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A AÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES


Geralmente quando se aborda o tema pedagogia a primeira cena que vem à memória são professores ocupando-se de seus alunos nas salas de aula, no ambiente escolar, mais especificamente nas séries iniciais.








INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


A AÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Por Elderson Luciano Mezzomo[1]
           
Geralmente quando se aborda o tema pedagogia a primeira cena que vem à memória são professores ocupando-se de seus alunos nas salas de aula, no ambiente escolar, mais especificamente nas séries iniciais.
No entanto, a atuação do pedagogo não está restrita apenas a ambientes escolares, mas engloba toda atividade de ensino que incluem: empresas e órgãos públicos (formação contínua), hospitais (processo educacional de pacientes internados), terceiro setor (coordenação de projetos de natureza educativa), meios de comunicação (em produções como programas educacionais) e até indústrias de brinquedos (pesquisa e classificação da faixa etária de brinquedos educativos).
Diante deste leque de ação do pedagogo, convém compreender elementarmente o conceito de pedagogia e da ação educacional em ambiente não escolar.
A origem do termo pedagogo é bem antigo, remonta da Grécia antiga das palavras
paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo.” (PEDAGOGIA, Wikipedia)

Na atualidade, a atuação do pedagogo é imprescindível ao desenvolvimento e progresso da sociedade, especificamente ao meio científico, pois “o objeto próprio da ciência pedagógica é o estudo e a reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas em todas as suas dimensões.” (LIBÂNEO, 2006)
A prática educativa não está restrita apenas aos ambientes escolares, mas, cada dia mais, aos demais ambientes, cuja atuação torna-se imprescindível. O principal deles é o empresarial o qual contempla conhecimentos e competências necessárias à melhoria da produtividade do funcionário. As habilidades
“são na qualificação, requalificação e treinamento dentro da empresa, nas atividades como coordenar equipe multidisciplinar, gerar mudanças culturais e acompanhar o desempenho do funcionário.” (PEDAGOGIA, Wikipedia)

Além da atuação empresarial, o pedagogo pode atuar em organizações sociocomunitárias ou socioassistenciais, chamado educador social ou socioeducador, tendo, inclusive, reconhecimento como Trabalhador da Assistência Social (S.U.A.S.) pelo CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social na área de gestão e operacional. Seu foco está na socialização do sujeito, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade.
Já o pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de pacientes (crianças) hospitalizados. Tem seu foco na promoção da qualidade de vida dos pacientes e em propiciar o acesso à educação.
“Há ainda espaços não-escolares para a atuação profissional do pedagogo na área de educação para o transito, para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação civica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc.” (<http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia>)

A atuação fora do ambiente escolar, mesmo sendo uma demanda crescente da sociedade, não pode ocorrer sem reflexão. Quando se pensa lugares fora da escola e que existe um processo educativo,
“acreditamos ser incoerente, neste momento, nos centrarmos somente em aspectos metodológicos de ensino-aprendizagem. Ou seja, o trabalho educacional e pedagógico precisa contemplar as relações ensino aprendizagem, mas é necessário também refletir sobre as questões políticas e os conhecimentos que perpassam as práticas educacionais. É preciso que os conhecimentos respeitem as diferenças culturais e a condição de vida dos sujeitos que nela estão envolvidos na educação.” (PAULA, 2009).

Nesse sentido, o pedagogo enfrenta um grande desafio: contextualizar sua prática (metodologia, objetivos e planejamento) de forma a atender realmente a necessidade educativa de determinados setores sociais.
Não se trata de uma novidade o exercício educacional fora de ambientes escolares (o primeiro apontado é o familiar), mas a cientificidade e a relevância que está sendo exigida da pedagogia (dos pedagogos) em ambientes não escolares é algo contemporâneo. Diante deste quadro percebem-se duas grandes oportunidades: estabelecer uma reflexão profunda e desenvolvimento da prática pedagógica e; firmar a pedagogia como ciência fundamental à estrutura social (não podendo restringir-se apenas a ambientes escolares).




Bibliografia

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Campinas, Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/1999.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: As políticas educacionais e o movimento dos educadores.  Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/1999.

PEDAGOGIA. Acessado em 12/07/2012, disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia>.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MACHADO, Érico Ribas. Pedagogia: concepções e práticas em Transformação. Educar, Curitiba, n. 35, p. 223-236, 2009. Editora UFPR.


[1] Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do IFPA (Instituto Federal do Pará), campus Itaituba. Disciplina: Vivência na Prática Educativa V. Professor: Adelson de Sousa Araújo.

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