Pular para o conteúdo principal

EMPREENDEDORISMO

A princípio, empreender significa “assumir riscos e começar algo novo”. Empreendedorismo pode ser definido como o “envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades”. Em outras palavras, empreender requer iniciativa para criar um novo negócio, utilizando os recursos disponíveis de forma criativa, aceitando assumir riscos calculados e até mesmo fracassos.



1. O que é empreendedorismo e Empreendedor?
A princípio, empreender significa “assumir riscos e começar algo novo”. Empreendedorismo pode ser definido como o “envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades”. Em outras palavras, empreender requer iniciativa para criar um novo negócio, utilizando os recursos disponíveis de forma criativa, aceitando assumir riscos calculados e até mesmo fracassos.

2. Comente sobre a origem do termo empreendedorismo.
            Historicamente o termo foi utilizado pela primeira vez creditado a Marco Polo, ao assinar contrato com um capitalista para vender as mercadorias deste. Na idade média tratava-se daquele que gerenciava grandes projetos de produção financiados, geralmente, pelo governo. No século XVII o termo empreendedor (aquele que assumia riscos) foi diferenciado de capitalista (aquele que fornece capital), o que fora consolidado no século XVIII. Atualmente o termo empreendedor é frequentemente confundido com administrador. Todo empreendedor deve ser um bom administrador, mas nem todo administrador constitui-se em empreendedor.
  
3. Como se deu o empreendedorismo no Brasil?
            Começou a tomar forma na década de 90 com a criação do Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Antes disso quase não se houve falar em empreendedorismo e não havia apoio e incentivo. Através destas entidades o tema começou a ser despertado na sociedade brasileira, pois proporcionam treinamento, incentivo e programas de apoio aos empreendedores. Dentre as ações, estão: estímulo da disciplina Empreendedorismo nas universidades, programa do Governo Federal Brasil Empreendedor dirigido à capacitação de mais de 6 milhões de empreendedores e demais programas de capacitação do Sebrae.

4. Em sua opinião qual o melhor conceito que define empreendedorismo?
            A melhor definição de empreendedorismo é o espírito de iniciativa, que leva a pessoa a utilizar os recursos disponíveis em busca de soluções, mesmo que seja algo inédito e constitua riscos.

5. O que é a síndrome do empregado?
            A “síndrome do empregado” é a designação daqueles que estão no conformismo, sem pró-atividade e subordinados à própria falta de visão e expectativa. Dentre outras características, destacam-se: infelicidade, dificuldade de identificar oportunidades, dependência, sem criatividade, dificuldade de auto aprendizado, apenas operacional, medo de errar, isolado e sem pró-atividade.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.