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AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NA PAVIMENTAÇÃO DA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO-PA

Aos vinte e cinco de Agosto de dois mil e doze em atendimento a solicitação do Profº Ms. Luiz Antonio Solino Carvalho foi elaborado um trabalho sobre avaliação do impacto ambiental na pavimentação asfáltica da zona urbana de novo progresso – Pará poderá ocasionar benefícios e dificuldades. Neste escopo pretende-se verificar o grau de impacto sobre o aumento da temperatura e o escoamento pluvial.








FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO SENSO EM GESTÃO EM AUDITORIA E
PERÍCIA AMBIENTAL






GESTÃO EM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATÓRIO DE IMPACTO DO MEIO



        PROFESSOR

MS. LUIZ ANTONIO SOLINO CARVALHO

ACADÊMICOS

EDINO CHAMBERLAIN
ALAN DOUGLAS DA SILVA SOUSA
ELDERSON LUCIANO MEZZOMO
RIKSON PEREIRA SANTOS




NOVO PROGRESSO – PARÁ
AGOSTO -2012

AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NA PAVIMENTAÇÃO DA ZONA URBANA NO MUNICIPIO DE NOVO PROGRESSO-PARA



I.                   PREÂMBULO
Aos vinte e cinco de Agosto de dois mil e doze em atendimento a solicitação do Profº Ms. Luiz Antonio Solino Carvalho foi elaborado um trabalho sobre avaliação do impacto ambiental na pavimentação asfáltica da zona urbana de novo progresso – Pará poderá ocasionar benefícios e dificuldades. Neste escopo pretende-se verificar o grau de impacto sobre o aumento da temperatura e o escoamento pluvial.
II.                HIPÓTESE
A pavimentação asfáltica da zona urbana de novo progresso – Pará ocasionará aumento da temperatura e inundações.
III.             METODOLOGIA
·         Utilizar-se-á pesquisar bibliográfica para estabelecer parâmetros e compreender requisitos legais quanto ao impacto ambiental;
·         Coletar dados referentes a precipitação pluviométrica do município;
·         Estabelecer os desníveis existentes no solo;
·         Verificar os índices de temperatura para posterior comparação;
·          Pesquisar histórico de inundações.

IV.             COLETA DE DADOS
Casos similares que podem ser utilizados como parâmetros.
Analisar o modelo de pavimentação asfáltica de Guarantã do Norte MT para avaliar possíveis aperfeiçoamentos na cidade de Novo Progresso, haja vista que o planejamento urbano entre essas duas cidades é similar.

Legislação pertinente.
Analisar a lei orgânica do município para fiel cumprimento das normas municipais na execução do projeto.

Temperatura média nos últimos dez anos.
Período
Temperatura em Celsius
2000
26º
2001
25º
2002
28º
2003
27º
2004
29º
2005
31º
2006
25º
2007
24º
2008
26º
2009
25º
2010
26º
Desníveis do solo nos últimos dez anos.
Período
Desnível em ângulos
2000
30º
2001
31º
2002
31º
2003
32º
2004
33º
2005
34º
2006
35º
2007
36º
2008
37º
2009
38º
2010
39º
Precipitação Pluviométrica nos últimos dez anos.
Período
Índice pluviométrico
2000
422 mm²
2001
400 mm²
2002
410 mm²
2003
400 mm²
2004
422 mm²
2005
405 mm²
2006
395 mm²
2007
380 mm²
2008
390 mm²
2009
400 mm²
2010
410 mm²
Casos de Inundações nos últimos dez anos.
Período
Nº de casos
2000
04
2001
01
2002
00
2003
02
2004
01
2005
02
2006
02
2007
02
2008
02
2009
02
2010
02

V.                MONITORAMENTO
Serão monitorados durante dez anos após inicio da obra dados relativos a:
·         temperatura;
·         precipitação pluviométrica;
·         inundações.

VI.             CONCLUSÃO
A pavimentação asfáltica da zona urbana de Novo Progresso trará alguns benefícios como a diminuição da poeira e aumento da qualidade de vida (melhor trafegabilidade, economia e paisagismo). No entanto, entre os impactos ambientais, pode-se destacar alguns aspectos potencialmente nocivos: o aumento da temperatura e, caso não seje muito bem projetado o escoamento pluvial poderá ocasionar inundações.

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