Pular para o conteúdo principal

COMENTÁRIO DO FILME: "BANG BANG, VOCÊ MORREU!"


Este filme aborda o fenômeno “bullying” escolar no contexto que envolve os conflitos da adolescência, violência social e preconceitos.




 

COMENTÁRIO DO FILME “BANG BANG, VOCÊ MORREU”

Por Elderson Luciano Mezzomo[1]

           

Este filme aborda o fenômeno “bullying” escolar no contexto que envolve os conflitos da adolescência, violência social e preconceitos.

O “bullying” é um fenômeno que tem recebido atenção recentemente, infelizmente em decorrência de algumas tragédias. Sem dúvida é algo que não pode ser ignorado, mas que precisa ter suas causas e consequências refletidas em nossa sociedade, e cuja escola, tem papel fundamental.

O ambiente mais comum e mais frequente da prática do “bullying” tem sido o escolar, e mais, o público mais atingido são as crianças e adolescentes. Nesse sentido o autor expõe como os conflitos adolescentes podem contribuir (fomentar e expandir) essa violência. Algumas causas foram evidenciadas, entre elas: a definição de personalidade (quem sou?), o pertencer a um grupo (hierarquia), pressão social e preconceitos.

A violência está caracterizada não apenas pelas atitudes físicas (colocar alunos nas lixeiras, vasos sanitários, poças de lama, etc.), mas, e principalmente, pelas coações verbais e exclusões de alguns grupos (com xingamentos e fixação de rótulos como : “burro”, “feio”, “chato”, etc.).

A violência também tem sua origem em preconceitos, tanto entre os próprios grupos adolescentes, quanto da sociedade. Algo que deve ser percebido é o comportamento preconceituoso do corpo docente e dos pais.

Diante dessa descrição dramática do ambiente escolar, requer-se uma reflexão conjunta (escola e sociedade) em vistas a combater e evitar o círculo vicioso onde violência resulta em mais violência.



[1] Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal do Pará), campus Itaituba.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15...

RESENHA: COMÉDIA DOS ERROS

    “A Comédia dos Erros” é considerada a primeira e mais curta peça do dramaturgo William Shakespeare estreando nos palcos em 28/12/1594 (festejos natalinos dos estudantes de direito em Gray’s Inn, Londres) e publicada somente em 1623 (no First Folio da obras completas). A peça teatral do gênero cômico tem seu enredo inspirado na obra do comediógrafo romano Plauto “Os Gêmeos” (“Os Menecmos”) e se desenrola em torno das confusões provocadas por dois pares de gêmeos.

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.