A exportação de joias de ouro do Brasil Amazônico (Novo Progresso-PA) para a Bulgária é um empreendimento promissor. Para tanto, deve ser levado em consideração a análise de mercado, aspectos culturais, religiosos, políticos e econômicos.
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO
EXPORTAÇÃO PARA
BULGÁRIA
Alan Douglas de Sousa
Elderson Luciano Mezzomo
Eloído José Bertollo
Marilza Aparecida Bareto Manzano
Marilza Silverio da Costa Schmidel
Maximinio Schimidel
Novo Progresso - PA
Junho 2012
FASIP
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGOCIO
Avaliação acadêmica apresentada à profª Patrícia
Meneghette titular da disciplina: Marketing Internacional, do Curso de
Administração com ênfase em Agronegócio da FASIP Faculdade de Sinop.
Novo Progresso - PA
Junho
2012
1. Apresentação
A
exportação de joias de ouro do Brasil Amazônico (Novo Progresso-PA) para a
Bulgária é um empreendimento promissor. Para tanto, deve ser levado em
consideração a análise de mercado, aspectos culturais, religiosos, políticos e
econômicos.
2. A exportação de joias: do Brasil à Bulgária.
As
joias produzidas em Novo Progresso, cuja matéria prima é oriunda da própria
região, tem grande apelo comercial por se tratar de um produto regional,
amazônico e de selo verde. Considerando o cuidado ecológico, a extração
sustentável do ouro, e a confecção da joia por cidadãos da Amazônia, o mercado
búlgaro representa uma ótima opção, especialmente no que tange à capacidade econômica
dos cidadãos da classe A búlgara.
3. Análise de Mercado
O mercado búlgaro deve ser analisado sob vários aspectos:
cultural, religioso, político e
econômico.
3.1 Aspectos Culturais.
Algumas
recomendações básicas sobre aspectos culturais devem ser levados em conta no
trato comercial:
“- Cumprimente as pessoas com um aperto de mão firme, estabeleça contato
visual direto e utilize a saudação adequada para o momento do dia.
- Sirvam-se mais do que uma vez. Repetir a refeição é prova de
consideração.
- Não ofereça crisântemos, lírios ou gladíolos, pois são flores
utilizadas em funerais. Certifique-se também de que o número de caules é ímpar.
- Quando convidado a sentar-se à mesa de jantar em casa de uma pessoa,
não o faça de imediato – aguarde que lhe indiquem o seu lugar.
- Não deixe o copo vazio se não quiser que seja de novo enchido!
- Não acene com a cabeça em sinal de concordância – deve antes abaná-la!”
(http://ec.europa.eu/education/study-in-europe/living_in_europe_information_cultural_bulgaria_pt.html).
3.2 Aspectos Religiosos
A religião na Bulgária está
distribuída da seguinte maneira:
“Católicos
ortodoxos: 70,4%
Mulçumanos: 11,8%
Protestantes: 8,2%
Ateus: 7,8%
Católicos romanos: 1,1%
Sem filiação/outros: 0,7%.” (http://ec.europa.eu/education/study-in-europe/living_in_europe_information_cultural_bulgaria_pt.html).
Mulçumanos: 11,8%
Protestantes: 8,2%
Ateus: 7,8%
Católicos romanos: 1,1%
Sem filiação/outros: 0,7%.” (http://ec.europa.eu/education/study-in-europe/living_in_europe_information_cultural_bulgaria_pt.html).
3.3 Política
Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Bulgária ficou
sob a influência da União Soviética tornando-se uma república popular em 1946.
O governo comunista terminou em 1990, quando o país teve eleições com a
participação de diversos partidos.
A Bulgária foi o único país das Balcãs que fez a sua
mudança política no final dos anos 80 e início dos anos 90, de forma pacífica e
sem vítimas humanas (comparando com a Roménia ou a ex – Iugoslávia).
3.3.1 Barreiras não
relacionadas com as pautas aduaneiras
A política comercial da Bulgária semelhante dos outros estados-membros da
União Europeia. As barreiras tarifárias incluem subsídios agrícolas e de apoio
produto, restrições de importação relativamente a alguns bens e serviços,
restrições de acesso ao mercado em alguns setores de serviços, regulamentos e
normas não transparentes e restritivos e uma administração alfandegária
inconsistente no muito dos estados membros da EU.
3.3.2 Classificação
alfandegária
A Bulgária aderiu UE a 1 de Janeiro de 2007, tornando-se parte da União
Aduaneira da UE. A Bulgária aplica o Sistema Aduaneiro Harmonizado baseado na
classificação da TARIC.
3.3.3. Procedimentos de
importação
As mercadorias são declaradas através de uma declaração aduaneira.
Através de outros documentos exigidos pelas autoridades alfandegárias inclui a fatura, o certificado de origem, os
documentos de transporte, etc. Da mesma forma, necessário um certificado veterinário
ou fitossanitário relativo mercadorias de origem animal.
3.4 Economia
A
economia da Bulgária alcançou um PIB de $ 92,21 bilhões (noventa e dois vírgula
vinte e um bilhões de dólares) em 2010 (crescimento de apenas 0,3% em relação à
2009) com renda per capita de $ 12,8 (doze virgula oito dólares), com 21,8% da
população abaixo do nível de pobreza. Sua economia está distribuída basicamente
em
“(...) minerais, incluindo carvão, cobre e zinco têm um importante papel na indústria do país. Em 1997, a estabilidade macroeconômica foi reforçada pela
imposição de uma taxa fixa de câmbio do lev em relação ao marco alemão – atualmente, a cotação da
moeda é fixa em relação ao Euro – e a negociação de um
acordo com o FMI. A baixa inflação e o consistente progresso
nas reformas estruturais melhoraram o ambiente dos negócios: a Bulgária atingiu
um crescimento médio de 5,1% ao ano desde 2000, e começou a atrair significativos investimentos
diretos estrangeiros.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Bulg%C3%A1ria)
O consumo dos 10% da população mais pobre está em 2,9%,
enquanto os 10% mais ricos consomem 23% (dados de 2009). A taxa de inflação em
2010 ficou em 4,4% (1,6% em 2009) com uma força laboral de 3,4 milhões de
trabalhadores (2009) e taxa de desemprego em 9,2% (2010). As importações
representaram um montante de $ 22,78 bilhões em 2010, distribuídas entre a
“Rússia 13,14%, Alemanha 12,23%, Itália 7,78%, Grécia 6,17%, Romênia 5,65%, Turquia
5,48%, Ucrânia 4,81% e Áustria 4,08% (2009)” (http://www.indexmundi.com/pt/bulgaria/economia_perfil.html).
A Bulgária é membro da
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), adotando o SGP (Sistema
Geral de Preferências) onde os países desenvolvidos,
“por intermédio de acordo aprovado em outubro de 1970, pela Junta de
Comércio e Desenvolvimento da UNCTAD, estabeleceram o Sistema Geral de
Preferências (SGP), mediante o qual concedem redução parcial ou total do
imposto de importação incidente sobre determinados produtos, quando originários
e procedentes de países em desenvolvimento.” http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm
Para obter o benefício é necessário cumprir com as
seguintes exigências dos países outorgantes:
“- que o produto conste das listas de mercadorias com direito ao SGP,
divulgadas/atualizadas periodicamente pelos outorgantes; - que o produto seja
originário do país beneficiário exportador; - que o produto seja transportado
diretamente do país beneficiário exportador para o país outorgante importador e;
- que seja apresentado à alfândega de desembarque do produto o Certificado de
Origem Formulário A.” (http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm).
Às agências do Banco do Brasil autorizadas cabe emitir o
documento e a verificação dos dados nele contidos, de acordo com os requisitos
estabelecidos pelos países outorgantes de preferências, e das informações
contidas nos seguintes documentos: “Conhecimento de Embarque; Fatura; Registro
de Exportação (RE) e; Quadro Demonstrativo do Preço ex-Fábrica;” (http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm).
São
considerados originários
“os produtos inteiramente produzidos no país. Não obstante, podem ser
utilizados materiais ou partes importadas ou de origem indeterminada na
composição do produto a ser exportado, desde que sejam atendidas as Regras de
Origem estabelecidas pelos países outorgantes. (http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm).
4. Público alvo
O
público alvo será a classe A da Bulgária devido ao alto poder aquisitivo dessa
faixa da população.
5. Estratégia de Marketing
A estratégia de marketing levará em consideração
quatro aspectos fundamentais: o preço, a praça, o produto e a promoção.
5.1 Preço
O preço e uma consideração fundamental no desenvolvimento de uma
estratégia de mercado. A cotação será definida peça por peça, fundamentada no
valor do ouro e no valor agregado, pois as joias são confeccionadas
artesanalmente no Brasil.
5.2 Praça
O
consumidor búlgaro continua a preferir utilizar a loja local perto da sua
residência. Existem três fatores principais que influenciam a escolha do local
de compra: a proximidade da residência e do local de trabalho, o nível dos
preços e a variedade de produtos.
No caso
das joias, o local apropriado serão as lojas de departamento (shoppings)
distribuídas nas principais cidades búlgaras.
5.3 Produto
O
produto será desenvolvido por designers brasileiros, inspirados nos povos
amazônicos e condicionados em embalagens que remetem à floresta. Veja exemplos
nas imagens abaixo:
5.4 Promoção
O consumidor búlgaro continua a no ser muito móvel (menos de 30 por cento
dos consumidores vão às compras de automóvel, o que limita a escolha de lojas).
A divulgação será realizada in loco, ou seja, nas próprias lojas, e também nas
mídias locai.