Pular para o conteúdo principal

RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA: O CONCEITO DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO ESCOLAR


A autora aborda o tema “O conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar” sob o ponto de vista cronológico considerando duas questões fundamentais: a real necessidade de estabelecer-se um novo conceito sobre usos da língua escrita e os significados e implicações do letramento.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA
KLEIMAN, Angela B. O Conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar.
Por Elderson Luciano Mezzomo[1]
           
A autora aborda o tema “O conceito de letramento e suas implicações para o trabalho escolar” sob o ponto de vista cronológico considerando duas questões fundamentais: a real necessidade de estabelecer-se um novo conceito sobre usos da língua escrita e os significados e implicações do letramento.
Do ponto de vista da origem ou necessidade de desenvolverem-se novos conceitos, é destacada a questão do letramento e alfabetização (letramento em oposição à alfabetização, enfatizando o caráter social dos usos da escrita fora da escola, os diferentes modos de ler e falar de acordo com a situação no tempo e espaço, as variações segundo os participantes com diferenças entre seus objetivos, intenções e instituições, conceito baseado em características históricas e culturais com a alfabetização considerando aspectos atemporais e cognitivos e o letramento considerando as nuances culturais que compreende as mudanças socioculturais e históricas como uma prática situada) e o letramento e oralidade – língua escrita e língua falada (com oposição entre a língua escrita e falada, o letramento referindo-se ao uso da língua, não se contrapondo à língua falada, mas incluindo esta, relação de continuidade entre escrita e fala e a ideia de letramento, mesmo sem alfabetização).
Já os significados e implicações do letramento perpassam por várias definições, diferentes, mas não contraditórias. Desde a ideia de estado ou qualidade, processo, ação de descoberta de outros agentes comunitários, impacto social da escrita (às mudanças e transformações decorrentes), ampliação do leque de atividades de leitura e de escrita (incluindo as leituras passageiras da paisagem urbana), até o renascimento da centenária pedagogia de projetos.
Diante deste resumo histórico e conceitual do tema letramento, KLEIMAN consegue destacar sua importância e relevância para o cenário acadêmico atual. Sem dúvida, a elaboração e desenvolvimento do tema se dão devido a uma demanda de investigação de novos aspectos pedagógicos sobre a tarefa escolar. O(s) conceito(s) de letramento impõe a necessidade de novos estudos, novas abordagens e ampliação do campo de pesquisa e suas implicações. Portanto, este texto serve de base teórica para as primeiras considerações (introdução ao assunto) e executa uma função instigadora: conduzir o leitor a um estudo mais aprofundado. Não deve ser considerado como última palavra no assunto, mas início de uma longa e proveitosa discussão.


[1] Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal do Pará), campus Itaituba. Disciplina: Vivência na Prática Educativa V. Professor: Adelson de Sousa Araújo.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15...

RESENHA: COMÉDIA DOS ERROS

    “A Comédia dos Erros” é considerada a primeira e mais curta peça do dramaturgo William Shakespeare estreando nos palcos em 28/12/1594 (festejos natalinos dos estudantes de direito em Gray’s Inn, Londres) e publicada somente em 1623 (no First Folio da obras completas). A peça teatral do gênero cômico tem seu enredo inspirado na obra do comediógrafo romano Plauto “Os Gêmeos” (“Os Menecmos”) e se desenrola em torno das confusões provocadas por dois pares de gêmeos.

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.