Henri Fayol (1841-1925) é fundador da Teoria Clássica da Administração que trata das (I) funções básicas da empresa, (II) conceitua administração, (III) define a proporcionalidade das funções administrativas, (IV) a diferença entre administração e organização e (V) estabelece catorze princípios gerais da administração.
I. Funções Básicas da Empresa: (1) técnicas, (2) comerciais, (3) financeiras, (4) de segurança, (5) contábeis, (6) administrativas.
Obs: para Fayol, somente à função administrativa cabe formular o programa de ação geral da empresa, de constituir seu corpo social, de coordenar esforços e de harmonizar os atos.
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II. O ato de administrar consiste em: (1) prever, (2) organizar, (3) comandar, (4) coordenar e (5) controlar.
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III. Fayol defende uma proporcionalidade entre as funções administrativa em seus níveis hierárquicos.
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IV. A diferença entre administração e organização é que, segundo Fayol, a administração vai além da organização ao incluir aspectos como previsão, comando e controle.
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V. Os 14 princípios gerais da administração são: (1) divisão do trabalho; (2) autoridade e responsabilidade; (3) disciplina; (4) unidade de comando; (5) unidade de direção; (6) subordinação dos interesses individuais aos gerais; (7) remuneração do pessoal; (8) centralização; (9) cadeia escalar; (10) ordem; (11) equidade; (12) estabilidade do pessoal; (13) iniciativa; (14) espírito de equipe.
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