Pular para o conteúdo principal

RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA: ESCRITORES DA LIBERDADE

No filme “Escritores da Liberdade” o autor aborda as relações sócio-econômica-educacional de crianças pobres, negras, nos Estados Unidos em um novo sistema de inclusão escolar: o sistema integrado onde todas as crianças, independente da origem social ou “racial”, pudessem se desenvolver academicamente através de seus méritos. No entanto, fica evidente no decorrer da história contada, que os próprios idealizadores do sistema pressupõem a “incapacidade” de jovens negros e pobres atingirem algum desenvolvimento!





INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


Resenha crítico-descritiva


(in) Escritores da Liberdade.

Elderson Luciano Mezzomo[1]

No filme “Escritores da Liberdade” o autor aborda as relações sócio-econômica-educacional de crianças pobres, negras, nos Estados Unidos em um novo sistema de inclusão escolar: o sistema integrado onde todas as crianças, independente da origem social ou “racial”, pudessem se desenvolver academicamente através de seus méritos. No entanto, fica evidente no decorrer da história contada, que os próprios idealizadores do sistema pressupõem a “incapacidade” de jovens negros e pobres atingirem algum desenvolvimento!
A história começa a mudar com a chegada de uma professora que acredita na mudança social através do ensino, que acredita no potencial dos jovens. Sem dispor do apoio de seus superiores, parte em busca de outros empregos, com o intuito de obter recursos para trabalhar com os alunos. Isto tem um custo, pois acaba interferindo em sua vida conjugal, levando a um posterior divórcio. A conexão entre ela e os alunos, se estreita quando estes começam a escrever diários pessoais. A turma passa a ser unida, fazendo significativos progressos e juntos começam a descobrirem-se, e a conhecer outras realidades. Os alunos então descobrem que ela não irá acompanhá-los no ano seguinte e então começa toda uma movimentação junto a autoridades para mudar isso, e de fato acontece.
É um filme marcante, pois faz um resgate da valorização da educação, levando a muitas reflexões. Dentre elas, a atitude do coordenador e da direção quanto à relação educacional e seus desdobramentos. Destaca-se também a atitude do profissional da educação e sua percepção de que tem grande poder transformador sobre a vida da comunidade. Esta transformação será ainda maior quando perceber-se o profissional como agente desta, de forma articulada e planejada.


[1] Acadêmico do 5o. semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Disciplina: Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares. Professora: Telma Maria Magro.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.