Duas grandes referências, Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) representam um avanço na compreensão do processo da aprendizagem humana e por consequência na prática pedagógica.
Resenha
PIAGET
E VYGOTSKY
Por Elderson Luciano Mezzomo[1]
Duas
grandes referências, Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) representam um
avanço na compreensão do processo da aprendizagem humana e por consequência na
prática pedagógica. Piaget, como biólogo, contribuiu nesse ínterim com o
entendimento dos estágios da aprendizagem em sua obra Epistemologia Genética.
Já Vygotsky, formado em direito, literatura e história, com doutorado em
psicologia da arte, contribuiu ao pesquisar a influência do meio sobre a
aquisição de conhecimento.
Os
dois autores concordam em vários aspectos tais como: ambos são interacionistas,
pois
comentam o desenvolvimento como resultado da interação com o meio, no qual o
sujeito é ativo e participativo; descrevem que na fala egocêntrica a criança
não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz
alta do que está fazendo; entenderam o conhecimento como adaptação e como
construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são autorregulados.
Mesmo estando
preocupado com o desenvolvimento intelectual, cada um começou e prosseguiu por
diferentes questões e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o
conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção
ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na
questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento
intelectual como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel
da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria
considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos
pela interação do sujeito com o meio.
Já Piaget
comenta que o mediador para construção do conhecimento é decorrente a ação
interna do sujeito que constrói esquemas. Piaget comenta quatro fatores no
desenvolvimento: maturidade biológica, experiência de contato, relação social e
equilibração. Vygotsky determina o aspecto social e cultural.
Outra
divergência relevante se refere à fala egocêntrica que para Piaget não cumpre
nenhuma função verdadeiramente útil; já Vygotsky, acredita que a fala egocêntrica
assume um papel definido e importante. Também os autores divergem ao referir-se
ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve
que a fala egocêntrica simplesmente desaparece.
As duas teorias tem algo em comum, uma característica peculiar: não são
teorias pedagógicas. Apesar de exercerem enorme influência na prática
pedagógica no mundo inteiro, sua aplicação está longe de ser imediata.
Portanto, servem de referência, de ponto de partida, que deve levar (o que tem
ocorrido) a muitos outros estudos e aprofundamentos, mas que não podem ser
ignoradas.
[1]
Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela IFPA – Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Disciplina: Psicologia da
Aprendizagem. Professor: José Edinaldo Costa.