ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INCENTIVO EDUCACIONAL DA ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) PELA UNICORREIOS VIRTUAL (Universidade dos Correios)
O estágio observou o setor de Recursos Humanos da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de Novo Progresso visando avaliar o sistema de incentivo educacional aos funcionários através da UNICORREIOS VIRTUAL - Universidade dos Correios. A UNICORREIOS VIRTUAL é um sistema que oferece treinamento à distância (EAD) e fornece material didático para realização de treinamento em local de trabalho (TLT).
FACULDADE
DE SINOP
CURSO
DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EM ADMINISTRAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS
Elderson Luciano Mezzomo
Novo Progresso-PA
Outubro 2012
FACULDADE
DE SINOP
CURSO
DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado apresentado
à profª Nilza Aparecida M. Roncoleta, titular da disciplina: Estágio Supervisionado
II, do Curso de Administração com Ênfase em Agronegócio da FASIP - Faculdade de
Sinop.
Novo Progresso-PA
Outubro de 2012
|
Estagiário: Elderson Luciano Mezzomo
Área de Conhecimento:
Recursos Humanos e Motivação para Educação.
Tema: Avaliação do Sistema de Incentivo Educacional da ECT/Novo Progresso (Empresa
Brasileira de Correios e Telégrafos) oferecido pela UNICORREIOS VIRTUAL
(Universidade dos Correios) por meio do EAD (Ensino à distância no ambiente
virtual).
Local do Estágio: Agência
dos Correios de Novo Progresso.
Endereço do local: Rua
XV de novembro, 297 - Bairro Santa Luzia, Novo Progresso - PA.
Telefone
Contato: (93) 3528-1138
Supervisor na empresa:
|
Nome
Assinatura
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Novo Progresso-PA
Outubro de 2012
SUMÁRIO
1. Introdução 05
2. Justificativa 05
3. Problematização 05
4. Objetivos 06
4.1 Objetivo
Geral 06
4.2
Objetivos Gerais 06
5. Revisão da Literatura 06
6. Metodologia 08
7. Caracterização da Empresa 09
7.1
Descrição Legal 09
7.2 Cultura
Organizacional 10
7.3
Planejamento Estratégico 10
8. Conclusão e Recomendações 11
9. Bibliografia 12
10. Anexos 13
1. Introdução
O estágio observou o setor de Recursos
Humanos da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de Novo Progresso
visando avaliar o sistema de incentivo educacional aos funcionários através da
UNICORREIOS VIRTUAL - Universidade dos Correios. A UNICORREIOS VIRTUAL é um
sistema que oferece treinamento à distância (EAD) e fornece material didático
para realização de treinamento em local de trabalho (TLT).
2. Justificativa
Avaliação do sistema de incentivo
educacional da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) pela
UNICORREIOS VIRTUAL (Universidade dos Correios) por meio do EAD (Ensino à
distância no ambiente virtual) é relevante devido à sua importância na
formação, atualização e desenvolvimento de mão de obra especializada.
Como
todo processo de ensino-aprendizagem, é mister avaliar sua importância (para
empresa e funcionários), eficácia e possíveis melhorias.
3. Problematização
Mesmo se tratando de uma modalidade
nova de ensino com maior acesso e custo mais baixo, é importante avaliar sua
eficácia (resultados) e possíveis deficiências quanto aos objetivos propostos.
Dentro desse escopo devem-se identificar quais os custos do EAD para o
funcionário, refletir sobre os efeitos na vida profissional, quantificando o
nível de participação do quadro funcional e seu efeito sobre o processo de
recrutamento interno.
4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Identificar o nível de eficácia da
atuação da UNICORREIOS VIRTUAL em relação à empresa e seus funcionários.
4.2 Objetivos Específicos
-
Identificar os custos do EAD para o funcionário;
-
Avaliar os resultados para a empresa;
-
Refletir sobre os efeitos na vida profissional dos funcionários;
-
Quantificar nível de participação do quadro funcional;
-
Observar o efeito sobre o processo de recrutamento interno.
5. Revisão da Literatura
A ECT (Empresa Brasileira de Correios e
Telégrafos) é uma empresa muito importante para o Brasil, pois trabalha com a
função de integração social de meio de comunicação.
No Brasil, a administração só ganhou
forças na Era Vargas, quando o então presidente começou a valorizar a ciência,
suprindo suas necessidades de aprimoramento da Administração Pública Federal,
com ordenação de mudanças e reformas administrativas e sociais.
Neste contexto, é preciso haver uma
reciclagem nas políticas organizacionais, através de incentivos para o
desempenho dos operários, assim a organização aumenta a produtividade e a
satisfação dos membros da empresa. Uma das alternativas para manter a empresa
competitiva no mercado com mão de obra qualificada e alto nível de satisfação
dos funcionários é o treinamento através da UNICO VIRTUAL (Universidade dos
Correios).
O EAD (Ensino à Distância) pode ser definido como
“uma modalidade educacional que ocorre principalmente
com professores e alunos fisicamente separados todo o tempo ou grande parte do
tempo, mas que se comunicam por meio das tecnologias de informação e de comunicação.”
(FRANÇA, 2012).
A revisão de literatura sobre
barreiras e fatores de sucesso em educação a distância engloba duas grandes
categorias: 1) artigos que listam numerosas barreiras à educação à distância e
2) artigos que fornecem um modelo ou categorização para facilitar a discussão
das barreiras. A literatura aponta alguns estudos sobre barreiras à implantação
de programas de educação e treinamento à distância, mas
“eles são mais
específicos do contexto acadêmico como os trabalhos de Yap (1996); Berge
(1998); Dickinson, Agnew e Gorman (1999) e vários outros. Um estudo mais
abrangente que pretendeu envolver os dois contextos, o acadêmico e o
corporativo, foi feito por Berge, Muilenburg e Haneghan (2002), mas o foco do
trabalho considerou apenas as barreiras do nível institucional, dando pouca
atenção às barreiras do nível individual, ou seja, aquelas relacionadas às
características demográficas, motivacionais e cognitivas dos indivíduos.” (VARGAS
e LIMA, 2004).
As principais vantagens do EAD em
destaque são: a massividade espacial, o menor custo por estudante, a população
escolar diversificada, a individualização da aprendizagem, a quantidade sem
diminuição da qualidade e a autodisciplina de estudo. No entanto há também
alguns riscos, tais como: o ensino industrializado, o ensino consumista, o ensino
institucionalizado, o ensino autoritário e o ensino massificante.
Rumble
aponta ainda que o EAD é um sistema totalmente flexível e que proporciona
atingir
“alcance geográfico
(do alcance local para a globalização); estudo em tempo livre (comunicação
assincrônica); comunicação em tempo real; estudo em novos ambientes de
aprendizagem; oportunidades de interação, não necessariamente presencial, mas
certamente personalizadas, cruzando distâncias; canais para informação a
outros: um a outro, um a um grupo, e um a muitos; grupo a grupo, e muitos a
muitos; interatividade; diálogo que seja discursivo: professores e
alunos devem concordar quanto a metas de aprendizagem, tornar suas idéias
acessíveis uns aos outros, e proporcionar feedback
mútuo; adaptável: o professor deve alterar o foco do diálogo à luz da
relação emergente entre sua própria concepção e a do aluno; interativo:
o aluno deve agir para atingir a tarefa alvo e o professor deve proporcionar feedback de forma que algo se altere
como resultado da ação do estudante; e reflexivo: o professor deve
auxiliar os alunos a relacionar o feedback
a suas ações e isso aos tópicos alvo a cada nível informativo (Daniel, 1995:
63-64); feedback rápido.” (RUMBLE, 1996).
A Internet é basicamente o meio de
veiculação e difusão dos conteúdos de ensino. No Ensino à Distância – EAD, a
Internet vem se constituindo em um novo e interativo meio para suprimir
limitações de tempo e distância na atenção aos alunos. Conforme Monteiro “o
computador, então, constitui-se como elemento de produção, transmissão e
armazenagem dos cursos e do conhecimento.” (MONTEIRO).
Esta nova forma de ensino tem
sido adotada pelas empresas no “intuito de aprimorar os processos de
capacitação dos empregados, tornando-os mais ágeis e rápidos” (GUERREIRO, 2008).
De acordo com o Decreto n° 2494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o
Art. 80 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases): “Educação à distância é uma forma
de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com mediação de recursos
didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de
informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos
meios de comunicação”. (Diário Oficial da União - DOU).
A verdade é que o “volume de
conhecimento experimentado nas últimas décadas é tão expressivo que nem o
professor, nem o aluno são capazes de adquiri-lo ou gerenciá-lo nos moldes
tradicionais”. (GUERREIRO, 2008).
6. Metodologia
A metodologia será a pesquisa quantitativa/qualitativa
com a elaboração de questionários que serão aplicados aos funcionários e
posteriormente analisados. Também utilizar-se-á pesquisa bibliográfica para
fundamentação teórica.
7. Caracterização da Empresa
A empresa vem prestando serviço no
município de Novo Progresso desde 1992 oferecendo produtos/serviços de
qualidade, uma logística de confiança e alguns serviços bancário, com um
atendimento de qualidade e diferenciado aos seus clientes.
Utiliza-se de um sistema de informação
para agilizar e facilitar o atendimento, controlar as informações internas e
externas da empresa o que ajuda a dinamizar a gestão da empresa. A empresa
realiza a importante função de integração social, papel indispensável para o
desenvolvimento nacional.
Lado a lado com a vertente social, os
correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta para atender às
necessidades de comunicação das empresas e instituição nem mercado cada vez
mais competitivo.
7.1 Descrição Legal
Razão social: Empresa Brasileira de
Correios e Telégrafos.
Nome fantasia: Correios
CNPJ:34028316628226
Inscrição estadual: 150632835
Localizada: Rua XV de novembro, 297 -
Bairro Santa Luzia, Novo Progresso - PA.
7.2
7.3 Cultura Organizacional
A
administração pratica uma liderança firme, com uma cultura organizacional, na
qual proporcionando oportunidade a todos, estimulando a amizade e o
companheirismo entre os seus funcionários, tem como norma a utilização do
uniforme para melhorar socialização entre os colaboradores, a mesma possui um
estatuto e normas a serem obedecidas de acordo com a CLT transformadas nesse
estatuto chamado MAMPES (Manual de Pessoal).
7.3 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o pensar
antes de agir, ou seja, planejar todos os passos da empresa deforma antecipada
para não correr o risco de ter prejuízos por tomar decisões impensadas por
pressão ou falta de planejamento.
· Missão: Fornecer soluções acessíveis e
confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios no Brasil e no mundo.
· Visão: Ser uma empresa de classe
mundial.
· Estratégias futuras: O desafio desta
empresa é estarem entre as organizações que são consideradas as melhores do
mundo em gestão organizacional e que se destacam pelas suas práticas e
respectivos resultados. Empresas que promovem interna e externamente a
reputação de excelência dos produtos e serviços que oferecem, contribuem para a
competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria da qualidade de
vida da sociedade.
· Pontos fortes e fracos da empresa: A
empresa tem como ponto forte a enorme variedade de produtos/serviços e um
atendimento personalizado. O ponto fraco da empresa é a localização predial que
fica longe do centro comercial da cidade. Também a falta de funcionários devido
a burocracia para os concursos públicos para fazer as devidas contratações.
8. Conclusão e Recomendação
Observou-se
durante seis meses o grupo de funcionários da ECT de Novo Progresso e sua
interação com o EAD da empresa e chegou-se a alguns entendimentos. Dentre eles,
destaca-se o fato de que a maioria (66,66%) participa de treinamentos internos
da empresa e consideram o material de boa qualidade e relevante à sua atuação
profissional. O objetivo principal, a motivação para tamanha participação, é o
desenvolvimento e capacitação profissional e por acreditarem que o treinamento
recebido fará diferença num processo de recrutamento interno para melhores funções.
Outra informação interessante é que a grande parte dos funcionários (83,33%) buscam
treinamentos fora da empresa num total de 148 horas/aulas por semestre.
Diante
destes fatos é importante refletir sobre os fatores motivacionais (como o recrutamento
interno, por exemplo) e o fato de quase todos os funcionários buscarem
treinamentos fora do sistema de EAD da empresa: será que o EAD da ECT não
cumpre seu papel de fornecer o treinamento necessário ou ele é um fator
desencadeador que leva o funcionário a buscar mais conhecimento? São
questionamentos que merecem mais pesquisas.
No
mais, pode-se concluir que o EAD da UNICO VIRTUAL é um sucesso, pois envolve a
maioria dos funcionários, com material didático adequado e cumprindo o seu propósito
de qualificar profissionalmente os funcionários.
9. Bibliografia
FRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA Karen Weizenmann da;
ALVES Elioenai Dornelles.
Psicologia e Educação a Distância: Uma Revisão Bibliográfica. Universidade de Brasília.
Psicologia: Ciência e Profissão, 2012, 32 (1), 4-15
GUERREIRO, Marisa de Abreu Dallari; MALAVAZI, Eleutério. Ead -
Educação À Distância: A Nova Concepção Em Capacitação E Desenvolvimento.
Revista Científica Da Faculdade das Américas. Ano II – número 1 – 1º semestre
de 2008.
MONTEIRO, Angelise
Valladares; COSENTINO, Aldo; MERLIN, Luciana. Tendências Pedagógicas E Ensino À
Distância: Conjeturas Em Direção De Uma Universidade Colaborativa. Disponível
em: <www.aldo.floripa.com.br/cap_livro.doc>
acesso em 01/09/2012.
RUMBLE, Greville.
A Tecnologia Da Educação A Distância Em Cenários Do Terceiro Mundo: Trabalho
apresentado durante a Conferência A Universidade Aberta frente aos paradoxos
sociais mundiais, Universidade Federal
de Mato Grosso, Brasil, 15 a 18 de outubro de 1996. Disponível em <http://www.nead.ufmt.br/index.asp?pg=7> acesso em 01/09/2012.
VARGAS, Miramar
Ramos Maia; LIMA, Suzana Maria Valle. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/092-TC-C3.htm> acesso em 01/07/2012.
10. Anexo
Questionário:
1. Quantas horas de treinamento
oferecido pela ECT você realizou nos últimos 6 meses, incluindo EAD e TLT?
R. ______________
2. Você acha o material didático
apropriado?
(
)SIM ( )NÃO
3. Você considera que essas horas de
estudos valeram à pena?
(
)SIM ( )NÃO
4. Você acredita que o treinamento
recebido fará diferença no recrutamento interno para funções melhores?
(
)SIM ( )NÃO
5. Você tem realizado
treinamentos/estudos fora da empresa nos últimos 6 meses? Se sim, quantas horas
por mês?
(
)NÃO ( )SIM Quantas horas? _______
6. Qual o principal motivo para você
participar dos EADs e TLTs da ECT?
(
)Incentivo da empresa
(
)Qualificação profissional
(
)Status social
(
)Busca de melhores empregos através da qualificação
(
)Outros
Resultados:
1. Quantas horas de treinamento
oferecido pela ECT você realizou nos últimos 6 meses, incluindo EAD e TLT?
R. 370
2. Você acha o material didático
apropriado?
(4=66,66%)SIM (2=33,33%)NÃO
3. Você considera que essas horas de
estudos valeram à pena?
(5=83,33%)SIM (1=16,66%)NÃO
4. Você acredita que o treinamento
recebido fará diferença no recrutamento interno para funções melhores?
(4=66,66%)SIM (2=33,33%)NÃO
5. Você tem realizado
treinamentos/estudos fora da empresa nos últimos 6 meses? Se sim, quantas horas
por mês?
(1=16,66%)NÃO (5=83,33%)SIM Quantas horas? 148
6. Qual o principal motivo para você
participar dos EADs e TLTs da ECT?
(0)Incentivo da empresa
(4=66,66%)Qualificação profissional
(0)Status social
(2=33,33%)Busca de melhores empregos
através da qualificação
(0)Outros