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ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INCENTIVO EDUCACIONAL DA ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) PELA UNICORREIOS VIRTUAL (Universidade dos Correios)

O estágio observou o setor de Recursos Humanos da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de Novo Progresso visando avaliar o sistema de incentivo educacional aos funcionários através da UNICORREIOS VIRTUAL - Universidade dos Correios. A UNICORREIOS VIRTUAL é um sistema que oferece treinamento à distância (EAD) e fornece material didático para realização de treinamento em local de trabalho (TLT).




FACULDADE DE SINOP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO





 










ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM ADMINISTRAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS







Elderson Luciano Mezzomo








Novo Progresso-PA


Outubro 2012





FACULDADE DE SINOP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO















ESTÁGIO SUPERVISIONADO








Estágio Supervisionado apresentado à profª Nilza Aparecida M. Roncoleta, titular da disciplina: Estágio Supervisionado II, do Curso de Administração com Ênfase em Agronegócio da FASIP - Faculdade de Sinop.







Novo Progresso-PA

Outubro de 2012





 
FICHA DO PLANO DE TRABALHO








Estagiário: Elderson Luciano Mezzomo

Área de Conhecimento: Recursos Humanos e Motivação para Educação.

Tema: Avaliação do Sistema de Incentivo Educacional da ECT/Novo Progresso (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) oferecido pela UNICORREIOS VIRTUAL (Universidade dos Correios) por meio do EAD (Ensino à distância no ambiente virtual).

Local do Estágio: Agência dos Correios de Novo Progresso.

Endereço do local: Rua XV de novembro, 297 - Bairro Santa Luzia, Novo Progresso - PA.

Telefone Contato: (93) 3528-1138






Supervisor na empresa:
Nome
Assinatura










Novo Progresso-PA

Outubro de 2012




SUMÁRIO



1. Introdução                                                                                                                      05

2. Justificativa                                                                                                                   05

3. Problematização                                                                                                            05

4. Objetivos                                                                                                                       06

4.1 Objetivo Geral                                                                                                              06

4.2 Objetivos Gerais                                                                                                          06

5. Revisão da Literatura                                                                                                   06

6. Metodologia                                                                                                                   08

7. Caracterização da Empresa                                                                                         09

7.1 Descrição Legal                                                                                                           09

7.2 Cultura Organizacional                                                                                                10

7.3 Planejamento Estratégico                                                                                            10

8. Conclusão e Recomendações                                                                                        11

9. Bibliografia                                                                                                                    12

10. Anexos                                                                                                                         13

 


 


1. Introdução

           

O estágio observou o setor de Recursos Humanos da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de Novo Progresso visando avaliar o sistema de incentivo educacional aos funcionários através da UNICORREIOS VIRTUAL - Universidade dos Correios. A UNICORREIOS VIRTUAL é um sistema que oferece treinamento à distância (EAD) e fornece material didático para realização de treinamento em local de trabalho (TLT).


2. Justificativa


Avaliação do sistema de incentivo educacional da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) pela UNICORREIOS VIRTUAL (Universidade dos Correios) por meio do EAD (Ensino à distância no ambiente virtual) é relevante devido à sua importância na formação, atualização e desenvolvimento de mão de obra especializada.

            Como todo processo de ensino-aprendizagem, é mister avaliar sua importância (para empresa e funcionários), eficácia e possíveis melhorias.


3. Problematização

           

Mesmo se tratando de uma modalidade nova de ensino com maior acesso e custo mais baixo, é importante avaliar sua eficácia (resultados) e possíveis deficiências quanto aos objetivos propostos. Dentro desse escopo devem-se identificar quais os custos do EAD para o funcionário, refletir sobre os efeitos na vida profissional, quantificando o nível de participação do quadro funcional e seu efeito sobre o processo de recrutamento interno.




4. Objetivos


4.1 Objetivo Geral

           

Identificar o nível de eficácia da atuação da UNICORREIOS VIRTUAL em relação à empresa e seus funcionários.


4.2 Objetivos Específicos

           

            - Identificar os custos do EAD para o funcionário;

            - Avaliar os resultados para a empresa;

            - Refletir sobre os efeitos na vida profissional dos funcionários;

            - Quantificar nível de participação do quadro funcional;

            - Observar o efeito sobre o processo de recrutamento interno.


5. Revisão da Literatura


A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) é uma empresa muito importante para o Brasil, pois trabalha com a função de integração social de meio de comunicação.

No Brasil, a administração só ganhou forças na Era Vargas, quando o então presidente começou a valorizar a ciência, suprindo suas necessidades de aprimoramento da Administração Pública Federal, com ordenação de mudanças e reformas administrativas e sociais.

Neste contexto, é preciso haver uma reciclagem nas políticas organizacionais, através de incentivos para o desempenho dos operários, assim a organização aumenta a produtividade e a satisfação dos membros da empresa. Uma das alternativas para manter a empresa competitiva no mercado com mão de obra qualificada e alto nível de satisfação dos funcionários é o treinamento através da UNICO VIRTUAL (Universidade dos Correios).

O EAD (Ensino à Distância) pode ser definido como

“uma modalidade educacional que ocorre principalmente com professores e alunos fisicamente separados todo o tempo ou grande parte do tempo, mas que se comunicam por meio das tecnologias de informação e de comunicação.” (FRANÇA, 2012).

A revisão de literatura sobre barreiras e fatores de sucesso em educação a distância engloba duas grandes categorias: 1) artigos que listam numerosas barreiras à educação à distância e 2) artigos que fornecem um modelo ou categorização para facilitar a discussão das barreiras. A literatura aponta alguns estudos sobre barreiras à implantação de programas de educação e treinamento à distância, mas

“eles são mais específicos do contexto acadêmico como os trabalhos de Yap (1996); Berge (1998); Dickinson, Agnew e Gorman (1999) e vários outros. Um estudo mais abrangente que pretendeu envolver os dois contextos, o acadêmico e o corporativo, foi feito por Berge, Muilenburg e Haneghan (2002), mas o foco do trabalho considerou apenas as barreiras do nível institucional, dando pouca atenção às barreiras do nível individual, ou seja, aquelas relacionadas às características demográficas, motivacionais e cognitivas dos indivíduos.” (VARGAS e LIMA, 2004).

As principais vantagens do EAD em destaque são: a massividade espacial, o menor custo por estudante, a população escolar diversificada, a individualização da aprendizagem, a quantidade sem diminuição da qualidade e a autodisciplina de estudo. No entanto há também alguns riscos, tais como: o ensino industrializado, o ensino consumista, o ensino institucionalizado, o ensino autoritário e o ensino massificante.

            Rumble aponta ainda que o EAD é um sistema totalmente flexível e que proporciona atingir

“alcance geográfico (do alcance local para a globalização); estudo em tempo livre (comunicação assincrônica); comunicação em tempo real; estudo em novos ambientes de aprendizagem; oportunidades de interação, não necessariamente presencial, mas certamente personalizadas, cruzando distâncias; canais para informação a outros: um a outro, um a um grupo, e um a muitos; grupo a grupo, e muitos a muitos; interatividade; diálogo que seja discursivo: professores e alunos devem concordar quanto a metas de aprendizagem, tornar suas idéias acessíveis uns aos outros, e proporcionar feedback mútuo; adaptável: o professor deve alterar o foco do diálogo à luz da relação emergente entre sua própria concepção e a do aluno; interativo: o aluno deve agir para atingir a tarefa alvo e o professor deve proporcionar feedback de forma que algo se altere como resultado da ação do estudante; e reflexivo: o professor deve auxiliar os alunos a relacionar o feedback a suas ações e isso aos tópicos alvo a cada nível informativo (Daniel, 1995: 63-64); feedback rápido.” (RUMBLE, 1996).

A Internet é basicamente o meio de veiculação e difusão dos conteúdos de ensino. No Ensino à Distância – EAD, a Internet vem se constituindo em um novo e interativo meio para suprimir limitações de tempo e distância na atenção aos alunos. Conforme Monteiro “o computador, então, constitui-se como elemento de produção, transmissão e armazenagem dos cursos e do conhecimento.” (MONTEIRO).

Esta nova forma de ensino tem sido adotada pelas empresas no “intuito de aprimorar os processos de capacitação dos empregados, tornando-os mais ágeis e rápidos” (GUERREIRO, 2008). De acordo com o Decreto n° 2494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases): “Educação à distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. (Diário Oficial da União - DOU).

A verdade é que o “volume de conhecimento experimentado nas últimas décadas é tão expressivo que nem o professor, nem o aluno são capazes de adquiri-lo ou gerenciá-lo nos moldes tradicionais”. (GUERREIRO, 2008).


6. Metodologia


A metodologia será a pesquisa quantitativa/qualitativa com a elaboração de questionários que serão aplicados aos funcionários e posteriormente analisados. Também utilizar-se-á pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica.


7. Caracterização da Empresa


A empresa vem prestando serviço no município de Novo Progresso desde 1992 oferecendo produtos/serviços de qualidade, uma logística de confiança e alguns serviços bancário, com um atendimento de qualidade e diferenciado aos seus clientes.

Utiliza-se de um sistema de informação para agilizar e facilitar o atendimento, controlar as informações internas e externas da empresa o que ajuda a dinamizar a gestão da empresa. A empresa realiza a importante função de integração social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional.

Lado a lado com a vertente social, os correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituição nem mercado cada vez mais competitivo.


7.1 Descrição Legal


Razão social: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Nome fantasia: Correios

CNPJ:34028316628226

Inscrição estadual: 150632835

Localizada: Rua XV de novembro, 297 - Bairro Santa Luzia, Novo Progresso - PA.



7.2   

7.3  Cultura Organizacional


A administração pratica uma liderança firme, com uma cultura organizacional, na qual proporcionando oportunidade a todos, estimulando a amizade e o companheirismo entre os seus funcionários, tem como norma a utilização do uniforme para melhorar socialização entre os colaboradores, a mesma possui um estatuto e normas a serem obedecidas de acordo com a CLT transformadas nesse estatuto chamado MAMPES (Manual de Pessoal).


7.3 Planejamento Estratégico


O planejamento estratégico é o pensar antes de agir, ou seja, planejar todos os passos da empresa deforma antecipada para não correr o risco de ter prejuízos por tomar decisões impensadas por pressão ou falta de planejamento.

·       Missão: Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios no Brasil e no mundo.

·       Visão: Ser uma empresa de classe mundial.

·       Estratégias futuras: O desafio desta empresa é estarem entre as organizações que são consideradas as melhores do mundo em gestão organizacional e que se destacam pelas suas práticas e respectivos resultados. Empresas que promovem interna e externamente a reputação de excelência dos produtos e serviços que oferecem, contribuem para a competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

·       Pontos fortes e fracos da empresa: A empresa tem como ponto forte a enorme variedade de produtos/serviços e um atendimento personalizado. O ponto fraco da empresa é a localização predial que fica longe do centro comercial da cidade. Também a falta de funcionários devido a burocracia para os concursos públicos para fazer as devidas contratações.

8. Conclusão e Recomendação


            Observou-se durante seis meses o grupo de funcionários da ECT de Novo Progresso e sua interação com o EAD da empresa e chegou-se a alguns entendimentos. Dentre eles, destaca-se o fato de que a maioria (66,66%) participa de treinamentos internos da empresa e consideram o material de boa qualidade e relevante à sua atuação profissional. O objetivo principal, a motivação para tamanha participação, é o desenvolvimento e capacitação profissional e por acreditarem que o treinamento recebido fará diferença num processo de recrutamento interno para melhores funções. Outra informação interessante é que a grande parte dos funcionários (83,33%) buscam treinamentos fora da empresa num total de 148 horas/aulas por semestre.

            Diante destes fatos é importante refletir sobre os fatores motivacionais (como o recrutamento interno, por exemplo) e o fato de quase todos os funcionários buscarem treinamentos fora do sistema de EAD da empresa: será que o EAD da ECT não cumpre seu papel de fornecer o treinamento necessário ou ele é um fator desencadeador que leva o funcionário a buscar mais conhecimento? São questionamentos que merecem mais pesquisas.

            No mais, pode-se concluir que o EAD da UNICO VIRTUAL é um sucesso, pois envolve a maioria dos funcionários, com material didático adequado e cumprindo o seu propósito de qualificar profissionalmente os funcionários.

                                           



9. Bibliografia


FRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA Karen Weizenmann da; ALVES Elioenai Dornelles. Psicologia e Educação a Distância: Uma Revisão Bibliográfica. Universidade de Brasília. Psicologia: Ciência e Profissão, 2012, 32 (1), 4-15


GUERREIRO, Marisa de Abreu Dallari;  MALAVAZI, Eleutério.  Ead - Educação À Distância: A Nova Concepção Em Capacitação E Desenvolvimento. Revista Científica Da Faculdade das Américas. Ano II – número 1 – 1º semestre de 2008.


MONTEIRO, Angelise Valladares; COSENTINO, Aldo; MERLIN, Luciana. Tendências Pedagógicas E Ensino À Distância: Conjeturas Em Direção De Uma Universidade Colaborativa. Disponível em: <www.aldo.floripa.com.br/cap_livro.doc> acesso em 01/09/2012.

 


RUMBLE, Greville. A Tecnologia Da Educação A Distância Em Cenários Do Terceiro Mundo: Trabalho apresentado durante a Conferência A Universidade Aberta frente aos paradoxos sociais mundiais,  Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil, 15 a 18 de outubro de 1996. Disponível em <http://www.nead.ufmt.br/index.asp?pg=7> acesso em 01/09/2012.



VARGAS, Miramar Ramos Maia; LIMA, Suzana Maria Valle. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/092-TC-C3.htm> acesso em 01/07/2012.





10. Anexo


Questionário:

1. Quantas horas de treinamento oferecido pela ECT você realizou nos últimos 6 meses, incluindo EAD e TLT?

R. ______________

2. Você acha o material didático apropriado?

(  )SIM    (  )NÃO

3. Você considera que essas horas de estudos valeram à pena?

(  )SIM    (  )NÃO

4. Você acredita que o treinamento recebido fará diferença no recrutamento interno para funções melhores?

(  )SIM    (  )NÃO

5. Você tem realizado treinamentos/estudos fora da empresa nos últimos 6 meses? Se sim, quantas horas por mês?

(  )NÃO    (  )SIM Quantas hjnbljncsljndlhoras? _______

6. Qual o principal motivo para você participar dos EADs e TLTs da ECT?

(   )Incentivo da empresa

(   )Qualificação profissional

(   )Status social

(   )Busca de melhores empregos através da qualificação

(   )Outros

Resultados:

1. Quantas horas de treinamento oferecido pela ECT você realizou nos últimos 6 meses, incluindo EAD e TLT?

R. 370

2. Você acha o material didático apropriado?

(4=66,66%)SIM    (2=33,33%)NÃO

3. Você considera que essas horas de estudos valeram à pena?

(5=83,33%)SIM    (1=16,66%)NÃO

4. Você acredita que o treinamento recebido fará diferença no recrutamento interno para funções melhores?

(4=66,66%)SIM    (2=33,33%)NÃO

5. Você tem realizado treinamentos/estudos fora da empresa nos últimos 6 meses? Se sim, quantas horas por mês?

(1=16,66%)NÃO    (5=83,33%)SIM Quantas hjnbljncsljndlhoras? 148

6. Qual o principal motivo para você participar dos EADs e TLTs da ECT?

(0)Incentivo da empresa

(4=66,66%)Qualificação profissional

(0)Status social

(2=33,33%)Busca de melhores empregos através da qualificação

(0)Outros

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