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EXPORTAÇÃO PARA BULGÁRIA

A exportação de joias de ouro do Brasil Amazônico (Novo Progresso-PA) para a Bulgária é um empreendimento promissor. Para tanto, deve ser levado em consideração a análise de mercado, aspectos culturais, religiosos, políticos e econômicos.






FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO














EXPORTAÇÃO PARA BULGÁRIA



Alan Douglas de Sousa
Elderson Luciano Mezzomo
Eloído José Bertollo
Marilza Aparecida Bareto Manzano
Marilza Silverio da Costa Schmidel
Maximinio Schimidel


Novo Progresso - PA
Junho 2012

FASIP
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGOCIO












Avaliação acadêmica apresentada à profª Patrícia Meneghette titular da disciplina: Marketing Internacional, do Curso de Administração com ênfase em Agronegócio da FASIP Faculdade de Sinop.











Novo Progresso - PA
                 Junho 2012
                          
1. Apresentação

A exportação de joias de ouro do Brasil Amazônico (Novo Progresso-PA) para a Bulgária é um empreendimento promissor. Para tanto, deve ser levado em consideração a análise de mercado, aspectos culturais, religiosos, políticos e econômicos.

2. A exportação de joias: do Brasil à Bulgária.

As joias produzidas em Novo Progresso, cuja matéria prima é oriunda da própria região, tem grande apelo comercial por se tratar de um produto regional, amazônico e de selo verde. Considerando o cuidado ecológico, a extração sustentável do ouro, e a confecção da joia por cidadãos da Amazônia, o mercado búlgaro representa uma ótima opção, especialmente no que tange à capacidade econômica dos cidadãos da classe A búlgara.

3. Análise de Mercado

            O mercado búlgaro deve ser analisado sob vários aspectos: cultural, religioso,  político e econômico.

3.1 Aspectos Culturais.

Algumas recomendações básicas sobre aspectos culturais devem ser levados em conta no trato comercial:
“- Cumprimente as pessoas com um aperto de mão firme, estabeleça contato visual direto e utilize a saudação adequada para o momento do dia.
- Sirvam-se mais do que uma vez. Repetir a refeição é prova de consideração.
- Não ofereça crisântemos, lírios ou gladíolos, pois são flores utilizadas em funerais. Certifique-se também de que o número de caules é ímpar.
- Quando convidado a sentar-se à mesa de jantar em casa de uma pessoa, não o faça de imediato – aguarde que lhe indiquem o seu lugar.
- Não deixe o copo vazio se não quiser que seja de novo enchido!
- Não acene com a cabeça em sinal de concordância – deve antes abaná-la!”

(http://ec.europa.eu/education/study-in-europe/living_in_europe_information_cultural_bulgaria_pt.html).


3.2 Aspectos Religiosos

            A religião na Bulgária está distribuída da seguinte maneira:

“Católicos ortodoxos: 70,4%
Mulçumanos: 11,8%
Protestantes: 8,2%
Ateus: 7,8%
Católicos romanos: 1,1%
Sem filiação/outros: 0,7%.”
(http://ec.europa.eu/education/study-in-europe/living_in_europe_information_cultural_bulgaria_pt.html).

3.3 Política

Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Bulgária ficou sob a influência da União Soviética tornando-se uma república popular em 1946. O governo comunista terminou em 1990, quando o país teve eleições com a participação de diversos partidos.
A Bulgária foi o único país das Balcãs que fez a sua mudança política no final dos anos 80 e início dos anos 90, de forma pacífica e sem vítimas humanas (comparando com a Roménia ou a ex – Iugoslávia).

3.3.1 Barreiras não relacionadas com as pautas aduaneiras

A política comercial da Bulgária semelhante dos outros estados-membros da União Europeia. As barreiras tarifárias incluem subsídios agrícolas e de apoio produto, restrições de importação relativamente a alguns bens e serviços, restrições de acesso ao mercado em alguns setores de serviços, regulamentos e normas não transparentes e restritivos e uma administração alfandegária inconsistente no muito dos estados membros da EU.

3.3.2 Classificação alfandegária

A Bulgária aderiu UE a 1 de Janeiro de 2007, tornando-se parte da União Aduaneira da UE. A Bulgária aplica o Sistema Aduaneiro Harmonizado baseado na classificação da TARIC.

3.3.3. Procedimentos de importação

As mercadorias são declaradas através de uma declaração aduaneira. Através de outros documentos exigidos pelas autoridades alfandegárias inclui a fatura, o certificado de origem, os documentos de transporte, etc. Da mesma forma, necessário um certificado veterinário ou fitossanitário relativo mercadorias de origem animal.

3.4 Economia
           
A economia da Bulgária alcançou um PIB de $ 92,21 bilhões (noventa e dois vírgula vinte e um bilhões de dólares) em 2010 (crescimento de apenas 0,3% em relação à 2009) com renda per capita de $ 12,8 (doze virgula oito dólares), com 21,8% da população abaixo do nível de pobreza. Sua economia está distribuída basicamente em

“(...) minerais, incluindo carvão, cobre e zinco têm um importante papel na indústria do país. Em 1997, a estabilidade macroeconômica foi reforçada pela imposição de uma taxa fixa de câmbio do lev em relação ao marco alemão – atualmente, a cotação da moeda é fixa em relação ao Euro – e a negociação de um acordo com o FMI. A baixa inflação e o consistente progresso nas reformas estruturais melhoraram o ambiente dos negócios: a Bulgária atingiu um crescimento médio de 5,1% ao ano desde 2000, e começou a atrair significativos investimentos diretos estrangeiros.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Bulg%C3%A1ria)

            O consumo dos 10% da população mais pobre está em 2,9%, enquanto os 10% mais ricos consomem 23% (dados de 2009). A taxa de inflação em 2010 ficou em 4,4% (1,6% em 2009) com uma força laboral de 3,4 milhões de trabalhadores (2009) e taxa de desemprego em 9,2% (2010). As importações representaram um montante de $ 22,78 bilhões em 2010, distribuídas entre a “Rússia 13,14%, Alemanha 12,23%, Itália 7,78%, Grécia 6,17%, Romênia 5,65%, Turquia 5,48%, Ucrânia 4,81% e Áustria 4,08% (2009)” (http://www.indexmundi.com/pt/bulgaria/economia_perfil.html).
            A Bulgária é membro da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), adotando o SGP (Sistema Geral de Preferências) onde os países desenvolvidos,
“por intermédio de acordo aprovado em outubro de 1970, pela Junta de Comércio e Desenvolvimento da UNCTAD, estabeleceram o Sistema Geral de Preferências (SGP), mediante o qual concedem redução parcial ou total do imposto de importação incidente sobre determinados produtos, quando originários e procedentes de países em desenvolvimento.” http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm

            Para obter o benefício é necessário cumprir com as seguintes exigências dos países outorgantes:
“- que o produto conste das listas de mercadorias com direito ao SGP, divulgadas/atualizadas periodicamente pelos outorgantes; - que o produto seja originário do país beneficiário exportador; - que o produto seja transportado diretamente do país beneficiário exportador para o país outorgante importador e; - que seja apresentado à alfândega de desembarque do produto o Certificado de Origem Formulário A.” (http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm).

            Às agências do Banco do Brasil autorizadas cabe emitir o documento e a verificação dos dados nele contidos, de acordo com os requisitos estabelecidos pelos países outorgantes de preferências, e das informações contidas nos seguintes documentos: “Conhecimento de Embarque; Fatura; Registro de Exportação (RE) e; Quadro Demonstrativo do Preço ex-Fábrica;” (http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm).
São considerados originários
“os produtos inteiramente produzidos no país. Não obstante, podem ser utilizados materiais ou partes importadas ou de origem indeterminada na composição do produto a ser exportado, desde que sejam atendidas as Regras de Origem estabelecidas pelos países outorgantes. (http://www.empresario.com.br/comex/html/item4b.htm).

4. Público alvo
           
O público alvo será a classe A da Bulgária devido ao alto poder aquisitivo dessa faixa da população.

5. Estratégia de Marketing

A estratégia de marketing levará em consideração quatro aspectos fundamentais: o preço, a praça, o produto e a promoção.

5.1 Preço

O preço e uma consideração fundamental no desenvolvimento de uma estratégia de mercado. A cotação será definida peça por peça, fundamentada no valor do ouro e no valor agregado, pois as joias são confeccionadas artesanalmente no Brasil.

5.2 Praça

O consumidor búlgaro continua a preferir utilizar a loja local perto da sua residência. Existem três fatores principais que influenciam a escolha do local de compra: a proximidade da residência e do local de trabalho, o nível dos preços e a variedade de produtos.
No caso das joias, o local apropriado serão as lojas de departamento (shoppings) distribuídas nas principais cidades búlgaras.

5.3 Produto
           
O produto será desenvolvido por designers brasileiros, inspirados nos povos amazônicos e condicionados em embalagens que remetem à floresta. Veja exemplos nas imagens abaixo:
5.4 Promoção
O consumidor búlgaro continua a no ser muito móvel (menos de 30 por cento dos consumidores vão às compras de automóvel, o que limita a escolha de lojas). A divulgação será realizada in loco, ou seja, nas próprias lojas, e também nas mídias locai.

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