELO DE AUDITORIA PROPOSTO



1. CLASSIFICAÇÃO DA AUDITORIA


       Auditorias são processos cujo resultado é afirmação sobre o cumprimento ou não de padrões.  As Auditorias Ambientais são classificadas como:

·       De primeira parte. É realizada por uma equipe da própria organização auditada. Geralmente funcionários de áreas diferentes fazem a auditoria para manter a independência;

·       De segunda parte. É realizada por uma equipe formada por membros ou representantes de uma parte interessada na gestão ambiental da organização auditada, e que tenha poder legal ou de negociação para exigir auditoria (ex: auditoria de clientes em fornecedores);

·        De terceira parte. É realizada por uma instituição isenta que não tem interesse direto nos impactos ambientais das atividades da organização auditada.

Neste caso, a auditoria é de primeira parte, pois será realizada por uma equipe da própria instituição sob a norma reguladora NBR ISO 14001.


2. DEFINIÇÃO DO OBJETO


Avaliar as ações do planejamento do SGA, bem como a implantação da política ambiental, com a finalidade de elaborar um modelo de Auditória Ambiental para ser aplicado, de acordo com a estrutura, especificações e recomendações da ISO 19011 e ISO 14001, com o propósito de identificar pontos fortes e fracos no SGA, auxiliando a empresa na melhoria contínua do desempenho e adequação ambiental.

Para tal, faz-se necessário auditar a Política Ambiental por meio dos requisitos do item 4.2 da ISO 14001; e, auditar a fase do planejamento do SGA por meio dos requisitos do item 4.3 da ISO 14001.



3. ESCOPO


O modelo de auditoria proposto divide-se em três fases: Planejamento, Aplicação e Conclusão. A partir do modelo aplicado pretende-se realizar uma análise prática e crítica da situação real da empresa, possibilitando levantar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão da empresa.


4. CRITÉRIOS


Os critérios de auditoria foram definidos entre o auditor e o cliente, as evidências obtidas foram a partir da coleta, análise, interpretação e documentação de informações; e as evidências obtidas permitirão que auditores ambientais, trabalhando independentemente entre si, cheguem a constatações similares.

Os critérios de auditoria são definidos pela norma NBR ISO 14010.


5. EQUIPE


A equipe é formada por: Elderson Luciano Mezzomo (auditor-líder); Alan Douglas (auditor - sênior) e Ronaldo P. Cunha (auditado).


6. FONTES DE INFORMAÇÃO


Para obtenção das informações foram utilizados:

  •  Manual do Sistema de Gestão;
  •  Auto declaração da política no 2º, 4º e 5º objetivo;
  •  Crachás;
  •  Lista de presença da semana do Sistema de Gestão Integrada;
  •  Home Page da empresa;
  • Documento: levantamento de aspectos/perigos e impactos/danos;
  • Documento de avaliação e atendimento de legislações.
  • Software SISLEG NET.


7. RELATÓRIO


             A partir do modelo aplicado realizou-se uma análise prática e crítica da situação real da empresa, possibilitando levantar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão da empresa.

Importa ressaltar que a empresa possui um Manual de Gestão Integrada que atende ao modelo do Sistema de Gestão Integrada (SGI), onde, integra os sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e gestão de segurança e saúde do trabalhador e segue o padrão de normas internacionais bem como a norma interna do SGI da matriz, contudo, a entidade não possui nenhuma certificação de sistema, estando ainda em processo de implementação.


8. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA


Os Correios tiveram origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes. Instalou-se em Novo Progresso no ano de 1992, no qual tem sede própria desde 13 de dezembro de 2001, oferecendo produtos/serviços de qualidade com uma logística de confiança, prestando alguns serviços bancários. Atendimento de qualidade e diferenciado aos seus clientes.

Por ser uma empresa preocupada com o bem estar de seus clientes, vem a cada dia melhorando suas instalações, investindo em novos equipamentos e tecnologia para melhor atendimento e satisfação de seus inúmeros usuários. Utiliza também um sistema de informação para agilizar e facilitar o atendimento, controlar as informações internas e externas da empresa o que ajuda a dinamizar a gestão da mesma. Os Correios realiza a importante função de integração social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional.

Lado a lado com a vertente social, os correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituição num mercado cada vez mais competitivo.


Descrição legal:


Razão social: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Nome fantasia: Correios

CNPJ: 34028316628226

Inscrição estadual: 150632835

Localizada: Rua XV de novembro, 297 - Bairro Santa Luzia, Novo Progresso-PA


Estrutura organizacional:


A estrutura organizacional dos Correios compreende o conjunto ordenado de responsabilidade, autoridades, vinculação hierárquica, funções e descritivos das áreas e órgãos. É representado pela Administração Central, que compreende a Diretoria, Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, os Departamento e órgãos de mesmo nível, que fazem parte da estrutura básica dos Correios o Comitê Executivo.

            A diretoria da empresa é constituída pela presidência e por seis diretorias: Diretoria de Área: Diretoria de Operação - DIOPE, Diretoria de Administração - DIRAD, Diretoria Econômico – Financeira - DIEF, Diretoria Comercial - DICOM, Diretoria de Gestão de Pessoas -DIGEP e Diretoria de tecnologia de Infraestrutura - DITEC.

               Nesta Agência contamos com três atendentes, quatro carteiros, uma zeladora, um vigilante e um gerente.


Cultura Organizacional:


A administração pratica uma liderança firme, com uma cultura organizacional, na qual proporcionando oportunidade a todos, estimulando a amizade e o companheirismo entre os seus funcionários, tem como norma a utilização do uniforme para melhorar socialização entre os colaboradores, a mesma possui um estatuto e normas a serem obedecidas de acordo com a CLT transformados nesse estatuto chamado (MANPES- Manual de Pessoal).


Planejamento estratégico:


O planejamento estratégico é o pensar antes de agir, ou seja, planejar todos os passos da empresa deforma antecipada para não correr o risco de ter prejuízos por tomar decisões impensadas por pressão ou falta de planejamento.

·       Missão: Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios no Brasil e no mundo.

·       Visão: Ser uma empresa de classe mundial.

·       Estratégias futuras: O desafio desta empresa é estar entre as organizações que são consideradas as melhores do mundo em gestão organizacional e que se destacam pelas suas práticas e respectivos resultados. Empresas que promovem interna e externamente a reputação de excelência dos produtos e serviços que oferecem, contribuem para a competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

·       Pontos fortes e fracos da empresa: A empresa tem como ponto forte a enorme variedade de produtos/serviços e um atendimento personalizado. O ponto fraco da empresa é a localização predial que fica longe do centro comercial da cidade. Também a falta de funcionários devido à burocracia para os concursos públicos para fazer as devidas contratações.


9. POLÍTICA AMBIENTAL


Sustentabilidade


Em um cenário de grandes mudanças tecnológicas e novos hábitos, com uma tendência de crescente aumento da comunicação e do comércio eletrônico, surgem para os Correios oportunidades para diversificar sua atividade operacional e suas fontes de receitas. Diversos setores e atividades existentes na economia passam a demandar a expertise dos Correios em devolução de objetos, processamento de respostas, fulfillment, manuseio, empacotamento, compras on line, gerenciamento de endereços, marketing direto, entre outros. Isto indica um caminho de sustentabilidade econômico-financeira, permitindo a continuidade da universalização dos serviços postais.

Simultaneamente, o contexto mercadológico mundial sinaliza que a abordagem adequada da questão socioambiental se torna cada vez mais estratégica para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

Este ambiente de mudanças tecnológicas, econômicas e sociais demanda da ECT o posicionamento institucional tendo como base o tripé da sustentabilidade. Por esse motivo as ações descritas estão organizadas segundo o princípio internacional do Triple Botton Line, que divide a sustentabilidade em três ramos, pilares ou vertentes, a saber: econômico, social e ambiental.

As ações sociais e ambientais desenvolvidas pelos Correios estão alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade. Conheça como as ações se inserem no instrumento internacional da Organização das Nações Unidas “Objetivos do Milênio” e no instrumento nacional da Presidência da República.


Garantir a sustentabilidade Ambiental


•Coleta seletiva Solidária – Corporativo;

• Aprovação do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios – Corporativo;

• Descarte adequado de lâmpadas, pneus, peças de veículos, resíduos hospitalares, etc. - Corporativo;

• Manutenção preventiva dos veículos, visando diminuir a emissão de gases tóxicos na atmosfera - Corporativo;

• EcoPostal - Corporativo;

• Emissão de Selos Filatélicos (como meio de conscientizar a sociedade para a preservação dos recursos naturais) - Corporativo;

• Campanhas internas de sensibilização para o uso consciente dos recursos naturais - Corporativo;

• Reuso de água da chuva – DR/PE,RJ e AC;

• Caixa separadora de água e óleo – 10DRs;

• Desafio Ambiental – Corporativo;

• Eventos de sensibilização no Dia Mundial do Meio Ambiente – Corporativo;

• Concurso Internacional de Redação de Cartas com tema ambiental – Mundial da União Postal Universal

• Teste com o Carro Elétrico em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz;

• 13 Eventos de sensibilização e/ou treinamento – DRs;

• Patrocínio do Encontro do Ministério Público no Meio Ambiente - Corporativo;

• Patrocínio da Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Corporativo;

• Cartão combustível - Corporativo;

• Viveiro de mudas – DR/RJ;

• 22 ações ou projetos realizados em âmbito regional – DRs.


Vertente Ambiental


Unidade Responsável: Gerência Corporativa de Responsabilidade Social do Departamento de Relacionamento Institucional (GRES/DERIN)

Os Correios aumentam sua colaboração para o desenvolvimento sustentável do planeta ao aprovar o Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC). Seu principal objetivo é atingir um desempenho ambiental correto, por meio do gerenciamento dos impactos ambientais empresariais significativos e da busca contínua de melhoria de processos, serviços e produtos oferecidos pela ECT. O próximo passo, que envolve toda a empresa, é a construção do Plano de Ações Ambientais Corporativas - que prioriza os objetivos e metas ambientais que serão implantados. Apresentamos algumas iniciativas que integram o SGAC e que já estão consolidadas nos Correios.

O próximo passo, que envolve toda a empresa, é a construção do Plano de Ações Ambientais Corporativas - que prioriza os objetivos e metas ambientais que serão implantados. Apresentamos algumas iniciativas que integram o SGAC e que já estão consolidadas nos Correios.


Resíduos Sólidos


A gestão de resíduos sólidos é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e do Decreto nº 5.940/06. Com um histórico de mais de dez anos praticando a coleta seletiva de lixo e há quatro praticando a coleta seletiva solidária, os Correios se destacam na administração pública federal por sua experiência. Veja as principais ações implantadas nesta frente de ação:

Coleta Seletiva Solidária – ação que promove a separação dos resíduos recicláveis descartados (papel, vidro, plástico, metal e orgânico) e a sua destinação às associações/cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O programa gera redução de impacto ambiental e inclusão social (renda às famílias em situação de vulnerabilidade social).

Descarte adequado de resíduos especiais – ação que promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos destacados a seguir:

– Pneus;
– Resíduos de serviço de saúde;
– Computadores;
– Descarte de lâmpadas fluorescentes;
– Óleo lubrificante e baterias de veículos.

EcoPostal - Ação que reaproveita, prioritariamente, os uniforme, malas e malotes postais sem condições de uso interno, por meio da doação desses materiais, que antes eram incinerados, para entidades sem fins lucrativos, que os transformam em peças artesanais e as comercializam. O EcoPostal gera redução de impacto ambiental e inclusão social (renda a famílias em situação de vulnerabilidade social).


Gases de Efeito Estufa


Preocupados com a saúde da população, com a qualidade de vida do planeta e com as mudanças climáticas, os Correios realizam as seguintes ações para mitigar e/ou compensar a emissão de CO2 geradas pelas empresas na execução de suas atividades administrativas e operacionais:

Viveiro Ambiental – Foi criado, em 2010, um viveiro de mudas na Diretoria Regional do Rio de Janeiro – DR/RJ, com capacidade de produzir até 10 mil mudas/ano, para serem distribuídas às unidades dos Correios de todo o país de acordo com as solicitações e com a capacidade de produção do viveiro.

Plantio de árvores/DESAFIO AMBIENTAL – Nos últimos anos, os empregados dos Correios plantaram árvores, de forma voluntária, em diversas localidades do país. Estas iniciativas inspiraram a criação do Projeto “Desafio Ambiental” – ação lançada na abertura da Campanha “Papai Noel dos Correios de 2010” como forma de presentear a sociedade brasileira e os empregados ecetistas que apoiam há mais de 20 anos a campanha natalina. O objetivo principal é mitigar os impactos ambientais causados pela frota de veículos. Serão plantadas, até 2012, por todas as diretorias regionais dos Correios, um total de 110 mil mudas. Este número representa a totalidade de empregados ecetistas e a abrangência do plantio inclui todo o território nacional, demonstrando a força humana e a capilaridade dos Correios.

Veículos Elétricos de Calçadões – São equipamentos movidos a baterias recarregáveis, com capacidade de carga de 300 kg, utilizados para entrega e coleta de encomendas nos calçadões da área central de Curitiba/PR.

Veículo Elétrico – Um teste pioneiro de uso de carro elétrico foi realizado nos Correios, fruto da parceria com a CPFL (Cia. Paulista de Força e Luz). O objetivo da iniciativa era identificar vantagens e desvantagens da utilização de veículos movidos a energia elétrica e o impacto ambiental gerado pelo setor de transporte em geral. O teste foi realizado em Campinas-SP.


Recursos Naturais Renováveis


Outra frente do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC) é o incentivo ao consumo consciente de recursos naturais renováveis.


Educação Ambiental – Eventos voltados para a sensibilização e/ou execução de práticas ambientais que visem à redução do consumo, prioritariamente, de água, energia elétrica e papel. Além dos eventos, campanhas internas, emissão de selos ambientais e patrocínios institucionais temáticos complementam a estratégia de mudança de cultura em favor do meio ambiente.

Produtos e Serviços Ecoeficientes – são comercializados produtos filatélicos com características ecoeficientes. Um exemplo são os cadernos executivos e as embalagens confeccionadas em papel reciclado.


Diretrizes Ambientais (Leis, Conceitos, Orientações)


O Sistema de Gestão Ambiental dos Correios e as ações já desenvolvidas estão alinhadas principalmente aos seguintes documentos:

• Plano Estratégico Correios 2020;
• Manuais e Regulamentos dos Correios;
• Diretrizes da Presidência da República;
• Orientações da União Postal Universal (UPU);
• Lei 12.305/2010;
• Decreto nº 7.404/2010;
• Decreto nº 5.940/2006;
• Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU);
• Definição de Responsabilidade Social do Instituto Ethos;
• Norma ABNT NBR ISO 14001:2004;
• Programa Brasileiro GHG Protocol;
• Pacto Global – que advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
• Carta da Terra;
• Agenda 21;
• Cartilha A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública - Ministério do Meio Ambiente


10. CHECK LIST DOS REQUISITOS AMBIENTAIS


A auditoria ambiental na empresa em questão foi realizada com o objetivo de identificar as oportunidades de melhoria no seu sistema de gestão ambiental. Conforme a norma ISO 14004 a fase de planejamento no Sistema de Gestão Ambiental é relevante na formulação de um plano que subsidie o cumprimento os aspectos ambientais, requisitos legais e objetivos, metas e programas da organização.


Quadro 1 – Auditoria dos Requisitos NBR ISO 14001 item 4.2 Política Ambiental.

Nome do Requisito: 4.2 Política Ambiental
Resultado
Evidências
C
NCâ
NCá
1
A empresa tem a sua Política Ambiental documentada, aprovada e mantida pela alta administração?
x


Está devidamente documentada e disponibilizada no web site da empresa.
2
O escopo da Política Ambiental é apropriado às atividades, produtos e/ou serviços da empresa?
x


Procura atender e aperfeiçoar de acordoo com a demanda.
3
Está incluso o comprometimento com a melhoria continua e prevenção a poluição.
x


Conforme item anterior.
4
Compromete-se em atender os requisitos legais aplicáveis e outros subscritos pela
organização?
x


Evidenciado em documentos publicados no web site.
5
Orienta para o estabelecimento
de objetivos e metas?
x


Através dos canais de informação corporativos.
6
Está comunicada a todos que
trabalham na empresa ou que
atuem em seu nome?
x


Conforme item anterior.
7
Está disponível para o público?
x


Home Page da empresa.

Ʃ
7
0
0


Legenda: (C)Conformidade; (NCâ) Não-conformidade MENOR e (NCá) Não-conformidade MAIOR.




Quadro 2. Auditoria dos Requisitos NBR ISO 14001 item 4.3.1 Aspectos Ambientais.

Nome do Requisito: 4.3.1 Aspectos Ambientais
Resultado
Evidências
C
NCâ
NCá
1
A organização tem procedimentos para identificar os aspectos e impactos ambientais das suas atividades, produtos e serviços?
x


Documento: Levantamento
de Aspectos/Perigos e Impactos / Danos.
2
Caso afirmativo no item 1, os
Procedimentos estão estabelecidos, implementados e mantidos?


x
Não há registros do levantamento dos aspectos
e Impactos ambientais significativos, porém, sua realização está prevista no
Plano de ação.
3
O procedimento de
levantamento de aspectos
ambientais atende ao escopo
do SGA?


x
Não há registros da aplicação do procedimento.
4
O procedimento leva em
consideração a criação de
novos produtos, atividades ou
serviços, ou até mesmo, a
modificação dos já existentes?
x


Explicitado no web site da empresa.
5
O procedimento é claro na
definição de critérios para
determinar se os aspectos
tenham ou possam ter
impactos significativos sobre o
meio ambiente?

x

Há linhas gerais estabelecidas na legislação, no tocante a empresa é limitado.
6
A planilha de levantamento de
aspectos e impactos
ambientais está atualizada?


x
Não há registros.
7
Os aspectos e impactos
ambientais significativos da
empresa estão identificados
conforme o procedimento?


x
Não há registros.

Ʃ
2
1
4


Legenda: (C)Conformidade; (NCâ) Não-conformidade MENOR e (NCá) Não-conformidade MAIOR.


Quadro 3. Auditoria dos Requisitos NBR ISO 14001 item 4.3.2 Requisitos Legais e Outros.

Nome do Requisito: 4.3.2 Requisitos Legais e Outros
Resultado
Evidências
C
NCâ
NCá
1
A organização tem procedimentos para identificar e ter acesso aos requisitos legais relacionados aos seus aspectos ambientais?
x


Registrado no web site da empresa.
2
Caso afirmativo no item 1, os procedimentos estão estabelecidos, implementados e mantidos?
x


Conforme item anterior.
3
A organização identificou
todos os requisitos legais
aplicáveis e outros

x

A maior parte está publicada no web site.
4
O procedimento determina
como os requisitos se aplicam
aos seus aspectos
ambientais?
x


Totalmente.
5
Há registros que asseguram
que a organização leva em
consideração os requisitos
legais no estabelecimento,
implementação e manutenção
do seu gerenciamento
ambiental?

x

Apenas registros externos, não locais.

Ʃ
3
2
0


Legenda: (C)Conformidade; (NCâ) Não-conformidade MENOR e (NCá) Não-conformidade MAIOR.



Quadro 4. Auditoria dos Requisitos NBR ISO 14001 item 4.3.3 Objetivos, Metas e Programa(s).

Nome do Requisito: 4.3.3 Objetivos, Metas e Programa
Resultado
Evidências
C
NCâ
NCá
1
A organização tem estabelecido, implementado e mantêm
programas, objetivos e metas ambientais documentados,
nas funções e níveis relevantes na organização?

x

Documentados no do
Sistema de Gestão Integrada;
Lista de presença do programa de integração;
Objetivos e metas
Ambientais ainda não implementados.
2
Os objetivos e metas são
Mensuráveis (quando possível) e coerentes com a política
ambiental, consideram os
requisitos legais e outros requisitos subscritos e a
melhoria continua?

x

Carta do gerente regional
Não mensurou todas as metas
Para unidade fabril de Macaíba no ano de 2008.
3
A organização considera os
Aspectos operacionais (opções
tecnológicas, requisitos
financeiros, operacionais,
comerciais e a visão das partes
interessadas)?

x

Procedimentos coorporativos;
Relatórios e atas de reuniões.
4
Os programas contemplam
responsáveis, meios e prazos para atendimento dos objetivos e metas?


x
Programas ainda não
implementados.

Ʃ
0
3
1


Legenda: (C)Conformidade; (NCâ) Não-conformidade MENOR e (NCá) Não-conformidade MAIOR.



11. RELATÓRIO DE AUDITORIA AMBIENTAL COM BASE NO ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DE TELÉGRAFO - CORREIOS NO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO - PARÁ


Quanto à política da empresa, os pontos fortes evidenciados foram: política documentada, implementada e mantida através do SGI; comprometida com a melhoria contínua, prevenção da poluição, requisitos legais e demais requisitos da ISO 14001; boa comunicação interna e externa.

Quanto aos aspectos ambientais os pontos fortes evidenciados foram: existência de procedimento interno para levantamento dos aspectos e impactos ambientais significativos, com critérios técnicos satisfatórios, por exemplo, o fato do procedimento levar em consideração a criação de novos produtos, atividades, serviços ou a modificação dos já existentes, além da clareza na definição dos aspectos e impactos ambientais significativos.

Quanto aos requisitos legais, os pontos fortes evidenciados foram: existência de procedimento de identificação e acesso aos requisitos legais estabelecido, implementado e mantido pela empresa; o procedimento responsabiliza pessoas competentes para determinar a aplicação dos requisitos legais aos aspectos ambientais da empresa; a empresa possui um software que auxilia no gerenciamento dos requisitos legais.

Quanto aos objetivos, metas e programas ambientais os pontos fortes evidenciados foram: objetivos, metas e programas coerentes com o escopo do SGA da organização; objetivos, metas e programas ambientais documentados e aprovados pela alta administração.


Oportunidades de melhoria evidenciados na auditoria


Quanto aos aspectos ambientais, recomendam-se as seguintes oportunidades de melhoria: implementar o procedimento de levantamento dos aspectos e impactos ambientais significativos, assim como manter os aspectos e impactos significativos determinados de forma que sejam levados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção de seu sistema de gestão ambiental.

Quanto aos requisitos legais recomenda-se a seguinte oportunidade de melhoria: averiguar se a listagem de aspectos ambientais da filial é igual a da Matriz, e caso necessário, efetuar um novo levantamento de requisitos legais e outros.

Quanto aos objetivos, metas e programas ambientais, recomendam-se as seguintes oportunidades de melhoria: estabelecimento e implementação de metas e programas para os seguintes objetivos ambientais: redução do consumo de água, redução do consumo de energia, redução da geração de resíduos sólidos, índice de reciclagem; consolidar a equipe de eco- eficiência de energia elétrica; criar um programa de educação ambiental documentado e aprovado pela alta administração, servindo como um instrumento facilitador para a melhoria continua dos objetivos, metas e programas ambientais, em conformidade com o item 4.4.2 da norma ISO 14001; além do programa interno de reciclagem, recomenda-se também criar uma equipe de eco-eficiência de resíduos sólidos, buscando promover uma redução da geração, reutilização e a reciclagem dos resíduos na empresa; no programa Dia Mundial de Limpeza de Praias recomendasse estabelecer metas como número de funcionários participantes e quantidade de  resíduos coletados; transformar as equipes de eco-eficiência de água e energia em dois  programas ambientais documentados, implementados e aprovados pela alta administração em Programa de Eficiência da Água e Programa de Eficiência Energética; transformar as instruções de trabalho “Coleta Seletiva” e “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” em um Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, integrando as informações de forma a tornar a gestão de resíduos mais eficiente.


Validação do modelo de auditoria ambiental


A validação do modelo da auditoria ambiental se deu a partir dos resultados obtidos com a sua aplicação e a aplicabilidade a outros segmentos. Foram consideradas limitações do modelo a aplicabilidade em auditar a Política Ambiental e a fase de Planejamento do Sistema de Gestão Ambiental, da empresa em estudo além da possibilidade de omissão de informações pelo auditado, que diminui a confiabilidade da auditoria. Porém, este escopo foi justificado pelo nível de maturidade da implantação do SGA. De forma geral, o modelo permitiu uma análise prática e crítica da situação real do SGA da empresa, possibilitando a identificação de pontos conformes e as não conformidades – Menor e Maior.

Diante disso, foi possível levantar pontos fortes e oportunidades de melhoria no SGA auditado. Destaca-se ainda, que a padronização dos pontos a serem auditados em um checklist dinamizou o processo de levantamento de evidencias de conformidade, diminuindo o tempo de levantamento destas e dando solidez no processo. Em adição, este processo de auditoria foi favorecido também pela clareza na busca das evidencias, estabelecendo três possibilidades – análise de documentos e registros do SGA; entrevistas e observações in loco.

Assim, observa-se uma total aplicabilidade deste modelo para aplicação de auditorias de primeira ou segunda parte para as fases de Política Ambiental e Planejamento do Sistema de Gestão Ambiental em diferentes tipos e portes de organizações.

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