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RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: EDUCAÇÃO CRISTÃ


O autor aborda neste capítulo do ponto de vista histórico a Educação Cristã. Trata dos três atores principais: colonizadores, índios e escravos, expondo suas relações. Também traça uma linha histórica da implantação e propósitos do ensino, e como se deu.










INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA







RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA

EDUCAÇÃO CRISTÃ




PROFESSORA: IZIMAR MORAIS MIRANDA


ELDERSON LUCIANO MEZZOMO


Novo Progresso - PA
Junho de 2011



O autor aborda neste capítulo do ponto de vista histórico a Educação Cristã. Trata dos três atores principais: colonizadores, índios e escravos, expondo suas relações. Também traça uma linha histórica da implantação e propósitos do ensino, e como se deu.
A presença marcante da atuação dos jesuítas na área educacional, com vistas a “salvar a alma dos índios” civilizando-os, e a falta de perspectiva na educação dos escravos foi muito bem exposta.
O propósito inicial, segundo o autor, na educação dos índios foi civiliza-los, trazê-los para os princípios religiosos, pois eram “pessoas em seu estado primitivo e puro”. Os índios deviam, portanto, ser educados e aculturados à cultura europeia (dos portugueses).
Já para os escravos, nada mais restava, pois eram vistos apenas como objetos, meio de produção, cuja aculturação lhes fora negada.
As demais iniciativas educacionais vinham para satisfazer algumas necessidades, como a criação da universidade para atender aos filhos da classe dominante.
Diante da atuação maciça e praticamente exclusiva pelos jesuítas, a educação consistia basicamente na transmissão de valores da igreja, que, aliada ao estado, mantinha o status quo. A influência jesuítica perdurou por mais de 300 anos, impondo a supremacia cultural europeia sobre os demais, e até hoje percebemos seu legado.
Indiscutivelmente os jesuítas serviram este país, contribuíram, às vezes até de forma heroica, na educação da nação brasileira. Mas o que se pode discutir é: quais interesses eles de fato defendiam (da nação Brasileira, Portugal ou da Religião)? E, a herança que recebemos, deve ser mantida, melhorada ou, mediante uma profunda reflexão, transformada?

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