Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NO CONTEXTO DO ESTUDO DA GEOGRAFIA

O espaço geográfico no contexto do estudo de geografia é um tema da atualidade. Diante do contexto mundial, onde se procura compreender a realidade é imprescindível que o cidadão tenha à sua disposição elementos dos quais contribuam para este entendimento reflexivo (que é dado pelo estudo da geografia). A formação de um indivíduo reflexivo pelo estudo da geografia perpassa pela definição e assimilação do que é espaço geográfico.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA















A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NO CONTEXTO DO ESTUDO DA GEOGRAFIA





PROFESSORA: ÂNGELA MARIA DOS SANTOS



ELDERSON LUCIANO MEZZOMO

ERIVAN PEREIRA CATINGUEIRO

JOCELINO DA VITÓRIA KISEL





Novo Progresso - PA
Julho de 2011


O espaço geográfico no contexto do estudo de geografia é um tema da atualidade. Diante do contexto mundial, onde se procura compreender a realidade é imprescindível que o cidadão tenha à sua disposição elementos dos quais contribuam para este entendimento reflexivo (que é dado pelo estudo da geografia). A formação de um indivíduo reflexivo pelo estudo da geografia perpassa pela definição e assimilação do que é espaço geográfico.
A ideia de espaço geográfico foi emprestada, inicialmente, do conceito de espaço social do sociólogo francês Henri Lafebvre em sua obra “La prodution de L´espace” (1974). Para Lafebvre
“O espaço (social) é um produto (social). Este espaço compreende as relações sociais e não podem ser resumido ao espaço físico; ele é o espaço da vida social. Sua base é a natureza ou o espaço físico, o qual o homem transforma com seu trabalho.”
Essas proposições de Lafebvre foram “geografizadas” ao contexto das teorias e práticas próprias da geografia. Milton Santos na sua obra “A natureza do espaço” (1996) apresenta o contexto de espaço geográfico tal qual é adotado na atualidade. Para Santos, o espaço geográfico é
“formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas com o quadro único no qual a história se dá.”
Roger Brunet (Lé Déchiffrement du mond, 1990) complementa o conceito de espaço geográfico coo sendo
“formado pelo conjunto de populações, por suas obras, suas relações localizadas pelo seu meio de vida. Ele não pode ser confundido com os objetos que o povoam. Ele nasce com o trabalho das sociedades e só tem fim com ele (p. 15)”.
Até a década de 70 do século passado, o estudo e o ensino da geografia eram meramente descritivos. Os cientistas se ocupavam basicamente em descrever os aspectos físicos sem conexão, isto é, sem considerar a relação com a sociedade.
Com o advento do conceito sociológico de Lafebvre sobre o espaço social, e a “geografização” do mesmo por Santos e Brunet, a geografia inaugura uma nova época: a era do “espaço geográfico”. A geografia não é mais uma simples descrição da realidade física, mas a busca da compreensão da relação complexa entre a sociedade e os objetos. Esta relação complexa que se denomina espaço geográfico e é popularmente designada como meio ambiente, é o objeto do estudo da geografia.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.