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RESENHA: PIAGET E VYGOTSKY


Duas grandes referências, Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) representam um avanço na compreensão do processo da aprendizagem humana e por consequência na prática pedagógica.





Resenha

PIAGET E VYGOTSKY
Por Elderson Luciano Mezzomo[1]

Duas grandes referências, Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) representam um avanço na compreensão do processo da aprendizagem humana e por consequência na prática pedagógica. Piaget, como biólogo, contribuiu nesse ínterim com o entendimento dos estágios da aprendizagem em sua obra Epistemologia Genética. Já Vygotsky, formado em direito, literatura e história, com doutorado em psicologia da arte, contribuiu ao pesquisar a influência do meio sobre a aquisição de conhecimento.
Os dois autores concordam em vários aspectos tais como: ambos são interacionistas, pois comentam o desenvolvimento como resultado da interação com o meio, no qual o sujeito é ativo e participativo; descrevem que na fala egocêntrica a criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo; entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são autorregulados.
Mesmo estando preocupado com o desenvolvimento intelectual, cada um começou e prosseguiu por diferentes questões e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Já Piaget comenta que o mediador para construção do conhecimento é decorrente a ação interna do sujeito que constrói esquemas. Piaget comenta quatro fatores no desenvolvimento: maturidade biológica, experiência de contato, relação social e equilibração. Vygotsky determina o aspecto social e cultural.
Outra divergência relevante se refere à fala egocêntrica que para Piaget não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil; já Vygotsky, acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante. Também os autores divergem ao referir-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece.
As duas teorias tem algo em comum, uma característica peculiar: não são teorias pedagógicas. Apesar de exercerem enorme influência na prática pedagógica no mundo inteiro, sua aplicação está longe de ser imediata. Portanto, servem de referência, de ponto de partida, que deve levar (o que tem ocorrido) a muitos outros estudos e aprofundamentos, mas que não podem ser ignoradas.


[1] Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Disciplina: Psicologia da Aprendizagem. Professor: José Edinaldo Costa.

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