Aos vinte e cinco de Agosto de dois mil e doze em atendimento a solicitação do Profº Ms. Luiz Antonio Solino Carvalho foi elaborado um trabalho sobre avaliação do impacto ambiental na pavimentação asfáltica da zona urbana de novo progresso – Pará poderá ocasionar benefícios e dificuldades. Neste escopo pretende-se verificar o grau de impacto sobre o aumento da temperatura e o escoamento pluvial.
FACULDADE DO VALE DO JURUEMA
PÓS-GRADUAÇÃO SENSO EM GESTÃO EM AUDITORIA E
PERÍCIA AMBIENTAL
GESTÃO
EM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATÓRIO DE
IMPACTO DO MEIO
PROFESSOR
MS. LUIZ ANTONIO SOLINO
CARVALHO
ACADÊMICOS
EDINO CHAMBERLAIN
ALAN DOUGLAS DA SILVA
SOUSA
ELDERSON LUCIANO
MEZZOMO
RIKSON PEREIRA SANTOS
NOVO PROGRESSO – PARÁ
AGOSTO -2012
AVALIAÇÃO
DO IMPACTO AMBIENTAL NA PAVIMENTAÇÃO DA ZONA URBANA NO MUNICIPIO DE NOVO
PROGRESSO-PARA
I.
PREÂMBULO
Aos vinte e cinco de Agosto de dois
mil e doze em atendimento a solicitação do Profº Ms. Luiz Antonio Solino Carvalho foi elaborado um trabalho sobre
avaliação do impacto ambiental na pavimentação asfáltica da zona urbana de novo
progresso – Pará poderá ocasionar benefícios e dificuldades. Neste escopo
pretende-se verificar o grau de impacto sobre o aumento da temperatura e o
escoamento pluvial.
II.
HIPÓTESE
A
pavimentação asfáltica da zona urbana de novo progresso – Pará ocasionará
aumento da temperatura e inundações.
III.
METODOLOGIA
·
Utilizar-se-á
pesquisar bibliográfica para estabelecer parâmetros e compreender requisitos
legais quanto ao impacto ambiental;
·
Coletar
dados referentes a precipitação pluviométrica do município;
·
Estabelecer
os desníveis existentes no solo;
·
Verificar
os índices de temperatura para posterior comparação;
·
Pesquisar histórico de inundações.
IV.
COLETA
DE DADOS
Casos similares que podem ser utilizados como
parâmetros.
Analisar
o modelo de pavimentação asfáltica de Guarantã do Norte MT para avaliar
possíveis aperfeiçoamentos na cidade de Novo Progresso, haja vista que o
planejamento urbano entre essas duas cidades é similar.
Legislação pertinente.
Analisar a lei orgânica do município para
fiel cumprimento das normas municipais na execução do projeto.
Temperatura média nos últimos dez anos.
Período
|
Temperatura
em Celsius
|
2000
|
26º
|
2001
|
25º
|
2002
|
28º
|
2003
|
27º
|
2004
|
29º
|
2005
|
31º
|
2006
|
25º
|
2007
|
24º
|
2008
|
26º
|
2009
|
25º
|
2010
|
26º
|
Desníveis do solo nos últimos dez anos.
Período
|
Desnível
em ângulos
|
2000
|
30º
|
2001
|
31º
|
2002
|
31º
|
2003
|
32º
|
2004
|
33º
|
2005
|
34º
|
2006
|
35º
|
2007
|
36º
|
2008
|
37º
|
2009
|
38º
|
2010
|
39º
|
Precipitação Pluviométrica nos últimos dez
anos.
Período
|
Índice
pluviométrico
|
2000
|
422 mm²
|
2001
|
400 mm²
|
2002
|
410 mm²
|
2003
|
400 mm²
|
2004
|
422 mm²
|
2005
|
405 mm²
|
2006
|
395 mm²
|
2007
|
380 mm²
|
2008
|
390 mm²
|
2009
|
400 mm²
|
2010
|
410 mm²
|
Casos de Inundações nos últimos dez anos.
Período
|
Nº de
casos
|
2000
|
04
|
2001
|
01
|
2002
|
00
|
2003
|
02
|
2004
|
01
|
2005
|
02
|
2006
|
02
|
2007
|
02
|
2008
|
02
|
2009
|
02
|
2010
|
02
|
V.
MONITORAMENTO
Serão monitorados durante dez anos após
inicio da obra dados relativos a:
·
temperatura;
·
precipitação
pluviométrica;
·
inundações.
VI.
CONCLUSÃO
A pavimentação asfáltica da zona urbana de
Novo Progresso trará alguns benefícios como a diminuição da poeira e aumento da
qualidade de vida (melhor trafegabilidade, economia e paisagismo). No entanto,
entre os impactos ambientais, pode-se destacar alguns aspectos potencialmente
nocivos: o aumento da temperatura e, caso não seje muito bem projetado o
escoamento pluvial poderá ocasionar inundações.