Pular para o conteúdo principal

PROJETO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL DE ASSENTADOS

Ao abordar o “(sub)desenvolvimento econômico-social dos assentados na comunidade Terra Nova” contribuir-se-á de forma científica para a identificação dos(s) problema(s) com suas possíveis causas e conseqüências. Além disso, a pesquisa visa apontar alternativas e soluções que poderão ser implementadas na comunidade e servir de modelo para as demais (com suas devidas adaptações a cada realidade).





FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO




De Elderson Luciano Mezzomo










DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL DE ASSENTADOS














Novo Progresso-PA

Abril de 2009
FASIPE
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO









O (SUB)DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL DOS ASSENTADOS NA COMUNIDADE TERRA NOVA:
suas causas, consequências e possíveis soluções


Trabalho acadêmico apresentado á profª Nilde Rodrigues da S. Ribas, titular da disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica, do Curso de Administração com Ênfase em Agronegócio da FASIPE Faculdade de Sinop.














Novo Progresso-PA
Abril de 2009


Justificativa

Atualmente dois grandes problemas afligem a comunidade global: a falta de alimentos e a concentração urbana. Visando solucionar esses problemas os governos procuram criar assentamentos agrícolas.
No Brasil o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem seguido a meta do Governo Federal de criar novos assentamentos. No entanto, percebe-se em parte uma certa dificuldade em atingir os objetivos propostos: produção de alimentos e ruralização da população.
O subdesenvolvimento nas populações assentadas atestam o fracasso dos assentamentos levando-os, inclusive, a importar alimentos que poderiam ser produzidos por eles. É o caso do assentamento Terra Nova em Novo Progresso-PA.
Ao abordar o “(sub)desenvolvimento econômico-social dos assentados na comunidade Terra Nova” contribuir-se-á de forma científica para a identificação dos(s) problema(s) com suas possíveis causas e conseqüências. Além disso, a pesquisa visa apontar alternativas e soluções que poderão ser implementadas na comunidade e servir de modelo para as demais (com suas devidas adaptações a cada realidade).

Problemas:

Eis alguns problemas levantados aos quais se pretende responder:

1. Definição: O que é (sub)desenvolvimento econômico-social e como se revela na comunidade Terra Nova?
2. Quais as causas do (sub)desenvolvimento na comunidade Terra Nova?
2.1. Falta de políticas públicas?
2.2. Falta de tecnologia de produção?
2.3. Falta de crédito para produção e comercialização?
3. Quais as conseqüências do (sub)desenvolvimento da comunidade Terra Nova?
3.1. Importação de produtos alimentícios que poderiam ser produzidos pela própria comunidade?
3.2. Miséria devido ao desabastecimento local e encarecimento dos preços de alimentos (que poderiam ser produzidos pela comunidade) e outros gêneros?
3.3. Êxodo rural?
3.4. Difusão de grandes latifúndios?
3.5.Violência social e ecológica?
4. Quais as alternativas e possíveis soluções?
4.1. Políticas públicas que contemplem as necessidades da comunidade?
4.1.1. Educação?
4.1.2. Saúde?
4.1.3. Transporte?
4.1.4. Energia?
4.1.5. Lazer?
4.2. Assistência técnica especializada e cursos de treinamento?
4.3. Criação de uma cooperativa e linhas de crédito para a comercialização e produção?

Objetivo geral:

Pesquisar o subdesenvolvimento econômico-social na comunidade Terra Nova com vistas a contribuir para a solução do tema.

Objetivos Específicos:

1. Definir o que significa (sub)desenvolvimento econômico-social na comunidade Terra Nova.
2. Identificar as causas para o (sub)desenvolvimento da comunidade Terra Nova.
3. Analisar as conseqüências do (sub)desenvolvimento na comunidade Terra Nova.
4. Apontar possíveis alternativas e soluções para o desenvolvimento da comunidade Terra Nova.

Hipóteses:

1. A comunidade do assentamento Terra Nova é subdesenvolvida econômica e socialmente.
2. A causas do subdesenvolvimento da comunidade Terra Nova são: a falta de políticas públicas; falta de tecnologia de produção; e falta de crédito para produção e comercialização.
3. O subdesenvolvimento da comunidade Terra Nova leva à: miséria com a importação de produtos alimentícios (que podem ser produzidos pela própria comunidade), desabastecimento local e encarecimento dos preços de alimentos; êxodo rural e a difusão de grandes latifúndios; violência social e ecológica.
4. Possíveis alternativas e soluções para o desenvolvimento da comunidade Terra Nova seria: a elaboração e aplicação de políticas públicas que contemplem as reais necessidades da comunidade (nas áreas de educação, saúde, transporte, energia e lazer); o oferecimento de assistência técnica especializada e cursos de treinamento; e a criação de uma cooperativa e linhas de crédito para a comercialização e produção dos produtos agrícolas.

Metodologia:

A metodologia a ser aplicada será: uma pesquisa bibliográfica a cerca do tema; levantamento de dados estatísticos (através de pesquisa de campo com questionário dirigido) diagnosticando a situação econômica-social da comunidade; e por fim, a análise qualitativa dessas informações (descritiva-comparativa).


Cronograma:


Atividades
Dias do Mês de Abril 2009

18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
Escolha do tema
X









Pesquisa bibliográfica

X
X







Análise de dados


X
X






Elaboração do projeto




X
X




Digitação





X
X



Revisão







X
X

Entrega do projeto









X














Referências:

Severino, Antonio Joaquim. Metodologia da Pesquisa cientifica: 19a.  ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Aleixo, Elson Feu. As Comunidades Assentadas. São Paulo: Editora Exata, 2001.
<http/www.governofederal.gov.br>
<http/www.incra.gov.br>

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.