No filme “Escritores da Liberdade” o autor aborda as relações sócio-econômica-educacional de crianças pobres, negras, nos Estados Unidos em um novo sistema de inclusão escolar: o sistema integrado onde todas as crianças, independente da origem social ou “racial”, pudessem se desenvolver academicamente através de seus méritos. No entanto, fica evidente no decorrer da história contada, que os próprios idealizadores do sistema pressupõem a “incapacidade” de jovens negros e pobres atingirem algum desenvolvimento!
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
|
Resenha crítico-descritiva
(in) Escritores
da Liberdade.
Elderson Luciano Mezzomo[1]
No
filme “Escritores da Liberdade” o autor aborda as relações
sócio-econômica-educacional de crianças pobres, negras, nos Estados Unidos em
um novo sistema de inclusão escolar: o sistema integrado onde todas as
crianças, independente da origem social ou “racial”, pudessem se desenvolver
academicamente através de seus méritos. No entanto, fica evidente no decorrer
da história contada, que os próprios idealizadores do sistema pressupõem a
“incapacidade” de jovens negros e pobres atingirem algum desenvolvimento!
A
história começa a mudar com a chegada de uma professora que acredita na mudança
social através do ensino, que acredita no potencial dos jovens. Sem dispor do apoio de seus superiores, parte em
busca de outros empregos, com o intuito de obter recursos para trabalhar com os
alunos. Isto tem um custo, pois acaba interferindo em sua vida conjugal,
levando a um posterior divórcio. A conexão entre ela e os alunos, se estreita
quando estes começam a escrever diários pessoais. A turma passa a ser unida,
fazendo significativos progressos e juntos começam a descobrirem-se, e a
conhecer outras realidades. Os alunos então descobrem que ela não irá
acompanhá-los no ano seguinte e então começa toda uma movimentação junto a
autoridades para mudar isso, e de fato acontece.
É um filme marcante, pois faz um
resgate da valorização da educação, levando a muitas reflexões. Dentre elas, a
atitude do coordenador e da direção quanto à relação educacional e seus
desdobramentos. Destaca-se também a atitude do profissional da educação e sua
percepção de que tem grande poder transformador sobre a vida da comunidade.
Esta transformação será ainda maior quando perceber-se o profissional como
agente desta, de forma articulada e planejada.
[1]
Acadêmico do 5o. semestre do curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia pela IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Pará. Disciplina: Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares. Professora: Telma
Maria Magro.