Pular para o conteúdo principal

LATICÍNIO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Entre as diversas indústrias que compõem a economia brasileira o setor de laticínios ocupa papel de destaque. O segmento da indústria nacional é amplo e diversificado e neles estão presentes empresas de laticínios de vários portes, desde pequenas fábricas a multinacionais. (SEBRAE, 1997).
A implantação de um laticínio em uma determinada localidade requer em primeiro lugar um estudo elaborado dos impactos que tal empreendimento irá acarretar.






FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM
GESTÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL






LATICíNIO: vantagens e desvantagens



Pós graduando: Elderson Luciano Mezzomo




Novo Progresso - PA
Outubro de 2012












LATICíNIO: vantagens e desvantagens




Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Gestão de Meio Ambiente do Curso de Pós Graduação Latu Senso em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental solicitado pelo professor: Dr. Jorge Luiz Rodrigues Peres.





Novo Progresso - PA
Outubro de 2012

LATICÍNIO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Entre as diversas indústrias que compõem a economia brasileira o setor de laticínios ocupa papel de destaque. O segmento da indústria nacional é amplo e diversificado e neles estão presentes empresas de laticínios de vários portes, desde pequenas fábricas a multinacionais. (SEBRAE, 1997).
A implantação de um laticínio em uma determinada localidade requer em primeiro lugar um estudo elaborado dos impactos que tal empreendimento irá acarretar. Sabe-se que a construção de um laticínio mal planejada causará diversos danos ao meio ambiente. Seus efeitos serão sentidos não apenas no ambiente natural, mas também, no social e econômico. Para que se possa extrair o máximo de benefícios de sua implantação será necessário tomar alguns cuidados. É notório que a exploração exagerada dos recursos naturais e a ausência de conscientização quanto ao prejuízo ao ser humano tem sido um dos fatores prejudiciais ao meio ambiente.
Os laticínios também denominados produtos lácteos, são o grupo de alimentos que inclui o leite, assim como os seus derivados processados (geralmente fermentados. As fábricas que produzem estes alimentos pertencem à indústria de laticínios e se caracterizam pelo manejo de um produto altamente perecível, como o leite, que deve ser mantido sob vigilância e analisado corretamente durante todos os passos da cadeia de frio até sua chegada ao consumidor. (wikipédia)

O local de instalação deve ser avaliado antes de sua implantação, deve estar em condições favoráveis à atividade que será realizada. É necessário um planejamento prévio dos possíveis problemas que irão surgir. É preciso um sistema de controle que identifique onde os perigos podem ocorrer no processo de produção e criando ações para prevenir eventuais ocorrências. É necessária a observância de alguns requisitos de higiene e segurança. Pois se sabe que o uso de matéria-prima de qualidade é imprescindível para obter um produto de boa qualidade.
 A qualidade final de um alimento processado depende fundamentalmente dos cuidados tomados durante sua produção, principalmente aqueles referentes à higiene e às boas práticas de fabricação.
As principais vantagens da implantação de um laticínio são:
Empregabilidade;
Parcerias com a rede de supermercados do município e com a Merenda Escolar (PAA);
Incentivo a produção rural leiteira;
Parcerias com os produtores rurais (fornecimento de leite);
Porém toda atividade além de benefícios traz consigo uma série de desvantagens ao meio ambiente causando impactos ambientais  ao mesmo.
De acordo com a Resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 17 de Março de 2005. Impacto ambiental é:
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humana que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, e a qualidade dos recursos ambientais (BRASIL, 2005). 

Segundo a ISO 14001. “Impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte em parte ou no todo das atividades, produtos ou serviços de uma organização”.
Os principais impactos ambientais das indústrias de laticínios estão relacionados ao lançamento dos efluentes líquidos, à geração de resíduos sólidos e emissões atmosféricas, geralmente sem nenhum tipo de controle ou tratamento. Os efluentes líquidos das indústrias de laticínios abrangem os efluentes industriais (águas de lavagem de equipamentos e piso), os esgotos sanitários gerados e as águas pluviais captadas na indústria. Emissão de gases poluentes - provenientes da queima dos combustíveis nas caldeiras.
Os resíduos sólidos gerados nos laticínios (embalagens plásticas, papeis, cinzas das caldeiras) podem contaminar o solo (caso não tenha o destino adequado). Além desses problemas, podem ainda ocorrer: manejo inadequado de animais, acidentes com recipientes, materiais e infra-estrutura inadequados, resíduos químicos, tal como pesticidas e antibióticos; despejo de soro em efluentes (rios, lagoas, nascentes, etc.); queima descontrolada de resíduos sólidos e contaminação do solo, água e poluição atmosférica.
As organizações devem atender as necessidades atuais e futuras, atender os requisitos e se esforçar para exceder as expectativas ao longo do tempo. É imprescindível que o controle da qualidade do leite comece nas fazendas, exigindo-se leites oriundos de vacas sadias, de modo higiênico e sem ser adulterado com água ou outra substância.
Como menciona Scott (1991 apud EDUARDO) a atual competitividade do setor de laticínios mostra que somente empresas com processos produtivos eficientes, com bases sólidas e programas ambientais, se sobressaem, visto que, essas empresas têm que se encaixar nas novas exigências do consumidor e do mercado.
Em relação a ISO 14000 não basta o setor de lacticínios utilizarem processos ambientalmente “brandos” no beneficiamento dos produtos. É preciso que os produtos tenham qualidade ambiental desde o planejamento estratégico até a sua comercialização. A matéria prima deve ser produzida com processos que não degradem e nem poluam o ambiente, e que o consumo não gere resíduos para o meio ambiente.
É necessária a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental com objetivo de controlar os impactos causados; isto é, representa uma mudança organizacional de práticas que integram o meio ambiente e a produção.


 referências
SANTOS, Marcos Eduardo dos. A Gestão Ambiental em Laticínio: um estudo de caso.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.