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RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: A EDUCAÇÃO JESUÍTICA


Expõe-se a atuação da Companhia de Jesus (jesuítas) no Brasil com o intuito de salvar a alma dos índios através da educação. Das ordens católicas dispunham de vários métodos para desempenharem suas atividades, mas, no caso dos jesuítas, a educação foi eleita como método principal.







INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA







RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA

A EDUCAÇÃO JESUÍTICA




PROFESSORA: IZIMAR MORAIS MIRANDA


ELDERSON LUCIANO MEZZOMO


Novo Progresso - PA
Junho de 2011



Expõe-se a atuação da Companhia de Jesus (jesuítas) no Brasil com o intuito de salvar a alma dos índios através da educação. Das ordens católicas dispunham de vários métodos para desempenharem suas atividades, mas, no caso dos jesuítas, a educação foi eleita como método principal.
Tiveram sua influência na educação brasileira em três níveis: primário, nível médio e superior.
Primário era basicamente a alfabetização. Secundário apenas como preparativo para o ensino superior (e de processo seletivo para que apenas a elite chegasse aos ensino superior).
O objetivo ulterior da educação jesuítica era manter a hegemonia da igreja católica e do estado, e também a formação de sacerdotes. O autor comenta que o sistema educacional dos jesuítas era
“uma máquina completa e total; que quer dizer, além de ter, explícita e conscientemente, sua filosofia da educação, sua teologia da educação e sua pedagogia, lidava com a educação em todos os níveis”.
A educação feminina nunca saiu do papel. Os escravos não tiveram sua vez. E a finalidade da educação cristã jesuíta, “era preparar missionários e padres de sua Ordem”. Por fim é abordado a criação do Colégio da Bahia, e da Universidade do Brasil (que por não ser reconhecida como tal, não passou de uma tentativa).

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