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RELATÓRIO: APLICAÇÃO DO PROJETO DE GEOGRAFIA


A aplicação do projeto “Exercendo a Cidadania na Escola – Lixo” ocorreu no dia 25 de Outubro de 2011 no turno vespertino, turmas do 2º ao 5º Ano na Escola Municipal José Lázaro Búbola situada na Rua Aymoré, s/n – Jardim Planalto Novo Progresso/PA.






 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ
PLANO NASCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO REFERENTE APLICAÇÃO DO PROJETO DE GEOGRAFIA

A aplicação do projeto “Exercendo a Cidadania na Escola – Lixo” ocorreu no dia 25 de Outubro de 2011 no turno vespertino, turmas do 2º ao 5º Ano na Escola Municipal José Lázaro Búbola situada na Rua Aymoré, s/n – Jardim Planalto Novo Progresso/PA.
A socialização do projeto ocorreu com apoio da direção da escola, inclusive colaborando com material necessário. Iniciou-se com a organização dos alunos e instalação dos equipamentos, seguida da apresentação cujo objetivo fora sensibilizar os alunos quanto aos perigos causados pelo lixo. Foram destacadas as consequências para a saúde do acúmulo do lixo (dengue, hantavírus, etc.) e a importância da prevenção em relação às enchentes, alagamentos e outros.
A ênfase maior foi dada aos dois aspectos principais: desperdício (e degradação) e perigo à saúde. Quanto ao desperdício, ressaltou-se a importância de não desperdiçar-se materiais, mas reaproveita-los, reutilizando e reciclando, sempre com o cuidado de não poluir rios, ruas, praças, etc. Com objetivo de evitar conversas paralelas durante a apresentação e educar, foi tratado também o tema da poluição sonora, o que trouxe ótimo resultado (imediato). Além da reciclagem, o tratamento adequado ao lixo contribui com a saúde da população. Foi demonstrado aos alunos a responsabilidade de cada um no tratamento do lixo, e como isso influencia a sociedade e a saúde de cada indivíduo.
Ficou evidente a participação e interesse dos alunos sobre o tema proposto, pois é algo do dia a dia e que importa a todos. O objetivo principal, sensibilização sobre a responsabilidade individual do problema do lixo, foi atingido completamente: todos prestaram muita atenção e explicitaram concordância e entusiasmo através de gestos e falas.

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