Pular para o conteúdo principal

RESENHA: TEOLOGIA DA IGREJA DE DEWEY MULHOLLAND

Este livro nasce de extensos apontamentos em aulas de eclesiologia ministradas por Dewey Mulholland na Faculdade Teológica de Brasília. Apesar de um rico material na área eclesiástica no Brasil, o autor dá sua contribuição procurando definir o conceito de igreja, sua forma de servir à Deus e seus propósitos.

 

Resenha

Teologia da Igreja: uma igreja segundo os propósitos de Deus. De Dewey Mulholland. São Paulo: Shedd Publicações, 2004.

Este livro nasce de extensos apontamentos em aulas de eclesiologia ministradas por Dewey Mulholland na Faculdade Teológica de Brasília. Apesar de um rico material na área eclesiástica no Brasil, o autor dá sua contribuição procurando definir o conceito de igreja, sua forma de servir à Deus e seus propósitos.
Sem a pretensão de encerrar o assunto, Dewey desenvolve o tema buscando fundamentos bíblicos para os conceitos apresentados, apesar de sua reconhecida formação batista histórica. De maneira singela consegue abordar assuntos profundos como o contraste entre: as igrejas atuais e as do Novo Testamento, a atuação dos fiéis como membros de igrejas hoje e a dos fiéis como discípulos/ministros no Novo Testamento, e a definição dos propósitos da igreja e sua missão.
Sua abordagem temática facilita tratar em alguns capítulos da atuação dos “ministros oficiais” da igreja (ministério pastoral mais especificamente), visando demonstrar sua importância na capacitação dos demais ministros para o cumprimento dos propósitos do Senhor da igreja e a necessidade de existir a relação discípulos-mentores (capítulo 4, 5 e 6).
A interdependência dos capítulos de seu livro (pois é possível saltar alguns capítulos sem prejuízo no entendimento do texto) segue um raciocínio em apresentar basicamente a igreja como “serva de Deus” na consecução dos propósitos Divinos, pois, assim como “Deus veio para servir”, assim seus filhos também devem agir como “ministros-servos”.
Sobre a forma editorial, dois erros ortográficos são verificados: “faz” em vez de “fazer”(pg. 102), “chefia-la” em vez de “chefiá-la”(pg. 140), mostrando a necessidade evidente de revisão da obra.
Faz-se necessário a leitura desta obra? Sem dúvida Dewey alcança níveis inegáveis na contribuição à discussão teológica, bem como a sua abordagem perspicaz deve ser considerada por qualquer estudante sério do Novo Testamento, senão, por todos os cristãos que desejem agradarem à Deus. O seu diálogo entre a realidade de sua época e o padrão Neotestamentário torna o trabalho muito contributivo para a reflexão da práxis eclesiológica, e, como disse Shedd: “Dificilmente um pastor lerá este livro sem querer mudar e alinhar mais estreitamente o seu pensamento e sua prática com as orientações do Senhor da Igreja” (prefácio à edição brasileira).

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.