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RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA: O CONCEITO DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO ESCOLAR


A autora aborda o tema “O conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar” sob o ponto de vista cronológico considerando duas questões fundamentais: a real necessidade de estabelecer-se um novo conceito sobre usos da língua escrita e os significados e implicações do letramento.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA
KLEIMAN, Angela B. O Conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar.
Por Elderson Luciano Mezzomo[1]
           
A autora aborda o tema “O conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar” sob o ponto de vista cronológico considerando duas questões fundamentais: a real necessidade de estabelecer-se um novo conceito sobre usos da língua escrita e os significados e implicações do letramento.
Do ponto de vista da origem ou necessidade de desenvolverem-se novos conceitos, é destacada a questão do letramento e alfabetização (letramento em oposição à alfabetização, enfatizando o caráter social dos usos da escrita fora da escola, os diferentes modos de ler e falar de acordo com a situação no tempo e espaço, as variações segundo os participantes com diferenças entre seus objetivos, intenções e instituições, conceito baseado em características históricas e culturais com a alfabetização considerando aspectos atemporais e cognitivos e o letramento considerando as nuances culturais que compreende as mudanças socioculturais e históricas como uma prática situada) e o letramento e oralidade – língua escrita e língua falada (com oposição entre a língua escrita e falada, o letramento referindo-se ao uso da língua, não se contrapondo à língua falada, mas incluindo esta, relação de continuidade entre escrita e fala e a ideia de letramento, mesmo sem alfabetização).
Já os significados e implicações do letramento perpassam por várias definições, diferentes, mas não contraditórias. Desde a ideia de estado ou qualidade, processo, ação de descoberta de outros agentes comunitários, impacto social da escrita (às mudanças e transformações decorrentes), ampliação do leque de atividades de leitura e de escrita (incluindo as leituras passageiras da paisagem urbana), até o renascimento da centenária pedagogia de projetos.
Diante deste resumo histórico e conceitual do tema letramento, KLEIMAN consegue destacar sua importância e relevância para o cenário acadêmico atual. Sem dúvida, a elaboração e desenvolvimento do tema se dão devido a uma demanda de investigação de novos aspectos pedagógicos sobre a tarefa escolar. O(s) conceito(s) de letramento impõe a necessidade de novos estudos, novas abordagens e ampliação do campo de pesquisa e suas implicações. Portanto, este texto serve de base teórica para as primeiras considerações (introdução ao assunto) e executa uma função instigadora: conduzir o leitor a um estudo mais aprofundado. Não deve ser considerado como última palavra no assunto, mas início de uma longa e proveitosa discussão.


[1] Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal do Pará), campus Itaituba. Disciplina: Vivência na Prática Educativa V. Professor: Adelson de Sousa Araújo.

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