Segundo Matias & Woiler projeto é “o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e eventualmente, implantar-se) uma decisão”. Nestas, o projeto não se confunde com as informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que, incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a decisão de investir e suas aplicações.
Curso: Administração com ênfase em agronegócios.
Professora: Nilza Roncoleta
Acadêmico: Elderson Luciano Mezzomo.
Campus: Novo Progresso-PA.
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ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ATIVIDADE
I
1. O que é um projeto?
Segundo Matias & Woiler é “o conjunto de informações
internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de
analisar-se (e eventualmente, implantar-se) uma decisão”. Nestas, o projeto não
se confunde com as informações, pois ele é entendido como sendo um modelo que,
incorporando informações qualitativas e quantitativas, procura simular a
decisão de investir e suas aplicações.
2. Dentre as categorias existentes de projetos descreva três.
Produção de bens – projetos agropecuários:
abarcam todo o campo da produção animal e vegetal.
Infraestrutura econômica: incluem os
projetos de unidades produtoras que proporcionam a atividade econômica certos
insumos, bens ou serviços de utilidade geral – energia elétrica, transportes e
comunicações.
Prestação de serviços: são aqueles
cujo propósito não é a produção de materiais, porém o de prestar serviços de
caráter pessoal, material ou técnico, seja mediante o exercício profissional,
seja através de instituições – inclui-se os trabalhos de investigação
tecnológica ou científica.
3. De acordo com as orientações de estudo de mercado, explique:
3.1
Tamanho
(análise de mercados);
O
tamanho de um projeto é determinado quanto à capacidade de produção em certo
regime de trabalho, que pode ser:
Técnica – nível máximo de
produção possível com a utilização de determinados equipamentos.
Econômica – nível de
produção possível com custos unitários mínimos.
3.2
Projeção de
demanda e oferta;
Existem três tipos de
demanda: efetiva, insatisfeita e potencial/esperada.
Demanda Efetiva: é o
volume total do consumo num dado momento e pode não significar satisfação plena
das necessidades.
Demanda Insatisfeita: é a
preferência e poder de compras favoráveis; oferta insuficiente; há
racionamento.
Demanda potencial/esperada:
projeção das tendências e variáveis; mudanças na distribuição da renda;
mudanças nas preferências do consumidor; efeitos de demonstração; ação
governamental.
4. Quais os fatores que favorecem ou não a implantação de um
empreendimento de acordo com seu tamanho versus
mercado.
Tamanho mínimo maior que o mercado:
empreendimento desaconselhável.
Tamanho mínimo igual ao mercado: há
viabilidade, porém, pouca segurança já que a diminuição da demanda afetará o
equilíbrio econômico do empreendimento.
Tamanho mínimo inferior ao mercado:
há viabilidade com muita segurança já que a diminuição da demanda não afetará o
equilíbrio econômico do empreendimento.
5. Na engenharia de um projeto cite dois tipos de processos industriais.
Processo contínuo: destina-se à
produção em grande volume de produtos padronizados, exige, portanto,
balanceamento ótimo entre os vários estágios de produção e alto grau de
mecanização. Ex: produção de televisores, veículos, alimentos, etc.
Processo intermitente: destina-se à
produção, geralmente sob encomenda, de produtos não padronizados. Este processo
é encontrado nas industrias de bens de capital, como fabricação de pontes
rolantes, reservatórios, máquinas em geral, etc.
6. Descreva sobre a capacidade nominal e efetiva.
Capacidade nominal: é indicada pelo
fabricante, vem no manual – quando um empreendimento opera a 100% da sua
capacidade instalada.
Capacidade efetiva: é a que
realmente atinge, também chamada de capacidade real.
7. Todo projeto requer financiamentos, neste contexto os empreendimentos
(projetos) possuem duas fontes de financiamentos, cite exemplos e explique.
Fontes internas: recursos próprios
ou participações, incluem os lucros retidos e reservas – capital próprio.
Fontes externas: recursos de
terceiros, oriundos de vendas de ações e empréstimos – geralmente a fontes são
os bancos e fornecedores.
8. Destaque os principais atributos que envolvem os enfoques
avaliativos e explique.
Avaliação efetiva: busca esclarecer
a relação direta e exclusiva que existe entre desenvolvimento de um projeto ou
programa e os efeitos e impactos atribuídos a ele – objetiva demonstrar quais
as mudanças efetivas nas condições de vida das populações atingidas pelo
projeto.
Avaliação de eficácia: trata da
relação entre os objetivos propostos por um projeto ou programa e os resultados
ou produtos obtidos. Pode-se avaliar a eficácia por meio da verificação do
cumprimento das metas estabelecidas, com destaque para a obtenção dos produtos
programados e/ou do emprego efetivo dos instrumentos previstos na implementação
do projeto.
Avaliação de eficiência: busca
comparar o esforço realizado por um dado projeto e os resultados por ele
alcançados. Enquanto a avaliação da eficácia preocupa-se apenas com a
consecução de metas, a avaliação de eficiência procura analisar a que custo ou
com que esforço as metas foram alcançadas.
9. Cite os principais requisitos necessários para elaborar um
planejamento estratégico.
ð Definir sua missão: identificando suas grandes áreas
de atuação.
ð Desenhar cenários com indicadores sobre tendências,
ameaças e oportunidades.
ð Formular objetivos organizacionais para atender à
missão.
ð Estabelecer metas em função de cada objetivo.
ð Acompanhar e avaliar o cumprimento das metas.
ð
Promover as correções necessárias
ð
Replanejar, revivendo o mesmo ciclo.
10. Descreva os principais objetivos de um planejamento estratégico.
ð Descrição: clara, precisa, sucinta dos alvos a
atingir. Deve ser entendido e aceito por todos e apresentar suas inter-relações
de forma esquematizada. Verificar se estão adequadamente relacionados a fatores
externos e internos da empresa.
ð Ensinar aproveitar ao máximo seu plano estratégico.
ð
Usar seu plano como registro do passado e guia para o futuro.
ð
Transformar seu plano na descrição da sua empresa e elaborar seu plano
estratégico.
ð
Fornecer às pessoas um sentido adequado de seu papel na empresa.
ð
Dar consistência à tomada de decisão entre grande número de administradores.
ð
Estimular o empenho e a realização, baseados em resultados esperados.
ð
Fornecer base para ações corretivas e o controle.
ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ATIVIDADE
II
1. Todo projeto para ser bem sucedido requer um estudo de mercado,
diante desta afirmativa quais são as informações que compõem um estudo de
mercado, cite e explique.
ð Informar sobre as possibilidades de colocação de
produtos, mencionando as principais praças demandadoras e os respectivos
prováveis clientes.
ð Apresentar estudos sobre a oferta e demanda
(evolução e projeção). Caso tenha ocorrido mudança significativa na estrutura
da oferta, destacar a situação antes e depois da mudança.
ð Indicar as empresas concorrentes, instaladas ou em
instalação, destacando aspectos relacionados com os pontos fracos e fortes dos
principais produtores atuantes no mercado. Se possível, indicar a capacidade de
produção dos concorrentes.
ð Indicar o sistema de distribuição dos produtos,
mencionando a existência ou não de intermediários e os meios de transporte a
serem utilizados.
ð Informar sobre o grau de dificuldade de obtenção de
suprimentos de matérias primas, indicando os principais fornecedores,
embalagens, mão de obra, combustível, água, energia elétrica, transportes e quaisquer
outros fatores de produção inerentes à atividade.
ð Estratégia competitiva: fazer referência aos
aspectos – políticas de preço, propaganda, qualidade, tecnologia,
relacionamento com clientes, e outros julgados relevantes.
2. Qual é o objetivo de um estudo de mercado, para a elaboração de um
projeto?
Determinar a quantidade de bens e/ou serviços
provenientes de uma nova unidade produtora que, em uma certa área geográfica e
de acordo com determinadas condições, a comunidade estaria disposta a adquirir,
para satisfazer suas necessidades. O estudo de mercado visa responder aos
seguintes questionamentos:
ð
Qual o máximo de venda que a empresa pode auferir?
ð
Qual o melhor preço de venda?
ð
Onde estão localizados os clientes?
3. Na elaboração de um projeto leva-se em consideração a análise
locacional, ou seja, identificação da melhor localização para um
empreendimento, quais os principais fatores que devem ser considerados em uma
análise locacional de um empreendimento?
ð Localização das matérias primas e materiais
secundários.
ð Mão de obra.
ð Existência de áreas
disponíveis.
ð Abastecimento de
combustíveis.
ð Facilidades de
transporte.
ð Existência de mercado
consumidor.
ð Energia elétrica e
saneamento básico.
ð Aspectos jurídicos
(leis e regulamentos).
4. Discorra sobre macrolocalização e microlocalização.
A macrolocalização, ou seja, a
definição da região geográfica da implantação do projeto leva em consideração o
transporte/acesso à(os):
ð Matéria prima e/ou
produtos.
ð Disponibilidade e
custos dos fatores produtivos (mão de obra, matérias primas especiais).
ð Energia elétrica.
ð Distribuição de
combustíveis.
ð Água potável.
ð Outros fatores
(condições sociais, climáticas e estudo do hábito de consumo).
A microlocalização, ou seja, a definição exata deve atender aos seguintes requisito:
ð Área disponível suficiente para o porte da
indústria, prevendo-se também as futuras ampliações.
ð Topografia uniforme e
com declividade inferior a 4%.
ð Elevação suficiente
para prevenção de eventuais inundações.
ð Facilidade de acesso à
via importante.
ð Bom abastecimento de
água.
ð Disponibilidade de
energia elétrica, na tensão apropriada às atividades projetadas.
ð Proximidade de centro
urbano (2 a 10 Km).
ð Facilidade para
lançamento de dejetos e efluentes.
ð Solos (fundações não
onerosas).
5. A engenharia de projetos abrange dois tipos de processos de
produção, descreva-os.
Processo contínuo: destina-se à
produção em grande volume de produtos padronizados, exige, portanto,
balanceamento ótimo entre os vários estágios de produção e alto grau de
mecanização. Ex: produção de televisores, veículos, alimentos, etc.
Processo intermitente: destina-se à
produção, geralmente sob encomenda, de produtos não padronizados. Este processo
é encontrado nas industrias de bens de capital, como fabricação de pontes
rolantes, reservatórios, máquinas em geral, etc.