A autora aborda o tema “O conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar” sob o ponto de vista cronológico considerando duas questões fundamentais: a real necessidade de estabelecer-se um novo conceito sobre usos da língua escrita e os significados e implicações do letramento.
RESENHA
CRÍTICA-DESCRITIVA
KLEIMAN, Angela B. O Conceito de letramento e suas implicações para o
trabalho escolar.
Por Elderson Luciano Mezzomo[1]
A autora aborda o tema “O conceito de letramento e suas implicações para
o trabalho escolar” sob o ponto de vista cronológico considerando duas questões
fundamentais: a real necessidade de estabelecer-se um novo conceito sobre usos
da língua escrita e os significados e implicações do letramento.
Do ponto de vista da origem ou necessidade de desenvolverem-se novos
conceitos, é destacada a questão do letramento e alfabetização (letramento em
oposição à alfabetização, enfatizando o caráter social dos usos da escrita fora
da escola, os diferentes modos de ler e falar de acordo com a situação no tempo
e espaço, as variações segundo os participantes com diferenças entre seus
objetivos, intenções e instituições, conceito baseado em características
históricas e culturais com a alfabetização considerando aspectos atemporais e
cognitivos e o letramento considerando as nuances culturais que compreende as
mudanças socioculturais e históricas como uma prática situada) e o letramento e
oralidade – língua escrita e língua falada (com oposição entre a língua escrita
e falada, o letramento referindo-se ao uso da língua, não se contrapondo à
língua falada, mas incluindo esta, relação de continuidade entre escrita e fala
e a ideia de letramento, mesmo sem alfabetização).
Já os significados e implicações do letramento perpassam por várias
definições, diferentes, mas não contraditórias. Desde a ideia de estado ou
qualidade, processo, ação de descoberta de outros agentes comunitários, impacto
social da escrita (às mudanças e transformações decorrentes), ampliação do
leque de atividades de leitura e de escrita (incluindo as leituras passageiras
da paisagem urbana), até o renascimento da centenária pedagogia de projetos.
Diante deste resumo histórico e conceitual do tema letramento, KLEIMAN
consegue destacar sua importância e relevância para o cenário acadêmico atual.
Sem dúvida, a elaboração e desenvolvimento do tema se dão devido a uma demanda
de investigação de novos aspectos pedagógicos sobre a tarefa escolar. O(s) conceito(s)
de letramento impõe a necessidade de novos estudos, novas abordagens e
ampliação do campo de pesquisa e suas implicações. Portanto, este texto serve
de base teórica para as primeiras considerações (introdução ao assunto) e
executa uma função instigadora: conduzir o leitor a um estudo mais aprofundado.
Não deve ser considerado como última palavra no assunto, mas início de uma
longa e proveitosa discussão.
[1]
Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do IFPA (Instituto
Federal do Pará), campus Itaituba. Disciplina: Vivência na Prática Educativa V.
Professor: Adelson de Sousa Araújo.