Pular para o conteúdo principal

PROJETO: ÍNDICE DE LUCRO POR HECTARE AO DIA

Com o propósito de se estabelecer um índice comparativo sobre o lucro por hectare ao dia é que se propõe o presente projeto, que visa estabelecer um índice comparativo entre as dez principais culturas praticadas pelos agricultores familiares em uma determinada região. Espera-se que e posse dessa informação, possa haver melhor emprego dos recursos produtivos, e por conseqüência, uma melhora na qualidade de vida dessas famílias.




FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO




De Elderson Luciano Mezzomo










Índice de lucro por hectare ao dia
na agricultura familiar














Novo Progresso-PA

Dezembro de 2009
FASIPE
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM AGRONEGÓCIO









Índice de lucro por hectare ao dia
na agricultura familiar


Projeto de Pesquisa apresentado à profª Bruna Scremin, titular da disciplina: Trabalho de Iniciação Científica, do Curso de Administração com Ênfase em Agronegócio da FASIPE Faculdade de Sinop.














Novo Progresso-PA
Dezembro de 2009


Sumário

1.      Introdução                                                                                                               04
2.      Tema                                                                                                                        05
3.      Objeto de Estudo                                                                                                     05
4.      Justificativa                                                                                                              05
5.      Objetivo Geral                                                                                                         06
5.1.Objetivos Específicos                                                                                               06
6.      Problema                                                                                                                  06
7.      Hipóteses                                                                                                                  07
8.      Metodologia                                                                                                             07
9.      Cronograma                                                                                                            08
10.  Referencias                                                                                                              09


1. Introdução

Atualmente a agricultura familiar corresponde a uma grande parcela da produção agrícola do país. Uma das preocupações do governo e suas políticas públicas é a fixação do homem no campo. Além de linhas de crédito, do mercado, transporte e acesso a educação e saúde, outras variáveis influenciam nesse objetivo.
Um dos motivos que estimulam o êxodo rural é a inviabilidade econômica que algumas culturas apresentam. Depois de demandarem tempo, trabalho e recursos, o agricultor alcança pouco ou nenhum resultado com sua lavoura.
Com o propósito de se estabelecer um índice comparativo sobre o lucro por hectare ao dia é que se propõe o presente projeto, que visa estabelecer um índice comparativo entre as dez principais culturas praticadas pelos agricultores familiares em uma determinada região. Espera-se que e posse dessa informação, possa haver melhor emprego dos recursos produtivos, e por conseqüência, uma melhora na qualidade de vida dessas famílias.


2. Tema
Por Índice de Lucro por Hectare ao Dia (ILHD) quer-se definir um quadro comparativo entre as dez principais culturas praticadas em uma determinada região visando uma análise científica e confiável sobre qual(quais) a(s) cultura(s) que num dado momento seja mais indicada (viável economicamente).
Para que se estabeleça um índice confiável, será levada em consideração a margem de lucro obtida num determinado período, em um hectare de terra, além dos custos de tratos culturais e transporte até a zona comercial.

3. Objeto de Estudo
O principal objeto de estudo é a criação do ILHD (Índice de Lucro por Hectare ao Dia) que poderá ser aplicado nas mais diversas regiões do país.

Em segundo plano, analisar-se-á a comunidade rural de Santa Júlia em Novo Progresso-PA, para que se tenham dados concretos de como se comportará a criação desse índice naquela comunidade e sirva de exemplo para a aplicação em outras regiões.

As dez culturas principais serão definidas de acordo com a realidade econômico-social desta comunidade (após levantamento de dados in loco).


4. Justificativa

O fato de os agricultores familiares precisarem definir empiricamente qual (quais) cultura(s) deve(m) ser cultivada(s) exige dos pesquisadores a criação do ILHD (Índice de Lucro por Hectare ao Dia), já que não existe nenhum índice que possa ser aplicado para análise da viabilidade econômica nas propriedades rurais de economia familiar.
De posse desse Índice comparativo, o agricultor estará apto para decidir melhor sobre o uso da terra e de sua mão-de-obra, bem como a administração dos demais custos de produção de sua propriedade.
Sem dúvida o ILHD (Índice de Lucro por Hectare ao Dia) será de grande utilidade à agricultura familiar, o que proporcionará mais racionalidade à administração agrícola, diminuindo as percas e maximizando o lucro. Como diz Vasconcellos:
“parte-se da premissa de que as empresas têm como objetivo maior a maximização de lucros, seja a curto ou a longo prazos. Define-se lucro total como a diferença entre as receitas de vendas da empresa e seus custos totais de produção.”(Vasconcellos, 2006, página 72)

Em conseqüência, haverá maior aproveitamento da área cultivada e uma melhora significativa na qualidade de vida das famílias (com a fixação do homem no campo).

5. Objetivo Geral
Disponibilizar um instrumento científico para análise comparativa da viabilidade econômica das dez principais culturas de uma região na agricultura familiar, proporcionando uma fonte de informação segura para a tomada de decisões pelos agricultores sobre o que plantar.

5.1. Objetivos Específicos
Definir o ILHD (Índice de Lucro por Hectare ao Dia) através da análise:
ð de quais as dez principais culturas praticadas na região;
ð do custo dos tratos culturais e preparação do solo (mão de obra);
ð dos custos de insumos (semente, adubos, etc);
ð do tempo que cada cultura depreende para sua produção;
ð do custo do transporte para a comercialização do produto agrícola;
ð do valor médio alcançado pelo produto no mercado;
O ILHD (Índice de Lucro por Hectare ao Dia) será dado em valores monetários e também em porcentagens, em relação ao produto com maior ILHD.

6. Problemas:
O principal problema a ser resolvido é a definição de qual(quais) cultura(s) é(são) mais viável(viáveis) economicamente.
Para tanto, precisa-se analisar os custos (tratos culturais, insumos, transporte, etc) e a margem de lucro alcançado por cada produto num determinado período de tempo.
Fará parte do processo o levantamento in loco das dez principais culturas cultivadas pelas famílias e do preço médio de mercado.

7. Hipóteses:
Como pressuposto básico será considerado que nem sempre a maior produção de uma determinada cultura resultará em maior lucro, pois devem ser contabilizados os custos de tratos culturais, transporte e insumos.
Outros dois fatores que influenciam no resultado da viabilidade econômica (maior margem de lucro) são o tempo de ocupação da terra por determinada cultura e o preço médio de mercado.
Como os valores dos custos e o preço médio de mercado são variáveis de acordo com cada realidade econômico-social, obterar-se resultados diferentes para cada região.

8. Metodologia:
A metodologia a ser aplicada será: uma pesquisa bibliográfica a cerca do tema; levantamento de dados estatísticos (através de pesquisa de campo com questionário dirigido) diagnosticando a situação econômica-social da comunidade; e por fim, a análise qualitativa dessas informações (descritiva-comparativa).



9. Cronograma:


ago/2009
set/2009
out/2009
nov/2009
dez/2009
Elaboração do projeto
X




Pesquisa bibliográfica

X



Levantamento de dados

X



Análise de dados


X


Digitação



X

Revisão



X

Entrega do projeto




X
Apresentação




X



10. Referências:

chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7a. ed. ver. e atual.  Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003. 5a. impresão
Severino, Antonio Joaquim. Metodologia da Pesquisa cientifica: 19a.  ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Vasconcellos, Marco Antônio S., Garcia, Manuel E. Fundamentos da Economia. 2a.  ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
<http/www.governofederal.gov.br> visitado em 15/11/2009.
<http/www.incra.gov.br> visitado em 15/11/2009.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.