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ATIVIDADES: ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Segundo Matias & Woiler projeto é “o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e eventualmente, implantar-se) uma decisão”. Nestas, o projeto não se confunde com as informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas aplicações.






Curso: Administração com ênfase em agronegócios.
Professora: Nilza Roncoleta
Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo.
Campus: Novo Progresso-PA.


ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ATIVIDADE I

1. O que é um projeto?
            Segundo Matias & Woiler é “o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e eventualmente, implantar-se) uma decisão”. Nestas, o projeto não se confunde com as informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas aplicações.
2. Dentre as categorias existentes de projetos descreva três.
            Produção de bens – projetos agropecuários: abarcam todo o campo da produção animal e vegetal.
            Infraestrutura econômica: incluem os projetos de unidades produtoras que proporcionam a atividade econômica certos insumos, bens ou serviços de utilidade geral – energia elétrica, transportes e comunicações.
            Prestação de serviços: são aqueles cujo propósito não é a produção de materiais, porém o de prestar serviços de caráter pessoal, material ou técnico, seja mediante o exercício profissional, seja através de instituições – inclui-se os trabalhos de investigação tecnológica ou científica.
3. De acordo com as orientações de estudo de mercado, explique:
3.1  Tamanho (análise de mercados);
O tamanho de um projeto é determinado quanto à capacidade de produção em certo regime de trabalho, que pode ser:
Técnica – nível máximo de produção possível com a utilização de determinados equipamentos.
Econômica – nível de produção possível com custos unitários mínimos.
3.2  Projeção de demanda e oferta;
Existem três tipos de demanda: efetiva, insatisfeita e potencial/esperada.
Demanda Efetiva: é o volume total do consumo num dado momento e pode não significar satisfação plena das necessidades.
Demanda Insatisfeita: é a preferência e poder de compras favoráveis; oferta insuficiente; há racionamento.
Demanda potencial/esperada: projeção das tendências e variáveis; mudanças na distribuição da renda; mudanças nas preferências do consumidor; efeitos de demonstração; ação governamental.
4. Quais os fatores que favorecem ou não a implantação de um empreendimento de acordo com seu tamanho versus mercado.
            Tamanho mínimo maior que o mercado: empreendimento desaconselhável.
            Tamanho mínimo igual ao mercado: há viabilidade, porém, pouca segurança já que a diminuição da demanda afetará o equilíbrio econômico do empreendimento.
            Tamanho mínimo inferior ao mercado: há viabilidade com muita segurança já que a diminuição da demanda não afetará o equilíbrio econômico do empreendimento.
5. Na engenharia de um projeto cite dois tipos de processos industriais.
            Processo contínuo: destina-se à produção em grande volume de produtos padronizados, exige, portanto, balanceamento ótimo entre os vários estágios de produção e alto grau de mecanização. Ex: produção de televisores, veículos, alimentos, etc.
            Processo intermitente: destina-se à produção, geralmente sob encomenda, de produtos não padronizados. Este processo é encontrado nas industrias de bens de capital, como fabricação de pontes rolantes, reservatórios, máquinas em geral, etc.
6. Descreva sobre a capacidade nominal e efetiva.
            Capacidade nominal: é indicada pelo fabricante, vem no manual – quando um empreendimento opera a 100% da sua capacidade instalada.
            Capacidade efetiva: é a que realmente atinge, também chamada de capacidade real.


7. Todo projeto requer financiamentos, neste contexto os empreendimentos (projetos) possuem duas fontes de financiamentos, cite exemplos e explique.
            Fontes internas: recursos próprios ou participações, incluem os lucros retidos e reservas – capital próprio.
            Fontes externas: recursos de terceiros, oriundos de vendas de ações e empréstimos – geralmente a fontes são os bancos e fornecedores.
8. Destaque os principais atributos que envolvem os enfoques avaliativos e explique.
            Avaliação efetiva: busca esclarecer a relação direta e exclusiva que existe entre desenvolvimento de um projeto ou programa e os efeitos e impactos atribuídos a ele – objetiva demonstrar quais as mudanças efetivas nas condições de vida das populações atingidas pelo projeto.
            Avaliação de eficácia: trata da relação entre os objetivos propostos por um projeto ou programa e os resultados ou produtos obtidos. Pode-se avaliar a eficácia por meio da verificação do cumprimento das metas estabelecidas, com destaque para a obtenção dos produtos programados e/ou do emprego efetivo dos instrumentos previstos na implementação do projeto.
            Avaliação de eficiência: busca comparar o esforço realizado por um dado projeto e os resultados por ele alcançados. Enquanto a avaliação da eficácia preocupa-se apenas com a consecução de metas, a avaliação de eficiência procura analisar a que custo ou com que esforço as metas foram alcançadas.
9. Cite os principais requisitos necessários para elaborar um planejamento estratégico.
            ð Definir sua missão: identificando suas grandes áreas de atuação.
            ð Desenhar cenários com indicadores sobre tendências, ameaças e oportunidades.
            ð Formular objetivos organizacionais para atender à missão.
            ð Estabelecer metas em função de cada objetivo.
            ð Acompanhar e avaliar o cumprimento das metas.
ð Promover as correções necessárias
ð Replanejar, revivendo o mesmo ciclo.


10. Descreva os principais objetivos de um planejamento estratégico.
            ð Descrição: clara, precisa, sucinta dos alvos a atingir. Deve ser entendido e aceito por todos e apresentar suas inter-relações de forma esquematizada. Verificar se estão adequadamente relacionados a fatores externos e internos da empresa.
            ð Ensinar aproveitar ao máximo seu plano estratégico.
ð Usar seu plano como registro do passado e guia para o futuro.
ð Transformar seu plano na descrição da sua empresa e elaborar seu plano estratégico.
ð Fornecer às pessoas um sentido adequado de seu papel na empresa.
ð Dar consistência à tomada de decisão entre grande número de administradores.
ð Estimular o empenho e a realização, baseados em resultados esperados.
ð Fornecer base para ações corretivas e o controle.





ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ATIVIDADE II

1. Todo projeto para ser bem sucedido requer um estudo de mercado, diante desta afirmativa quais são as informações que compõem um estudo de mercado, cite e explique.
            ð Informar sobre as possibilidades de colocação de produtos, mencionando as principais praças demandadoras e os respectivos prováveis clientes.
            ð Apresentar estudos sobre a oferta e demanda (evolução e projeção). Caso tenha ocorrido mudança significativa na estrutura da oferta, destacar a situação antes e depois da mudança.
            ð Indicar as empresas concorrentes, instaladas ou em instalação, destacando aspectos relacionados com os pontos fracos e fortes dos principais produtores atuantes no mercado. Se possível, indicar a capacidade de produção dos concorrentes.
            ð Indicar o sistema de distribuição dos produtos, mencionando a existência ou não de intermediários e os meios de transporte a serem utilizados.
            ð Informar sobre o grau de dificuldade de obtenção de suprimentos de matérias primas, indicando os principais fornecedores, embalagens, mão de obra, combustível, água, energia elétrica, transportes e quaisquer outros fatores de produção inerentes à atividade.
            ð Estratégia competitiva: fazer referência aos aspectos – políticas de preço, propaganda, qualidade, tecnologia, relacionamento com clientes, e outros julgados relevantes.
2. Qual é o objetivo de um estudo de mercado, para a elaboração de um projeto?
            Determinar a quantidade de bens e/ou serviços provenientes de uma nova unidade produtora que, em uma certa área geográfica e de acordo com determinadas condições, a comunidade estaria disposta a adquirir, para satisfazer suas necessidades. O estudo de mercado visa responder aos seguintes questionamentos:


ð Qual o máximo de venda que a empresa pode auferir?
ð Qual o melhor preço de venda?
ð Onde estão localizados os clientes?
3. Na elaboração de um projeto leva-se em consideração a análise locacional, ou seja, identificação da melhor localização para um empreendimento, quais os principais fatores que devem ser considerados em uma análise locacional de um empreendimento?
            ð Localização das matérias primas e materiais secundários.
            ð Mão de obra.
ð Existência de áreas disponíveis.
ð Abastecimento de combustíveis.
ð Facilidades de transporte.
ð Existência de mercado consumidor.
ð Energia elétrica e saneamento básico.
ð Aspectos jurídicos (leis e regulamentos).
4. Discorra sobre macrolocalização e microlocalização.
            A macrolocalização, ou seja, a definição da região geográfica da implantação do projeto leva em consideração o transporte/acesso à(os):
ð Matéria prima e/ou produtos.
ð Disponibilidade e custos dos fatores produtivos (mão de obra, matérias primas especiais).
ð Energia elétrica.
ð Distribuição de combustíveis.
ð Água potável.
ð Outros fatores (condições sociais, climáticas e estudo do hábito de consumo).
           
A microlocalização, ou seja, a definição exata deve atender aos seguintes requisito:
            ð Área disponível suficiente para o porte da indústria, prevendo-se também as futuras ampliações.
ð Topografia uniforme e com declividade inferior a 4%.
ð Elevação suficiente para prevenção de eventuais inundações.
ð Facilidade de acesso à via importante.
ð Bom abastecimento de água.
ð Disponibilidade de energia elétrica, na tensão apropriada às atividades projetadas.
ð Proximidade de centro urbano (2 a 10 Km).
ð Facilidade para lançamento de dejetos e efluentes.
ð Solos (fundações não onerosas).
5. A engenharia de projetos abrange dois tipos de processos de produção, descreva-os.
            Processo contínuo: destina-se à produção em grande volume de produtos padronizados, exige, portanto, balanceamento ótimo entre os vários estágios de produção e alto grau de mecanização. Ex: produção de televisores, veículos, alimentos, etc.
            Processo intermitente: destina-se à produção, geralmente sob encomenda, de produtos não padronizados. Este processo é encontrado nas industrias de bens de capital, como fabricação de pontes rolantes, reservatórios, máquinas em geral, etc.

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