MODELO DE AUDITORIA PROPOSTO: ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) EM NOVO PROGRESSO/PA
A partir do modelo aplicado realizou-se uma análise prática e crítica da situação real da empresa, possibilitando levantar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão da empresa.
Importa ressaltar que a empresa possui um Manual de Gestão Integrada que atende ao modelo do Sistema de Gestão Integrada (SGI), onde, integra os sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e gestão de segurança e saúde do trabalhador e segue o padrão de normas internacionais bem como a norma interna do SGI da matriz, contudo, a entidade não possui nenhuma certificação de sistema, estando ainda em processo de implementação.
Importa ressaltar que a empresa possui um Manual de Gestão Integrada que atende ao modelo do Sistema de Gestão Integrada (SGI), onde, integra os sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e gestão de segurança e saúde do trabalhador e segue o padrão de normas internacionais bem como a norma interna do SGI da matriz, contudo, a entidade não possui nenhuma certificação de sistema, estando ainda em processo de implementação.
FACULDADE
DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO
LATU SENSO EM
GESTÃO
EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL
|
MODELO DE AUDITORIA
PROPOSTO
PROFESSORA
MS: CLEIVA S. MATIVE
DISCIPLINA:
GESTÃO EM AUDITORIA AMBIENTAL
PÓS
GRADUANDO: ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
Novo
Progresso - PA
Novembro
- 2012
SUMÁRIO
1.
CLASSIFICAÇÃO DA AUDITORIA 03
2. DEFINIÇÃO
DO OBJETO 03
3. ESCOPO 04
4. CRITÉRIOS 04
5. EQUIPE 04
6. FONTES DE
INFORMAÇÃO 04
7. RELATÓRIO 05
8.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 05
9. POLÍTICA
AMBIENTAL 07
10. CHECK
LIST DOS REQUISITOS AMBIENTAIS 12
11. RELATÓRIO
DE AUDITORIA AMBIENTAL 16
MODELO DE AUDITORIA PROPOSTO
1. CLASSIFICAÇÃO
DA AUDITORIA
Auditorias
são processos cujo resultado é afirmação sobre o cumprimento ou não de padrões.
As Auditorias
Ambientais são classificadas como:
·
De primeira parte. É realizada por uma equipe da própria
organização auditada. Geralmente funcionários de áreas diferentes fazem a
auditoria para manter a independência;
·
De segunda parte. É realizada por uma equipe formada por membros ou representantes
de uma parte interessada na gestão ambiental da organização auditada, e que
tenha poder legal ou de negociação para exigir auditoria (ex: auditoria de
clientes em fornecedores);
·
De
terceira parte. É realizada por uma instituição isenta que não tem
interesse direto nos impactos ambientais das atividades da organização
auditada.
Neste caso, a auditoria é
de primeira parte, pois será realizada por uma equipe da própria instituição
sob a norma reguladora NBR ISO 14001.
2. DEFINIÇÃO
DO OBJETO
Avaliar as ações do
planejamento do SGA, bem como a implantação da política ambiental, com a
finalidade de elaborar um modelo de Auditória Ambiental para ser aplicado, de
acordo com a estrutura, especificações e recomendações da ISO 19011 e ISO
14001, com o propósito de identificar pontos fortes e fracos no SGA, auxiliando
a empresa na melhoria contínua do desempenho e adequação ambiental.
Para tal, faz-se
necessário auditar a Política Ambiental por meio dos requisitos do item 4.2 da
ISO 14001; e, auditar a fase do planejamento do SGA por meio dos requisitos do
item 4.3 da ISO 14001.
3. ESCOPO
O modelo de auditoria
proposto divide-se em três fases: Planejamento, Aplicação e Conclusão. A partir
do modelo aplicado pretende-se realizar uma análise prática e crítica da
situação real da empresa, possibilitando levantar pontos fortes e oportunidades
de melhoria na gestão da empresa.
4. CRITÉRIOS
Os critérios de auditoria
foram definidos entre o auditor e o cliente, as evidências obtidas foram a
partir da coleta, análise, interpretação e documentação de informações; e as
evidências obtidas permitirão que auditores ambientais, trabalhando
independentemente entre si, cheguem a constatações similares.
Os critérios de auditoria são definidos pela norma
NBR ISO 14010.
5. EQUIPE
A equipe é formada por:
Elderson Luciano Mezzomo (auditor-líder); Alan Douglas (auditor - sênior) e
Ronaldo P. Cunha (auditado).
6. FONTES DE
INFORMAÇÃO
Para obtenção
das informações foram utilizados:
- Manual do Sistema de Gestão;
- Auto declaração da política no 2º, 4º e
5º objetivo;
- Crachás;
- Lista de presença da semana do Sistema de
Gestão Integrada;
- Home Page da empresa;
- Documento:
levantamento de aspectos/perigos e impactos/danos;
- Documento
de avaliação e atendimento de legislações.
- Software
SISLEG NET.
7. RELATÓRIO
A partir do modelo aplicado realizou-se uma
análise prática e crítica da situação real da empresa, possibilitando levantar
pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão da empresa.
Importa
ressaltar que a empresa possui um Manual de Gestão Integrada que atende ao
modelo do Sistema de Gestão Integrada (SGI), onde, integra os sistemas de
gestão da qualidade, meio ambiente e gestão de segurança e saúde do trabalhador
e segue o padrão de normas internacionais bem como a norma interna do SGI da
matriz, contudo, a entidade não possui nenhuma certificação de sistema, estando
ainda em processo de implementação.
8. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Os Correios tiveram origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e desde
então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade
que correspondam às expectativas dos seus clientes. Instalou-se em Novo
Progresso no ano de 1992, no qual tem sede própria desde 13 de dezembro de
2001, oferecendo produtos/serviços de qualidade com
uma logística de confiança, prestando alguns serviços bancários. Atendimento de
qualidade e diferenciado aos seus clientes.
Por ser uma empresa preocupada com o bem estar
de seus clientes, vem a cada dia melhorando suas instalações, investindo em
novos equipamentos e tecnologia para melhor atendimento e satisfação de seus inúmeros
usuários. Utiliza também um sistema de informação para agilizar e facilitar o
atendimento, controlar as informações internas e externas da empresa o que
ajuda a dinamizar a gestão da mesma. Os Correios realiza a importante função de
integração social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional.
Lado a lado com a vertente social, os correios
oferecem soluções, com tecnologia de ponta para atender às necessidades de
comunicação das empresas e instituição num mercado cada vez mais competitivo.
Descrição legal:
Razão social:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Nome fantasia:
Correios
CNPJ: 34028316628226
Inscrição
estadual: 150632835
Localizada: Rua
XV de novembro, 297 - Bairro Santa Luzia, Novo Progresso-PA
Estrutura organizacional:
A estrutura organizacional dos Correios compreende o conjunto ordenado de
responsabilidade, autoridades, vinculação hierárquica, funções e descritivos das
áreas e órgãos. É representado pela Administração Central, que compreende a
Diretoria, Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, os Departamento e
órgãos de mesmo nível, que fazem parte da estrutura básica dos Correios o
Comitê Executivo.
A
diretoria da empresa é constituída pela presidência e por seis diretorias:
Diretoria de Área: Diretoria de Operação - DIOPE, Diretoria de Administração - DIRAD,
Diretoria Econômico – Financeira - DIEF, Diretoria Comercial - DICOM, Diretoria
de Gestão de Pessoas -DIGEP e Diretoria de tecnologia de Infraestrutura - DITEC.
Nesta Agência contamos com
três atendentes, quatro carteiros, uma zeladora, um vigilante e um gerente.
Cultura Organizacional:
A administração pratica uma liderança firme, com uma cultura
organizacional, na qual proporcionando oportunidade a todos, estimulando a
amizade e o companheirismo entre os seus funcionários, tem como norma a
utilização do uniforme para melhorar socialização entre os colaboradores, a mesma
possui um estatuto e normas a serem obedecidas de acordo com a CLT transformados
nesse estatuto chamado (MANPES- Manual de Pessoal).
Planejamento estratégico:
O planejamento estratégico é o pensar antes de agir, ou seja, planejar
todos os passos da empresa deforma antecipada para não correr o risco de ter
prejuízos por tomar decisões impensadas por pressão ou falta de planejamento.
·
Missão: Fornecer
soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios
no Brasil e no mundo.
·
Visão: Ser
uma empresa de classe mundial.
·
Estratégias
futuras: O desafio desta empresa é estar entre as organizações que são
consideradas as melhores do mundo em gestão organizacional e que se destacam
pelas suas práticas e respectivos resultados. Empresas que promovem interna e
externamente a reputação de excelência dos produtos e serviços que oferecem,
contribuem para a competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria
da qualidade de vida da sociedade.
·
Pontos
fortes e fracos da empresa: A empresa tem como ponto forte a enorme
variedade de produtos/serviços e um atendimento personalizado. O ponto fraco da
empresa é a localização predial que fica longe do centro comercial da cidade.
Também a falta de funcionários devido à burocracia para os concursos públicos
para fazer as devidas contratações.
9. POLÍTICA AMBIENTAL
Sustentabilidade
Em um cenário de grandes mudanças tecnológicas e novos hábitos, com uma
tendência de crescente aumento da comunicação e do comércio eletrônico, surgem
para os Correios oportunidades para diversificar sua atividade operacional e
suas fontes de receitas. Diversos setores e atividades existentes na economia
passam a demandar a expertise dos Correios em devolução de objetos,
processamento de respostas, fulfillment, manuseio, empacotamento, compras on
line, gerenciamento de endereços, marketing direto, entre outros. Isto indica
um caminho de sustentabilidade econômico-financeira, permitindo a continuidade
da universalização dos serviços postais.
Simultaneamente, o contexto mercadológico mundial sinaliza que a
abordagem adequada da questão socioambiental se torna cada vez mais estratégica
para o crescimento e desenvolvimento das empresas.
Este ambiente de mudanças tecnológicas, econômicas e sociais demanda da
ECT o posicionamento institucional tendo como base o tripé da sustentabilidade.
Por esse motivo as ações descritas estão organizadas segundo o princípio
internacional do Triple Botton Line, que divide a sustentabilidade em três
ramos, pilares ou vertentes, a saber: econômico, social e ambiental.
As ações sociais e ambientais desenvolvidas pelos Correios estão
alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade. Conheça
como as ações se inserem no instrumento internacional da Organização das Nações
Unidas “Objetivos do Milênio” e no instrumento nacional da Presidência da
República.
Garantir a sustentabilidade Ambiental
•Coleta seletiva Solidária – Corporativo;
• Aprovação do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios –
Corporativo;
• Descarte adequado de lâmpadas, pneus, peças de veículos,
resíduos hospitalares, etc. - Corporativo;
• Manutenção preventiva dos veículos, visando diminuir a
emissão de gases tóxicos na atmosfera - Corporativo;
• EcoPostal - Corporativo;
• Emissão de Selos Filatélicos (como meio de conscientizar
a sociedade para a preservação dos recursos naturais) - Corporativo;
• Campanhas internas de sensibilização para o uso
consciente dos recursos naturais - Corporativo;
• Reuso de água da chuva – DR/PE,RJ e AC;
• Caixa separadora de água e óleo – 10DRs;
• Desafio Ambiental – Corporativo;
• Eventos de sensibilização no Dia Mundial do Meio Ambiente
– Corporativo;
• Concurso Internacional de Redação de Cartas com tema
ambiental – Mundial da União Postal Universal
• Teste com o Carro Elétrico em parceria com a Companhia
Paulista de Força e Luz;
• 13 Eventos de sensibilização e/ou treinamento – DRs;
• Patrocínio do Encontro do Ministério Público no Meio
Ambiente - Corporativo;
• Patrocínio da Conferência das Américas para o Meio
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Corporativo;
• Cartão combustível - Corporativo;
• Viveiro de mudas – DR/RJ;
• 22 ações ou projetos realizados em âmbito regional – DRs.
Vertente Ambiental
Unidade Responsável: Gerência Corporativa de Responsabilidade Social do Departamento
de Relacionamento Institucional (GRES/DERIN)
Os Correios aumentam sua colaboração para o desenvolvimento sustentável
do planeta ao aprovar o Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC). Seu
principal objetivo é atingir um desempenho ambiental correto, por meio do
gerenciamento dos impactos ambientais empresariais significativos e da busca
contínua de melhoria de processos, serviços e produtos oferecidos pela ECT. O
próximo passo, que envolve toda a empresa, é a construção do Plano de Ações Ambientais
Corporativas - que prioriza os objetivos e metas ambientais que serão
implantados. Apresentamos algumas iniciativas que integram o SGAC e que já
estão consolidadas nos Correios.
O próximo passo, que envolve toda a empresa, é a construção do Plano de
Ações Ambientais Corporativas - que prioriza os objetivos e metas ambientais
que serão implantados. Apresentamos algumas iniciativas que integram o SGAC e
que já estão consolidadas nos Correios.
Resíduos
Sólidos
A gestão de resíduos sólidos é uma exigência da Política Nacional de
Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e do Decreto nº 5.940/06. Com um histórico
de mais de dez anos praticando a coleta seletiva de lixo e há quatro praticando
a coleta seletiva solidária, os Correios se destacam na administração pública
federal por sua experiência. Veja as principais ações implantadas nesta frente
de ação:
Coleta
Seletiva Solidária – ação que promove a separação dos resíduos recicláveis
descartados (papel, vidro, plástico, metal e orgânico) e a sua destinação às
associações/cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O programa gera
redução de impacto ambiental e inclusão social (renda às famílias em situação
de vulnerabilidade social).
Descarte
adequado de resíduos especiais – ação que promove a destinação
ambientalmente adequada dos resíduos sólidos destacados a seguir:
– Pneus;
– Resíduos de serviço de saúde;
– Computadores;
– Descarte de lâmpadas fluorescentes;
– Óleo lubrificante e baterias de veículos.
– Resíduos de serviço de saúde;
– Computadores;
– Descarte de lâmpadas fluorescentes;
– Óleo lubrificante e baterias de veículos.
EcoPostal -
Ação que reaproveita, prioritariamente, os uniforme, malas e malotes postais
sem condições de uso interno, por meio da doação desses materiais, que antes
eram incinerados, para entidades sem fins lucrativos, que os transformam em
peças artesanais e as comercializam. O EcoPostal gera redução de impacto
ambiental e inclusão social (renda a famílias em situação de vulnerabilidade
social).
Gases de
Efeito Estufa
Preocupados com a saúde da população, com a qualidade de vida do planeta
e com as mudanças climáticas, os Correios realizam as seguintes ações para
mitigar e/ou compensar a emissão de CO2 geradas pelas empresas na execução de
suas atividades administrativas e operacionais:
Viveiro
Ambiental – Foi criado, em 2010, um viveiro de mudas na Diretoria Regional
do Rio de Janeiro – DR/RJ, com capacidade de produzir até 10 mil mudas/ano,
para serem distribuídas às unidades dos Correios de todo o país de acordo com
as solicitações e com a capacidade de produção do viveiro.
Plantio de
árvores/DESAFIO AMBIENTAL – Nos últimos anos, os empregados dos Correios
plantaram árvores, de forma voluntária, em diversas localidades do país. Estas
iniciativas inspiraram a criação do Projeto “Desafio Ambiental” – ação lançada
na abertura da Campanha “Papai Noel dos Correios de 2010” como forma de
presentear a sociedade brasileira e os empregados ecetistas que apoiam há mais
de 20 anos a campanha natalina. O objetivo principal é mitigar os impactos
ambientais causados pela frota de veículos. Serão plantadas, até 2012, por
todas as diretorias regionais dos Correios, um total de 110 mil mudas. Este
número representa a totalidade de empregados ecetistas e a abrangência do
plantio inclui todo o território nacional, demonstrando a força humana e a
capilaridade dos Correios.
Veículos
Elétricos de Calçadões – São equipamentos movidos a baterias recarregáveis,
com capacidade de carga de 300 kg, utilizados para entrega e coleta de
encomendas nos calçadões da área central de Curitiba/PR.
Veículo
Elétrico – Um teste pioneiro de uso de carro elétrico foi realizado nos
Correios, fruto da parceria com a CPFL (Cia. Paulista de Força e Luz). O
objetivo da iniciativa era identificar vantagens e desvantagens da utilização
de veículos movidos a energia elétrica e o impacto ambiental gerado pelo setor
de transporte em geral. O teste foi realizado em Campinas-SP.
Recursos
Naturais Renováveis
Outra frente do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC) é o
incentivo ao consumo consciente de recursos naturais renováveis.
Educação
Ambiental – Eventos voltados para a sensibilização e/ou execução de
práticas ambientais que visem à redução do consumo, prioritariamente, de água,
energia elétrica e papel. Além dos eventos, campanhas internas, emissão de
selos ambientais e patrocínios institucionais temáticos complementam a
estratégia de mudança de cultura em favor do meio ambiente.
Produtos e
Serviços Ecoeficientes – são comercializados produtos filatélicos com
características ecoeficientes. Um exemplo são os cadernos executivos e as
embalagens confeccionadas em papel reciclado.
Diretrizes
Ambientais (Leis, Conceitos, Orientações)
O Sistema de
Gestão Ambiental dos Correios e as ações já desenvolvidas estão alinhadas
principalmente aos seguintes documentos:
• Plano Estratégico Correios 2020;
• Manuais e Regulamentos dos Correios;
• Diretrizes da Presidência da República;
• Orientações da União Postal Universal (UPU);
• Lei 12.305/2010;
• Decreto nº 7.404/2010;
• Decreto nº 5.940/2006;
• Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU);
• Definição de Responsabilidade Social do Instituto Ethos;
• Norma ABNT NBR ISO 14001:2004;
• Programa Brasileiro GHG Protocol;
• Pacto Global – que advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
• Carta da Terra;
• Agenda 21;
• Cartilha A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública - Ministério do Meio Ambiente
• Manuais e Regulamentos dos Correios;
• Diretrizes da Presidência da República;
• Orientações da União Postal Universal (UPU);
• Lei 12.305/2010;
• Decreto nº 7.404/2010;
• Decreto nº 5.940/2006;
• Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU);
• Definição de Responsabilidade Social do Instituto Ethos;
• Norma ABNT NBR ISO 14001:2004;
• Programa Brasileiro GHG Protocol;
• Pacto Global – que advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
• Carta da Terra;
• Agenda 21;
• Cartilha A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública - Ministério do Meio Ambiente
10.
CHECK LIST DOS REQUISITOS AMBIENTAIS
A auditoria ambiental na
empresa em questão foi realizada com o objetivo de identificar as oportunidades
de melhoria no seu sistema de gestão ambiental. Conforme a norma ISO 14004 a
fase de planejamento no Sistema de Gestão Ambiental é relevante na formulação
de um plano que subsidie o cumprimento os aspectos ambientais, requisitos
legais e objetivos, metas e programas da organização.
Quadro 1 – Auditoria dos Requisitos NBR
ISO 14001 item 4.2 Política Ambiental.
Nome do
Requisito: 4.2 Política Ambiental
|
Resultado
|
Evidências
|
|||
C
|
NCâ
|
NCá
|
|||
1
|
A
empresa tem a sua Política Ambiental documentada, aprovada e mantida pela
alta administração?
|
x
|
Está devidamente documentada e disponibilizada no web site da empresa.
|
||
2
|
O
escopo da Política Ambiental é apropriado às atividades, produtos e/ou
serviços da empresa?
|
x
|
Procura atender e aperfeiçoar de acordoo
com a demanda.
|
||
3
|
Está
incluso o comprometimento com a melhoria continua e prevenção a poluição.
|
x
|
Conforme item anterior.
|
||
4
|
Compromete-se
em atender os requisitos legais aplicáveis e outros subscritos pela
organização?
|
x
|
Evidenciado em documentos publicados no web site.
|
||
5
|
Orienta
para o estabelecimento
de
objetivos e metas?
|
x
|
Através dos canais de informação
corporativos.
|
||
6
|
Está
comunicada a todos que
trabalham
na empresa ou que
atuem em seu
nome?
|
x
|
Conforme item anterior.
|
||
7
|
Está
disponível para o público?
|
x
|
Home Page da
empresa.
|
||
Ʃ
|
7
|
0
|
0
|
Legenda: (C)Conformidade;
(NCâ) Não-conformidade MENOR e
(NCá) Não-conformidade MAIOR.
Quadro 2. Auditoria dos Requisitos NBR
ISO 14001 item 4.3.1 Aspectos Ambientais.
Nome do
Requisito: 4.3.1 Aspectos Ambientais
|
Resultado
|
Evidências
|
|||
C
|
NCâ
|
NCá
|
|||
1
|
A
organização tem procedimentos para identificar os aspectos e impactos
ambientais das suas atividades, produtos e serviços?
|
x
|
Documento:
Levantamento
de
Aspectos/Perigos e Impactos / Danos.
|
||
2
|
Caso
afirmativo no item 1, os
Procedimentos
estão estabelecidos, implementados e mantidos?
|
x
|
Não
há registros do levantamento dos aspectos
e
Impactos ambientais significativos, porém, sua realização está prevista no
Plano de ação.
|
||
3
|
O
procedimento de
levantamento
de aspectos
ambientais
atende ao escopo
do SGA?
|
x
|
Não
há registros da aplicação do procedimento.
|
||
4
|
O
procedimento leva em
consideração
a criação de
novos
produtos, atividades ou
serviços,
ou até mesmo, a
modificação
dos já existentes?
|
x
|
Explicitado no web site da empresa.
|
||
5
|
O
procedimento é claro na
definição
de critérios para
determinar
se os aspectos
tenham
ou possam ter
impactos
significativos sobre o
meio ambiente?
|
x
|
Há linhas gerais estabelecidas na
legislação, no tocante a empresa é limitado.
|
||
6
|
A
planilha de levantamento de
aspectos
e impactos
ambientais
está atualizada?
|
x
|
Não há registros.
|
||
7
|
Os
aspectos e impactos
ambientais
significativos da
empresa
estão identificados
conforme
o procedimento?
|
x
|
Não há registros.
|
||
Ʃ
|
2
|
1
|
4
|
Legenda: (C)Conformidade;
(NCâ) Não-conformidade MENOR e
(NCá) Não-conformidade MAIOR.
Quadro 3. Auditoria dos Requisitos NBR
ISO 14001 item 4.3.2 Requisitos Legais e Outros.
Nome do
Requisito: 4.3.2 Requisitos Legais e Outros
|
Resultado
|
Evidências
|
|||
C
|
NCâ
|
NCá
|
|||
1
|
A organização tem procedimentos para
identificar e ter acesso aos requisitos legais relacionados aos seus aspectos
ambientais?
|
x
|
Registrado no web site da empresa.
|
||
2
|
Caso
afirmativo no item 1, os procedimentos estão estabelecidos, implementados e
mantidos?
|
x
|
Conforme item anterior.
|
||
3
|
A
organização identificou
todos
os requisitos legais
aplicáveis e
outros
|
x
|
A maior parte está publicada no web site.
|
||
4
|
O
procedimento determina
como
os requisitos se aplicam
aos
seus aspectos
ambientais?
|
x
|
Totalmente.
|
||
5
|
Há
registros que asseguram
que
a organização leva em
consideração
os requisitos
legais
no estabelecimento,
implementação
e manutenção
do
seu gerenciamento
ambiental?
|
x
|
Apenas registros externos, não locais.
|
||
Ʃ
|
3
|
2
|
0
|
Legenda: (C)Conformidade;
(NCâ) Não-conformidade MENOR e
(NCá) Não-conformidade MAIOR.
Quadro 4. Auditoria dos Requisitos NBR
ISO 14001 item 4.3.3 Objetivos, Metas e Programa(s).
Nome
do Requisito: 4.3.3 Objetivos, Metas e Programa
|
Resultado
|
Evidências
|
|||
C
|
NCâ
|
NCá
|
|||
1
|
A
organização tem estabelecido, implementado e mantêm
programas,
objetivos e metas ambientais documentados,
nas
funções e níveis relevantes na organização?
|
x
|
Documentados
no do
Sistema
de Gestão Integrada;
Lista
de presença do programa de integração;
Objetivos
e metas
Ambientais
ainda não implementados.
|
||
2
|
Os
objetivos e metas são
Mensuráveis
(quando possível) e coerentes com a política
ambiental,
consideram os
requisitos
legais e outros requisitos subscritos e a
melhoria
continua?
|
x
|
Carta
do gerente regional
Não
mensurou todas as metas
Para
unidade fabril de Macaíba no ano de 2008.
|
||
3
|
A
organização considera os
Aspectos
operacionais (opções
tecnológicas,
requisitos
financeiros,
operacionais,
comerciais
e a visão das partes
interessadas)?
|
x
|
Procedimentos
coorporativos;
Relatórios
e atas de reuniões.
|
||
4
|
Os
programas contemplam
responsáveis,
meios e prazos para atendimento dos objetivos e metas?
|
x
|
Programas
ainda não
implementados.
|
||
Ʃ
|
0
|
3
|
1
|
Legenda: (C)Conformidade;
(NCâ) Não-conformidade MENOR e
(NCá) Não-conformidade MAIOR.
11. RELATÓRIO DE AUDITORIA AMBIENTAL COM BASE NO ESTUDO DE
CASO NA EMPRESA DE TELÉGRAFO - CORREIOS NO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO - PARÁ
Quanto à política da
empresa, os pontos fortes evidenciados foram: política documentada,
implementada e mantida através do SGI; comprometida com a melhoria contínua,
prevenção da poluição, requisitos legais e demais requisitos da ISO 14001; boa
comunicação interna e externa.
Quanto aos aspectos
ambientais os pontos fortes evidenciados foram: existência de procedimento
interno para levantamento dos aspectos e impactos ambientais significativos,
com critérios técnicos satisfatórios, por exemplo, o fato do procedimento levar
em consideração a criação de novos produtos, atividades, serviços ou a
modificação dos já existentes, além da clareza na definição dos aspectos e
impactos ambientais significativos.
Quanto aos requisitos
legais, os pontos fortes evidenciados foram: existência de procedimento de
identificação e acesso aos requisitos legais estabelecido, implementado e
mantido pela empresa; o procedimento responsabiliza pessoas competentes para
determinar a aplicação dos requisitos legais aos aspectos ambientais da
empresa; a empresa possui um software que auxilia no gerenciamento dos
requisitos legais.
Quanto aos objetivos,
metas e programas ambientais os pontos fortes evidenciados foram: objetivos,
metas e programas coerentes com o escopo do SGA da organização; objetivos,
metas e programas ambientais documentados e aprovados pela alta administração.
Oportunidades de melhoria evidenciados na
auditoria
Quanto aos aspectos
ambientais, recomendam-se as seguintes oportunidades de melhoria: implementar o
procedimento de levantamento dos aspectos e impactos ambientais significativos,
assim como manter os aspectos e impactos significativos determinados de forma
que sejam levados em consideração no estabelecimento, implementação e
manutenção de seu sistema de gestão ambiental.
Quanto aos requisitos
legais recomenda-se a seguinte oportunidade de melhoria: averiguar se a
listagem de aspectos ambientais da filial é igual a da Matriz, e caso
necessário, efetuar um novo levantamento de requisitos legais e outros.
Quanto aos objetivos,
metas e programas ambientais, recomendam-se as seguintes oportunidades de
melhoria: estabelecimento e implementação de metas e programas para os
seguintes objetivos ambientais: redução do consumo de água, redução do consumo
de energia, redução da geração de resíduos sólidos, índice de reciclagem;
consolidar a equipe de eco- eficiência de energia elétrica; criar um programa
de educação ambiental documentado e aprovado pela alta administração, servindo
como um instrumento facilitador para a melhoria continua dos objetivos, metas e
programas ambientais, em conformidade com o item 4.4.2 da norma ISO 14001; além
do programa interno de reciclagem, recomenda-se também criar uma equipe de
eco-eficiência de resíduos sólidos, buscando promover uma redução da geração,
reutilização e a reciclagem dos resíduos na empresa; no programa Dia Mundial de
Limpeza de Praias recomendasse estabelecer metas como número de funcionários
participantes e quantidade de resíduos
coletados; transformar as equipes de eco-eficiência de água e energia em dois programas ambientais documentados,
implementados e aprovados pela alta administração em Programa de Eficiência da
Água e Programa de Eficiência Energética; transformar as instruções de trabalho
“Coleta Seletiva” e “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” em um Programa de
Gestão de Resíduos Sólidos, integrando as informações de forma a tornar a
gestão de resíduos mais eficiente.
Validação do modelo de auditoria ambiental
A validação do modelo da
auditoria ambiental se deu a partir dos resultados obtidos com a sua aplicação
e a aplicabilidade a outros segmentos. Foram consideradas limitações do modelo
a aplicabilidade em auditar a Política Ambiental e a fase de Planejamento do
Sistema de Gestão Ambiental, da empresa em estudo além da possibilidade de
omissão de informações pelo auditado, que diminui a confiabilidade da
auditoria. Porém, este escopo foi justificado pelo nível de maturidade da
implantação do SGA. De forma geral, o modelo permitiu uma análise prática e
crítica da situação real do SGA da empresa, possibilitando a identificação de
pontos conformes e as não conformidades – Menor e Maior.
Diante disso, foi possível
levantar pontos fortes e oportunidades de melhoria no SGA auditado. Destaca-se
ainda, que a padronização dos pontos a serem auditados em um checklist dinamizou
o processo de levantamento de evidencias de conformidade, diminuindo o tempo de
levantamento destas e dando solidez no processo. Em adição, este processo de
auditoria foi favorecido também pela clareza na busca das evidencias, estabelecendo
três possibilidades – análise de documentos e registros do SGA; entrevistas e
observações in loco.
Assim, observa-se uma
total aplicabilidade deste modelo para aplicação de auditorias de primeira ou
segunda parte para as fases de Política Ambiental e Planejamento do Sistema de
Gestão Ambiental em diferentes tipos e portes de organizações.